Ver Versão Completa : Semi eixo - roda travando - barulho
Rones Jr
21/03/2006, 13:38
Hoje tive um problema com o Niva...quer dizer o lanterneiro.
O carro tá quase montado e seria levado para o capoteiro. Segundo relato do mesmo quando foi sair o carro não andava...e fazia um barulho estranho.
Quando foi ver era o semi eixo do lado direito que havia soltado....caraca nunca vi isso!
Ele chamou um mecânico e o cara colocou no lugar e remontou. Novo problema....o cara saiu com o carro e alguns metros depois disse que o carro travou a roda dianteira...putz. Continuando o relato...disse que deu ré e o carro soltou mas apareceu um novo barulho....ele desistiu e voltou com o carro pra oficina de lanternagem....o carra tá lá.
Pergunto:
- Esta porqueira de semi-eixo solta assim mesmo?
- Acho que o cara apertou demais a tal porca da homocinética e travou, será?
- Este barulho que ficou fazendo pode ser relacionado ao aperto da porca?
- Como deve ser dado o aperto sem uso de torquímetro?
Por último o lanterneiro disse que ouviu do mecânico a frase: "nossa....tá frouxinha a homocinética...tava mal apertada"...é um ....deixa pra lá.
Alguem ajuda???
No aguardo,
Cavalcante
21/03/2006, 13:47
Soltar o semi-eixo quer dizer desencaixar a homocinética? Se sim, por acaso o meu está fazendo isso, mas só depois de rodar uns 100 km no asfalto. Exemplo: sexta o mecânico tinha encaixado a homocinética esquerda, que estava cerca de 1,5 cm para fora do lugar, provocando vazamento de óleo do diferencial dianteiro. Sábado eu e o Emmo fomos de São Paulo a Sorocaba. Quando chegamos a diaba estava desencaixada de novo. Levantei o carro e encaixei, com a mão, com a maior facilidade do mundo. Corremos o raid inteiro, altas pirambeiras, erosões, trancos e arrancos, voltamos pra São Paulo, lavei o carro inteiro, fui pra Mairiporã ontem, voltei, e ela continua no lugar. Meu mecânico acha que é alinhamento. Eu também, já que depois do raid o carro passou a puxar menos para a direita, antes estava impossível (alinhou na porrada :P ).
A porca a que você se refere deve ser a do cubo de roda. Se for, pare imediatamente de rodar com o carro, desmonte tudo, verifique os rolamentos e o cubo de roda, compre uma porca nova (R$5,00) e NÃO deixe filho da p!@#%$#¨#ta nenhum por a mão na porca na hora de montar. Aperte você mesmo. Nenhum mecânico acredita que é assim que se faz, então eles vão dizer que você está doido e esperar você virar as costas pra apertar até o talo. Para apertar faça o seguinte: aperte até o final, sem fazer muita força e depois afrouxe a porca de 1/8 a 1/4 de volta.
Rones Jr
21/03/2006, 13:58
Cara, valeu! Eu não vi o carro ainda...cheguei de viagem hj e vim direto pro trampo...foi tudo por fone. De tudo que já li sobre isso tudo indica que foi a porca...quer dizer o que fizeram com ela.
De qualquer forma, meu pai acaba de ligar e já levou o carro para uma oficina em que o mecânico de alinhamento e susp é ex Lada-ES. Ao menos quando ele ouviu e sem ver o carro já chutou....é a porca que apertaram demais.
Vamos esperar pelo resto da porrada...
Valeu d novo...e acho q a reforma vai atrasar mais uns dias por conta disto.
Rones Jr
22/03/2006, 07:42
Resultado....rolamentos travados, sendo que um ficou destruído. Tenho certeza que foi o aperto da porca. O Semi eixo estava sem a trava, que já foi recolocado no lugar.
Rolamento comprei da SKF , com o código contído na tabela dos camaradas. Retentor ainda não achei, mas ví no site do niva curitiba que é o mesmo do eixo do Opala e a porca do Passat antigo.
Vamos montar tudo hoje...atraso na obra do Niva!
Vou aproveitar e revisar o outro lado.
Cavalcante
22/03/2006, 07:49
Isso é bom pra todos os outros acreditarem na história da porca do cubo de roda. Todo mundo pra quem eu falo acha que é conversa...
Rones Jr
22/03/2006, 07:58
A certeza vem dos fatos narrados na primeira mensagem...e pelo fato de que em todas vezes que mexi naquela porca eu estava juntoa ao mecânico e conferi o aperto...dessa vez eu não estava e olha o q deu.
Cavalcante
22/03/2006, 08:03
Ah, Rones, uma última dica: essa porca não é recuperável. Ela tem um fio que se desfaz na hora do primeiro aperto, e é por isso que ela fica no lugar mesmo não sendo totalmente apertada. Quando comprar a porca (na Lad peças custa R$3,00 ou R$ 5,00, não me lembro bem...) já compre umas a mais. Tirou, trocou, joga fora a velha sem pensar duas vezes.
[]s
Rones Jr
25/03/2006, 18:44
Pessoal,
Segue anexa foto da embalagem do retentor que utilizamos. Foi do Jeep Ford/ Rural 4x4 até 82. Exatamente as mesmas medidas do retentor que estava no carro.
Tá bom...foi um poukito mais karo que os retentores disponíveis nos fornecedores Lada...18 pilas....fornecedores...15 pilas. Mas, pra quem precisa montar o carro rápido!