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Ver Versão Completa : TR4 Turbo. Será?



Marcelo Magalhães
07/02/2017, 13:40
Esclarecendo previamente. Não conheço os autores, não tenho nenhuma relação com os mesmos...

Só fiquei muito curioso com a ideia e gostaria de ouvir mais opiniões de quem conhece bem esse nosso jipinho! rsrs

É mesmo viável esse projeto?

att,



https://www.youtube.com/watch?v=64z1R-bMBMc

dojao campeao
07/02/2017, 17:30
Marcelo, já tinha visto esse vídeo e achei muito legal, tentei MVS para saber preço e não vi como acessar, de ouvir dizer alguém falou em R$ 15.000,00! Se for verdade não dá nem para considerar!

Marcelo Magalhães
09/02/2017, 07:58
Obrigado dojao,

De fato, se for esse mesmo a base do preço, fica inviável. rsrs

Principalmente no meu caso que tenho um TR4 modelo 08, que hoje vale uns 30k, se muito. Ou seja, a turbina seria um acréscimo de 50% no valor do carro.

Talvez compense para quem tenha uma viatura mais nova...

até!

mfdomingues
09/02/2017, 10:35
bom dia.

15 k é muito caro, um kit turbo pulsativo de média qualidade custa algo em torno de R$ 3.000,00, e bem o que ele disse no vídeo "kit básico melhorado" uma ft400 custa algo em torno de R$ 3.200,00. A montagem de um cara bom, não um "preparador Gourmet" chutando muito alto é coisa de R$ 2.500,00. Estes preços são bem salgados, aposto que consigo gente muito boa ou até você mesmo pode fazer isto se conhecer de mecânica.

Justificaria este valor se fosse forjar o motor, um amigo forjou um Mazda FE e foi R$ 5.000,00 com retifica e tudo.

dojao campeao
09/02/2017, 14:54
Pois é, uns 8/9000 mil apesar de salgados ainda teria alguma justificativa!

Marcelo Magalhães
13/02/2017, 08:09
bom dia.

15 k é muito caro, um kit turbo pulsativo de média qualidade custa algo em torno de R$ 3.000,00, e bem o que ele disse no vídeo "kit básico melhorado" uma ft400 custa algo em torno de R$ 3.200,00. A montagem de um cara bom, não um "preparador Gourmet" chutando muito alto é coisa de R$ 2.500,00. Estes preços são bem salgados, aposto que consigo gente muito boa ou até você mesmo pode fazer isto se conhecer de mecânica.

Justificaria este valor se fosse forjar o motor, um amigo forjou um Mazda FE e foi R$ 5.000,00 com retifica e tudo.

Então, mas parece que no vídeo o mecânico diz que instalou também dois sistemas adicionais de refrigeração, para o óleo do motor e óleo de transmissão.

Não seria essa a diferença dos valores?

Também considerando que a informação do dojao, salvo engano meu, do valor de 15k, não é certeza. Ou seja, necessitaria de confirmação...

Mas enfim, não é tanto pela questão do preço também, mas fiquei curioso mesmo é em saber se realmente seria uma boa turbinar um carro com as características do TR4.

Segundo as informações passadas no vídeo (também aproximadas, o cara diz "mais ou menos"):

Potência 220 cv (original é 140).
Torque 30 (original é 20).

bem, é isso! até!

mfdomingues
13/02/2017, 12:14
Então, mas parece que no vídeo o mecânico diz que instalou também dois sistemas adicionais de refrigeração, para o óleo do motor e óleo de transmissão.

Não seria essa a diferença dos valores?

Também considerando que a informação do dojao, salvo engano meu, do valor de 15k, não é certeza. Ou seja, necessitaria de confirmação...

Mas enfim, não é tanto pela questão do preço também, mas fiquei curioso mesmo é em saber se realmente seria uma boa turbinar um carro com as características do TR4.

Segundo as informações passadas no vídeo (também aproximadas, o cara diz "mais ou menos"):

Potência 220 cv (original é 140).
Torque 30 (original é 20).

bem, é isso! até!


Marcelo, boa tarde, o sistema de refrigeração do óleo do motor e do óleo do cambio nada mais são do que radiadores de óleo, fiz um projeto de colocar um na minha Sportage (óleo do motor) e o custo era o seguinte R$ 299,00 no radiador de óleo da SPA turbo (pode olhar no site) R$ 60,00 para alongar a mangueira que trás o óleo do filtro secundário, R$ 40,00 para confeccionar os suportes que vão na frente do radiador de água. Eu mesmo iria instalar ( é muito fácil mesmo não tem grilo, apenas tem que ficar espero por exemplo em considerar o balanço do motor diesel para não romper as mangueiras que vão apoiadas no cofre e só isto. O do óleo do cambio segue o mesmo ritmo e sai mais barato, pois, o radiador é menor ainda, além do que acredito que a Tr4 AT deva ter radiador de óleo para o cambio, se houver sai mais barato ainda colocar um maior apenas. veja na SPA turbo que tem tudo lá na época dos Gols quadrados lá era minha segunda casa....
Quanto ser bom turbinar a Tr4? Bom, com turbo tudo fica melhor e mais divertido na minha opinião, se tu não quer vender o carro depois vale o investimento pela sua satisfação.

Marcelo Magalhães
16/02/2017, 11:21
Ok, obrigado pelas informações mfdomingues!

Um dia talvez eu considere esse investimento mas, por hora, não vai dar não! rss

Eu, particularmente, nem me incomodo muito com a questão da potência do motor do TR4 em situações normais, como andar na cidade ou em off-roads leves, creio que para isso o motor do jipinho é satisfatório.

A falta mesmo que eu sinto, e até mesmo por uma questão de segurança, é na hora de fazer alguma ultrapassagem em estradas. Pois já passei uns apertos com essa situação...

Creio que somente por essa carência, o investimento não compensa, melhor ficar atrás do caminhão mesmo! rsss

Mas que o vídeo dá uma vontade de andar num TR4 turbo, aahhhhhh se dá! rsrs

Fica a dica para quem quiser!

abç

cdmax
16/02/2017, 14:47
PessoALL,

Entrei em contato com a MVS e o custo gira em torno de 14~15 mil.

Eu acredito que seja bem possivel conseguir um Setup interessante com custos mais reais.

Acabei de adquirir minha 3º TR4, sendo que desta vez foi uma TR4R.
Ela esta precisando de umas reforminhas, mas era o que eu realmente queria e em breve estarei procurando um projeto turbo para ela!!!

Abraço a todos!

AirtonLieuthier
16/02/2017, 20:00
PessoALL,

Entrei em contato com a MVS e o custo gira em torno de 14~15 mil.

Eu acredito que seja bem possivel conseguir um Setup interessante com custos mais reais.

Acabei de adquirir minha 3º TR4, sendo que desta vez foi uma TR4R.
Ela esta precisando de umas reforminhas, mas era o que eu realmente queria e em breve estarei procurando um projeto turbo para ela!!!

Abraço a todos!
Realmente fica salgado num valor desses, tive que fazer o motor da minha e saiu 6,4 k... imagina mais 15 k pra implementar uma coisas dessas.
Vi, uma época, uma TR4 que saiu de fábrica com turbo... girava algo em torno de 160 a 180 cv, não me recordo..
E sairam apenas algumas de fábrica... a MIT achou que não valia a pena dar continuidade no projeto.
Uma pena... o carro merecia um pouco mais de força...
Obrigado a todos pelas informações.
Abraços

mfdomingues
23/02/2017, 10:50
Galera das Tr's, bom dia

Estamos falando de turbinar o motor da Tr4 como o exemplo do vídeo em questão e ganhar alguns CVs, no caso do vídeo foram 60cv, ou seja, algo em torno de R$ 250,00 por cavalo extra no motor. Bom, ontem estava eu conversando com um amigo que trabalhou na Fiat e hoje tem uma oficina de preparação de veículos, e ele possui uma Sportage motor mazda FE (gasolina) e foi para os USA, onde estes motores são mais ou menos os equivalentes aos nossos VW APs e viu uma Sportage turbo em Nevada com cerca de 250cv, bom, eu então começou a preparar a dele para chegar próximo a isto (ele quer ficar com apenas 200cvs).

Então meu amigo fez o seguinte na dele, substituiu as bobinas, que originalmente são de 80/1 como em quase todos os carros por duas (sportage gasolina vão 2 bobinas) de 100/1, mais especificamente do tempra turbo, substitui os cabos de vela (senão a centelha vai furar o cabo), pelos cabos também do tempra turbo, colocou velas de Irido com gape de 1.4 (geralmente são de 1.0 ou 1.1 as originais) e remapeou a injeção, bom ele ganhou 20cv ao custo de R$ 61,25 por cavalo (950,00 + 500,00 + 1000,00) , agora ela foi de 128cv para 148cv conferidos no dina.

Outro up date que ele vai fazer agora é substituir a injeção, mas não vai usar a Fuel tech, vai usar uma da Hardware car Hardware Car - Injeção Programável, gerenciador para motor turbo, booster eletrônico, controle de tração (http://www.hardwarecar.com.br/) a Aspro-RF4 que é compativel com as sportages e custa R$ 1.200,00 com chicote e ignição embutida, ele estima chegar a mais 20cvs com essa injeção, sem contar que as retomadas e o torque pode ser configurado, resumindo (R$ 950,00 + R$ 1.200,00 + 1.000,00 = 3.150,00 / 40 CV = 78,75) ou seja, menos de 100,00 por cv ganho, sei lá vivemos pensando em grandes modificações que são complexas e custam caro enquanto podemos extrair uma performance razoável com pouco investimento, e um fator ainda que temos que levar em consideração, a opção de melhorar a injeção e ignição é totalmente reversível, vai vender o carro? coloca as peças originais e boa vende tudo no OLX e fica tranquilo, bem melhor que o turbo que será mais difícil de vender o carro e as peças.

Sei lá só uma idéia.

AirtonLieuthier
23/02/2017, 12:00
Galera das Tr's, bom dia

Estamos falando de turbinar o motor da Tr4 como o exemplo do vídeo em questão e ganhar alguns CVs, no caso do vídeo foram 60cv, ou seja, algo em torno de R$ 250,00 por cavalo extra no motor. Bom, ontem estava eu conversando com um amigo que trabalhou na Fiat e hoje tem uma oficina de preparação de veículos, e ele possui uma Sportage motor mazda FE (gasolina) e foi para os USA, onde estes motores são mais ou menos os equivalentes aos nossos VW APs e viu uma Sportage turbo em Nevada com cerca de 250cv, bom, eu então começou a preparar a dele para chegar próximo a isto (ele quer ficar com apenas 200cvs).

Então meu amigo fez o seguinte na dele, substituiu as bobinas, que originalmente são de 80/1 como em quase todos os carros por duas (sportage gasolina vão 2 bobinas) de 100/1, mais especificamente do tempra turbo, substitui os cabos de vela (senão a centelha vai furar o cabo), pelos cabos também do tempra turbo, colocou velas de Irido com gape de 1.4 (geralmente são de 1.0 ou 1.1 as originais) e remapeou a injeção, bom ele ganhou 20cv ao custo de R$ 61,25 por cavalo (950,00 + 500,00 + 1000,00) , agora ela foi de 128cv para 148cv conferidos no dina.

Outro up date que ele vai fazer agora é substituir a injeção, mas não vai usar a Fuel tech, vai usar uma da Hardware car Hardware Car - Injeção Programável, gerenciador para motor turbo, booster eletrônico, controle de tração (http://www.hardwarecar.com.br/) a Aspro-RF4 que é compativel com as sportages e custa R$ 1.200,00 com chicote e ignição embutida, ele estima chegar a mais 20cvs com essa injeção, sem contar que as retomadas e o torque pode ser configurado, resumindo (R$ 950,00 + R$ 1.200,00 + 1.000,00 = 3.150,00 / 40 CV = 78,75) ou seja, menos de 100,00 por cv ganho, sei lá vivemos pensando em grandes modificações que são complexas e custam caro enquanto podemos extrair uma performance razoável com pouco investimento, e um fator ainda que temos que levar em consideração, a opção de melhorar a injeção e ignição é totalmente reversível, vai vender o carro? coloca as peças originais e boa vende tudo no OLX e fica tranquilo, bem melhor que o turbo que será mais difícil de vender o carro e as peças.

Sei lá só uma idéia.
E muito boa a ideia, diga-se de passagem...
Como a minha já está com 18 mil km do motor feito, a princípio, não penso em fazer nada, mas é um bom caso a se pensar.
Claro, verificando quais peças seriam as ideais para as TR4's.
Abraços

AirtonLieuthier
01/03/2017, 10:35
Galera das Tr's, bom dia

Estamos falando de turbinar o motor da Tr4 como o exemplo do vídeo em questão e ganhar alguns CVs, no caso do vídeo foram 60cv, ou seja, algo em torno de R$ 250,00 por cavalo extra no motor. Bom, ontem estava eu conversando com um amigo que trabalhou na Fiat e hoje tem uma oficina de preparação de veículos, e ele possui uma Sportage motor mazda FE (gasolina) e foi para os USA, onde estes motores são mais ou menos os equivalentes aos nossos VW APs e viu uma Sportage turbo em Nevada com cerca de 250cv, bom, eu então começou a preparar a dele para chegar próximo a isto (ele quer ficar com apenas 200cvs).

Então meu amigo fez o seguinte na dele, substituiu as bobinas, que originalmente são de 80/1 como em quase todos os carros por duas (sportage gasolina vão 2 bobinas) de 100/1, mais especificamente do tempra turbo, substitui os cabos de vela (senão a centelha vai furar o cabo), pelos cabos também do tempra turbo, colocou velas de Irido com gape de 1.4 (geralmente são de 1.0 ou 1.1 as originais) e remapeou a injeção, bom ele ganhou 20cv ao custo de R$ 61,25 por cavalo (950,00 + 500,00 + 1000,00) , agora ela foi de 128cv para 148cv conferidos no dina.

Outro up date que ele vai fazer agora é substituir a injeção, mas não vai usar a Fuel tech, vai usar uma da Hardware car Hardware Car - Injeção Programável, gerenciador para motor turbo, booster eletrônico, controle de tração (http://www.hardwarecar.com.br/) a Aspro-RF4 que é compativel com as sportages e custa R$ 1.200,00 com chicote e ignição embutida, ele estima chegar a mais 20cvs com essa injeção, sem contar que as retomadas e o torque pode ser configurado, resumindo (R$ 950,00 + R$ 1.200,00 + 1.000,00 = 3.150,00 / 40 CV = 78,75) ou seja, menos de 100,00 por cv ganho, sei lá vivemos pensando em grandes modificações que são complexas e custam caro enquanto podemos extrair uma performance razoável com pouco investimento, e um fator ainda que temos que levar em consideração, a opção de melhorar a injeção e ignição é totalmente reversível, vai vender o carro? coloca as peças originais e boa vende tudo no OLX e fica tranquilo, bem melhor que o turbo que será mais difícil de vender o carro e as peças.

Sei lá só uma idéia.
Só a título de curiosidade... fiz uma pequena cotação...
o jogo de cabos de vela para o Tempra Turbo tá na casa dos 80~100 reais (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759060384-jogo-cabos-de-vela-8mm-fiat-tempra-turbo-20-8v-todos-_JM) ...as velas Iridium, na faixa de uns 200 reais... (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-838802500-jogo-vela-ngk-iridium-bkr5eix-11-pajero-tr4-20-16v-04-07-_JM).
A tal bobina é o mais complicado... pq existem vários modelos, mas vi uma na casa dos 100 reais (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686660348-bobina-de-ignico-tempra-turbo-20-mpi-8v-9498-_JM).
E o remapeamento da ignição, aí teria que ver, pq deve varia de região para região...acho que ajudaria nessa mexida uma troca do filtro de ar (por um esportivo da K&N, por exemplo)... se chegar nuns 1000 reais, acho que está até bom...

mfdomingues
01/03/2017, 11:10
Só a título de curiosidade... fiz uma pequena cotação...
o jogo de cabos de vela para o Tempra Turbo tá na casa dos 80~100 reais (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759060384-jogo-cabos-de-vela-8mm-fiat-tempra-turbo-20-8v-todos-_JM) ...as velas Iridium, na faixa de uns 200 reais... (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-838802500-jogo-vela-ngk-iridium-bkr5eix-11-pajero-tr4-20-16v-04-07-_JM).
A tal bobina é o mais complicado... pq existem vários modelos, mas vi uma na casa dos 100 reais (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686660348-bobina-de-ignico-tempra-turbo-20-mpi-8v-9498-_JM).
E o remapeamento da ignição, aí teria que ver, pq deve varia de região para região...acho que ajudaria nessa mexida uma troca do filtro de ar (por um esportivo da K&N, por exemplo)... se chegar nuns 1000 reais, acho que está até bom...

A bobina na verdade o ideal é ir em um loja de preparação, tipo SPA Turbo ou outra de porte e ver uma bobina que encaixe na sua, mas que de conta de tocar 100/1, ai é até melhor porque você pode colocar uma Bosch ou outra marca de porte, mas digo que não vei fugir dos R$ 400,00 essas bobinas.

Quanto o reamapeamento da central, bom, varia sim de região para região, mas, você pode comprar o chip pronto, ou levar o seu, como a Tr4 tem muitas por ai acho que o custo será bem próximo daquilo que falei acima.

Cara, assumir o projeto e fazer, eu mesmo não vejo a hora da minha gasolina chegar que vou comprar tudo aos poucos e fazer também, a única coisa que não vou fazer é remapear, vou comprar uma injeção nova (aquela que citei).

AirtonLieuthier
03/03/2017, 17:05
A bobina na verdade o ideal é ir em um loja de preparação, tipo SPA Turbo ou outra de porte e ver uma bobina que encaixe na sua, mas que de conta de tocar 100/1, ai é até melhor porque você pode colocar uma Bosch ou outra marca de porte, mas digo que não vei fugir dos R$ 400,00 essas bobinas.

Quanto o reamapeamento da central, bom, varia sim de região para região, mas, você pode comprar o chip pronto, ou levar o seu, como a Tr4 tem muitas por ai acho que o custo será bem próximo daquilo que falei acima.

Cara, assumir o projeto e fazer, eu mesmo não vejo a hora da minha gasolina chegar que vou comprar tudo aos poucos e fazer também, a única coisa que não vou fazer é remapear, vou comprar uma injeção nova (aquela que citei).
É... eu dei apenas uma sugestão... o correto é ir numa loja especializada e fazer tudo direitinho...
Abraços

GuiZanette
04/07/2017, 00:24
549510

Falta pouco pra minha ficar pronta hehehe

cdmax
20/09/2018, 21:09
Recordar é viver! Tentando reativar o tópico...

GuiZanette terminastes o projeto? Poderia nos passar a receita?

Estou trabalhando na minha....

jereka
16/08/2021, 14:14
549510

Falta pouco pra minha ficar pronta hehehe


Pessoal, boa tarde,

alguém conhece algum preparador em curitiba, com preço ok para montar um kit numa tr4?

att,

cesarMTB
06/09/2021, 23:11
549510

Falta pouco pra minha ficar pronta hehehe


Muito TOP. :palmas: