PDA

Ver Versão Completa : Xterra fraca e com consumo alto.



saraiva611
07/02/2017, 11:30
Boa tarde,

possuo uma Nissan Xterra (2.8 mwm) com bomba injetora... De uns tempos pra cá tenho percebido meu carro fraco e com alto consumo de combustível. Verifiquei turbina e estava ok, revisei a bomba injetora que também estava ok, regulei as válvulas, verifiquei os bicos e estavam com a vazão minima (mas ainda dentro dos parâmetros aceitáveis) e nada resolveu meu problema! Meu carro fazia uma média de 8,5 dentro da cidade e hoje em dia tem feito até menos de 7 km/l na cidade e cerca de 9km/l na estrada, mesmo andando sem acelerar muito! Ele não esta sustentando velocidades de 100 km por hora em inclinações normais e ta custando pra chegar em 120 km/h. Se ligar o a/c então piora muito! Já não sei mais o que fazer e não queria mais gastar dinheiro sem que seja para resolver meus problemas!

Uma dúvida... O fato dos Bicos estarem com a vazão minima (estão com 190 de vazão que vai de 190 a 220) poderia justificar isso? Vale a pena trocar estes bicos?

O motor pode estar fora de ponto? Mudaria muito? Quais os sintomas?

Já não sei mais o que fazer. Muito obrigado.

mfdomingues
07/02/2017, 13:27
Boa tarde,

possuo uma Nissan Xterra (2.8 mwm) com bomba injetora... De uns tempos pra cá tenho percebido meu carro fraco e com alto consumo de combustível. Verifiquei turbina e estava ok, revisei a bomba injetora que também estava ok, regulei as válvulas, verifiquei os bicos e estavam com a vazão minima (mas ainda dentro dos parâmetros aceitáveis) e nada resolveu meu problema! Meu carro fazia uma média de 8,5 dentro da cidade e hoje em dia tem feito até menos de 7 km/l na cidade e cerca de 9km/l na estrada, mesmo andando sem acelerar muito! Ele não esta sustentando velocidades de 100 km por hora em inclinações normais e ta custando pra chegar em 120 km/h. Se ligar o a/c então piora muito! Já não sei mais o que fazer e não queria mais gastar dinheiro sem que seja para resolver meus problemas!

Uma dúvida... O fato dos Bicos estarem com a vazão minima (estão com 190 de vazão que vai de 190 a 220) poderia justificar isso? Vale a pena trocar estes bicos?

O motor pode estar fora de ponto? Mudaria muito? Quais os sintomas?

Já não sei mais o que fazer. Muito obrigado.

Saraiva, boa tarde

Essa questão pode ter mais de um fator envolvido no consumo maior e falta de força na sua XT. Se os bicos estão com a vazão minima então quer dizer que ainda antedem as especificações do fabricante, a injetora compensa a vazão menor, caso ainda baixe além do mínimo um bombista experiente consegue compensar ainda só na regulagem, mas enfim, o consumo é quase imperceptível, ao contrario do que acontece hoje com você.

Bom, como você mesmo descartou bomba e turbina, fica pouca coisa para verificar, mas com relação ao consumo eu verificaria como esta sua válvula termostática, pois, se o carro estiver trabalhando "frio" pode aumentar o consumo, ou o aumento do consumo se da ao simples fato de você ter que pisar mais para ela andar.

Quanto a força, bom, faça um teste por favor, se você retirar a vareta de óleo em marcha lenta sobe vapor de óleo ou até mesmo óleo por ela? Se não subir ok, seu motor ainda não está soprando, mas se subir é porque há folgas na parte de baixo (mancais, vira etc). Se subir apenas vapor (coloca o dedo e veja se tem pressão) peça para medir a compressão dos cilindros.

saraiva611
07/02/2017, 18:26
Obrigado pela atenção amigo! Tirei a vareta de óleo agora... Zero fumaça, zero óleo e sem pressão!!! Meu motor tá redondinho... Não acho q seja nada grave... Mas não faço idéia do que seja tbm!!! Vou verificar a válvula termostatica! Muito obrigado!

mfdomingues
07/02/2017, 20:46
Que bom, fico feliz que não seja nada grave.

Agora a termostática vai aumentar o consumo se estiver travada aberta, mas nada espetacular.

Leva em um outro bombista para pegar uma segunda opinião.