Conectar

Ver Versão Completa : Nissan SV Atack 2016/2016

Emanuel Baiano
06/02/2017, 18:48
Comprei uma Frontier zero km 2016/2016 e nos 1.200 que ja rodei achei consumo de diesel muito alto (6,0 Km/l) e suspensão bate muito. Botei 600 Kg e o pneu traseiro sumiu, bate forte em qualquer buraco! Tem solução? O controle do carro não é na chave e sim separado. Tem solução?

Fred Miranda
06/02/2017, 21:46
Comprei uma Frontier zero km 2016/2016 e nos 1.200 que ja rodei achei consumo de diesel muito alto (6,0 Km/l) e suspensão bate muito. Botei 600 Kg e o pneu traseiro sumiu, bate forte em qualquer buraco! Tem solução? O controle do carro não é na chave e sim separado. Tem solução?

Amigo a suspensão traseira da Frontier deveria já vir com que todos mundo faz, o arqueamento.

A minha e de todos batem fim de curso, porém depois que fiz arqueamento, além de ter ficado 2 dedos mais alta, ficou mais resistente. Acabaram as batidas de fim de curso.

Sergio c
06/02/2017, 22:17
Arquear e colocar mais uma mola tb fica bom, o que deveria vir de fábrica, mas a Nissan deu uma mancada nesse quesito.

enricof18
07/02/2017, 13:39
Não considero uma mancada. Disparada a suspensão da Frontier é a melhor em estabilidade. E qualquer carro para ter boa estabilidade, faz uso de suspensão de curso curto. Realmente, em situações de estrada muito ruim, ou com carga, ela pega final de curso fácil. É uma característica de projeto. 90% dessas caminhonetes só rodam em asfalto ou estradas de terra boas, quase nunca usam a 4x4, enfim. A solução pra quem pretende carregar peso é o arqueamento ou a adição de mais uma lâmina no feixe de molas traseiro. Adição de calços entre o feixe de molas e o eixo traseiro e também entre o chassi e os amortecedores dianteiros, aumentam a altura em relação ao solo. Mas isso aumenta o centro de gravidade e prejudica a estabilidade.

Capacidade de carga é de 1000 kg, somando peso dos ocupantes e da carga.

Sergio c
07/02/2017, 17:35
Pois é Enrico, as S10 mais antigas era uns Landaus na estrada de conforto, em compensação, nas curvas era um deus nos acuda heheheh.

Fred Miranda
07/02/2017, 18:38
Já tive uma S10 das antigas, Deus me livre daquilo, vai ser ruim de curva lá na casa do chapéu.

Agora as Frontier fazendo o arqueamento, chega-se num equilíbrio entre capacidade de carga, conforto e estabilidade.
No meu caso, o arqueamento a deixou 2 dedos mais alta e o maior ganho foi na firmeza da suspensão. Antes dava fim de curso com caçamba vazia, hoje carrego 300 kg e não dá mais fim de curso fácil.

Em questão de estabilidade não vi diferença. Continua muito boa.

O preço que paguei para fazer o arqueamento foi de R$ 140,00 vale muito a pena.

enricof18
07/02/2017, 19:41
Existem kits de lift de suspensão, com amortecedores de curso mais longo, em torno de 2 polegadas. Eu sei de duas marcas que fornecem pra Frontier, uma mais em conta, mas quase impossível de achar um revendedor, outra que fabrica sob encomenda com amortecedores de garantia vitalícia, desde que mandem os amortecedores para uma revisão todo ano. Mas são bem caros. Quem pode bancar, é uma boa. Esse segundo kit custava uns R$4000,00 a dois anos atrás, hoje não sei. Entre arquear e colocar mais um feixe, eu prefiro a segunda opção.

Fred Miranda
07/02/2017, 19:58
Caríssimo Enrico sobre o que escreveste,
entre arquear e adicionar um feixe a mais, no moleiro que fiz o serviço, eles fazem muito esse tipo de serviço em diversos tipos de camionetes e eles foram categóricos, se eu colocasse 1 feixe a mais, seria apenas se eu carregasse muito peso sempre, tipo 600 Kg ou mais constantemente. Como coloco no máximo 300 kg e esporadicamente, disseram que ficaria muito duro e sem conforto.
Disseram que a melhor opção é o arqueamento. E para o que faço está muito bom e foi bem barato o serviço.

SecretSpy
12/02/2017, 00:09
Concordo com o Fred, a suspensão traseira da Frontier é excessivamente fraca pra peso, as S-10 dessa geração atual tem um recurso interessante no feixe traseiro, existe um batente que atinge a mola no meio do curso, numa posição que resulta em um encurtamento da mola, de forma que gera-se um segundo estágio mais duro. Esse mecanismo seria interessante na Frontier que também tem suspensão mole, como na Nissan não exite isso e o batente de fim de curso é bem pequeno, quando carregada mesmo que apenas 300km, fica dando fim de curso direto e a pancada é muito seca.

Na minha carrego pesos acima de 500km a cada 20dias, primeiro vou fazer o arqueamento segundo o relato do Fred, vai ficar do jeito que eu quero. Se carregada ainda assim ficar aí parto pra um mola adicional, grossa antes da mola inferior original, acredito que assim ela só será solicitada próximo do fim de curso, permanecendo o carro macio quando vazio.

Fred e na dianteira pra nivelar a altura depois do arquiamento, o que você acha calços não tão altos, será que os amortecedores originais tem curso pra abrir um pouco mais sem dar fim de curso dentro deles?

Fred Miranda
12/02/2017, 05:04
Concordo com o Fred, a suspensão traseira da Frontier é excessivamente fraca pra peso, as S-10 dessa geração atual tem um recurso interessante no feixe traseiro, existe um batente que atinge a mola no meio do curso, numa posição que resulta em um encurtamento da mola, de forma que gera-se um segundo estágio mais duro. Esse mecanismo seria interessante na Frontier que também tem suspensão mole, como na Nissan não exite isso e o batente de fim de curso é bem pequeno, quando carregada mesmo que apenas 300km, fica dando fim de curso direto e a pancada é muito seca.

Na minha carrego pesos acima de 500km a cada 20dias, primeiro vou fazer o arqueamento segundo o relato do Fred, vai ficar do jeito que eu quero. Se carregada ainda assim ficar aí parto pra um mola adicional, grossa antes da mola inferior original, acredito que assim ela só será solicitada próximo do fim de curso, permanecendo o carro macio quando vazio.

Fred e na dianteira pra nivelar a altura depois do arquiamento, o que você acha calços não tão altos, será que os amortecedores originais tem curso pra abrir um pouco mais sem dar fim de curso dentro deles?

Amigo sobre a suspensão dianteira, não tenho conhecimento se tem como levantar por calços. Sei que com kits de lift há como.
Mas com arqueamento, não precisa levantar a frente. Assim vc evita problemas maiores em tirar a originalidade.

Edumar
21/02/2017, 19:47
Não considero uma mancada. Disparada a suspensão da Frontier é a melhor em estabilidade.

Concordo !!!

A suspensão traseira da Frontier não tem nada de errado ou fraco, pelo contrário, aguenta sorrindo o que muitas não aguentam chorando.

Eu tenho duas Frontiers, uma 2014 e outra 2015 (tentando trocá-las pela 2016), e nas duas já cheguei a carregar mais de 500kg de peso, na 2014 várias vezes. Na primeira vez que carreguei este peso, estranhei ela dar fim de curso depois que passei numa lombada. Mas, fui pegando o jeito e hoje não tenho mais problemas com isso, e mesmo quando raramente acontece, não me incomoda porque ele é bem bruta e nenhum dano isso causa.

Eu não pretendo arquear a traseira, e nem recomendo isso.
A Frontier tem uma suspensão traseira muito interessante, e na minha opinião muito bem calibrada para dar muita segurança e conforto aos ocupantes.
Quem já dirigiu uma Frontier sabe como ela agarra nas curvas, não balança fácil e passa uma firmeza e uma sensação de segurança muito grande. Eu não ando muito leve, e olha que nunca tomei um susto com ela, mesmo usando com vontade o motorzão que ela tem.

Veja só, tenho também uma S10 2015, que ao contrário das Frontiers possui sistema de controle de estabilidade eletrônico e outros dispositivos de segurança comuns. Eu me sinto muito mais seguro com a Frontier sem este recurso do que com a S10, que já me deu alguns sustos com aquela traseira "solta" dela.

Minha sugestão é não mexer na suspensão da Frontier, deixe como está, e apenas tenha um pouco mais de tolerância com ela cheia ou nem dê bola para algum eventual fim de curso que ela apresente.
Acredite, nenhum problema isso traz senão o ruído característico, mas o ganho em segurança e conforto é muito grande.

Mas, se ainda se incomodar com isso, tem a sugestão do colega Fred, que afirma que conseguiu um resultado que considerou mais satisfatório. É uma questão de escolha.
Eu prefiro ela exatamente do jeito que é.
A única coisa que faço nas minhas é mudar os pneus para ganhar aí 2 centímetros de altura, e tão somente isso. De resto, prefiro a suspensão do jeito que ela é.

Abraços

enricof18
21/02/2017, 22:45
Não me esqueço jamais de duas situações que passei fazendo testes numa Frontier e numa S10 da nova que estavam na oficina. Fui fechado por um caminhão sem motivo nenhum em uma rodovia duplicada, estava testando uma Frontier que tinha instalado uma turbina nova, e nesses testes sempre procuro o tempo de aceleração no 0-100 km/h e velocidade máxima como parâmetros. Estava a 170 km/h quando fui fechado, levei ela pra um passeio na grama do canteiro central, que era uma vala bem inclinada. Ela ficou firme na trajetória o tempo todo!

Já com a S10, entrei um pouco mais forte em uma curva num loteamento que tinha acabado de ser asfaltado, ela perdeu a traseira sem aviso nenhum e tive muita sorte em segurar ela.

Faço curvas em uma Frontier que não tenho coragem de fazer em um Civic ou Golf, por exemplo...

rossetto
22/02/2017, 11:30
Nossa, os caras apelam também, fazer mais curva de Frontier do que em Civic em Golf, não dá nem pra dar crédito, por favor, vamos voltar a realidade né.
Quanto a suspensão, nem tem o que comentar de uma suspensão que dá batente sem carga nenhuma na estrada de chão, se colocar 4 sacos de cimentos e for passar uma lombada meio rápido então, parece que vai cair tudo (realmente não estraga nada).
Nunca andaram de Amarok pra saber quem é melhor de suspensão pelo jeito.

Edumar
22/02/2017, 18:35
Enrico,

Até acredito porque sei que você não é mentiroso e nem moleque.
Eu já fiz um Golf sofrer na minha frente voltando de Goiás. O garoto quis fazer graça para os amiguinhos me ultrapassando de forma bem arriscada. Colei na traseira dele, e quando chegou a 180 ele não conseguiu mais manter o carro firme com a ventania que estava na estrada, e quase se acabou com o carro. Nestas horas uma boa estabilidade e mais de 2.000 kilos de peso fazem a diferença.

enricof18
22/02/2017, 21:19
rossetto, não disse que a Frontier é melhor de curva que os dois carros que citei, disse apenas que me sinto mais seguro, por ter mais confiança na Frontier. Não sou piloto profissional mas tenho costume de andar em estradas com velocidades mais elevadas e a sensação de segurança que sinto na Frontier, com uma ótica racional, eu sinto em pouquíssimos carros. Não quer dizer que ela faz mais curvas que um Golf, mas coloque um Golf em um pavimento irregular, estradas cheias de remendos, e me diga se não é melhor estar em uma caminhonete por ela ter mais curso de suspensão para copiar as imperfeições do pavimento?

Frontier pega batente mesmo, característica de projeto por ter curso de suspensão curto (comparada com as outras caminhonetes da categoria), não quer dizer que a suspensão não presta. 90% dessas caminhonetes andam só no asfalto, quase nunca levam carga, e os donos rasgam as estradas sempre a 150 km/h no mínimo. Sou dono de oficina e ando em todo tipo de carro, dessas caminhonetes a única que ainda não andei foi a nova Ranger. Na minha opinião nenhuma vence a Frontier na estabilidade. A situação que eu passei com o caminhão me fechando, tenho a convicção que se estivesse numa Hilux ou L200 Triton, eu teria capotado. A Amarok realmente tem uma suspensão com bom compromisso entre curso, capacidade de carga e estabilidade, mas pra mim, não é melhor que a Frontier na estabilidade.

thyagovieira
23/02/2017, 08:40
Já andei em todas e a suspensão da amarok é a mais bem acertada e ainda tem os controles de estabilidade pra ajudar.

Fred Miranda
23/02/2017, 09:57
Sobre estabilidade, vou dar minha opinião.
Já andei em todas, a última que faltava foi a nova Ranger que andei a pouco tempo.
A Amarok é excelente, mas somente na versão Highline que tem tração integral, aliás somente elá tem tração integral.
As Amarok sem tração integral, não tem essa estabilidade toda, mas não é ruim não.
Ranger achei muito boa também, na verdade no conjunto estrutural achei muito melhor que Frontier, pois andei em uma 2013 com 90 mil km e não tinha nenhum barulhinho por dentro e a suspensão bem firme, sem rangidos.
A S10 é disparado a pior das camionetes, no quesito estabilidade e qualidade estrutural. Balança muito e cheia de ruídos por dentro e na suspensão.

rossetto
23/02/2017, 15:49
rossetto, não disse que a Frontier é melhor de curva que os dois carros que citei, disse apenas que me sinto mais seguro, por ter mais confiança na Frontier. Não sou piloto profissional mas tenho costume de andar em estradas com velocidades mais elevadas e a sensação de segurança que sinto na Frontier, com uma ótica racional, eu sinto em pouquíssimos carros. Não quer dizer que ela faz mais curvas que um Golf, mas coloque um Golf em um pavimento irregular, estradas cheias de remendos, e me diga se não é melhor estar em uma caminhonete por ela ter mais curso de suspensão para copiar as imperfeições do pavimento?

Frontier pega batente mesmo, característica de projeto por ter curso de suspensão curto (comparada com as outras caminhonetes da categoria), não quer dizer que a suspensão não presta. 90% dessas caminhonetes andam só no asfalto, quase nunca levam carga, e os donos rasgam as estradas sempre a 150 km/h no mínimo. Sou dono de oficina e ando em todo tipo de carro, dessas caminhonetes a única que ainda não andei foi a nova Ranger. Na minha opinião nenhuma vence a Frontier na estabilidade. A situação que eu passei com o caminhão me fechando, tenho a convicção que se estivesse numa Hilux ou L200 Triton, eu teria capotado. A Amarok realmente tem uma suspensão com bom compromisso entre curso, capacidade de carga e estabilidade, mas pra mim, não é melhor que a Frontier na estabilidade.

Olha, prefiro o carro, ando no MT onde a estrada é uma bosta, estou com a Frontier agora (3 anos) e tive dois Civics anteriormente, não tem nem como comparar um carro com susp. independente, centro de gravidade 30 cm mais baixo, mais leve e com melhor distribuição de peso com uma camioneta com feixe de molas, me desculpe, pode ser sua impressão e acredito nela, só não concordo, desculpe se fui muito enfático no post anterior rsrs

Edumar
23/02/2017, 20:54
os donos rasgam as estradas sempre a 150 km/h no mínimo.
Quando estou sem pressa.... :mrgreen: