PDA

Ver Versão Completa : Capô ou Caput?

ricardolm
21/03/2006, 12:14
Dear ALL!

Lendo no forum, vejo que alguns escrevem "caput" inves de Capô, estaria correto? pois se vier do Latin, caput significa "Cabeça do artigo" , em Direito significa a mesma coisa que capítulo e eu olhei na internet para ver se eu achava mais significados (tentando achar algum que fosse relativo ao capô), mas nao achei, achei o seguinte:

Latim

Substantivo
ca.put neutro singular nominativo (plural: capita)

cabeça
chefe, comandante, capitão
Em latim era também usado o termo caput para designar a parte da extremidade superior ou mais importante das coisas:
Nascentes de rios
Raizes das plantas
A espécie humana, entre os animais.
Quem dirige um grupo, uma sociedade ou uma instituição.
A própria Roma, entre as nações.
A vida

Fraseologia
Roma caput Italiae est = Roma é a cabeça da Itália.
Renda "per capita" = Rendimentos médios por pessoa/habitante. Literalmente: renda por cabeças

Eu sei que este topico é realmente off topic, mas ja que existe, vamos ver se alguem sabe (devemos ter professores aqui, certo :concordo: )

[]s curiosos.

Luiz Claudio
21/03/2006, 15:26
Ricardo,

Capô

Acepções
■ substantivo masculino
Rubrica: automobilismo.
cobertura ou proteção de motor de veículo de combustão interna

Etimologia
fr. capot (1541) 'tampa de escotilha', (1576) 'tipo de mantô, de capa', (fim sXIX) 'tampa de motor de carro', der. de cape 'capa';

Sinônimos
capuz

Gramática
voc. consid. gal. pelos puristas, que sugeriram em seu lugar: capota, capuz, cobertura, tampa

Fonte: Dicionário Houaiss da língua portuguesa

[]'s...

ricardolm
21/03/2006, 16:10
Entao pode ser Capot e nao caput (como eu li e ate pesquisei antes de escrever e deu "Pesquisa resultou em 26 ocorrências" ) :pensativo:

Mac acho que vou continuar a escrever capô :concordo:

Valeu!!

Luiz Claudio
22/03/2006, 01:12
Mac acho que vou continuar a escrever capô

Pra mim, sem dúvida, o mais correto é capô... :concordo:

[]'s...