Duque Duro
06/02/2017, 01:15
Salve, turma.
Venho dar uma pequena contribuição sobre a instalação de trava elétrica na tampa da caçamba.
É um serviço rápido, fácil, que pode ser feito em casa em cerca de 40 minutos (ou mais se estiver tomando cerveja), com poucas ferramentas (chaves torx e phillips), algumas fitas enforca-gato e fita isolante.
Vamos lá!
Este tutorial (presunção minha) é feito com base no serviço de uma Ranger Sport 2011, mas creio que pode se aplicar sem maiores alterações.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.1&disp=emb&attbid=ANGjdJ-FIWrQMO0NWaEfDPqri-4x-Ah8iPYariqTMTBmi-oTeQNTERwFKeZ9Jx11KtizftWlCEBK5_Z0tHoplg4d_xLEK1cc ooxZCSq4vylRULhnuZ6zQO9kYSjcyHU&sz=w1132-h850&ats=1486350965267&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
A trava elétrica foi comprada no Mercado Livre há pouco mais de um ano, por cerca de R$100,00.
O conjunto conta com a trava, cabos elétricos com conectores macho e fêmea (apenas um par) e um manual de instruções.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.3&disp=emb&attbid=ANGjdJ_TIiwRCC1wa9QU3VlT1-1WjoOvLBlvkjS5wbAt3tutKMQc734k5A_oL_FF9pPuNWzCZfgP 10jlbyRBytdm_XwyetbHio4Hi1FxhV4t_FjZjht8dmc8Faxr8J c&sz=w1132-h850&ats=1486350965267&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.4&disp=emb&attbid=ANGjdJ-LIDCSk7PfX6_th16hy-UXkFg6o0db8vSsYpyPEkdekKKKCCDzSdoJwXP04gUBeonrFbh6 33faMK_B28Nf_SuvUU9Zzc9Hcw8D42GJine6lfH6tM4h1s_W5e c&sz=w1132-h848&ats=1486350965267&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.5&disp=emb&attbid=ANGjdJ8y6kqDdTEL0mNVb-5ukhAqj2-cTaUaoMmsDWdm88wq5LxgYejmOsiW0TfCDMrdorvWfmrhOnORr D3OeQL8pWVBEi9ysnf_PxmGgEYY2bvP-GB7U_lD2y95o5c&sz=w1132-h848&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.6&disp=emb&attbid=ANGjdJ9eHniFE2yfIsRoiWQZE8HnoO68dceosbv0r9I u6QVuBlmK-Oh8cimRFVSLUzXZR7Qunl4yhOciV1RFVGR3PDjz7DgVFxfroV_ 7OQSN3HwHGqNliO12_VJEH2E&sz=w1136-h852&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
O manual que acompanha a trava é resumido demais, não passando de uma xerox bem ruim. A turma bem que podia dar uma melhorada neste quesito:
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.7&disp=emb&attbid=ANGjdJ-iddeS274ar6yqNzrnQXl1v7e1wL-DX6x6NquWHXqDBcVkP017jsq6XKxw6wbcKe7yDK-KM9W4IWdoR1F1a9q266bqnL3y8oXupK5PQb8dqEKb1pMxn0s08 nE&sz=w1136-h852&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.8&disp=emb&attbid=ANGjdJ9RT-_feYDyQfmjcMXR7f0kJuAwkGfXaIcYCMY8rWP5kpjjI2_YrACO YgnVGtm4XjMNiJwyW2OMd8Hnh6B7GLLI_bqKdC-_sjAGxQyEP9g7cVQTSBLxo5w2pjg&sz=w1132-h1510&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
A primeira coisa a fazer é retirar o protetor plástico da tampa da caçamba, que é fixada com 4 parafusos torx.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.9&disp=emb&attbid=ANGjdJ-vSiTqkN8UNGYaO9huUL_yAFDtY3FQZx0Na0zhu5X0BlglzJxEB GiCy86fzfXkXQUso055Kq_ye3E-BV3Dw2G-u5e6cLPipYC7LjMd_Gba4De3rBLz1IYbMRs&sz=w1136-h852&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.10&disp=emb&attbid=ANGjdJ_d4Q4_-SswRWvK4DraZKJeryC02pHtzGswXGCihUmluXfOMKUaScr7ETP GOq-LD1m90B0t6eNrlJV34XIY8ucrdxiySzaSBHWK5BqVnn5D7HzjG WHcIhnS7XA&sz=w1132-h850&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Após a retirada destes primeiros quatro parafusos, deve ser retirado o protetor da tampa da caçamba. Na minha foi necessário desafixar e duas cantoneiras plásticas, na parte superior e na parte inferior.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.11&disp=emb&attbid=ANGjdJ9TQGVy1JuHcLyQjU79dWoHdkx2YR3L2z6ZoA7 xHo6VcYrB7wrRd-JqhP2pcmtWVcvs_7Dhb7HLQj-ttdhDoF79MQsrEMwkoMVOAurIOnIveYuF7cKUEwsBDZM&sz=w1132-h850&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Retirada a tampa plástica, o que se vê é a lata da tampa da caçamba, com os quatro parafusos restantes:
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.12&disp=emb&attbid=ANGjdJ9tEybRvKejrxQcZFoHVOgHgwAUgcbKkuAorjD 9wFCj_Z7Y1atJhCr-XAm-MVjtGe-nWUPsoZmYjUKKKlV-oGOHy6NzL0GvQIGYeMCXgCHbxSnzzUevJrohwis&sz=w1132-h850&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.13&disp=emb&attbid=ANGjdJ9PDpGSaY02HiYxx1OZzSXw2S9ZduTeli-CBbIPDB0LoU6lTxCu3oEBpy-t6EeUjFO2SVOD08yN_8p76lBt8_WnDstcfXCXBAfoUT29hacSJ-zfsDthTjTV4eE&sz=w1132-h850&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.14&disp=emb&attbid=ANGjdJ__FEpa-w6as6XZ_W0gMfLylPAKyTIUVsE0CHXubaKnJhn46EEYCFqwwJy BiTyW7TzENRfSVnVF4HZzYS1QIBVpWlQs3j1nMyBrEFiWpajo5 ngy0v0F-oX2dAU&sz=w1136-h852&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Retirando esta tampa, o que se vê são os varões que são tocados pela maçaneta para puxar os trincos da caçamba, e mais abaixo, a parte de trás da maçaneta.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.15&disp=emb&attbid=ANGjdJ8XfRCwSp7xFHm2J6JKN9mZhiiEPRvEfKxFgBz Q0IZeGP4xQSIawZ0ZlA6bM5tnH92bAbHLChPY6w1qRQDjyP9AC k7EDeSS4_d4rZushQwpkXZaSlgcuafbDZ0&sz=w1136-h852&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Você deve soltar estas travas amarelas. Basta levantar elas.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.16&disp=emb&attbid=ANGjdJ8RaCtb-qDdvwtkCo3HLfz2aE5YgE4-hcbA_gAl7yEFCL_XT2ScrZUzacej7uJPdqRTvFAzd7NzceS17G 8iWAUK3FU78xmP3FvZEQikiXgkq_xVHEyYGvPooV8&sz=w1136-h852&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
As duas porcas mostradas na imagem acima fixam a maçaneta na tampa. Elas devem ser retiradas.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.17&disp=emb&attbid=ANGjdJ9AX8BebL1N_4ZhAqczbxT4mdZvxrp6WJvknoO 5c48hdpc_jjrV4qtlVyQsky4b62Xfo0tPjrMHtJoYksRatWsLt Qs8ig_UQFROCNcACN2zgrIdeLAO_6wIiDE&sz=w1136-h852&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
O mecanismo da maçaneta deve ser retirado. Os parafusos ainda estão ali e a trava elétrica deve ser colocada naquele local, sendo que ela só encaixa na posição correta.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.18&disp=emb&attbid=ANGjdJ86nkILJRAqOywEaJBP4dR8Qxh5eKR7DN7izE-S62mu62a0F-zmm8Xmd7i_jg5rF8J4yFnrvkidwgUUUSznOWgqSW0CoMZkpapk Gi1_mBJ2E-wGflF0woCC8U4&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Aqui olhando mais de lado, para o motor da trava.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.19&disp=emb&attbid=ANGjdJ-00172p8iWNhuhlsVugITlFLnOTZcpdVe0C3QndXNcVqZsk0NnR N4p-jAjQeXnCd5IBIoUwlSkCP9bZ6YawPEauronzrAIs5zwTXkenWV uyDyprjqLXZLT_vk&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.20&disp=emb&attbid=ANGjdJ_n6PYGS6aowVL1r-eUxzYnamytpYgNo-0AWHaj8av-3shWL1xOOmHvTa1tpdc0tZjU3yqR2MLqsvnOvFsREWFjymkyQ4 kikRn0COhZapRK_J4GRghXSneShG0&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Recoloca o mecanismo da maçaneta:
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.21&disp=emb&attbid=ANGjdJ9CSl4Ac70EyyEBtPO08KSd7QbwrdQxWEf1IDh eO6lMfH7sJWsETQH3Q2xowsAX31aoN-Uqxn3OsXncvGmHK-TZvRT_Xn44ZvR6whuKucnnyRYNZrYVe7s5dyM&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Agora é necessário plugar os cabos. Para evitar que o cabo fique solto dentro da tampa, ele deve ser fixado com uma enforca-gato no varão do lado por onde o cabo vai sair. Eu recomendo que seja pelo lado esquerdo.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.22&disp=emb&attbid=ANGjdJ_hS-01IAmEu4v1ooOhKFvy3ALOIUhbkSBO3d0bHqQ7pLn9zZmCF2WQ 6ZW2fW24p24iSDJboDIRp_Jdz74R_S7FKXq0GZeP8IyjW8KC3q z-iCfTcLxhAsFHbqE&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
O cabo deve sair por um dos dutos de drenagem da tampa. Ajuda muito usar um pedaço de arame para pescar o cabo. Passe o arame, entrando pelo dreno, de forma a ir em direção ao varão. Amarre tudo um uma fita isolante e puxe de volta.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.23&disp=emb&attbid=ANGjdJ-YmRr8vnibugKMz7dA1JAGcsw_9ciWbI0Mod-IF1Cl_l3DXy9FSPuSbyjR99dD2ebiWRk8BMbd4ef6kJ90-P05ozfLqmvid0OrCpVXMrAue3Xp5kVXBJWAjvg&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Neste momento, é importante testar manualmente o travamento. Empurre a trava elétrica com a mão e verifique se é possível fazer o movimento de abrir a maçaneta. Se não conseguir abrir, está tudo correto. Se conseguir abrir, alguma coisa está fora do lugar e você deve rever a montagem.
Corrigindo o problema, siga em frente.
Perto deste furo, há um outro, na parede vertical traseira da caçamba. Passe o cabo por ali.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.24&disp=emb&attbid=ANGjdJ_1qa99MdSE-0riPIsC0PJtPwKmPGe0qykqZliiZcIZTnnwL8yhg020CYoimgI _fu_IrbLtVCnc1vqdge_eXaSsufUeRwVTyqOxCio0WJNKTfG74 AiJx9KYrhU&sz=w1132-h850&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Puxe um pouco do cabo para trás, e preda ele na cantoneira que fixa a dobradiça da tampa, pelo lado da tampa. Isso faz com que o cabo não seja esticado quando a tampa for fechada e nem fique bobo, roçando em tudo.
Vai pra baixo do carro e veja onde o cabo saiu:
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.25&disp=emb&attbid=ANGjdJ8YdkHSFKnc0fJ1q0pxLldLqth20yUR0pvBUvA Trz7NRbsjrYSmLgsRkM9DfLqqHl0r4g8f3SHYRoUfXydXFrtEi BOLPR0dBdJDpgLnJcOMHdbO73VDHrIBmos&sz=w1136-h852&ats=1486350965271&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
A partir daí, posicione o cabo por cima do chassis e o direcione para a cabine.
A cabo deve ser fixado neste caminho com enforca gato.
Sob a cabine, procure o selo de borracha mais próximo da porta do motorista e faça um pequeno furo.
Desaparafuse a soleira da porta do motorista e levante carpete.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.26&disp=emb&attbid=ANGjdJ_hhX_VRoTIKCsDZAor90IiH0VtykhtP4JmcRy ALe00Y7ZWTAqZiQJIzXidt5ef0joEfntmsBZtzc8ZHEYyN-6rMX62SJepphzgSgZpmFjJguW19faSizRNOls&sz=w1136-h852&ats=1486350965271&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Retire o acabamento plástico junto ao pedal do freio de estacionamento.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.27&disp=emb&attbid=ANGjdJ-z00ZQ_huDXn3ZR6MpOe-JZM95KWAVptdGz6n3o72LIKqEayw6TU8IOn3Ho41CdD87x_qMt 0aCRU53ujnXv3Lk2beFJDzdbxx-t-idnjsNu7QaZxS_Zo1NrIM&sz=w1136-h852&ats=1486350965271&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Retire o forro da porta e ache os cabos de acionamento da trava elétrica.
Voltando para o selo que foi cortado, passe o cabo por ali, e já dentro da cabine, junte este cabo com o chicote que passa sob o carpete, sob a soleira.
Leve o cabo até junto do pedal do freio de estacionamento e passe o cabo pelo tubo de borracha que abriga o chicote elétrico da porta do motorista.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.29&disp=emb&attbid=ANGjdJ9gDoS8zR3BndTdut9FY49Lgb3oDGWKJIY32tl 1Ti9ejCpV-7NK8CXzpfjlWsxAwLV11u4zC9aL2i3CuApRC2YbJq2eoNZMHpr Km2msXu8EFqi_HIby27rDlKk&sz=w1134-h850&ats=1486350965271&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Como anteriormente você já identificou os cabos da trava, descasque os cabos (são dois) e junte cada ponta da trava elétrica da caçamba com um deles. As travas elétricas funcionam com dois fios positivos. Se você tiver montado certo, a travar e destravar das portas acontecerá de forma igual com a caçamba. Se tiver montado os fios de forma incorreta, ao travar as portas, a caçamba destrava, e ao destravar as portas, a caçamba trava. Alterne os fios de se necessário e enrole s emendas com fita isolante.
Remonte o forro da porta, o acabamento plástico junto pedal do freio de estacionamento e coloque a soleira no lugar, parafusando-a.
Toda vez que as travas elétricas forem acionadas, quer seja pelo controle da porta ou pelo controle remoto, o movimento será seguido pela trava da caçamba, pois ela receberá o mesmo comando
Pronto. Missão cumprida.
Espero que estas dicas sejam úteis.
Um grande abraço pra todos vocês.
Venho dar uma pequena contribuição sobre a instalação de trava elétrica na tampa da caçamba.
É um serviço rápido, fácil, que pode ser feito em casa em cerca de 40 minutos (ou mais se estiver tomando cerveja), com poucas ferramentas (chaves torx e phillips), algumas fitas enforca-gato e fita isolante.
Vamos lá!
Este tutorial (presunção minha) é feito com base no serviço de uma Ranger Sport 2011, mas creio que pode se aplicar sem maiores alterações.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.1&disp=emb&attbid=ANGjdJ-FIWrQMO0NWaEfDPqri-4x-Ah8iPYariqTMTBmi-oTeQNTERwFKeZ9Jx11KtizftWlCEBK5_Z0tHoplg4d_xLEK1cc ooxZCSq4vylRULhnuZ6zQO9kYSjcyHU&sz=w1132-h850&ats=1486350965267&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
A trava elétrica foi comprada no Mercado Livre há pouco mais de um ano, por cerca de R$100,00.
O conjunto conta com a trava, cabos elétricos com conectores macho e fêmea (apenas um par) e um manual de instruções.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.3&disp=emb&attbid=ANGjdJ_TIiwRCC1wa9QU3VlT1-1WjoOvLBlvkjS5wbAt3tutKMQc734k5A_oL_FF9pPuNWzCZfgP 10jlbyRBytdm_XwyetbHio4Hi1FxhV4t_FjZjht8dmc8Faxr8J c&sz=w1132-h850&ats=1486350965267&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.4&disp=emb&attbid=ANGjdJ-LIDCSk7PfX6_th16hy-UXkFg6o0db8vSsYpyPEkdekKKKCCDzSdoJwXP04gUBeonrFbh6 33faMK_B28Nf_SuvUU9Zzc9Hcw8D42GJine6lfH6tM4h1s_W5e c&sz=w1132-h848&ats=1486350965267&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.5&disp=emb&attbid=ANGjdJ8y6kqDdTEL0mNVb-5ukhAqj2-cTaUaoMmsDWdm88wq5LxgYejmOsiW0TfCDMrdorvWfmrhOnORr D3OeQL8pWVBEi9ysnf_PxmGgEYY2bvP-GB7U_lD2y95o5c&sz=w1132-h848&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.6&disp=emb&attbid=ANGjdJ9eHniFE2yfIsRoiWQZE8HnoO68dceosbv0r9I u6QVuBlmK-Oh8cimRFVSLUzXZR7Qunl4yhOciV1RFVGR3PDjz7DgVFxfroV_ 7OQSN3HwHGqNliO12_VJEH2E&sz=w1136-h852&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
O manual que acompanha a trava é resumido demais, não passando de uma xerox bem ruim. A turma bem que podia dar uma melhorada neste quesito:
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.7&disp=emb&attbid=ANGjdJ-iddeS274ar6yqNzrnQXl1v7e1wL-DX6x6NquWHXqDBcVkP017jsq6XKxw6wbcKe7yDK-KM9W4IWdoR1F1a9q266bqnL3y8oXupK5PQb8dqEKb1pMxn0s08 nE&sz=w1136-h852&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.8&disp=emb&attbid=ANGjdJ9RT-_feYDyQfmjcMXR7f0kJuAwkGfXaIcYCMY8rWP5kpjjI2_YrACO YgnVGtm4XjMNiJwyW2OMd8Hnh6B7GLLI_bqKdC-_sjAGxQyEP9g7cVQTSBLxo5w2pjg&sz=w1132-h1510&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
A primeira coisa a fazer é retirar o protetor plástico da tampa da caçamba, que é fixada com 4 parafusos torx.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.9&disp=emb&attbid=ANGjdJ-vSiTqkN8UNGYaO9huUL_yAFDtY3FQZx0Na0zhu5X0BlglzJxEB GiCy86fzfXkXQUso055Kq_ye3E-BV3Dw2G-u5e6cLPipYC7LjMd_Gba4De3rBLz1IYbMRs&sz=w1136-h852&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.10&disp=emb&attbid=ANGjdJ_d4Q4_-SswRWvK4DraZKJeryC02pHtzGswXGCihUmluXfOMKUaScr7ETP GOq-LD1m90B0t6eNrlJV34XIY8ucrdxiySzaSBHWK5BqVnn5D7HzjG WHcIhnS7XA&sz=w1132-h850&ats=1486350965268&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Após a retirada destes primeiros quatro parafusos, deve ser retirado o protetor da tampa da caçamba. Na minha foi necessário desafixar e duas cantoneiras plásticas, na parte superior e na parte inferior.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.11&disp=emb&attbid=ANGjdJ9TQGVy1JuHcLyQjU79dWoHdkx2YR3L2z6ZoA7 xHo6VcYrB7wrRd-JqhP2pcmtWVcvs_7Dhb7HLQj-ttdhDoF79MQsrEMwkoMVOAurIOnIveYuF7cKUEwsBDZM&sz=w1132-h850&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Retirada a tampa plástica, o que se vê é a lata da tampa da caçamba, com os quatro parafusos restantes:
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.12&disp=emb&attbid=ANGjdJ9tEybRvKejrxQcZFoHVOgHgwAUgcbKkuAorjD 9wFCj_Z7Y1atJhCr-XAm-MVjtGe-nWUPsoZmYjUKKKlV-oGOHy6NzL0GvQIGYeMCXgCHbxSnzzUevJrohwis&sz=w1132-h850&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.13&disp=emb&attbid=ANGjdJ9PDpGSaY02HiYxx1OZzSXw2S9ZduTeli-CBbIPDB0LoU6lTxCu3oEBpy-t6EeUjFO2SVOD08yN_8p76lBt8_WnDstcfXCXBAfoUT29hacSJ-zfsDthTjTV4eE&sz=w1132-h850&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.14&disp=emb&attbid=ANGjdJ__FEpa-w6as6XZ_W0gMfLylPAKyTIUVsE0CHXubaKnJhn46EEYCFqwwJy BiTyW7TzENRfSVnVF4HZzYS1QIBVpWlQs3j1nMyBrEFiWpajo5 ngy0v0F-oX2dAU&sz=w1136-h852&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Retirando esta tampa, o que se vê são os varões que são tocados pela maçaneta para puxar os trincos da caçamba, e mais abaixo, a parte de trás da maçaneta.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.15&disp=emb&attbid=ANGjdJ8XfRCwSp7xFHm2J6JKN9mZhiiEPRvEfKxFgBz Q0IZeGP4xQSIawZ0ZlA6bM5tnH92bAbHLChPY6w1qRQDjyP9AC k7EDeSS4_d4rZushQwpkXZaSlgcuafbDZ0&sz=w1136-h852&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Você deve soltar estas travas amarelas. Basta levantar elas.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.16&disp=emb&attbid=ANGjdJ8RaCtb-qDdvwtkCo3HLfz2aE5YgE4-hcbA_gAl7yEFCL_XT2ScrZUzacej7uJPdqRTvFAzd7NzceS17G 8iWAUK3FU78xmP3FvZEQikiXgkq_xVHEyYGvPooV8&sz=w1136-h852&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
As duas porcas mostradas na imagem acima fixam a maçaneta na tampa. Elas devem ser retiradas.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.17&disp=emb&attbid=ANGjdJ9AX8BebL1N_4ZhAqczbxT4mdZvxrp6WJvknoO 5c48hdpc_jjrV4qtlVyQsky4b62Xfo0tPjrMHtJoYksRatWsLt Qs8ig_UQFROCNcACN2zgrIdeLAO_6wIiDE&sz=w1136-h852&ats=1486350965269&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
O mecanismo da maçaneta deve ser retirado. Os parafusos ainda estão ali e a trava elétrica deve ser colocada naquele local, sendo que ela só encaixa na posição correta.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.18&disp=emb&attbid=ANGjdJ86nkILJRAqOywEaJBP4dR8Qxh5eKR7DN7izE-S62mu62a0F-zmm8Xmd7i_jg5rF8J4yFnrvkidwgUUUSznOWgqSW0CoMZkpapk Gi1_mBJ2E-wGflF0woCC8U4&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Aqui olhando mais de lado, para o motor da trava.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.19&disp=emb&attbid=ANGjdJ-00172p8iWNhuhlsVugITlFLnOTZcpdVe0C3QndXNcVqZsk0NnR N4p-jAjQeXnCd5IBIoUwlSkCP9bZ6YawPEauronzrAIs5zwTXkenWV uyDyprjqLXZLT_vk&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.20&disp=emb&attbid=ANGjdJ_n6PYGS6aowVL1r-eUxzYnamytpYgNo-0AWHaj8av-3shWL1xOOmHvTa1tpdc0tZjU3yqR2MLqsvnOvFsREWFjymkyQ4 kikRn0COhZapRK_J4GRghXSneShG0&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Recoloca o mecanismo da maçaneta:
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.21&disp=emb&attbid=ANGjdJ9CSl4Ac70EyyEBtPO08KSd7QbwrdQxWEf1IDh eO6lMfH7sJWsETQH3Q2xowsAX31aoN-Uqxn3OsXncvGmHK-TZvRT_Xn44ZvR6whuKucnnyRYNZrYVe7s5dyM&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Agora é necessário plugar os cabos. Para evitar que o cabo fique solto dentro da tampa, ele deve ser fixado com uma enforca-gato no varão do lado por onde o cabo vai sair. Eu recomendo que seja pelo lado esquerdo.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.22&disp=emb&attbid=ANGjdJ_hS-01IAmEu4v1ooOhKFvy3ALOIUhbkSBO3d0bHqQ7pLn9zZmCF2WQ 6ZW2fW24p24iSDJboDIRp_Jdz74R_S7FKXq0GZeP8IyjW8KC3q z-iCfTcLxhAsFHbqE&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
O cabo deve sair por um dos dutos de drenagem da tampa. Ajuda muito usar um pedaço de arame para pescar o cabo. Passe o arame, entrando pelo dreno, de forma a ir em direção ao varão. Amarre tudo um uma fita isolante e puxe de volta.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.23&disp=emb&attbid=ANGjdJ-YmRr8vnibugKMz7dA1JAGcsw_9ciWbI0Mod-IF1Cl_l3DXy9FSPuSbyjR99dD2ebiWRk8BMbd4ef6kJ90-P05ozfLqmvid0OrCpVXMrAue3Xp5kVXBJWAjvg&sz=w1136-h852&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Neste momento, é importante testar manualmente o travamento. Empurre a trava elétrica com a mão e verifique se é possível fazer o movimento de abrir a maçaneta. Se não conseguir abrir, está tudo correto. Se conseguir abrir, alguma coisa está fora do lugar e você deve rever a montagem.
Corrigindo o problema, siga em frente.
Perto deste furo, há um outro, na parede vertical traseira da caçamba. Passe o cabo por ali.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.24&disp=emb&attbid=ANGjdJ_1qa99MdSE-0riPIsC0PJtPwKmPGe0qykqZliiZcIZTnnwL8yhg020CYoimgI _fu_IrbLtVCnc1vqdge_eXaSsufUeRwVTyqOxCio0WJNKTfG74 AiJx9KYrhU&sz=w1132-h850&ats=1486350965270&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Puxe um pouco do cabo para trás, e preda ele na cantoneira que fixa a dobradiça da tampa, pelo lado da tampa. Isso faz com que o cabo não seja esticado quando a tampa for fechada e nem fique bobo, roçando em tudo.
Vai pra baixo do carro e veja onde o cabo saiu:
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.25&disp=emb&attbid=ANGjdJ8YdkHSFKnc0fJ1q0pxLldLqth20yUR0pvBUvA Trz7NRbsjrYSmLgsRkM9DfLqqHl0r4g8f3SHYRoUfXydXFrtEi BOLPR0dBdJDpgLnJcOMHdbO73VDHrIBmos&sz=w1136-h852&ats=1486350965271&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
A partir daí, posicione o cabo por cima do chassis e o direcione para a cabine.
A cabo deve ser fixado neste caminho com enforca gato.
Sob a cabine, procure o selo de borracha mais próximo da porta do motorista e faça um pequeno furo.
Desaparafuse a soleira da porta do motorista e levante carpete.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.26&disp=emb&attbid=ANGjdJ_hhX_VRoTIKCsDZAor90IiH0VtykhtP4JmcRy ALe00Y7ZWTAqZiQJIzXidt5ef0joEfntmsBZtzc8ZHEYyN-6rMX62SJepphzgSgZpmFjJguW19faSizRNOls&sz=w1136-h852&ats=1486350965271&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Retire o acabamento plástico junto ao pedal do freio de estacionamento.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.27&disp=emb&attbid=ANGjdJ-z00ZQ_huDXn3ZR6MpOe-JZM95KWAVptdGz6n3o72LIKqEayw6TU8IOn3Ho41CdD87x_qMt 0aCRU53ujnXv3Lk2beFJDzdbxx-t-idnjsNu7QaZxS_Zo1NrIM&sz=w1136-h852&ats=1486350965271&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Retire o forro da porta e ache os cabos de acionamento da trava elétrica.
Voltando para o selo que foi cortado, passe o cabo por ali, e já dentro da cabine, junte este cabo com o chicote que passa sob o carpete, sob a soleira.
Leve o cabo até junto do pedal do freio de estacionamento e passe o cabo pelo tubo de borracha que abriga o chicote elétrico da porta do motorista.
https://mail.google.com/mail/u/0/?ui=2&ik=d7cd6ebba8&view=fimg&th=15a116728e19775a&attid=0.29&disp=emb&attbid=ANGjdJ9gDoS8zR3BndTdut9FY49Lgb3oDGWKJIY32tl 1Ti9ejCpV-7NK8CXzpfjlWsxAwLV11u4zC9aL2i3CuApRC2YbJq2eoNZMHpr Km2msXu8EFqi_HIby27rDlKk&sz=w1134-h850&ats=1486350965271&rm=15a116728e19775a&zw&atsh=1
Como anteriormente você já identificou os cabos da trava, descasque os cabos (são dois) e junte cada ponta da trava elétrica da caçamba com um deles. As travas elétricas funcionam com dois fios positivos. Se você tiver montado certo, a travar e destravar das portas acontecerá de forma igual com a caçamba. Se tiver montado os fios de forma incorreta, ao travar as portas, a caçamba destrava, e ao destravar as portas, a caçamba trava. Alterne os fios de se necessário e enrole s emendas com fita isolante.
Remonte o forro da porta, o acabamento plástico junto pedal do freio de estacionamento e coloque a soleira no lugar, parafusando-a.
Toda vez que as travas elétricas forem acionadas, quer seja pelo controle da porta ou pelo controle remoto, o movimento será seguido pela trava da caçamba, pois ela receberá o mesmo comando
Pronto. Missão cumprida.
Espero que estas dicas sejam úteis.
Um grande abraço pra todos vocês.