Ver Versão Completa : Injeção Eletrônica Motor Ford Falcon 3.6
Eduardo Hemielewski
27/01/2017, 10:16
Bom Dia, Amigos!
Sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vocês.
Tenho um Jeep Willys com motor Ford Falcon 3.6 e carburador 446, estou pensando em injetar ele com Fuel Tech ou Hardware Car.
Minha dúvida fica na admissão (sei que não existe Falcon 3.6 injetado), existe alguém que fabrique admissão para injetar esse tipo de motor? Serve a do 4.9? Existe alguém que prepare a admissão original que tenho?
Fico grato se alguém puder ajudar.
Bom Dia, Amigos!
Tenho um Jeep Willys com motor Ford Falcon 3.6 e carburador 446, estou pensando em injetar ele com Fuel Tech ou Hardware Car.
Minha dúvida fica na admissão (sei que não existe Falcon 3.6 injetado), existe alguém que fabrique admissão para injetar esse tipo de motor? Serve a do 4.9? Existe alguém que prepare a admissão original que tenho?
Eduardo, já vi kit de injeção para o falcon (tenho um a álcool), esqueça o 4.9 que são motores completamente diferentes, não vou fazer propaganda aqui mas já cotei na igniflex, um DD que usa roda fônica e acaba com o problema de molhar a ignição, se presta eu não sei, qto a carburação uso o solex 40 DEIS e é só alegria, tanto que desisti de injetar
[]'s
matrakaum
29/01/2017, 11:36
Opa!
Nós poderíamos criar um esquema de contribuição de informações de como fazer este adaptação. Creio, que a grosso modo, trocar o carburador para Injeção seja igual em todos os veículos.
No meu caso estou tentando no GM151. Não consegui muitas informações mas já sei que vou usar a Injeção do Tempra - Magnetti Marelli. Me informaram que é uma injeção mais confiável do que a do monza (era a outra opção).
A do Tempra pesou tb. por eu poder matar o distribuidor.
Já entrei em contato com a Igniflex e vou comprar a roda fônica, os suportes do sensor e uma peça que susbtitui o distribuidor. No caso do motor do Opala o distribuidor é responsável por fazer funcionar a bomba de óleo tb.
Eu já havia adaptado a sonda lambda - Peguei um escapamento do Fiat Tipo, na parte da malha, e fiz uma adaptação. A rosca da sonda do Tipo e do Tempra são iguais. Aliás, a grande maioria são iguais.
Já havia tb. feito adaptação do sensor de temperatura do Tempra (Temperatura da água). Fiz isto com outros propósitos inicialmente mas que vai acabar me ajudando.
Parei por aí pq. não sei mais quais passos a seguir.
Falta, claro, fazer a adaptação da TBI no coletor do Opala (já adquiri o coletor de 4 pinos - o meu era de 02).
Eu vi um motor OHC injetado... Ficou lindo.. ao menos na lenta. Não vi andando....
Então Eduardo, acredito que a receita é basicamente igual - vamos agregar ingredientes e juntos creio que podemos conseguir algo satisfatório.
Abços,
P.S E aí Tuna! Como estão as coisas?
matrakaum
29/01/2017, 14:24
Depois de postar, criei coragem e fui separar os dois kits de injeção que tenho (do Tempra e do Monza). Fiquei olhando, olhando... e sinceramente acho que a do Monza vai ser bem mais fácil a adaptação.
Vou ter que dar uma repensada nisto.... Pelo que vi no esquema do monza não usa sensor na polia, usa o distribuidor - que pelo minha análise ótica, é a mesma coisa do Opala 4cc.....
P.S E aí Tuna! Como estão as coisas?
Fala Matraka, tudo beleza, mas a injeção acabei desistindo, o motor do tsuna funciona muito bem com o carburador original que é de fácil manutenção, no final das contas não compensa pra mim não...
[]'s
Matraka, eu tenho uma injeção do tempra completa para instalar no meu 151. Diz que fica muito bom, um amigo de Minas usava no CJ dele e não tinha do que reclamar, injeção completa, com módulo e chicote, tudo do tempra, apenas roda fônica e suporte do sensor de rotação da igniflex.
Depois de postar, criei coragem e fui separar os dois kits de injeção que tenho (do Tempra e do Monza). Fiquei olhando, olhando... e sinceramente acho que a do Monza vai ser bem mais fácil a adaptação.
Vou ter que dar uma repensada nisto.... Pelo que vi no esquema do monza não usa sensor na polia, usa o distribuidor - que pelo minha análise ótica, é a mesma coisa do Opala 4cc.....
Eduardo Hemielewski
30/01/2017, 08:16
Tenho uma igniflex com roda fônica que elimina a distribuição original (até aí perfeito), mas não estou gostando muito da carburação.
Já levei em vários mecânicos para afinar o carburador, mas vive trancando, falhando, conforme a inclinação ou balanço no Jeep acaba faltando cuba.
Por esses motivos estou pensando seriamente na injeção eletrônica.
Mas agradeço os esclarecimentos.
matrakaum
30/01/2017, 09:07
Bom Dia amigos,
Renato eu tenho as duas, do Tempra e do Monza. Eu, sinceramente, não sei qual é a melhor. Uns dizem que a do Tempra é melhor, mais fácil de regular mas, no meu entender, mais complexa tb. Já a do Monza parece bem mais simples.
A do Tempra que estou falando é dos primeiros monoponto. A outra não serve a não ser que mexa no coletor de admissão.
Ontem, como eu disse, estive olhando as duas. E a do Monza parece que é bem mais fácil de instalar. Sei lá... achei que já tinha decidido.. agora voltei a estaca zero.
matrakaum
30/01/2017, 09:08
P.S - Esqueci. Não confundir a do Tempra com a do Fiat Tipo. Esta última dá muito problema com o maldito sensor de posição da borboleta e com o atuador de marcha lenta. É raro um Tipo que não apresente falhas nestes dois itens.
Eduardo, aqui em Sinop tem um Jeep com Falcon 3.6, kit igniflex e carburador original. Nas trilhas ele falha , conforme inclinação tambem.
O meu é da mesma configuração, porem não esta montado ainda.
Eduardo, aqui em Sinop tem um Jeep com Falcon 3.6, kit igniflex e carburador original. Nas trilhas ele falha , conforme inclinação tambem.
O meu é da mesma configuração, porem não esta montado ainda.
O meu não falha inclinado, carburação solex 40-DEIS á alcool com a giclagem original
[]´s
Eu tenho na minha F75 o motor Falcon 3.6 na versão moderna (com coletor de admissão).
Coloquei injeção eletrônica ano passado, instalei uma pandoo Pro Inject, roda fônica, 3 bobinas do palio, etc...
Ficou outra coisa para andar, sem comparação muito redondo e forte. No caso do coletor de admissão fabriquei um inteiramente novo.
matrakaum
26/06/2017, 10:39
Pra mim agora só falta a FuelTech. Vou utilizar a injeção do monza mesmo.
Estou tentando juntar alguns temers para poder comprar o módulo de injeção...
Sabia que já tinha visto falcon injetado aqui no fórum, levei o dia pra achar, mas ta aí... Camarada usou TBI de S10/Monza e Modulo Pandoo Pulser Plus...
No link abaixo tem algumas fotos...
Abraço...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/130778-injetar-ohc-1.html#post2065989
Bom Dia, Amigos!
Olá, deve fazer tempo esse post mas vou responder...
referente a peças do ford falcon 4.9, esqueça, é totalmente outro motor...
No meu caso eu comprei um coletor de admissão usado, onde estao sendo feita as coisa nele e assim nao preciso parar o jeep por tanto tempo, fico andando com carburador deboa e paro ele somente qnd for colocar as peças..
Eu estou injetando minha f75 com o falcon 3.6, usando uma FT300, Sparckpro3 com 3 bobinas duplas da fiat...
Alem disso pra melhor funcionamento da fueltech comprei roda fonica/sensor proprio pro ford falcon 3.6 da igniflex...
bomba de gasolina do gol gti com dosador..
na parte da admissão, uso corpo de borboleta do marea, com 6 bicos bosch de 42L.. na realidade não ha a necessidade de fabricar uma admissão nova, oq eu fiz é levar em um torneiro bom e experiente, foi feito os furos e fixados os bicos injetores bem no pé do coletor de admissão, e em seguida uma flauta de inox (nossa gasolina tem muito alcool) e tb foi feita uma flange pro corpo de borboleta...
o sensor de temperatura de ar foi fixado bem no coletor tb...
a bomba de gasolina mecanica vai ser retirada e o distribuidor vou deixar somente a haste pra girar a bomba de oleo que depende dele...
quando terminar as adaptacoes e se tiver alguma duvida eu posto fotos...
lenoMutum
20/08/2019, 12:55
Boa tarde, alguem sabe de algum motor de partida alternativo para o ford "falcon" 221 da f1000?
Olá, deve fazer tempo esse post mas vou responder...
referente a peças do ford falcon 4.9, esqueça, é totalmente outro motor...
No meu caso eu comprei um coletor de admissão usado, onde estao sendo feita as coisa nele e assim nao preciso parar o jeep por tanto tempo, fico andando com carburador deboa e paro ele somente qnd for colocar as peças..
Eu estou injetando minha f75 com o falcon 3.6, usando uma FT300, Sparckpro3 com 3 bobinas duplas da fiat...
Alem disso pra melhor funcionamento da fueltech comprei roda fonica/sensor proprio pro ford falcon 3.6 da igniflex...
bomba de gasolina do gol gti com dosador..
na parte da admissão, uso corpo de borboleta do marea, com 6 bicos bosch de 42L.. na realidade não ha a necessidade de fabricar uma admissão nova, oq eu fiz é levar em um torneiro bom e experiente, foi feito os furos e fixados os bicos injetores bem no pé do coletor de admissão, e em seguida uma flauta de inox (nossa gasolina tem muito alcool) e tb foi feita uma flange pro corpo de borboleta...
o sensor de temperatura de ar foi fixado bem no coletor tb...
a bomba de gasolina mecanica vai ser retirada e o distribuidor vou deixar somente a haste pra girar a bomba de oleo que depende dele...
quando terminar as adaptacoes e se tiver alguma duvida eu posto fotos...
como ficou as adaptações? tem fotos ?
Boa tarde, alguem sabe de algum motor de partida alternativo para o ford "falcon" 221 da f1000?
use o motor de arranque da ranger 4cc