PDA

Ver Versão Completa : Bloqueio 75% F1000 no Willys



willys1960_ctba
20/03/2006, 12:44
Pessoal, to querendo colocar bloqueio 75% no diferencial traseiro do meu willys. O 100% não ficaria muito bom pra mim pois uso ele em asfalto e estrada de terra.
Agora a duvida é, isso presta ou vou estar arrumando pra minha cabeça?

raphael

ctba

Elmer_Jeep
20/03/2006, 15:12
Se for novo vai fazer alguma diferença em relação à caixa original(não bloqueada).

Se for usado certamente já apresenta desgaste e não vai ter a eficiencia(embora limitada) que o equipamento proporciona.

[]'s

Flavio Miranda
20/03/2006, 19:11
All,

Apenas a titulo de comparação com um jipe BEM mais pesado que o CJ...

A Camper está com eixos de Trollha e bloqueio de F1000 na FRENTE. Atrás tem o bloqueio original...

Fui para a trilha no sábado passado e mesmo com pneus Grabber 33 meia vida... foi um passeio literalmente....
No Samuca HighBlue (que está com o BOB e a venda..) tem bloqueio 100% na traseira + redução 80% na T-Case e a Camper foi melhor que o HB na mesma trilha...!!!

E detalhe... no aslfalto e manobras, o HB estalava e pulava na curva fechada dentro da garagem...
A Camper nem parece que está bloqueada....

Não sei ainda a durabilidade dos blocks em questão , mas a eficiência é inquestionável !

[ ] s

willys1960_ctba
20/03/2006, 19:26
Justamente por usar o jeep no dia a dia e tbém em trilhas que pensei nesse bloqueio, agora não sei quanto a durabilidade do mesmo.
Sei que com bloqueio 100% fica tesão... mas para rodar no asfalto com aqueles estralos é fróide... e o da micromaq ta muito kro...
Bom, acredito que seja uma boa escolha mas ainda vou esperar mais comentários do pessoal do forum. Por enquanto muito obrigado...

raphael

ctba

Rogério Tortato
20/03/2006, 19:59
só um lembrete aos amigos.

normalmente o cj tem relação curta e a f1000 relação longa.

logo, a caixa é dirente. ambas servem no mesmo diferencial, mas a de relação longa tem a "cama" da coroa mais afastada do centro do pinhão, justamente porque os pinhões tem muito mais dentes, normalmente 13 no caso da f1000.

assim, nunca daria regulagem para um jeep de relação curta como de pinhão 8 ou 9.

duas soluções possíveis:

1º) ou se faz uma arruela de encosto grande, que de um lado deve encaixar-se perfeitamente no bloqueio e de outro lado no fundo da coroa, de modo a aproxima-la alguns milímetros do pinhão. acho que isso deveria ser feito por um torneiro expert e mesmo assim tenho minhas dúvidas quanto à viabilidade do serviço, pois a arruela em questão vai distanciar coroa e caixa, talvez forçando mais os parafusos.

2ª) opção - vai em um ferro velho e compra uma caixa própria do dana 44 para RELAÇÃO CURTA com tração positiva. certamente os reparos vão estar uma me#$&, mas dá pra comprar um jogo novo, só dos reparos e colocar. os reparos são exatamente os mesmos da caixa nova da f1000. só tem uma diferença que nas caixas antigas, existiam quatro molas bem fortes a dar constante pressão nas arruelas da tração, as quais são responsáveis pelo efeito (tração positiva).

na caixa modelo novo, da f1000, esta pressão existe em razão das peças serem mais justas. a gente fica com a impressão de que quando o sistema acomodar, tende a perder a ação mais rapidamente. não sei se as molas dão mais vida útil ao sistema! talvez!

se seu jeep já tem relação longa, desconsidere o que eu disse.

espero ter ajudado.

abraços.

Rogério Tortato
20/03/2006, 20:05
só pra complementar. havia me esquecido.

meu jeep tem tração positiva em ambos os eixos. ajuda muito no barro ou terrenos lisos. não tem nenhum efeito em pedra.

essas caixas normalmente são fáceis de encontrar em ferro velho. acho que saíram em fords v8, maverick, e algumas pick-ups f75. achei tantas e a preço tão barato que comprei umas 6, para aproveitar os melhores reparos. cuidado, tem caixas com planetárias de 30 e 19 estrias. tenho ambas. mas preste atenção nisso, pois dependendo das estrias do seu semi eixo, pode ter problemas.

as planetárias da f1000 também servem.

abraços.

willys1960_ctba
21/03/2006, 06:56
Rogério,

que aula que tu me deu, rss

no meu willys to usando motor de opala 6cc com relação 11 x 47 , e caixa 4 marchas da f1000 (deve ser das antigas pois a ré é pra frente e pra esquerda, tem aquela infeliz mola pra apertar na hora de engatar).

pelo seu entender vai funcionar bem?

Dennis Figueiredo
21/03/2006, 08:22
Eu ja gastei com essa inutilidade de bloqueio 75%... hoje não gasto mais nem 1 real.

Rogério Tortato
21/03/2006, 10:11
Rogério,

que aula que tu me deu, rss

no meu willys to usando motor de opala 6cc com relação 11 x 47 , e caixa 4 marchas da f1000 (deve ser das antigas pois a ré é pra frente e pra esquerda, tem aquela infeliz mola pra apertar na hora de engatar).

pelo seu entender vai funcionar bem?

como vai amigo,

não é aula não, é troca de experiências. só aprendi essas coisas fuçando no jeep. daqui a pouco voce também estará compartilhando suas experiências aqui com a gente e isso é muito bom.

quando me referi a "caixa" não era ao câmbio, mas sim à própria caixa satélite (miolo do diferencial), ou seja, à "tração positiva em si". mas acho que entendeu.

agora uma dúvida. sua relação 11/47 é intermediária, por isso não sei se usa a caixa baixa ou a caixa alta. vou pesquisar. se tiver curiosidade, vai lá no tópico "vendem-se peças e acessórios" e ve onde o leo valle vende bloqueios, ele explica direitinho quais relações usam a caixa alta e quais usam a caixa baixa.

quanto ao seu conjunto, acho que deve ser muito bom. não há o que falar do motor ele é "10".

"a propósito, voce disse que a sua ré é pra frente. aqui nossas rés são pra tras". brincadeira, só pra descontrair - eu realmente não entendo de câmbios, da f1000 conheço os clarkinhos 4 e 5 marchas, que normalmente são usados por jeepeiros, com o engate da ré para tras, ao lado da quarta marcha, mas se o seu câmbio equipou a f1000 deve ser robusto.

quanto à relação, já te adianto, jeepeiro não gosta de relação alongada. gostamos de relação curta, para sobrar força nas trilhas. mas, como voce usa o jeep no dia a dia, deve lhe ser útil. talvez sinta falta de algo mais curto nas trilhas.

abraços.

Rogério Tortato
21/03/2006, 10:18
ah, ali acima falei das estrias das planetárias.

cuidado, normalmente jeep tem 19 estrias nos semi eixos. somente os mais novos tem 30.

se o seu tiver 19 estrias não adianta comprar o block 75% da f1000. todos eles são 30 estrias.

então, verifique isso antes da compra.

abraços.

cleyton_jopavi
21/03/2006, 23:03
Aí gente,

Algumas perguntas aos experts:

Tem como testar se este bloqueio ( f1000 ) com o jeep sobre cavaletes?
Como ele aciona? Seria com PESO ( atoleiro, por exemplo )?
Ele fica sempre acionado?


Cleyton Viana

Wallace
22/03/2006, 01:25
Um Lock Right ou Quick Lock são do tipo 100% de dentes, mas não são radicais no asfalto quantos os nacionais.
E existe o True Track que é um sistema de engrenagens que não tem desgaste, não usa oleo especial, nem tem problemas de trancos ou barulhos como os 100%.
Estou com o Dennis, não acho que justifica instalar uns bloqueio de discos como o da F-1000.
E tenho um similar original no eixo traseiro da XJ.

Rogério Tortato
22/03/2006, 21:50
Aí gente,

Algumas perguntas aos experts:

Tem como testar se este bloqueio ( f1000 ) com o jeep sobre cavaletes?
Como ele aciona? Seria com PESO ( atoleiro, por exemplo )?
Ele fica sempre acionado?


Cleyton Viana

amigo, voce sabe como funciona uma caixa satélite normal?

pois é, há engrenágens grandes a que chamamos de planetárias e pequenas que chamanos de satélite. neste caso, há grande liberdade para o giro independente das planetárias. nada as segura.

no caso da tração positiva, há um sistema para não deixá-las girar livremente, só isso.

se elas girarem livremente, cada semi eixo poderá girar (patinar)enquanto o outro está parado.

vou tentar ser claro, mas não sei se consigo.

pois bem, os semi eixos encaixam-se nas planetárias. na tração positiva, as planetárias acomodam-se nas extremidades da caixa (como ocorre com a tração normal), porém, neste encaixe, existem ressaltos internos na caixa.

na planetária, na parte oposta aos dentes, existem fresas tb na parte externa. assim a engrenagem é fresada interna e externamente.

a planetária fresada fica encaixada na caixa satélite, justamente onde esta tem os ressaltos internos.

existem aí dois tipos de discos. uns com uma espécie de orelhas, as quais encaixam-se nos ressaltos da caixa, não permitindo que eles girem em seu interior. a parte de dentro desses discos é lisa, girando livremente sobre a planetária. os outros discos tem fresas na parte de dentro, as quais encaixam-se na planetária, o que não permite que os discos girem em relação à planetária. entretanto, a parte externa desses discos é lisa, girando livremente em relação a caixa.

esses discos são colocados alternadamente, acho que uns 5 ou 6 em cada plantária. uns prensados contra os outros.

ou seja, alternadamente uns prendem-se à caixa e outros prendem-se à planetária, ficando, entretanto, face a face. na maior parte do tempo, a planetária fica imóvel com relação à caixa e, por isso, os discos também.

quando um pneu patina, a planetária gira dentro da caixa fazendo girar também a metade dos discos que a ela se prendem. a outra metade dos discos estão presos à caixa e por isso ficam parados. assim, quando há giro, uns discos giram contra os outros parados, sendo que estão alternados, por isso criam atritos dos dois lados. já pensou cerca de 5 ou 6 discos girando uns contra os outros e sob pressão. é como uma espécie de embragem e isso faz com que haja muita resistência em deixar uma roda girar sozinha, fazendo força para a outra roda também girar.

quanto mais giro dá, mais os discos giram uns contra os outros, esquentando o sistema e os discos em razão do atrito, fazendo-os expandir (lei da física), a expansão, por sua vez em razão do calor, aumenta ainda mais a pressão e, por consequencia, o efeito positivo.

em uma simples curva da esquina, o atrito é tão pouco que não chega a ter efeito.

o problema é que com o tempo e uso contínuo, o sistema perde eficiência, por gastar demais os discos.

bom, não sei se me fiz entender. espero que sim. se alguém não concordar ou pretender complementar, poste aí.

abraços.

Rogério Tortato
22/03/2006, 21:59
Um Lock Right ou Quick Lock são do tipo 100% de dentes, mas não são radicais no asfalto quantos os nacionais.
E existe o True Track que é um sistema de engrenagens que não tem desgaste, não usa oleo especial, nem tem problemas de trancos ou barulhos como os 100%.
Estou com o Dennis, não acho que justifica instalar uns bloqueio de discos como o da F-1000.
E tenho um similar original no eixo traseiro da XJ.

concordo em parte com o Wallace.

como disse, em terrenos lisos, este sistema tem um bom efeito, mas em outros terrenos, como pedras, não tem efeito algum.

como disse, meu jeep tem nos dois eixos. agora comprei um 100% e um dos 75% vai pro descanso.

mas pra quem tá começando ou costuma pegar mais lama que pedras e terrenos acidentados, quebra um galhão.

abraços.

cleyton_jopavi
22/03/2006, 22:21
Rogério,

Vamos ver se entendi...
Pelo o que foi descrito acima eu resumiria o acionamento da sequinte forma, me corrija se falei besteira.

A) com o carro parado, totalmente frio ( cardães ), se levantarmos uma das rodas de um eixo, conseguiremos roda-la mesmo que a outra esteja presa ao chão, pois não haverá ATRITO suficiente para acionar o travamento.

B) Com o carro em movimento, ao acelerar e dar giro a transmissão, o atrito aumenta e aí, haverá o travamento das planetárias. Isto significa que uma acelerada brusca seria capaz de DESPERTAR o bloqueio.


Se entendi errado, por favor corrija-me.
Se alguem mais desejar enriquecer os comentários, ficaremos gratos.


Cleyton Viana

Rogério Tortato
23/03/2006, 09:48
Rogério,

Vamos ver se entendi...
Pelo o que foi descrito acima eu resumiria o acionamento da sequinte forma, me corrija se falei besteira.

A) com o carro parado, totalmente frio ( cardães ), se levantarmos uma das rodas de um eixo, conseguiremos roda-la mesmo que a outra esteja presa ao chão, pois não haverá ATRITO suficiente para acionar o travamento.

B) Com o carro em movimento, ao acelerar e dar giro a transmissão, o atrito aumenta e aí, haverá o travamento das planetárias. Isto significa que uma acelerada brusca seria capaz de DESPERTAR o bloqueio.


Se entendi errado, por favor corrija-me.
Se alguem mais desejar enriquecer os comentários, ficaremos gratos.


Cleyton Viana


amigo Cleyton,

não foi exatamente isso que eu disse.

respondendo, salientando que não sou mecânico nem expert. os mais entendidos me corrijam.

a) não é bem assim - se a tração positiva estiver boa, ou seja, com os discos bem justos, acho difícil voce conseguir girar livremente uma das rodas. a pressão é constante. a todo instante os discos são pressionados uns contra os outros e por isso haverá sim atrito.

b) amigo, não basta dar giro à transmissão. voce pode se deslocar a 100km/h, mas se o fizer em linha reta, o sistema interno da caixa do difencial estará absolutamente parado. a caixa estará, logicamente girando, mas suas engrenagens e discos (em caso de tração positiva) estarão sem qualquer ação.

o sistema diferencial - que nada mais é que um mecanismo que permite giros diferentes nas rodas - só entra em ação quando isso acontece, ou seja, quando há giros diferentes entre as rodas direita e esquerda (do mesmo eixo).

assim, se estiver atolado com uma roda parada (agarrada) e a outra girando em falso, esse é um mero "efeito colateral" do sistema diferencial e aí sim é que o diferencial com tração positiva entra em ação, justamente tentando barrar ou "resistir" à diferença de giro das rodas.

veja que não é como num sistema 100% que arma de desarma. no caso da tração positiva a ação é constante. quando falei que o atrito e o calor aumentam a sua ação, não disse que aí ela se arma, mas apenas que "aumenta a sua ação" que já existia, mas que normalmente é potencializada com a maior temperatura e consequente expansão de materiais. aquecido o material este se expande e os discos se apertam ainda mais uns contra os outros. mas já há pressão dos discos mesmo frios e, por isso, há ação. se não houver, é porque já há grande desgaste.

mais uma vez espero ter me feito enteder.

abraços.

Rogério Barthy
23/03/2006, 10:06
Estou querendo instalar um bloqueio trazeiro em minha viatura, e ainda não consegui escolher a mais adequada.
Como o Willys1960 ctb disse, tbm uso o meu cj5 em na cidade e em estradas para deslocamento, precisando esporadicamente do bloqueio em enrroscos quando em trilhas e em passagens por rios da região, quando com os pneus molhados, fico patinando na margem, sem conseguir romper a inclinação e o barro ou então, quando em comboio, fico parado em algum barreiro já pisado por outras viaturas com 750/agrícolas, quando então somente com guincho ou reboque, consigo sair.
Gostaria de informações quanto os tipos de bloqueio disponíveis, custo/benefício, preços, dificuldades de instalação e para o que pretendo, qual seria o mais indicado.
Agradecendo antecipadamente,

Elmer_Jeep
23/03/2006, 11:18
Rogério Barthy, leitura recomendada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2992

aqui tem uma aula sobre vários modelos e funcionamento:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8502

[]'s

Wallace
23/03/2006, 14:52
Se for dana 44 19 estrias recomendo o Lock Right, US$ 515,00
Se for 30 estrias:
Quick Lok, US$ 395,00
Lock Right, US$ 445,00

Rogério Tortato
23/03/2006, 19:15
poxa vida Wallace, com o atual câmbio, esses "bocleios" estão mesmo baratos.

dá até vontade de fazer besteira. agora que comprei da ensimec (100%) para o trazeiro (eixo), dá "comixão" pra botar um desses mais baratos na dianteira. em real, os mais baratos dali vai ficar entre R$ 800 e R$ 950 é isso mesmo?

supondo que o preço é colocado aqui, como normalmente é o seu anúncio.

chara Rogério Barthy Simpson.

cara, não ganho comissão do Wallace, mas com uns preços desses, não compensa nem pensar em tração positiva. duvido que ache uma caixa 75% zero por menos de R$ 600 ou R$ 700.

quando comprei as minhas 75%, o fiz em ferro velho, comprando aos montes, 5 ou 6, para aproveitar duas, mesmo assim ficou muito barato colocar nos dois eixos. além do que o dólar estava absurdo e quase não dava pra pensar numa dessas importadas. agora é outra coisa.

sem falar que a vida útil da 75% é muito mais restrita e em pouco tempo precisará trocar os reparos (discos), dependendo do seu uso.

abraços.

willys1960_ctba
23/03/2006, 19:36
Wallace


como funcina esses bloqueios que vc tem pra vender?
tem como entrar em contato para saber melhor sobre o produto?

sobre o 75% eu coloquei por não conhecer outro modelo, e o da ensimec 100% tenho medo pois uso muito mesmo o veiculo no dia a dia, mesmo com pneus agricola 245 / 70 x 16... rsss

fico no aguardo

willys1960@uol.com.br

cleyton_jopavi
23/03/2006, 19:56
Willys,


Como você aguenta o roncado desses pneus no asfalto?
É uma barulheira daquelas.

Cleyton Viana

willys1960_ctba
24/03/2006, 08:21
cleyton_jopavi

Olha, não sei se é pelo ronco do 4.1 ou se realmente o desenho desse pneu,
mas nem precebo barulho dos pneus...
O desenho dele é um pouco diferente do tradicional agricola, é feito aqui pelo CRI - CRI em ctba...

raphael
willys1960

Elmer_Jeep
24/03/2006, 09:49
...o da ensimec 100% tenho medo pois uso muito mesmo o veiculo no dia a dia...


Sua dúvida é a mesma de outro amigo num tópico sobre bloqueios que tá rolando na página dos engesa:

Veja lá e tire novas conclusões:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17916&start=20

1 abraço.

Wallace
24/03/2006, 17:20
poxa vida Wallace, com o atual câmbio, esses "bocleios" estão mesmo baratos.

dá até vontade de fazer besteira. agora que comprei da ensimec (100%) para o trazeiro (eixo), dá "comixão" pra botar um desses mais baratos na dianteira. em real, os mais baratos dali vai ficar entre R$ 800 e R$ 950 é isso mesmo?

supondo que o preço é colocado aqui, como normalmente é o seu anúncio.

chara Rogério Barthy Simpson.

cara, não ganho comissão do Wallace, mas com uns preços desses, não compensa nem pensar em tração positiva. duvido que ache uma caixa 75% zero por menos de R$ 600 ou R$ 700.

quando comprei as minhas 75%, o fiz em ferro velho, comprando aos montes, 5 ou 6, para aproveitar duas, mesmo assim ficou muito barato colocar nos dois eixos. além do que o dólar estava absurdo e quase não dava pra pensar numa dessas importadas. agora é outra coisa.

sem falar que a vida útil da 75% é muito mais restrita e em pouco tempo precisará trocar os reparos (discos), dependendo do seu uso.

abraços.É isso ai, quase 900 R$ ao cambio de hoje já no Brasil.

Wallace
24/03/2006, 18:03
Wallace


como funcina esses bloqueios que vc tem pra vender?
tem como entrar em contato para saber melhor sobre o produto?

sobre o 75% eu coloquei por não conhecer outro modelo, e o da ensimec 100% tenho medo pois uso muito mesmo o veiculo no dia a dia, mesmo com pneus agricola 245 / 70 x 16... rsss

fico no aguardo

willys1960@uol.com.brEstes ai são os mais simples bloqueios que existem em termos de peças, pois o segredo esta no projeto (angulos) e no material.
Eles substituem as planetarias e não toda a caixa de satelites, assim servem para qualquer relação de diferencial.
São conhecidos como bloqueios de dentes pois são como umas flages dentadas de um lado que se casam nos dentes de seu par.
Tem dois pares destes.
Os internos tem um meio furo ovalado.
Com os dois internos juntos fica com um furo ovalado.
Por este furo ovalado passa um pino.
Existe uma folga entre as flanges que permitem somente um dos pares se desengrenarem nos dentes.
Quando voce acelera o pino entre as flanges força as flanges internas abrirem eliminado a folga e obrigando ambos os lados engrenarem e assim bloqueando o diferencial.
Mas isso só acontece quando a força vindo do motor é maior que a vindo das rodas.
Assim andando reto normalmente se esta bloqueado.
Quando se entra numa curva sem acelerar um dos pares de flange se desengrena e se fica com tração na roda oposta.
Se acelerar em curva vai ter uma certa aceleração que vai conseguir fazer o pino separar as flanges internas e assim vai bloquear.
Então basta não acelerar em curva para não bloquear.
Assim em velocidade fica muito mais dificil bloquear, pois a força vindo da roda é grande.
Mas ao manobrar fica dificil não tem os trancos e o barulho do engrenamento e desengranamento dos dentes, pois a força usada na manobra é maior (marcha mais reduzida).
Existe até um modelo mais caro que tem um mecanismo de sincronização para praticamente eliminar os trancos e barulho, ou seja, pode até bloquear e desbloquear, mas o faz de forma ainda mais suave.
Veja os desenhos no link abaixo:
http://www.powertrax.com/lockright2.html
este é similar, mas tem o mecanismo de sincronização:
http://www.powertrax.com/nsoperation.html
Tem outros modelos com preços maiores e com forma diferente de trabalho.
Como o TreuTrack que é um deslizamento limitado por engrenagens que funciona muito bem até ficar com uma roda no ar. Mas não tem tranco ou barulho.

masigio
10/05/2010, 21:59
Rogério Barthy, leitura recomendada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2992

aqui tem uma aula sobre vários modelos e funcionamento:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8502

[]'s

Prezado Rogério, os links não abrem. Gostaria de dar uma lida, pode ajudar, obrigado.:parede: Marcelo Giovanini.

masigio
10/05/2010, 22:00
Prezado Rogério, os links não abrem. Gostaria de dar uma lida, pode ajudar, obrigado.:parede: Marcelo Giovanini.


Digo, prezado Moderador... não consigo abrir os links. obrigado.