PDA

Ver Versão Completa : Troller como tracionador de trailer de cavalos?



Andrefb69
17/01/2017, 14:36
Pessoal:
Me apresentando, faço parte do 4x4Brasil há alguns anos, mas sempre no fórum da Ford.
Estou eu aqui procurando opções para substituir minha F1000 89 (com dor no coração) para reboque de um trailer de dois cavalos. As adaptações de câmbio e diferencial que teria que fazer para ficar com ela neste uso são inviáveis economicamente e decidi pela troca (ainda tô criando coragem...). Como as caminhonetes boas são caríssimas e as "plastionetes" 4x4 modernas me causam arrepios de pensar no custo de manutenção e dúvidas sobre a real resistência de seus sistemas de transmissão, me veio a idéia de puxar com um veículo 4x4 do tipo Jeep (que, de quebra, me traria outras possibilidades de curtir a vida...) :)
Nessa pesquisa toda, cheguei a ver a Defender (3,5 tons de capacidade de reboque) mas o custo de manutenção, motor HSD e posição de dirigir (torto) me afastam deste veículo. Sempre gostei de BAND e o pessoal do fórum já me ajudou muito com informações. Mas estou pesquisando e os preços estão me brochando...
Sendo assim:
Vocês acham que um Troller (2.8 mwm) daria conta de rebocar um trailer com freio inercial (peso total ao redor de 2 tons) por viagens de 100 a 300km? Alguém tem alguma experiência em rebocar grandes pesos com o Troller?

Grato de antemão

Fabio_Roberto
17/01/2017, 15:17
Um jipe que faz isso, dois cavalos vai tranquilo...rs


https://www.youtube.com/watch?v=XSNoqscNjf8

homerohermida
17/01/2017, 21:18
Acabei de puxar uma velha Rural 1958 carregada de peças serra acima sob um calor de 40ºC... Simplesmente ignorou...

Andrefb69
18/01/2017, 10:51
Um jipe que faz isso, dois cavalos vai tranquilo...rs


https://www.youtube.com/watch?v=XSNoqscNjf8


Fábio, bom dia!
Sim, eu vi alguns destes vídeos e foi até por isso que fiquei com essa idéia meio maluca na cabeça.... :)
Força eu não tenho dúvida nenhuma que tenha. O que me deixa em dúvida é a dinâmica na estrada...
Outra coisa é o peso. Já vi referência que o Troller mwm 2.8 pesa mais de 2.000kg e em outra o peso era um pouco mais de 1.600kg... Não sei o que é real.
Obrigado pela ajuda!

Andrefb69
18/01/2017, 10:53
Acabei de puxar uma velha Rural 1958 carregada de peças serra acima sob um calor de 40ºC... Simplesmente ignorou...


Homero, bom dia!
Tem idéia do peso total que você rebocou? Rurais são bem pesadas e ainda por cima com peso dentro.... É uma ótima referência.

Grato!

Fabio_Roberto
18/01/2017, 11:01
Qualquer Troller Diesel passa facil dos 2000 kg, se estiver cheio de acessórios e pneus grandes pode chegar em 2500 kg, mas isso não é nada para o conjunto do Troller.

Veja esse post...
T4 Clube Brasil | Clube do Seu Troller (http://www.t4clube.com.br/single-post/2016/07/08/Jipe-Troller-Quase-um-Tanque-de-Guerra-1)

E esse...
T4 Clube Brasil | Clube do Seu Troller (http://www.t4clube.com.br/single-post/2016/06/14/Troller-no-dia-a-dia-Vale-a-pena)

Não tenho experiência com cavalos, mas eu acho que a unica dificuldade serão os freios, os freios do Troller não são grande coisa, com certeza os freios da sua F1000 são melhores, mas é questão de costume, da para melhorar, ajuda bem colocando um kit aeroquip, aqui o link..
T4 Clube Brasil | Clube do Seu Troller (http://www.t4clube.com.br/mangueiras-freio-troller-aeroquip)

da uma pesquisada nesse site, tem muita coisa lá que vai te ajudar a decidir.

Andrefb69
18/01/2017, 14:16
Fabio:
Em relação ao freio, o da F1000 também não é uma maravilha... Rsrs! Aliás, é bem ruim, mas estando o freio inercial do trailer bem regulado, você quase não sente o peso em freadas normais. ÀS VEZES, há necessidde de usar um pouco mais, mas aí entra a importância do peso do veículo tracionador; a F1000 com seus 2.500kg segura muito bem. Sendo assim, imagino que se o Troller chegar nuns 2.300kg não deve ter problemas de estabilidade e frenagens (a checar por causa do entreeixos). Vou ler com atenção estes tópicos assim que tiver um tempo.
Muito obrigado pela informação e pelos posts!

homerohermida
18/01/2017, 23:00
Homero, bom dia!
Tem idéia do peso total que você rebocou? Rurais são bem pesadas e ainda por cima com peso dentro.... É uma ótima referência.

Grato!
Em torno de 2000kg. Tinha uns 30L de óleo, cubos de roda, tambores de freio, vários rolamentos, jogos de ferramentas de caixa, boca, estrias completas, radiador, enfim... Bem carregada!

Andrefb69
19/01/2017, 15:39
Obrigado Homero!

VOVÔ DO TROLLER
19/01/2017, 15:59
Acabei de puxar uma velha Rural 1958 carregada de peças serra acima sob um calor de 40ºC... Simplesmente ignorou...

Legal Homero. Que tipo de tração vc usou? Valeu e Obrigado. Valter

homerohermida
19/01/2017, 19:04
Legal Homero. Que tipo de tração vc usou? Valeu e Obrigado. Valter
Desculpe mas não entendi.

VOVÔ DO TROLLER
19/01/2017, 19:26
Desculpe mas não entendi.
Olá Homero. Você puxou com a tração normal traseira?

homerohermida
19/01/2017, 21:41
Olá Homero. Você puxou com a tração normal traseira?
Sim. Tração traseira. Usei a terceira marcha na maioria dos 16km de subida da serra e como não parei, não precisei reduzir pra sair da inércia.

VOVÔ DO TROLLER
19/01/2017, 22:31
Sim. Tração traseira. Usei a terceira marcha na maioria dos 16km de subida da serra e como não parei, não precisei reduzir pra sair da inércia.
É isso que eu queria saber. Obrigado.

Andrefb69
01/06/2017, 13:33
Pessoal:

Obrigado pela ajuda que me deram. Havia decidido pela compra de uma BAND (como segundo veículo), mas depois de pesquisar por meses e não achar nenhuma BAND com custo/benefício realista, essa semana acabei por fazer a maior loucura financeira da minha vida... KKKKKK! Tá aí a criança (que será meu veículo do dia a dia).
Agora, assim que possível, vou checar (e possivelmente reforçar) o engate e fazer os primeiros testes. Vou registrar os resultados aqui, já que não achei nada na internet com respeito a este uso do Troller.

Abraço

548430

Elison
01/06/2017, 16:11
Pessoal:

Obrigado pela ajuda que me deram. Havia decidido pela compra de uma BAND (como segundo veículo), mas depois de pesquisar por meses e não achar nenhuma BAND com custo/benefício realista, essa semana acabei por fazer a maior loucura financeira da minha vida... KKKKKK! Tá aí a criança (que será meu veículo do dia a dia).
Agora, assim que possível, vou checar (e possivelmente reforçar) o engate e fazer os primeiros testes. Vou registrar os resultados aqui, já que não achei nada na internet com respeito a este uso do Troller.

Abraço

548430
Andre, parabéns pela compra.
Na minha opinião esse é o melhor modelo do Troller (09 a 12) e essa é a cor mais bonita.
Com relação ao engate, não se preocupe, pois é muito resistente.

amonluna
01/06/2017, 19:10
Parabens amigo, belo exemplar, duvido q se arrependa!

JAIME
09/06/2017, 17:45
Esqueça esse negocio de Band. Já tive duas e vai se arrepender, projeto anos 50. Quanto ao Troller o meu atual é 2010 e é um espetaculo mecanico. O motor equipa caminhão ( o da Band alias tambem. Agora é bom quando tiverem duvidas ler o manual. Lá está especificado que o Troller pode rebocar 2 toneladas. Pra mim acabou a duvida.

Andrefb69
18/07/2017, 14:30
Pessoal:
O tempo passa e algumas coisas acontecem... Rsrs!
Como não encontrei nada mais concreto na net com referência às minhas dúvidas, resolvi ajudar quem um dia vier a ter as mesmas...
Estou fazendo os testes iniciais para checar a real aptidão do Troller para essa função. Vou postar aqui os vídeos com os resultados dos testes. A idéia é:
Fase 1 - Trailer vazio.
Fase 2 - Trailer com carga NÃO viva.
Fase 3 Trailer com carga viva.

Segue o primeiro vídeo:
TROLLER rebocando Trailer de dois cavalos - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=J040Sc4vbkU&feature=youtu.be)

Andrefb69
18/07/2017, 14:36
Oi Jaime:
Desculpe a demora na resposta. Andei meio sumido daqui por falta de tempo...
Então, neste caso não é só a questão de capacidade de tração. Carga viva é carga extremamente delicada! Há movimentos constantes dentro do trailer que se refletem diretamente no veículo tracionador. Além do que cavalos elevam MUITO o centro de gravidade o que só amplifica o efeito acima! ESSA É A GRANDE DÚVIDA. Como ele vai se comportar nessas situações. Mas em breve saberemos... :)


Esqueça esse negocio de Band. Já tive duas e vai se arrepender, projeto anos 50. Quanto ao Troller o meu atual é 2010 e é um espetaculo mecanico. O motor equipa caminhão ( o da Band alias tambem. Agora é bom quando tiverem duvidas ler o manual. Lá está especificado que o Troller pode rebocar 2 toneladas. Pra mim acabou a duvida.

Andrefb69
13/08/2017, 21:05
Pessoal:
Só para registrar, o projeto "testes com trailer" foi abortado. Fui checar o engate do Troller (em função de um balanço anormal do trailer) e percebi que os parafusos estavam frouxos!!! Um grande perigo com certeza, mas também percebi que para puxar um trailer com carga viva, seriam necessários reforços na estrutura do engate. Como o Troller "não funcionou" para mim como carro do dia a dia, já o estou colocando a venda e, portanto, não vou fazer este investimento.

Obrigado a todos.