Conectar

Ver Versão Completa : Lama no Motor

mir000
19/03/2006, 23:50
Pessoal,

Pra quem costuma fazer trilhas com muito barro/lama...

Normalmente o motor suja mais do que tudo...

Tem mecânico que não aconselha ficar lavando o motor.

Eu particularmente, mesmo aqui no entrono de BH não tendo muita trilha com lama, costumo passar um pano úmido pra tirar o exesso de lama que seca e fica grudada em tudo!!!

O que vocês fazem???

- Lavam sempre???

- Lavam de vez em quando???

- Nunca lavaram???

- Instalam "barreiras" por onde a lama entra pro cofre do motor???

O que a lama é a água (no caso das lavagens) pode danificar???

Tenho um amigo que teve a central do vitara queimada, após lavar o motor em um lava-jato!!!

[s]

EduPuga
20/03/2006, 08:36
Rafa,

Não fico lavando sempre só quando ta feio mesmo, o lavador também não acho legal, melhor lavar vc mesmo com mais cuidado com as partes eletricas e com uma bomba caseira que tem bem menos pressão

luiztacco
20/03/2006, 09:53
Rafael, eu não costumo lavar sempre o motor da viatura.
Tento manter o mais limpo possivel, igual você falou, passando um pano úmido.

Mas, quando lavei, levei o carro no lavajato da rua Platina (quase em frente a 5ª roda).
Eu gostei do serviço do pessoal lá.

Eu acompanhei o serviço e eles foram bem cuidadosos!!!

Abraço

Daniel Engelbrecht
20/03/2006, 12:30
Eu lavo o motor do samurai raramente, quando está bem sujo. No lava-jato que eu levo, eles lavam primeiro com óleo diesel, depois cobrem distribuidor e motor de arranque e lavam com água e, por fim, pulverizam antiferrugem. Nunca tive nenhum problema.

Beto Lacerda
20/03/2006, 12:41
uma lavada basica só de mangueira no alterador é interessante p/ tirar a lama que come as escovas
um bom jato d'agua nas aletas do radiador p/ "desentupir" tb .. no mais agua sem pressão p/ tirar o grosso e pronto .. num precisa ficar igual 0km .. só num pode ficar igual um leitão no chiqueiro tb ...
[]'s

Fabil
20/03/2006, 14:27
Rafa...
a frequencia de quanto se lava o motor nao importa... se vc quiser lavar TODO santo dia, tanto faz...
apenas cubra o distribuidor com um saco plastico e mete agua!!! se tiver lavadora de pressao melhor ainda... use apenas agua e sabao, nao passe oleo diesel e etc... pq na proxima trilha empoeirada fica tudo melecado... sem falar que a longo prazo o diesel detona as borrachas..

Kayne MELO
20/03/2006, 16:02
Caro colega,

vc pode lavar o motor de sua viatura quantas vezes quiser. Apenas precisa isolar os componentes eletrônicos que não gostam de água:

Sensor da borboleta ( TPS ).....Localizado no lado oposto do do came que liga o cabo acelerador.

Distribuidor , isole principalmente o sensor de rotação, situado na parte inferior do distribuidor.

Bobina e ignitor, ficam juntos.

Pode aplicar água......só não use jato pressorizado muito próximo ao motor.

Sujestão : Compre silicone em pasta e aplique sore os terminais dos sensores, isso evitará infiltrações futuras.

Abraço.

Supercharger
20/03/2006, 16:15
Oi Rafael!

Semana passada ou atrasada eu lavei o motor do Tatuí com uma máquina de pressão, só que ela podia regular no bocal entre jato fino e forte ou um jato largo e fraco, praticamente um spray d'água. Ficou muito bom e não dá pressão em cima de conectores ou borrachas de vedação.

Agora, que essa foto aí ficou legal, isso ficou!

Ah, e atento para os barulhos que venham a aparecer depois do banho de lama... No Tatuí depois de um banho daquela lama fedorenta do Trapacaverna o rolamento da polia do ar-condicionado foi pro céu dos rolamentos...

[]'s
Gustavo.

samukanvas
20/03/2006, 22:05
Pessoal, a gente que tem samurai e olhou um pouco o motor já vimos que os terminais tem uma certa proteção contra agua, lama etc.... :concordo:

Eu lavo o motor do meu carro toda a semana e assim faço a mais de 5 anos em todos os meus carros. Depois uso protcar da shell pra não corroer as borrachas. Fica 10!

O processo é o seguinte: O cara borrifa água com o jato pressurizado de uns 2 a 3 mts de distância pra amolecer a lama. Depois vem desengraxante com sabão pulverizado na pistola de ar (a essa altura tá tudo como se fosse zerado). Depois agua de uns 2 mts de novo na pressão pra enxaguar. No final o samuca se sacode e fica semi-seco.... passou um pano e tá pronto :D

Se vc tocar pressão a 1mm de distãncia a máquina "corta o bloco do motor no meio".... então não é legal fazer isso... pode fazer as tomadinhas cederem e entrar água. :putz:

Não lave seu motor num lavajato zoado e pequeno.... lave num posto que os caras façam isso todos os dias.... eles já devem ter pago um monte de motor e já aprenderam :mrgreen:

abs

mir000
21/03/2006, 09:30
Valeu pelas dicas galera!!!

Acho que vou continuar no meu lava-jato aqui em casa mesmo... hehe

Me indicaram pulverizar querosene com sabão e depois enxaguar com água... Mas acho pode detonar as borrachas e mangueiras também, né???

[s]

Fabil
21/03/2006, 16:19
qualquer produto derivado de petroleo resseca borrachas a longo prazo

gbomfim
21/03/2006, 19:34
Faz o seguinte Rafa, não lava nada e vem pra trilha de novo... hahaha... :mrgreen: :mrgreen:

mir000
21/03/2006, 23:27
Faz o seguinte Rafa, não lava nada e vem pra trilha de novo... hahaha... :mrgreen: :mrgreen:

Boa!!! :twisted:

[s]

Wallace
22/03/2006, 01:35
Não lavar detota tudo.
Wap no radiador, nunca...

mir000
22/03/2006, 08:43
Acho que o ideal é chegar da trilha, esperar o motor esfriar e tirar o grosso, pra não detonar, como disse o Wallace.

O que seria esse Wap???

[s]

luiztacco
22/03/2006, 09:01
Wap é a marca de uma lavadora de pressão!!

mir000
22/03/2006, 11:26
Eu faço tudo com mangueira comum mesmo... Onde preciso de um pouco mais de pressão, fecho a mangueira com o dedo mesmo!!! hehe :mrgreen:

Como no radiador, jatos de tras pra frente e de frente pra tras (ooops :oops: ), pra limpar melhor e tirar lama que fica entre as colmeias!!!

Então, tirando o "grosso" não preciso me preocupar muito, né???

Valeu, acho que isso pode ser dúvida de mais gente também!!! :concordo:

[s]

Wallace
22/03/2006, 14:23
Acho sempre melhor limpar o melhor que conseguir, mesmo que tenha que fazer em partes em varios dias...

JOSE CANDIDO
22/03/2006, 15:33
uma lavada basica só de mangueira no alterador é interessante p/ tirar a lama que come as escovas
um bom jato d'agua nas aletas do radiador p/ "desentupir" tb .. no mais agua sem pressão p/ tirar o grosso e pronto .. num precisa ficar igual 0km .. só num pode ficar igual um leitão no chiqueiro tb ...
[]'s

Hehehehe ... fala RAfa !!! Nas nossas trilhas de menos barro, faço como o Beto mesmo ... nao chego a lavar sempre o motor nao ... acho que nao rpecisa, e aumenta o risco de pifar algo ...

MAs, na volta da Perdidas, realmente, o meu motor tava igual ou pior que o seu ... :mrgreen: Dai nao teve jeito, tem que ir pro lava jato tudo ...

Foi boa a dica de levar num lava jato grande e bacanao .. os fundo de quintal eu evito pra uma lavagem assim ....

Apenas é bom relembrar o pessoal, quais as partes deverao ser cobertas com saco plastico, principalmente pq nao é todo mundo que entende um pouco de Vitara ... eu ja vou logo avisando onde cobrir .. ademais, o lava jato grande pode te ressarcir uma possivel perda ...

Abs,

Walter Carlos Brossel
24/03/2006, 00:19
Se não tiver saco p/ lavar vc mesmo, aqui em BH eu recomendo o Car Wash Uruguai da Rua Odilon Braga, no Anchieta.
Os caras tem a maior competência. É só pedir para cobrir a parte elétrica e o snorkel, e usar APENAS água e sabão.
Não usem qquer tipo de desengraxante, óleo (mamona, etc,etc) pois vai comprometer as borrachas em médio ou longo prazo.
Fica em R$45.00 a geral completa no Vitara 3P.
Eu sempre faço pessoalmente a limpeza do meu Vitara, que fica com o motor igual a um "xoquito" depois das trilhas, mas uma geral dessa, a cada 3 meses, vale a pena e a viatura agradece.

Walter Carlos Brossel
09/05/2006, 23:25
E aí super charger! Lembrei de seu comentário...
Domingo fomos fazer um test drive do Marruá, o Jipão da Agrale lá no Alpenrose... (Via Caetexas)
Depois de umas 30 "tindóida" e várias cervejas resolvemos brincar no quintal do Franz...
Atravessamos algumas poças que chegavam no meio da porta.
Na segunda o motor do vitara parecia uma ambulância, de tanto que zoava.
Mandei dar uma geral, mas não adiantou... foram os rolamentos da correia do ar condicionado que foram pro espaço. :lol:

decco_cwb
10/05/2006, 13:07
Ainda não comprei meu 4x4 mas queria deixar registrado que em Ctba um bom lavacar para lavar o motor é o PONTO X, fica na Rua Fagundes Varella no Jd Social, levei meu carro esses dias com o motor cheio de barro e graxa acumulada, voltou impressionantemente zerado!! Sempre vejo uns Jipes lambuzados na fila pra lavar!!

Falow!

Andre Sousa
10/05/2006, 13:10
Tive problema com velas molhadas. Agora, qdo lavo o motor, tiro as velas e seco com pano.

Não consigo ficar com o motor sujo. Lavo depois de cada trilha barrenta.

A sujeira pode esconder problemas, vazamentos.

luiztacco
10/05/2006, 14:12
Andre, tome cuidado porque lavar o motor direto também não é bom!!

abraços

mir000
10/05/2006, 23:35
Walter Carlos Brossel,

E ai, blz??? Conseguiu achar o focinho???

Duka demais as fotos... O meu tá chiando um pouquinho também, acho que é o tal rolamento... Quanto ficou a brincadeira???

[s]

Walter Carlos Brossel
11/05/2006, 13:23
Walter Carlos Brossel,

Duka demais as fotos... O meu tá chiando um pouquinho também, acho que é o tal rolamento... Quanto ficou a brincadeira???

[s]

Grande Rafa!
Seguinte, o focinho eu achei um cara no RJ, que está trocando o eixo do Samurai dele por um de Rural e ficou de me vender...mas tá me enrolando...phoda...
A troca do rolamento eu ainda não sei qto ficou, pque vou pegar amanhã meu carro no Edmur. Aproveitei que ia deixar a viatura lá e arrumei mais algumas coisas que estavam precisando. Assim que souber te falo.
Um grande abraço! :concordo:

Walter Carlos Brossel
15/05/2006, 11:43
Walter Carlos Brossel,

[s]

Rolamento : R$67,00
Mão de obra: R$50,00

Troca logo que pode travar de uma vez...

Um abraço!

mir000
15/05/2006, 16:33
Valeu Walter!!!

Essa semana levo lá no Edmur e vou aproveitar e conhecer uma nova oficina de Suzuki que abriu lá perto... Parece que a oficina é muito boa e o cara entende bem também... :pensativo:

[s] e brigadão :concordo:

JOSE CANDIDO
16/05/2006, 17:38
FAla WAlter !!

CAaaaaaaara , agora que otu vendo suas fotos ... que laminha bacana que ta la no alpenhose cara !!!

Doido !!! Quero ir la ... heheh

Abs

Supercharger
17/05/2006, 15:05
Rolamento : R$67,00
Mão de obra: R$50,00

Troquei eu mesmo, e paguei R$19 ou R$25 no rolamento, não lembro ao certo. É o mesmo do alternador de caminhões Mercedez e alguns outros modelos de alternador Bosh.

Tem fotos no meu site:

http://samuraitatu.googlepages.com/dicas07.html

Saudações,
Gustavo.

mir000
17/05/2006, 16:08
Fala Dorense, blz???

Será que ele serve no vitara também???

[s] e inté

Supercharger
17/05/2006, 16:17
Será que ele serve no vitara também???

Vou olhar nos 3 vitaras que tenho lá em casa e te falo. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Como é que eu vou saber? Hahahaha! Andar sem A/C não faz mal pra ninguém. Verifica se no seu Vitara a correia do A/C é exclusiva para esta função ou se impulsiona alguma outra coisa, como D/H por exemplo. Se for exclusiva, como é o caso do Samurai, tira a correia e o esticador e fica andando com ele dentro do carro até você passar na frente de alguma autopeças com tempo para estudar/comparar.

Como os motores são praticamente iguais, 99% de chances de ser o mesmo. Se liga só no lance da correia não ser usada na D/H por exemplo.

[]'s
Gustavo.

mir000
17/05/2006, 16:22
Olha aí então e me fala, ok??? hehe

A correia é usada para a DH sim... Mas não tá chiando muito, só tô notando um chiadinho a mais... hehe

Valeu!!!

[s]

Supercharger
17/05/2006, 16:27
A correia é usada para a DH sim... Mas não tá chiando muito, só tô notando um chiadinho a mais... hehe

Se/quando o rolamento travar, sua correia vai roçar até arrebentar...
Melhor reservar um final de semana para consertar isso...

[]'s
Gustavo.

Fabil
17/05/2006, 16:44
acho que vou montar uma oficina 4x4..heheheheheh Ae Rafa...

vc que tá cocando saco a tarde inteira, se quiser podemos marcar de vc vir aqui e trocarmos esse rolamento antes que ele trave de vez num trilha ....

T+

Walter Carlos Brossel
17/05/2006, 23:01
Realmente acho que é um probleminha que qquer um pode resolver.
Não sou expert em mecânica de Vitara, mas o que pude constatar é que precisa-se de algum ferramental próprio (que eu não tenho), para levantar o compressor e trocar o rolamento sem peder o gás do mesmo...posso estar enganado...
Eu, na minha asumida ignorância e falta de tempo, não quis arriscar.
Além do mais ficar sem A/C, prá mim, faz muita a diferença...Até porque trabalho de terno e uso a viatura no dia a dia, e meu outro carro é um Uno peladinho...
Aliás, acho que o ar condicionado não é só conforto não...
Em declives muito fortes em trilhas molhadas/escorregadias, quando se precisa travar um pouco mais o motor , ligar o ar ajuda bastante, por exemplo.
Principalmente p/ quem ainda não tem o Kit de redução da Tcase...(minha próxima aquisição)
Umbraçoproçeistudo.

Maurição
17/05/2006, 23:27
Walter, é meu caso também.
Em que pese gostar de mexer no meu Vitara, vez em quando deixo no meu "mexânico" para alguns reparos. Lógico que podendo economizar e ainda ter o prazer (que é seu caso) de mexer no carro fim de semana é tudo de bom...ehehehehehehe...
Cada um com seu cada um, e vice versa.
Outra coisa:
Falei com o Edmur e o Roger(da Camper-SP) está indo ainda este mês p/ N.Y.
O Kit da Calmini de redução (só da low) fica em U$850,00 e ele trás numa boa. Manda um e mail p/ ele que ele compra no cartão e nós três acertamos depois,ok? Me liga.
Um abraço. :concordo:

mir000
18/05/2006, 11:09
vc que tá cocando saco a tarde inteira

Foi-se o tempo!!! :parede:

Mas as férias tão quase chegando, aí fazemos o serviço... hehe. Com Ices, como vc gosta! :mrgreen:

Mas vou ver se passo no Edmur, só pra conferir se o trem tá feio ou rola de esperar um pouco! hehe

Valeu moçada!!!

[s] beeem atarefados :putz:

Walter Carlos Brossel
18/05/2006, 13:32
Maurício Pontes,

Te mandei as informações do Roger por MP.
Eu recomendo o Garmim Map 60cx.
Um abraço.

losninjas
18/05/2006, 18:26
Eu sempre lavo o motor do meu samuca no lava jato e nunca deu problema. Mas nao sei em rfelação aos vitaras, mas samurai o maximo que ja aconteceu foi falhar um pouco assim que liga e logo logo volta ao normal..

isaianet
18/05/2006, 22:24
Ao pessoal que trocou o rolamento da polia do compressor do A/C:

Sabem me dizer a referência do mesmo? Estou precisando trocar o meu urgente!

Abs

mir000
18/05/2006, 22:38
O rolamento do esticador fica inserido justo em uma pequena polia e há também uma bucha/espaçador inserido na parte central do rolamento. Com esta peça em mãos, usando uma prensa hidráulica, removeu-se a polia externa e o espaçador. Com o rolamento livre foi fácil identificá-lo. Um NSK 6303, muito comum e utilizado no alternador de caminhões Mercedes e alguns veículos de passeio também. Um novo rolamento foi comprado (inclusive, veio em embalagem BOSH, como peça de reposição para alternadores da marca) e instalado dentro da pequena polia usando a prensa hidráulica. O espaçador/bucha também foi instalado da mesma maneira.

Tem tudo no site... Nos resta saber se serve no Vitara. Se descobrir alguma coisa avisa nóis aê!!! :mrgreen:

http://samuraitatu.googlepages.com/dicas07.html

Abraços :concordo:

isaianet
19/05/2006, 16:30
Não é o mesmo.
O trocado pelo tatu foi o rolamento do esticador, esticador este que não tem nos Vitaras.
O rolamento que preciso trocar fica na polia do compressor do ar-condicionado.

Fabil
19/05/2006, 17:46
entao nesse caso só em oficinas especializadas em ar condicionado, pois vai precisar regarregar o gas

T+

Walter Carlos Brossel
19/05/2006, 20:31
Foi o que eu disse anteriormente.
Fabil, não precisa recarregar o gas não. Precisa sim ter uma chave que só em oficinas de A/C tem para mexer ali. Por isso eu gastei R$50,00 no Edmur e não fiz eu mesmo.
O Edmur tem essa peça e trocou o rolamento sem tirar o gas.
Um abraço. :palmas:

isaianet
19/05/2006, 20:42
Hoje a tarde soltei o compressor do bloco pra tentar trocar o rolamento. Dá pra tirar ele fora sem retirar o gás. é tudo uma questão de jeitinho.
O problema foi conseguir soltar a porca do eixo, pois a mesma é fixada no acoplamento e o mesmo gira junto, precisando de uma ferramenta especial pra fazer isso. Como não tinha a ferramenta certa tentei de outros jeitos mas nao teve jeito.
Já combinei de levar amanha num amigo que meche com AC que tem a ferramenta pra sacar fora.

Walter, por acaso tu não anotou a referencia do rolamento?

Abs

Walter Carlos Brossel
20/05/2006, 07:11
Isaianet,
Infelizmente não sei a referência não.
Mas liga p/ o Edmur ou Eduardo no (31)3411-6996 que eles te informam.
Um grande abraço!

Gasoso
20/05/2006, 12:21
All,

Antes de mais nada, se alguem conseguir a referência do rolamento da polia do ar, seria uma boa divulgar mesmo...

Lendo os posts do tópico percebi que tem muito estardalhaço em coisas desnecessárias e uma falta de prioridade nos pontos mais importantes... eu não ia nem me meter na história, mas como quem sai na chuva é pra se molhar... vamos lá...

Lavar o motor é uma coisa trivial. Deve ser feito com o motor desligado, frio e com todas as partes elétricas protegidas da água. Isso não estraga nada e pode ser feito quantas vezes for necessário. Lavar também não tem nada a ver com passar óleo pelo motor... esse sim, dependendo do tipo do óleo, deixa "bunitinho" na hora e depois empesta de sujeira conforme já se falou. Se o óleo for inadequado então nem se fala, com o tempo resseca tudo de borracha e plástico mesmo. Sujeira e lama no motor não é bom e nem nunca vai ser... Pode lavar que viatura não é chiqueiro.

Molhar o motor quando quente é outra história... Isso ocorre normalmente em qualquer chuva ou de forma mais acentuada quando cruzamos algum local alagado com ou sem lama... O motor foi projetado para aguentar "esforço" témico quando em operação... a circulação de óleo e água em seu interior garantem trocas de temperaturas constantes que evitam choques térmicos bruscos...
Além disso, não se atravessa locais alagados sem antes preparar muito bem a viatura pois o problema não é só choque termico não. Tem muitas peças que não podem ser molhadas se não desgastam mais rápido ou estragam. Para isso, existe a preparação antes da trilha que é basicamente passar um spray de óleo onde for acessível e ainda melar com graxa para repelir a água. E a preparação antes da travessia que consiste literalmente em desconetar e ensacar todos os componentes elétricos como eletroventiladores, compressores de ar condicionado, alternadores e CIA... os compressores ou alternadores inclusive são uma das maiores broncas pois em muitas viaturas estão conjugados na mesma correia da direção hidráulica e isto é problema... jipe de trilha tem de ter o compressor do ar / alternador em uma correia exclusiva.... tem gente que desliga e ensaca o compressor / alternador antes mesmo de sair para trilhas, outros fazem na hora... caso contrário é bronca certa com rolamentos e ventiladores.... é só uma questão de tempo.

O fato de podermos molhar o motor quando em funcionamento, não quer dizer que podemos abusar... nossas viaturas já são velhas, o sistema de arrefecimento já não está com 100% do rendimento original, a pressão da bomba de óleo também já diminuiu, o motor pode já ter enfrentado alguns "esquentes" que enfraqueceram sua ligas metálicas e assim por diante... devido a estes fatos, precaução não faz mal a ninguém... se vc for cruzar algum local muito profundo com o motor quente, não entre com tudo na água... pare um pouco, deixe o carro ligado e esfrie o radiador do carro com a água do local mesmo sempre que isso for possível... esfriando o radiador, vc vai baixar a temperatura do motor e reduzir o esforço térmico nas paredes do motor durante a travessia....

Conforme já postado, gente metida em trilha sempre se dá mal e, para piorar, quando eles quebram quem é que tem de puxar??...

[]s a todos os comandantes de UBOATs de plantão

Gasoso
20/05/2006, 12:28
Já ví carro no prego pois o dono pisou no freio em baixo dágua cruzando um maceió :shock: ... o carro tinha engate de reboque, a água era salgada, deu um curto na instalação e queimou meio mundo de coisa :lol: :putz: ... por sorte a água não era muito funda e o motor se salvou... mas a instalação elétrica zebrou bastante...

Quem não prepara o carro para a aventura se dá mal...

[]s