Conectar

Ver Versão Completa : Frontier Não Permanece no Ponto

Clovis300677
13/01/2017, 21:11
Prezados Amigos,
Estou com uma Frontier em nossa oficina que chegou para verificarmos excesso de fumaça e perdendo um pouco de força, identificamos que os cilindros estavam com problema, passando óleo para admissão. Desmontamos o motor completo e de fato o motor estava com alguns problemas, retificamos o eixo virabrequim, cabeçote e cilindros, trocamos as peças necessárias e montamos o motor. Na parte de Sincronismo trocamos o kit corrente e colocamos uma marca paralela. Ao dar partida no motor verificamos que estava em estado de emergência, porém o barulho do motor está ok. Colocamos o Raster e acusou falha na posição do virabrequim, cod P0336, ai sim começou um pesadelo. Lembrando que antes de desmontar o motor não existia essa falha, pois verificamos antes de desmontar.
Verificamos a posição do volante do motor por várias vezes está ok, verificamos os sensores de posição comando e virabrequim e ok, verificamos a pressão da bomba de óleo a mesma marcou 3bar em marcha lenta e 6bar a 3000 rpm, desmontamos a distribuição e refizemos o ponto e colocamos correntes originais, sendo que confere direitinho o ponto, está ok. Verificamos continuidade dos fios, trocamos os sensores tanto do comando como do virabrequim. Em fim, a minha pergunta, como pode acusar falha posição virabrequim mesmo fazendo tudo corretamente e tendo a certeza que o ponto está nas marcas certas e coincidindo os pontos da corrente com os pontos das engrenagens e a bomba de alta bem travada. Desmontei novamente e coloquei as engrenagens velhas e continua acusando Virabrequim Fora da posição. Pode haver alguma falha que ao montar as correntes o motor sai do ponto?
Lembrando que ao dar partida o motor funciona perfeitamente, pega rápido, mas, ao acelerar ele identifica a falha de posição do virabrequim e entra em estado de emergência e corta aceleração. Passamos o osciloscópio e encontramos uma diferença mínima que acusa estar fora do ponto.
Alguém poderia dar dicas para eu solucionar esse problema? Conto com ajuda dos amigos. Obrigado!

enricof18
14/01/2017, 13:44
Problema casca grossa! Vejo que você está bem equipado, até usou o osciloscópio pra verificar o ponto, mas vamos ao passo a passo:

1) O ponto do volante do motor é com a seta marcada na face externa do volante (aonde vai a embreagem) com o pino guia do virabrequim.

2) O ponto das correntes de sincronismo é o seguinte: Com o 1º cilindro no PMS, a chaveta da polia do vira está na posição 12h. Nessa posição, a marca da engrenagem da corrente primária, que fica no vira, está na posição entre 4h e 5h. O elo amarelo da corrente original vai nessa marca, e o elo cinza vai na engrenagem da bomba, que travada na posição correta com um pino de 6mm, vai estar com sua marca na posição 1h mais ou menos. Nisso, a marca na engrenagem da bomba aonde vai a corrente de comando está na posição 6h. O elo amarelo da corrente original vai nessa marca, aí nos comandos é só encaixar a corrente batendo suas marcas com as marcas das engrenagens dos comandos. A dica é que na hora de você instalar a corrente do comando, volte os comandos em sentido anti-horário para que a corrente de comando fique tensionada na parte de baixo. Outra coisa que gera erro é quando se instala as correntes, os elos amarelos das correntes originais são sempre nas engrenagens inferiores, então o elo amarelo da corrente primária é na engrenagem do vira, o elo amarelo da corrente dos comandos é na engrenagem da bomba. Para as correntes paralelas, vale as posições que informei, pois cada marca pinta os elos de cores diferentes.

3) Verifique se a placa de sinal do volante não está danificada, com algum dente amassado. O mesmo vale para a placa de sinal do comando de escape.

Em anexo mandei a descrição do código P0336

541913

Clovis300677
14/01/2017, 15:54
Obrigado por responder essa questão.

Clovis300677
14/01/2017, 15:57
Agradeço a dica, muito bem explicado.

Amigo coloca casca grossa nisso, todas dicas que me passou eu fiz criteriosamente, hoje passei a amanhã refazendo o ponto das correntes e infelizmente ou felizmente está tudo correto, agora resta eu partir para o módulo do motor é minha última alternativa. Alguém já teve este tipo de problema e resolveu colocando um novo arquivo no módulo?

enricof18
14/01/2017, 16:48
Muito pouco provável ser o módulo, se ela chegou na oficina rodando e sem esse código presente. Houve a possibilidade de você ter invertido na hora da montagem, o sensor de rotação com o sensor de fase? Ambos esses sensores estão bem encaixados em suas posições? Verificou algum dano na placa de sinal no volante ou no comando? Você disse que checou a continuidade dos fios, mas vou te passar o esquema do sensor de rotação até o módulo. Outra coisa, com o scanner, você está conseguindo fazer uma leitura da rpm confiável? Checou se no conector do sensor há alguma sujeira ou defeito? 541914

Clovis300677
14/01/2017, 18:36
Com relação a ter invertido o sensor, não foi o caso, mas até o momento eu achei que os dois são iguais. Mas eu troquei o sensor que vai na carcaça da caixa por um sensor novo e se de fato eles são diferentes pode ser ai onde estou falhando. A continuidade dos fios eu testei, encaixei os sensores direitinho. Os sensores são diferentes?

enricof18
14/01/2017, 18:50
Sendo sincero com você, eu não tenho certeza. Mas no catálogo da Nissan, eles tem códigos diferentes. Eu mesmo nunca troquei eles.

enricof18
14/01/2017, 18:52
Chegou a verificar o estado dos dentes da placa de sinal?

Clovis300677
14/01/2017, 19:40
Verifiquei sim, estão perfeitas. Uma duvida que eu tinha era sobre a distância do sensor e as placas, como os sensores são fixos, não tem como alterar a distância do sensor e a placa. Vou insistir mais nessa parte, porque na parte mecânica já foi conferido muitas vezes.

enricof18
14/01/2017, 21:21
É, belo pepino que você está nas mãos! O código aparece sempre na mesma condição, no mesmo intervalo de tempo após ligar o motor? Ele só aparece ligando o motor, ou aparece só de ligar o painel? Ele aparece juntamente com algum outro código?

A descrição do DTC é bem simples, a causa é ou falha no chicote, no sensor, ou na placa de sinal. Nunca peguei um caso assim, mas o caso mais complicado que tive notícias, era o de correlação entre o sensor de rotação com o de fase, e o defeito era na placa de sinal do volante, que estava com alguns dentes levemente amassados. As correntes de sincronismo, principalmente a primária, renegada por muitos na hora da troca, poderia dar esse problema também. Mas aí só a inspeção visual para definir se há algum defeito nos componentes. Corrente de comando muito dilatada costuma causar código no sensor de fase, por exemplo. Módulo eu não acredito que seja, e se fosse com o scanner você observaria as rpm não batendo com a rpm real do motor.

Clovis300677
14/01/2017, 22:19
Meu amigo, nem me fala, Estou realmente queimando todos os neurônios e chateado por pegar algo que aparentemente não conseguimos resolver. As correntes, tensores, engrenagens da distribuição todas são novas. O volante do motor eu retirei a caixa de câmbio cinco vezes para poder conferir e sanar qualquer tipo de dúvida. Como os códigos dos sensores são diferente e já confirmei que de fato é. Vou fazer um teste colocando o seu respectivo sensor em seu lugar. Segunda - feira darei noticias sobre esse grande pepino. Obrigado por compartilhar suas experiências.

Clovis300677
16/01/2017, 23:05
Prezados,
Depois de nosso Amigo Enrico compartilhar suas experiências, me chamou atenção a questão do sensor e analisei que, o sensor que estava no virabrequim foi danificado ao tirar a caixa de câmbio e substituído por um sensor do comando que aparentemente é igual mas, não é. A leitura é diferente o comando lê 170m/s o virabrequim lê 30m/s então colocando o sensor correto o problema foi resolvido. Agradeço sua ajuda prezado Enrico.

Glaicon
17/01/2017, 06:42
Olha, fiquei admirado com o nível de conversa de vocês.
Sem achismos ou chutes.
Tudo certeiro.
O problema era tão difícil que ninguém mais deu pitaco.
Só olhando.
Parabéns pelo empenho de ambos.
Este fórum e usuários como vocês fazem a diferença.:palmas:

Sergio c
17/01/2017, 08:54
Que ótimo que resolveu o problema, parabéns a todos os envolvidos nesse tópico.
Prezados,
Depois de nosso Amigo Enrico compartilhar suas experiências, me chamou atenção a questão do sensor e analisei que, o sensor que estava no virabrequim foi danificado ao tirar a caixa de câmbio e substituído por um sensor do comando que aparentemente é igual mas, não é. A leitura é diferente o comando lê 170m/s o virabrequim lê 30m/s então colocando o sensor correto o problema foi resolvido. Agradeço sua ajuda prezado Enrico.

Fred Miranda
17/01/2017, 09:10
Também não podia deixar de dar os parabéns aos amigos foristas e ótimos mecânicos.
Esse é o espírito de um fórum, contribuir para a resolução de problemas e dar dicas para os aficionados do mundo off road, sem discussões acaloradas de defesa de uma determinada marca.

Att.

Frederico

enricof18
17/01/2017, 09:40
Prezados,

Rapaz, fico feliz em ter ajudado. Confesso que não sabia nessa diferença de velocidade de leitura entre os sensores, não tem essa informação nem nos manuais técnicos da Nissan, e olha que eu tenho todos eles! E o mais impressionante é a quantidade de pessoas que juram de pés juntos que os dois sensores são iguais! Mas como já trabalhei na concessionária, sabia que os dois tinham códigos diferentes, portanto, não podiam ser iguais!

Agradeço também pelo nível de conversa cara, com certeza você é um profissional muito capacitado, e nessa conversa nossa aprendi mais uma coisa sobre as Frontier!

Clovis300677
17/01/2017, 14:19
Impressionante que algumas Frontier aceita funcionar com o sensor trocado, mas o fato é que não são iguais. Eu que agradeço e tenho certeza que quando temos o intuito de ajudar o próximo sem nenhuma maldade, afirmo, em tudo que dispusermos a fazer alcançaremos sucesso. Aqui foi o lugar onde pude encontrar alguém que se dispôs a compartilhar suas experiências, digo isso porque liguei para vários mecânicos da minha região e alguns não gostam de trocar ideias para poder ajudar, vivendo isto digo que, se eu puder retribuir irei compartilhar minha experiência para ajudar quem tiver precisando, da forma que quem ajuda sempre será ajudado. Deus seja louvado!

enricof18
17/01/2017, 19:45
Estava comentando com um colega hoje, quantas Frontiers podem estar rodando com esses sensores trocados, afetando desempenho e consumo, sem deixar nenhuma suspeita. Vai virar padrão aqui na oficina, observar a numeração de ambos os sensores em casos de diagnóstico da injeção.

Leonardo Rios
17/01/2017, 22:21
Senhores confesso que também fiquei admirado e "perdido" nesse tópico. Parabéns e obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Nível altíssimo de discussão e o melhor, sempre disponível para quem quiser acessar, bem diferente dos aplicativos para celular.

Abraços.

Sergio c
17/01/2017, 23:28
Na minha opinião zap zap é muito restrito e no Face, tem cada maluco por lá que não me arisco a perguntar alguma coisa kkkkkkk, por enquanto vou ficando aqui no 4x4brasil.....
Senhores confesso que também fiquei admirado e "perdido" nesse tópico. Parabéns e obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Nível altíssimo de discussão e o melhor, sempre disponível para quem quiser acessar, bem diferente dos aplicativos para celular.

Abraços.

Vinícius Moreira Schneid
08/09/2019, 20:21
Amigo Clóvis, vc tem o oscilograma de fase x rotação da frontier? Estou com uma aqui suspeitando de kit da distribuição. Queria comparar o fase x rotação pra facilitar esse diagnóstico. Obrigado pela atenção.

enricof18
09/09/2019, 11:09
Amigo Clóvis, vc tem o oscilograma de fase x rotação da frontier? Estou com uma aqui suspeitando de kit da distribuição. Queria comparar o fase x rotação pra facilitar esse diagnóstico. Obrigado pela atenção.

Vinícius, qual o seu problema com essa Frontier?