PDA

Ver Versão Completa : Niva: jipe cheio de segredos



pedrodoniva
19/03/2006, 22:40
Pessoal,eu tenho meu Niva já fazem 7 meses,e achava que meus limpadores do farol estavam quebrados,mas foi aqui no forum que eu vi que eles só funcionariam com o farol ligado (meio óbvio né?),mas enfim...Meus esquichadores também nao funcionavam,mas hoje eu vi que os motorzinhos estavam travados e limpei todos...Mas uma coisa não deu certo,os esquichadores do farol e o traseiro não funcionaram :( ...Alguém sabe se o motor dos da frente é o mesmo do traseiro?E qual o botão que aciona os esguichadores do farol??? :pensativo:

Quanto ao iluminação interna,ainda não resolvi...Alguem tem dica??? :mrgreen:

Gerson Jacareí
19/03/2006, 23:07
Prdro da uma olhada no site dos camaradas do niva la tem o manual

Cavalcante
20/03/2006, 07:40
Não estou bem lembrado porque foi a primeira coisa que troquei no meu, pois os motores estavam ferrados e não existe nenhum parecido no mercado, mas lá vai:
São dois tambores de água, um com dois motores e outro com um. O de um motor é o do limpador de faróis, se não me engano. Se você não tiver dois tambores é porque já limaram um. Aí você vai ter de colocar um tambor de gol, por exemplo, com a bombinha, uma derivação para as duas mangueiras e uma válvula de retenção, para que a água não fique escorrendo por gravidade, já que o tambor vai ficar em uma posição mais alta que os faróis.

[]s

Peter
20/03/2006, 08:13
Cava/pedrokadaka


O reservatorio perto do farol dianteiro (lado estepe) é para esguicho do parabrisa,e o outro duplo (lado da bateria)para os limpadores dos farois e vidro traseiro.
Pelo menos o meu é assim e parece original.


[]s

pedrodoniva
20/03/2006, 08:30
O meu também é assim e eu tambem acho que é original,mas os limpadores do farol e o traserio nao funcionaram,mesmo depois de ter desmontado eles e limpado...

Peter
20/03/2006, 08:55
Ja verificou os fusiveis e um rele ,ao que paece fica embaixo do painel lado esquerdo

Rones Jr
20/03/2006, 13:34
Já fez um teste invertendo os motorzinhos entre os bujões. As configurações acima estão certas...lado esquerdo com um motor é do parábrisas e o duplo do vidro trazeiro e farois. Este motorzinho são muito ruins, o pescador deles costuma rachar e a pressão para sugar a água vaza por ali.
Comprei os reservatórios de GOL quadrado e os suportes no ferro velho...tudo saiu por 40 pilas. Mais os novos motorzinhos...50 pelos dois. O problema do vidro trazeiro pode ser a mangueira que percorre todo o carro até chegra lá atrás...pode ter algo esabrrando nela e impedindo o fluxo. No meu alé disto havia um problema no próprio brucutu que tava impendindo a saída. Já vi gente que colocou o reservatório e bombinha no porta malas mesmo. Quanto aos limpadores de farois, funcionam com os farois ligados e simultaneos com o esguicho...mas eram fontes de problemas e desativei, se houver mesmo disposição verifque uns fusíveis que ficam na fiação que chega neles...não constam nem do manual de manutenção. Na reforma manterei as palhetas mas penso em ativar só os esguicho...ao estilo do Marea! Há um botão perto do rádio lado esquerdo.

pedrodoniva
20/03/2006, 22:39
Valeu pela dica Rones Jr,mas será que você,ou alguém,poderia me dizer como eu aciono o esquichador traseiro?Omotorzinho dele funciona pois testei direto no 12 volts,mas depois de ter ligado os fios,não sei como aciona!!!

Cavalcante
21/03/2006, 00:53
Verifique se a ligação no comando do limpador traseiro está certa. É um botão com três posições: desligado, limpador ligado (centro) e esguicho (momentâneo). Você deve fazer da seguinte forma: da caixa de fusíveis para o terminal da posição ligado do interruptor. Do comum para o limpador. Do momentâneo para o esguicho. Use um multímetro ou uma lâmpada de teste para identificar os terminais. Verifique também se o outro lado do esguicho está aterrado. Funcionando o motor, vá atrás da mangueira. Primeiro desconecte-a da bomba e veja se jorra água quando se aciona o motor. Senão, jogue fora e adapte bomba e reservatório do gol. Se jorrar, vá atrás da mangueira. No meu havia uns furos que lavam meus pés, e não o vidro traseiro :parede: .
O melhor é comprar mangueiras novas. São baratinhas e fica com um ar descente. 10m dá e sobra pra refazer a dos vidros e faróis.
Os brucutus você compra os do fusca para a frente e da kombi para trás (R$6,00 tudo), e alarga o furo original com uma broca 9 mm.