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Ver Versão Completa : Carter do Troller...



urso branco
09/01/2017, 21:20
Boa noite amigos

precisa de saber se o carter do Troller 3.0 NGD tem uma junta. quando sim a junta vai ser o mesmo do
Ranger 3.0 NGD ? Pois o meu Troller tem um vazamento no carter e eu quero fixar esse problem


Obrigado pelas suas ajudas

Abracos Jurgen

Marcos Vanni
10/01/2017, 20:26
Boa noite!
Tenho um Troller 2010 com motor 3.0 NGD, recente também retirei o cárter para tirar um vazamento de óleo e ele não possui junta, é colado com uma cola de silicone própria para junta de motores.
Espero que ajude.
Abraço

urso branco
10/01/2017, 22:36
Obrigado Marcos Vanni

quando vc tirou o carter... o carro estava no chao ou num lift ? Eu quero tirar o carter em casa...
Tambem qual tipo ( marca ) de silicone vc usava ? Eu comprei o silicone da MWM... mais talvez existe um produto melhor ?

Abraco

Marcos Vanni
13/01/2017, 21:41
O mecânico que tirou para mim, usou o elevador da oficina.
Acho que esse silicone da mwm é bom sim.

Marcos Vanni
13/01/2017, 21:43
Apenas cuidado para não colocar o silicone em excesso, ou quando for apertar os parafusos pode vazar para dentro do cárter. No meu precisou de 2 tubos de silicone.

urso branco
14/01/2017, 21:24
Oi Marcos..
obrogado pelas suas respostas rapidas.
entao vou fazer o servicio en casa..
vou informar voce e o forum..quando e possivel de tirar o carter sem lift..
acho ...sim. porque tem bastante espacio
entre o eixo /differential e o carter

Abracos Jurgen

marcelomtxp
17/01/2017, 23:56
Pessoal estou entrando no tópico de vocês pq vcs estão falando de vazamento, eu tenho um vazamento acho q na embreagem. alguém sabe me dizer se é difícil consertar isso? o antigo dono me tapeou e o dia q retirei o carro ele falou q era simples isso e então no outro dia eu fui lá e ele trocou somente a coifa, hoje vejo que continua merejando óleo.
desde já agradeço. muito obrigado.
essa foto é de antes do cara trocar a coifa. amanhã tiro uma foto de como já está a coifa nova...

542083

amonluna
18/01/2017, 08:49
Amigo, se o óleo tá vindo de dentro da capa seca deve ser o retentor do volante do motor e pra chegar no nivel do garfo da embreagem deve ter muito óleo ali dentro, não sei o preço desse retentor, acho q não é caro, mas pra chegar no volante ou c tira o cambio+T-case+capa seca+embreagem ou tira o motor inteiro.

marcelomtxp
18/01/2017, 09:30
Amonluna; mas que óleo é esse? óleo do motor, óleo da embreagem, óleo do câmbio?

e de peças pra consertar além desse retentor do volante o que mais eu gastaria?

sentir a embreagem um pouco dura é por causa desse vazamento?

Gustavo D
18/01/2017, 17:04
; mas que óleo é esse? óleo do motor, óleo da embreagem, óleo do câmbio?

e de peças pra consertar além desse retentor do volante o que mais eu gastaria?

sentir a embreagem um pouco dura é por causa desse vazamento?

Pode ser tanto o retentor do volante do motor (igrejinha), como o retentor do eixo piloto primário do câmbio.
Pela foto, parece óleo mais avermelhado (estou chutando, não dá pra saber realmente), o que indicaria óleo de câmbio. Dá uma olhada no nível de óleo do câmbio (é só tirar o bujão e tem que escorrer óleo, do contrário, tá fora do nível).

Ambos retentores são baratos (devem estar entre 10 e 50 reais), mas para trocá-los, você terá exatamente a mesma M.O. de uma troca de embreagem, como o amonluna descreveu (tirar câmbio, t-case, capa seca). Inclusive, a recomendação é trocar estes retentores a cada troca de embreagem.

Como você já terá este trabalho, dependendo da KM do seu jipe, estado da embreagem e sua condição financeira, talvez compense trocar logo a embreagem também.

marcelomtxp
18/01/2017, 18:16
então esse troller meu é um 2011 eu peguei ele usado com 57 mil e hoje ele está com 62 mil a embreagem apesar de ser dura, não sei se é característica desse tipo de carro, mas ela é beeeemmm mais dura que o de uma Mitsubishi triton q tem no meu serviço... e eu não sei se ela já está na idade de ser trocada...

trocar a embreagem com 60mil km é normal?
eu tenho interesse em trocar os cilindro mestre e auxiliar da embreagem por novos para ver se o peso no pé aliviava...

uma dúvida de uma pessoa leiga como eu de mecânica, o óleo da embreagem e do câmbio é o mesmo correto?

amonluna
18/01/2017, 18:19
Isso mesmo o Gustavo tá 100% certo, pode ser mesmo óleo do cambio, não tinha pensado nisso, mas é tão possível quanto ser no volante, geralmente o valor da mão de obra é quase igual ao valor do kit de embreagem, algo entre 600 e 800 reais, se o vazamento for no retentor do volante o oleo q ta vazando é do motor, oleo lubrificante 15W40.
Sobre essa recomendação de trocar os retentores quando trocar embreagem eu não sabia e vacilei pois troquei meu kit embreagem no meio do ano passado e não troquei esse retentor...vivendo e aprendendo!
outra coisa q recomendo é trocar logo o garfo da embreagem, no meu caso fui obrigado a abrir a embreagem por causa de desgaste no encaixe entre a cabeça do pino que segura o garfo e o próprio garfo, o carro tinha embreagem mas tremia tudo quando soltava o pé, antes do jipe sair da inércia, principalmente em situações de força como andar na areia, essa situação também deu uma detonada no platô q tava com as molas sem resistencia por causa de aquecimento...apesar do disco estar bom troquei logo tudo, o ruim é q o garfo é da D-20, mas o pino da D-20 é bem menor e não serviu tive q usar o pino velho com o garfo novo, não era o ideal mas foi o jeito, até agora tá rodando beleza, já foram mais de 15 mil km.
Abraços

amonluna
18/01/2017, 18:25
então esse troller meu é um 2011 eu peguei ele usado com 57 mil e hoje ele está com 62 mil a embreagem apesar de ser dura, não sei se é característica desse tipo de carro, mas ela é beeeemmm mais dura que o de uma Mitsubishi triton q tem no meu serviço... e eu não sei se ela já está na idade de ser trocada...

trocar a embreagem com 60mil km é normal?
eu tenho interesse em trocar os cilindro mestre e auxiliar da embreagem por novos para ver se o peso no pé aliviava...

uma dúvida de uma pessoa leiga como eu de mecânica, o óleo da embreagem e do câmbio é o mesmo correto?

o da embreagem é o DOT4, o mesmo do freio. o do cambio é dexronIII, o oleo da embreagem não entra na capa seca onde fica o kit de embreagem, ele circula entre os 2 cilindros e só, faça a troca do oleo da embreagem, recomenda-se trocar a cada 30 mil km, é baratinho, 1 ltros sobra e custa 30 real, compre um bom, varga ou bosch, no meu caso só de trocar esse oleo q na verdade é um fluido já melhorou o peso do pedal, os cilindros são da bandeirantes e custam cerca de 120 reais cada, mas acho q só precisa trocar se estiver vazando.
Abraço e boa sorte

marcelomtxp
18/01/2017, 18:27
amonluna mas essas peças do garfo da embreagem são as mesmas do motor 2.8 e 3.0 vc tentou procurar no mercado livre esse garfo? ou estava com pressa de ficar com a viatura pronta pra poder andar?

Giuberto
18/01/2017, 18:44
Marcelo, avalie a possibilidade do seu troller não ter somente 62 mil kms. Adulteração de kms acontecem bastante.

Mas, no geral, estes retentores estragam por tempo, óleo velho (muitas limalhas), etc. Se o seu troller realmente tem apenas 62 mil kms e supondo que você e donos anteriores não queimaram muito a embreagem, com certeza ela estaria boa. Nesse caso, dependendo de como está esse vazamento, você pode completar o nível e postergar a troca do retentor para quando você for trocar a embreagem (se o vazamento não piorar) ou preventivamente, por volta de uns 100-150-200 mil kms.

Outro dia, um amigo conhecido de um mecânico do Pantanal, me disse que o cara usa pneu 35", relação original, troller 2004 com 284 mil kms e a embreagem ainda está original. Vai muito do pé do sujeito.

A recomendação do garfo é válida, mas com certeza apenas para trollers bem antigos, com quase ou mais de 10 anos de uso.

amonluna
19/01/2017, 21:15
Giuberto concordo q os mais velhos tem muito mais chance de ter garfo ruim q um + novo, mas a peça é barata, paguei 120 na minha, mas acho q só desmontar e lubrificar o encaixe cada vez q abrir a capa seca já dá uma ajuda na prevenção do desgaste e verificar se vale a pena trocar.
Cara 280mil com a mesma embreagem, deve ser recorde mundial!

amonluna
19/01/2017, 21:25
amonluna mas essas peças do garfo da embreagem são as mesmas do motor 2.8 e 3.0?
Amigo a capa-seca é igual em todos os T4, a embreagem (D-20/silverado) idem, me corrijam se estiver errado, então acredito q todos os garfos tamb são, assim como os cilindros de embreagem (bandeirantes).


vc tentou procurar no mercado livre esse garfo?
o garfo é facil de achar, é o da D-20, mas o pino é diferente, é mais longo, deve ser fabricação própria, sei lá, mas um bom torneiro tendo um de modelo consegue fazer outro igual mole, mole.


estava com pressa de ficar com a viatura pronta pra poder andar?
Sim, sempre estamos com pressa o bugão é o unico carro da familia. ainda por cima era véspera de viagem. se tivesse mais tempo teria feito outro pino no torneiro, aqui em AJU tem um cara q é muito bom nisso.

abraços

marcelomtxp
20/01/2017, 19:14
Pessoal eu achei um mecânico aqui na minha cidade que é autorizado MWM e Ford, e ele tem um scanner profissional (kaptor Alfatest) amanhã ele vai ler a central do carro porque hoje ele estava corrigindo os erros de um outro carro, aí pediu para eu voltar amanhã, sobre o vazamento do óleo ele olhou e é preto então é do motor mesmo... daí amanhã descubro se fui passado para traz ou se o Km desse carro realmente é 61 mil, o que eu quero acreditar que é pois o voltante dele não tem arranhados de unha e eu já vi um troller com km de 80 mil e 90 mil e o carro estava muito arranhado no volante, o painel então tirando um pouco da vibração está bem inteiro, típico de que não levou muito sol...

Eu comprei o óleo DOT4 5.1. paguei 32 reais, a e falando desse óleo muitos aqui no fórum recomendam mas o mecânico falou que acha ele muito grosso pra colocar na embreagem e então ele não afirmou que só isso melhora, ele disse q não compensa muito somente o óleo e sim fazer um serviço só e trocar os cilindros, pra ver se melhora o peso no pé e a dificuldade de engatar a primeira marcha...

homerohermida
20/01/2017, 21:11
DOT 4 5.1 não existe.

amonluna
21/01/2017, 20:12
DOT 4 5.1 não existe.

Deve ser o 5.1 q muitos aqui recomendam...Sobre trocar só o fluido eu arriscaria, pelo seguinte, os fluidos de freio são altamente higroscópicos, com o tempo eles inevitavelmente vão absorvendo agua do ar, só q a agua não tem as mesmas características do fluido, assim quando c bota um fluido novo o sistema volta a trabalhar da forma normal, isso teoricamente, na pratica pode ser q realmente um dos cilindros esteja ruim, mas dizem q quando isso acontece eles começam a merejar, fica levemente sujo de fluido, se eles estão sequinhos acho q vale o teste, o máximo q vai acontecer é perder um pouco de fluido, q não é caro.

Sobre a diferença do DOT 4 pro DOT 5.1, meu mecânico dissem q oq muda é a capacidade de trabalhar em altas temperaturas, o 5.1 guenta mais calor antes de produzir gás e perder pressão, mas o circuito onde circula o fluido de embreagem do Troller não esquenta tanto assim, por isso segundo ele usar o DOT 5.1 não faria muita diferença, o 5.1 seria pra aplicações como freios de carros e motos de alta performance q esquentam muito mesmo.

Sobre ser muito grosso nunca usei q não posso afirmar, mas como c mesmo disse, muita gente aqui recomenda, então acho q não é problema...

Abraços

homerohermida
21/01/2017, 21:10
Deve ser o 5.1 q muitos aqui recomendam...Sobre trocar só o fluido eu arriscaria, pelo seguinte, os fluidos de freio são altamente higroscópicos, com o tempo eles inevitavelmente vão absorvendo agua do ar, só q a agua não tem as mesmas características do fluido, assim quando c bota um fluido novo o sistema volta a trabalhar da forma normal, isso teoricamente, na pratica pode ser q realmente um dos cilindros esteja ruim, mas dizem q quando isso acontece eles começam a merejar, fica levemente sujo de fluido, se eles estão sequinhos acho q vale o teste, o máximo q vai acontecer é perder um pouco de fluido, q não é caro.

Sobre a diferença do DOT 4 pro DOT 5.1, meu mecânico dissem q oq muda é a capacidade de trabalhar em altas temperaturas, o 5.1 guenta mais calor antes de produzir gás e perder pressão, mas o circuito onde circula o fluido de embreagem do Troller não esquenta tanto assim, por isso segundo ele usar o DOT 5.1 não faria muita diferença, o 5.1 seria pra aplicações como freios de carros e motos de alta performance q esquentam muito mesmo.

Sobre ser muito grosso nunca usei q não posso afirmar, mas como c mesmo disse, muita gente aqui recomenda, então acho q não é problema...

Abraços
No 3.0 o cano de descarga passa a poucos centímetros do cilindro escravo e deve esquentar bastante. Minha embreagem mudou da água pro vinho. No 2.8 eu não faço ideia.

amonluna
21/01/2017, 21:16
No 3.0 o cano de descarga passa a poucos centímetros do cilindro escravo e deve esquentar bastante. Minha embreagem mudou da água pro vinho. No 2.8 eu não faço ideia.

No 2.8 o escape é do outro lado, o cilindro não sofre com isso, de repente no 3.0 vale mesmo botar o 5.1.

homerohermida
21/01/2017, 21:23
No 2.8 o escape é do outro lado, o cilindro não sofre com isso, de repente no 3.0 vale mesmo botar o 5.1.
Exatamente. Muitos aprovam a mudança.

marcelomtxp
24/01/2017, 23:08
Pessoal passei o leitor Kaptor do mecânico que é especializado em camionetes, ford e motor mwm da minha cidade, ele leu, minha injeção não tem falhas, o meu carro pelo que o mecânico diz está original, não foi chipado nem nada, e o km acreditem está menor o km no leitor que no painel do carro, no painel está 61.300 no leitor kaptor dele está 61083 pois segundo ele esse leitor não faz a leitura do carro em marcha ré.
Os outros problemas, fui orientado que devo trocar esse retentor da igrejinha o quanto antes, pois além de ferrar a embreagem, esse vazamento uma hora vai ficar insuportável, e detalhe provavelmente a hora que o mecânico abrir a capa seca, provavelmente vai condenar a embreagem pois esse óleo do motor que está vazando que deve ter deixado o pedal da embreagem tão pesado.
Segundo problema, o pedal da embreagem pesado, o mecânico falou que não compensa muito trocar esse óleo do cilindro, ele não recomendou trocar, ele me recomendou fazer uma regulagem nessa embreagem pois segundo ele, ela está "muchibenta" ah vai entender... diz q a troca desse óleo pode trazer mais transtornos que vantagens pois se entrar ar, eu me lasco aí ela pode descer e não subir ao dirigir.

agora vai entender um carro com 61 mil km ano 2011 vazando óleo... eita má sorte rsrsrs, mas diz ele q esse retentor tem um anel de borracha então por isso a durabilidade foi pouca.

amonluna
26/01/2017, 08:51
Amigo, se eu fosse você pensava em trocar de mecanico, primeiro q o fluido de freio e embreagem devem ser trocados a cada 30 mil km, então nao existe isso de dar problema pela troca, essa é uma opnião no minimo suspeita, oq pode acontecer e aconteceu comigo é o fluido novo fazer o cilindro auxiliar trabalhar mais, já q o fluido antigo perde um pouco da capacidade de empurrar o cilindro auxiliar, no meu caso depois de trocar só o fluido o sistema melhorou muito durante 2 dias, dai o cilindro auxiliar abriu o bico, pois não guentou a pressão normal de trabalho, dai troquei logo os 2 cilindros...

Mas antes de mais nada c precisa abrir a capa seca e ver como tão as peças da embreagem, volante do motor, retentor do volante, etc..., no mesmo serviço c pede pra trocar o fluido da embreagem, quando tudo estiver montado novamente você avalia o peso do pedal, e espera uns dias pra ver se os cilindros vão suportar o uso dentro dos padrões normais, se algum deles começar a merejar c troca os 2, a troca desses cilindros é coisa rapida, o meu mecanico trocou os 2 em menos de 1 hora.
Abraços e boa sorte.

marcelomtxp
27/01/2017, 01:18
Então eu estou aqui na divida da Bolívia e até agora não achei ninguém que executasse essa troca de óleo dos cilindros da embreagem sem reclamar.

Eu já tinha feito um orçamento em Cuiabá na capital, no final de 2016, o serviço em uma mecânica até conceituada ficou mão de obra em 700 reais, todavia como não moro lá não executei o serviço.
Vou continuar procurando mecânicos então. obrigado

Walter da Camper
27/01/2017, 12:51
Putz... que absurdo. Esse é um dos serviços mais fáceis de fazer num 4x4.

Eu, com pouco conhecimento técnico e poucas ferramentas já troquei em casa, primeiro o cilindro escravo e tempos depois o cilindro mestre da embreagem da Camper que é da Toyota Bandeirante, igual ao do Troller. Trocar só o óleo é bem mais fácil que trocar cilindro.

Se der bobeira e deixar abaixar muito o nível do reservatório, pode entrar ar, o que dificulta o processo, porque o pedal perde ação. Mas não é nenhum bicho de 7 cabeças, basta continuar sangrando e adicionando óleo até o ar sair pelo sangrador no cilindro inferior.



Então eu estou aqui na divida da Bolívia e até agora não achei ninguém que executasse essa troca de óleo dos cilindros da embreagem sem reclamar.

Eu já tinha feito um orçamento em Cuiabá na capital, no final de 2016, o serviço em uma mecânica até conceituada ficou mão de obra em 700 reais, todavia como não moro lá não executei o serviço.
Vou continuar procurando mecânicos então. obrigado

Sergioporto
27/01/2017, 13:48
Fácil de sangrar sozinho .1º abre o sangrador do cilindro auxiliar e pedala para colocar ´todo óleo velho fora.2} Arruma uma mangueira que caiba bem justo no parafuso da sangria ,coloca a outra ponta da mangueira dentro dum frasco que contenha um pouco do fluido para que ponta da mangueira fique dentro do fluido. À seguir coloca fluido novo no cilindro mestre e vai pedalando devagar mas cuidado para não faltar fluido no cil. mestre,quando tiver bombeado meio frasco feche parafuso da sangria e garanto que terá embreagem.Faço isso na toy para sangrar freios e embreagem e sempre deu certo.
Sucesso na empreitada e não pague este absurdo.
Abs