cesarmello
08/01/2017, 12:45
Bom dia Amigos.
Resolvi relatar um problema que enfrentei, e a solução.
Eu tenho já há uns 2 anos uma Ranger 3.0 2008. Logo depois que comprei ela, tive aquele problema crônico das Rangers de corrosão, sendo necessário trocar a caixa de distribuição.
Assim aproveitei e já troquei as correias de distribuição e embreagem.
Também foi trocada a bomba de combustível do tanque, ficando "zerada".
Eu estava contente com essa oficina onde fiz este serviço, mas após algum tempo com a Ranger o marcador de combustível deixou de funcionar.
Aí levei lá especificamente para este serviço, e também vi que as bieletas estavam com bastante folga, pedindo para dar uma olhada, aproveitando para fazer a troca de óleo.
Só que o carro ficou lá 3 dias e o mecânico trocou o óleo e filtros, trocou pastilhas de freios e discos (sem me consultar) e não mexeu no marcador e nem arrumou as bieletas (o serviço que eu realmente tinha levado lá pra fazer).
Enfim, fez o que não precisava e o que precisava não mexeu, e ainda me apresentou uma fatura de mais de R$ 1.000,00, e ainda os freios ficaram com uma chiadeira sem fim que aé hoje não consegui resolver.
Resumo: Perdeu o cliente.
Em função disso, passei a levar numa oficina perto do meu trabalho, até pela vantagem de poder fiscalizar o trabalho. Nesta oficina fiz o que necessitava na suspensão, sendo trocadas as bieletas e amortecedores.
Serviço rápido e bem feito, sem desperdício, motivo pelo qual passei a usar os serviços deles.
Ocorre que cerca de 60 dias atrás levei lá novamente para trocar óleo e fazer o serviço do marcador. O carro ficou lá 1 dia, fizeram a troca de óleo e o marcador era só um fio que havia escapado no sensor, que foi arrumado.
Só que o filtro de combustível passou a apresentar um vazamentos nas mangueiras que ligam.
Aparentemente isso não interferiu em nada no funcionamento do carro, mas o vazamento estava lá. Eu cheguei a levar o carro 1 ou 2 vezes para checar o vazamento mas apesar de chegar lá com o filtro com as bordas cheias de diesel, enquanto o carro ficava lá o problema não se repetia.
Não senti diferença no funcionamento do carro até cera de 30 dias atrás quando em uma ultrapassagem na estrada o motor perdeu força e quase apagou.
Logo depois se recuperou e não apresentou problemas, seguindo com funcionamento normal.
Cerca de 1 semana atrás, fui para meu sítio cerca de 55 km de Curitiba e faltando 5 KM para chegar o motor simplesmente apagou. Apagou e não pegou mais.
Olhei o filtro e vi que estava vazando, então presumi que havia entrado ar. Esperei uns 30 minutos, bati na partida e o motor pegou. Só que como o carro estava numa ladeira de capo aberto, e o meu freio de pé não é muito confiável, acabei desligando novamente o carro para poder fechar o capô, sendo que não pegou novamente.
Assim, fiz os últimos 5 km a pé (não tenho vizinhos lá) e chegando no sítio fui a cavalo para buscar as coisas.
Batendo na partida, ela pegou e funcionou os outros 7 dias em que fiquei por lá normalmente (ligava todo dia para checar).
Eu tenho o leitor de scanner ODBD II e li os erros, sendo indicado o erro P0003 "Fuel Volume Regulator Control Circuit Low".
Apaguei o erro e ele não voltou.
Enfim, na outra semana quando pretendia voltar ao sítio por precaução eu troquei a bateria e troquei o filtro.
Saindo, 10 km de casa o problema retornou e mesmo esperando umas 2 horas, não pegou novamente, e o erro apareceu novamente.
Chamei o reboque quando o reboque chegou na oficina (esta mesma que fez o ultimo trabalho) a caminhonete pegou.
Fiz questão de fazer eles testarem e quando acelerava o erro reaparecia até que aceleramos forte, ela morreu e não pegou mais.
O pessoal ficou especulando, que era ar, que era isso que era aquilo, tentaram sangrar bico, plugar e desplugar os cabos de combustível, enfim, a única certeza que tínhamos é que a pressão no rail era zero e não tava chegando combustível nos bicos.
Eu percebi por estar junto que o pessoal da oficina não fazia a mínima ideia do que estava fazendo e que não sabia onde ficava o fuel volume regulator.
Então, pedi para deixarem que no outro dia eu voltaria cedo para tentarmos resolver juntos.
Pedi, por via das dúvidas para o rapaz baixar o tanque, porque apesar de pra mim o volume de combustível que a bomba do tanque jogava estar bom, ele achava que estava baixo.
Cheguei na oficina umas 9:30 e eles ja estavam tirando a bomba, que ao testar na bancada mostrou que estava funcionando bem.
O filtro também estava bem limpo então, bomba não era.
Como vi que não ia pra frente, fui ao meu escritório e imprimi os manuais técnicos que tinha do motor, especialmente a parte do sistema de combustível e seus procedimentos de reparo.
Uma coisa que notei é que o tal do Fuel Volume Regulator fica bem embaixo do filtro de combustível, que estava vazando.
Aí antes que começasse a sessão de "trocar peça pra ver se funciona e depois mandar a fatura pro dono" eu pedi para tirarem a roda do passageiro para eu poder ver o tal do sensor.
No manual de manutenção que eu tinha notei que um dos primeiros avisos que constava eram "não troque o regulador sem antes realizar estes testes" o que indicava que problemas elétricos devem ser relativamente frequentes nessa peça.
Bom, enfim, dava para ver que o tal regulador estava bem lambuzado de diesel e em função disso pedi para tirarem o conector para fazermos os testes.
Mas como o acesso é meio fora de mão, e levando em conta que o pessoal da oficina fazia cara de cachorro quando eu falava em ohms e multímetro, pedi só para passarem um lima contato no conector.
Sem grande surpresa, ao invés do limpa contato o rapaz passou wd-40, aí quando perguntei ele deu uma disfarçada e aí sim, finalmente, passou o limpa contato.
Enfim, plugamos o conector e voilá. Pegou de primeira.
Apaguei os erros e testei, nenhum voltou. Aceleramos um monte. Sem erro.
Peguei a caminhonete e andei 50 km na cidade em 2º marcha esticando com ar ligado e todas as luzes ligadas e nada do erro.
Fui para o sítio e voltei umas 3 vezes, e nada de erro.
Enfim, dá pra dizer que está consertado.
Então pessoal, antes de aceitar o veredicto que condena a bomba de alta pressão dos mexânicos, façam os testes nas válvulas de volume de combustível e de controle de combustível.
As duas estão acopladas na bomba de alta pressão e ficam bem embaixo do filtro de combustível, que pelo que tenho pesquisado aqui nos fóruns é uma peça que costuma dar vazamento.
Ainda, por ficarem perto da roda, devem sofrer um pouco com água, e por serem responsáveis por controlar o fluxo de combustível na bomba podem dar a impressão de ser uma bomba ruim.
Outra lição: Vale a pena perder um dia de trabalho e "alugar" a oficina para garantir que o serviço está sendo bem feito.
Fica aí a experiência.
Resolvi relatar um problema que enfrentei, e a solução.
Eu tenho já há uns 2 anos uma Ranger 3.0 2008. Logo depois que comprei ela, tive aquele problema crônico das Rangers de corrosão, sendo necessário trocar a caixa de distribuição.
Assim aproveitei e já troquei as correias de distribuição e embreagem.
Também foi trocada a bomba de combustível do tanque, ficando "zerada".
Eu estava contente com essa oficina onde fiz este serviço, mas após algum tempo com a Ranger o marcador de combustível deixou de funcionar.
Aí levei lá especificamente para este serviço, e também vi que as bieletas estavam com bastante folga, pedindo para dar uma olhada, aproveitando para fazer a troca de óleo.
Só que o carro ficou lá 3 dias e o mecânico trocou o óleo e filtros, trocou pastilhas de freios e discos (sem me consultar) e não mexeu no marcador e nem arrumou as bieletas (o serviço que eu realmente tinha levado lá pra fazer).
Enfim, fez o que não precisava e o que precisava não mexeu, e ainda me apresentou uma fatura de mais de R$ 1.000,00, e ainda os freios ficaram com uma chiadeira sem fim que aé hoje não consegui resolver.
Resumo: Perdeu o cliente.
Em função disso, passei a levar numa oficina perto do meu trabalho, até pela vantagem de poder fiscalizar o trabalho. Nesta oficina fiz o que necessitava na suspensão, sendo trocadas as bieletas e amortecedores.
Serviço rápido e bem feito, sem desperdício, motivo pelo qual passei a usar os serviços deles.
Ocorre que cerca de 60 dias atrás levei lá novamente para trocar óleo e fazer o serviço do marcador. O carro ficou lá 1 dia, fizeram a troca de óleo e o marcador era só um fio que havia escapado no sensor, que foi arrumado.
Só que o filtro de combustível passou a apresentar um vazamentos nas mangueiras que ligam.
Aparentemente isso não interferiu em nada no funcionamento do carro, mas o vazamento estava lá. Eu cheguei a levar o carro 1 ou 2 vezes para checar o vazamento mas apesar de chegar lá com o filtro com as bordas cheias de diesel, enquanto o carro ficava lá o problema não se repetia.
Não senti diferença no funcionamento do carro até cera de 30 dias atrás quando em uma ultrapassagem na estrada o motor perdeu força e quase apagou.
Logo depois se recuperou e não apresentou problemas, seguindo com funcionamento normal.
Cerca de 1 semana atrás, fui para meu sítio cerca de 55 km de Curitiba e faltando 5 KM para chegar o motor simplesmente apagou. Apagou e não pegou mais.
Olhei o filtro e vi que estava vazando, então presumi que havia entrado ar. Esperei uns 30 minutos, bati na partida e o motor pegou. Só que como o carro estava numa ladeira de capo aberto, e o meu freio de pé não é muito confiável, acabei desligando novamente o carro para poder fechar o capô, sendo que não pegou novamente.
Assim, fiz os últimos 5 km a pé (não tenho vizinhos lá) e chegando no sítio fui a cavalo para buscar as coisas.
Batendo na partida, ela pegou e funcionou os outros 7 dias em que fiquei por lá normalmente (ligava todo dia para checar).
Eu tenho o leitor de scanner ODBD II e li os erros, sendo indicado o erro P0003 "Fuel Volume Regulator Control Circuit Low".
Apaguei o erro e ele não voltou.
Enfim, na outra semana quando pretendia voltar ao sítio por precaução eu troquei a bateria e troquei o filtro.
Saindo, 10 km de casa o problema retornou e mesmo esperando umas 2 horas, não pegou novamente, e o erro apareceu novamente.
Chamei o reboque quando o reboque chegou na oficina (esta mesma que fez o ultimo trabalho) a caminhonete pegou.
Fiz questão de fazer eles testarem e quando acelerava o erro reaparecia até que aceleramos forte, ela morreu e não pegou mais.
O pessoal ficou especulando, que era ar, que era isso que era aquilo, tentaram sangrar bico, plugar e desplugar os cabos de combustível, enfim, a única certeza que tínhamos é que a pressão no rail era zero e não tava chegando combustível nos bicos.
Eu percebi por estar junto que o pessoal da oficina não fazia a mínima ideia do que estava fazendo e que não sabia onde ficava o fuel volume regulator.
Então, pedi para deixarem que no outro dia eu voltaria cedo para tentarmos resolver juntos.
Pedi, por via das dúvidas para o rapaz baixar o tanque, porque apesar de pra mim o volume de combustível que a bomba do tanque jogava estar bom, ele achava que estava baixo.
Cheguei na oficina umas 9:30 e eles ja estavam tirando a bomba, que ao testar na bancada mostrou que estava funcionando bem.
O filtro também estava bem limpo então, bomba não era.
Como vi que não ia pra frente, fui ao meu escritório e imprimi os manuais técnicos que tinha do motor, especialmente a parte do sistema de combustível e seus procedimentos de reparo.
Uma coisa que notei é que o tal do Fuel Volume Regulator fica bem embaixo do filtro de combustível, que estava vazando.
Aí antes que começasse a sessão de "trocar peça pra ver se funciona e depois mandar a fatura pro dono" eu pedi para tirarem a roda do passageiro para eu poder ver o tal do sensor.
No manual de manutenção que eu tinha notei que um dos primeiros avisos que constava eram "não troque o regulador sem antes realizar estes testes" o que indicava que problemas elétricos devem ser relativamente frequentes nessa peça.
Bom, enfim, dava para ver que o tal regulador estava bem lambuzado de diesel e em função disso pedi para tirarem o conector para fazermos os testes.
Mas como o acesso é meio fora de mão, e levando em conta que o pessoal da oficina fazia cara de cachorro quando eu falava em ohms e multímetro, pedi só para passarem um lima contato no conector.
Sem grande surpresa, ao invés do limpa contato o rapaz passou wd-40, aí quando perguntei ele deu uma disfarçada e aí sim, finalmente, passou o limpa contato.
Enfim, plugamos o conector e voilá. Pegou de primeira.
Apaguei os erros e testei, nenhum voltou. Aceleramos um monte. Sem erro.
Peguei a caminhonete e andei 50 km na cidade em 2º marcha esticando com ar ligado e todas as luzes ligadas e nada do erro.
Fui para o sítio e voltei umas 3 vezes, e nada de erro.
Enfim, dá pra dizer que está consertado.
Então pessoal, antes de aceitar o veredicto que condena a bomba de alta pressão dos mexânicos, façam os testes nas válvulas de volume de combustível e de controle de combustível.
As duas estão acopladas na bomba de alta pressão e ficam bem embaixo do filtro de combustível, que pelo que tenho pesquisado aqui nos fóruns é uma peça que costuma dar vazamento.
Ainda, por ficarem perto da roda, devem sofrer um pouco com água, e por serem responsáveis por controlar o fluxo de combustível na bomba podem dar a impressão de ser uma bomba ruim.
Outra lição: Vale a pena perder um dia de trabalho e "alugar" a oficina para garantir que o serviço está sendo bem feito.
Fica aí a experiência.