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Ver Versão Completa : Band para reboque de trailer de cavalos?



Andrefb69
05/01/2017, 09:29
Pessoal:
Faço parte do 4x4Brasil há alguns anos, mas sempre no fórum da Ford.
Estou eu aqui procurando opções para substituir minha F1000 89 (com dor no coração) para reboque de um trailer de dois cavalos. As adaptações de câmbio e diferencial que teria que fazer para ficar com ela neste uso são inviáveis economicamente e decidi pela troca (ainda tô criando coragem...). Ando olhando todas as caminhonetes mas, para resumir: as boas são caríssimas e são 4x2 (mijou na roda, atola) e as 4x4 "modernas" me causam arrepios de pensar no custo de manutenção e dúvidas sobre a real resistência de seus sistemas de transmissão.
Nessa pesquisa toda, por acaso, me deparei com a capacidade de reboque de uma Land Rover Defender que são assustadores 3,5 tons! Quase o dobro do que pretendo rebocar! Mas o preço, custo de manutenção, motor HSD e posição de dirigir (torto) me afastam deste veículo. Mesmo assim, fiquei com a idéia na cabeça de, ao invés de rebocar meus cavalos com uma caminhonete, fazê-lo com um veículo 4x4 que me agregue outras possibilidades para curtir a vida... :)
Sendo assim:
Uma Band daria conta de rebocar um trailer com freio inercial (peso total ao redor de 2 tons) por viagens de 100 a 300km?
Se sim, qual seria a melhor configuração mecânica para isso?
Conseguiria manter uma velocidade média de 90km/h sem perder muito em subidas (como o valente MWM 229 consegue)?

Grato de antemão

Denise Ávila
05/01/2017, 09:45
Tranquilamente colega.
As Bands com motor 14B tem capacidade de tração de 4.190 Kg. Acredito que as com motor MB não seja diferente.

Maggion
05/01/2017, 09:54
Tranquilamente colega.
As Bands com motor 14B tem capacidade de tração de 4.190 Kg. Acredito que as com motor MB não seja diferente.

A Sra. Denise já falou Tudo. qualquer Band dá conta e ainda sobra.

Denise Ávila
05/01/2017, 10:15
Mas precisa ter cuidado com o engate. De nada adianta se o engate for de má qualidade ou subdimensionado. Os da AVM tem capacidade de carga de trabalho de 3.000 a 5.000 kg e, por serem originais, casam direitinho com a furação original na travessa do chassi.

Andrefb69
05/01/2017, 16:13
Tranquilamente colega.
As Bands com motor 14B tem capacidade de tração de 4.190 Kg. Acredito que as com motor MB não seja diferente.

Caracas! 4.190kg!!! E eu que achei que 3,5 tons já era muito... Rsrs! Procurei essa informação na net, mas não achei.... Obrigado!
Bom, por uma rápida pesquisa aqui no fórum percebi que os melhores motores são o 14B e o 364, sendo o 364 mais "torcudo" em baixa, correto? Sendo assim, o 364 REALMENTE sustentaria mais a velocidade média nas subidas?
Outra coisa: alguém teria a informação sobre capacidade de reboque da 364 original?

Denise Ávila
05/01/2017, 16:46
A turma fala isso, mas não sei bem como isso se processa.
O OM314 tem 24Kgmf a 1400 rpm
O OM364 tem 27 Kgfm tbm a 1400 rpm
O 14B (fase II) tem 25,5 a 2000 rpm
O 14B (fase II) tem 24,4 Kgfm a 2.200 rpm
Observando bem os valores de torque até que não são assim tão diferentes. Acho que, na prática, a diferença se dá pela RPM.
Mas os colegas mais gabaritados poderão esclarecer melhor.

Andrefb69
06/01/2017, 08:53
Denise:
Mais uma vez, grato pela ajuda.
Na minha opinião o grande problema de puxar trailer pesado (fora a segurança, claro) é como o veículo tracionador vai se portar em subidas. Olhando os números "nús e crús", salta aos olhos a melhor adequação do OM364 a esse uso. Veículo que o torque aparece em alta sempre vai exigir mais trocas de marchas e, via de regra, vai perder mais velocidade. Mas tem muita coisa que influencia né? Motor, turbina, intercooler, câmbio, relação de diferencial, etc..
Por isso, caso alguém aí já tenha tido a experiência de tracionar bastante peso com uma BAND e possa compartilhar a informação, eu ficaria muito agradecido.

Abs

Abs

Dimasi
07/01/2017, 04:46
Outros detalhes para se avaliar. O motor 14b gira mais. Vai a 4.000 rpm e já vem com câmbio 5m. As Bands com motor OM 364 só saíram com 5M de fábrica do 2 sem 93 ao 1 sem 94, embora existam muitas adaptadas. A solução de alongar os diferenciais, não é uma boa para quem vai puxar peso. Turbinar é uma boa opção para qq um dos motores

AndreyPrevidelli
07/01/2017, 12:27
Outros detalhes para se avaliar. O motor 14b gira mais. Vai a 4.000 rpm e já vem com câmbio 5m. As Bands com motor OM 364 só saíram com 5M de fábrica do 2 sem 93 ao 1 sem 94, embora existam muitas adaptadas. A solução de alongar os diferenciais, não é uma boa para quem vai puxar peso. Turbinar é uma boa opção para qq um dos motores

BOa tarde Dimasi
Vc poderia me esclarecer melhor essa explicao sobre quais as Bands com motor om 364 sairam com cambio de 5 m, pois devido a minha ignorancia, nao entendi a explicao anterior.

Sergioporto
07/01/2017, 14:29
BOa tarde Dimasi
Vc poderia me esclarecer melhor essa explicao sobre quais as Bands com motor om 364 sairam com cambio de 5 m, pois devido a minha ignorancia, nao entendi a explicao anterior.
Deve ser semestre

Denise Ávila
07/01/2017, 15:24
BOa tarde Dimasi
Vc poderia me esclarecer melhor essa explicao sobre quais as Bands com motor om 364 sairam com cambio de 5 m, pois devido a minha ignorancia, nao entendi a explicao anterior..

Se me permite, vou me adiantar na resposta.
As Bands vinham com câmbio de 4 marchas, seco e sem reduzida até 81 e sincronizado com reduzida a partir daí, mesmo com a substituição do OM 314 pelo OM 364 em 90. Já a partir de 93, ainda com o OM 364, foi introduzida mais uma marcha (a 5ª overdrive) que permaneceu com a substituição pelo 14B até o fim da produção em 2001.

AndreyPrevidelli
07/01/2017, 23:36
.

Se me permite, vou me adiantar na resposta.
As Bands vinham com câmbio de 4 marchas, seco e sem reduzida até 81 e sincronizado com reduzida a partir daí, mesmo com a substituição do OM 314 pelo OM 364 em 90. Já a partir de 93, ainda com o OM 364, foi introduzida mais uma marcha (a 5ª overdrive) que permaneceu com a substituição pelo 14B até o fim da produção em 2001.


Boa noite Denise
Especificamente as bands ano 91 com motor OM 364 nunca foram produzidas com cambio de 5m, entao???

Denise Ávila
07/01/2017, 23:45
Originalmente não.

Andrefb69
08/01/2017, 09:44
Outros detalhes para se avaliar. O motor 14b gira mais. Vai a 4.000 rpm e já vem com câmbio 5m. As Bands com motor OM 364 só saíram com 5M de fábrica do 2 sem 93 ao 1 sem 94, embora existam muitas adaptadas. A solução de alongar os diferenciais, não é uma boa para quem vai puxar peso. Turbinar é uma boa opção para qq um dos motores
Dimasi:
Obrigado pela ajuda!
EStou justamente pesquisando essas coisas no momento. Embora o "toc-toc" do diesel de baixa rotação me soe como música aos ouvidos, estou vendo que as ofertas do 14B chegam mais "completas" (dir hidráulica, 5m, ar condicionado)... Turbinar já estou convencido de que é necessidade.
Agora, quanto à relação é outro ponto que estou pesquisando. Preciso de força sim, mas ter um veículo que me permita viajar a 100-120 (SEM O TRAILER!!) também seria muito desejável. Com a relação original do 14B eu consigo isso?

Denise Ávila
08/01/2017, 10:12
Colega, se eu fosse vc não inventava muito. Band, mesmo na configuração mais antiga, é mais forte do que 99% (estimativa, pode ser que seja até mais) dos veículos offroad no mercado. A relação do diferencial da Band é 10x37 em todos os modelos independente do ano e motorização. Apenas as pickups com motor 14B tiveram sua relação reduzida para 9x37. Considero 10x37 é o ideal pra força e velocidade. Menos vai perder velocidade final na estrada, e mais vai perder força nas arrancadas e situações mais extremas.
Sim, as Bands com motor 14B já vieram mais completas, não só no quesito opcionais, mas tbm na mecanização como a barra estabilizadora, amortecedor de direção, freio a disco na dianteira... mas nada que não possa ser instalado posteriormente.
Ar condicionado era opcional, mesmo no 14B.
O mais importante é o estado em que ela se encontra. De nada adianta pegar uma mais nova se foi judiada, negligenciada ou usada em trilhas.
O ideal é levar um mecânico de diesel (de preferência que conheça Band) e um lanterneiro (preferência que tbm conheça Band) pois um serviço geral de lanternagem e pintura sai em torno de 15 a 20 mil.

dudu83
08/01/2017, 19:44
541622541623, eu puxo esse compressor de 2 toneladas, ando a no máximo 70 pq não tem freio inercial 9 at eparei de fazer isso e muito perigoso), mas com certeza da pra andar a 90 km/h se tiver freio inercial... uso esse engate militar mas existe um modelo da avm com bola...

mas veja bem, manutenção de Toyota e ate barato porem tem muito mecânico malandro por ai e uma toyota revisada e confiavel vai te custar entre 40 e 50 mil... f1000 e o veiculo a diesel disparado mais barato de se manter ainda mais que a sua você já conhece, se fosse voce investiria num jogo de pneus bfgoodrich all terain pelo menos na traseira e investiria num bloquei de diferencia eaton (gasta uns R$5,000) certeza que isso ja resolveria seu problema com pouco investimento

Dimasi
09/01/2017, 01:19
Dimasi:
Obrigado pela ajuda!
EStou justamente pesquisando essas coisas no momento. Embora o "toc-toc" do diesel de baixa rotação me soe como música aos ouvidos, estou vendo que as ofertas do 14B chegam mais "completas" (dir hidráulica, 5m, ar condicionado)... Turbinar já estou convencido de que é necessidade.
Agora, quanto à relação é outro ponto que estou pesquisando. Preciso de força sim, mas ter um veículo que me permita viajar a 100-120 (SEM O TRAILER!!) também seria muito desejável. Com a relação original do 14B eu consigo isso?

Band 5M, principalmente com 14b, permite rodar nessa faixa o dia todo se quiser.

Andrefb69
09/01/2017, 08:40
Colega, se eu fosse vc não inventava muito. Band, mesmo na configuração mais antiga, é mais forte do que 99% (estimativa, pode ser que seja até mais) dos veículos offroad no mercado. A relação do diferencial da Band é 10x37 em todos os modelos independente do ano e motorização. Apenas as pickups com motor 14B tiveram sua relação reduzida para 9x37. Considero 10x37 é o ideal pra força e velocidade. Menos vai perder velocidade final na estrada, e mais vai perder força nas arrancadas e situações mais extremas.
Sim, as Bands com motor 14B já vieram mais completas, não só no quesito opcionais, mas tbm na mecanização como a barra estabilizadora, amortecedor de direção, freio a disco na dianteira... mas nada que não possa ser instalado posteriormente.
Ar condicionado era opcional, mesmo no 14B.
O mais importante é o estado em que ela se encontra. De nada adianta pegar uma mais nova se foi judiada, negligenciada ou usada em trilhas.
O ideal é levar um mecânico de diesel (de preferência que conheça Band) e um lanterneiro (preferência que tbm conheça Band) pois um serviço geral de lanternagem e pintura sai em torno de 15 a 20 mil.


Denise:
Obrigado uma vez mais. Mas não estou inventando não. É ignorância mesmo! Kkkkkkk!

Andrefb69
09/01/2017, 08:42
541622541623, eu puxo esse compressor de 2 toneladas, ando a no máximo 70 pq não tem freio inercial 9 at eparei de fazer isso e muito perigoso), mas com certeza da pra andar a 90 km/h se tiver freio inercial... uso esse engate militar mas existe um modelo da avm com bola...

mas veja bem, manutenção de Toyota e ate barato porem tem muito mecânico malandro por ai e uma toyota revisada e confiavel vai te custar entre 40 e 50 mil... f1000 e o veiculo a diesel disparado mais barato de se manter ainda mais que a sua você já conhece, se fosse voce investiria num jogo de pneus bfgoodrich all terain pelo menos na traseira e investiria num bloquei de diferencia eaton (gasta uns R$5,000) certeza que isso ja resolveria seu problema com pouco investimento



Dudu:
Essa é com certeza uma ótima referência. Que tem força eu já não tinha dúvidas. É só olhar os vídeos no youtube delas arrastando caminhões muito mais pesados do que isso. Mas não tinha a referência de uso como rebocador na estrada.
Quanto à F1000, infelizmente não dá para ficar com ela. Precisaria trocar o câmbio de 4M por um Clark de 5m, o diferencial e os "periféricos" que sempre são trocados nessas adaptações. Essa brincadeira, somada a alguns detalhes de lataria que gostaria de fazer, ficaria uma fortuna. E continuaria com um veículo que "mijou na roda" fica atolado. Caminhonetes 4x2 são para asfalto e ponto final, mesmo com os bons pneus que ela tem hoje (Kumho 31x10.5x15 Road Venture 70/30). Como as cavalgadas que participo são sempre em áreas rurais, fico rezando para não cair um chuvisco... Rsrs!
Sigo pesquisando e agradecendo a ajuda de todos.
Grato!

Andrefb69
09/01/2017, 08:47
Band 5M, principalmente com 14b, permite rodar nessa faixa o dia todo se quiser.


Obrigado Dimasi
Legal saber que consigo ter um rebocador forte e, além disso, um veículo que possa me levar para lugares onde outros não levam. E essa média de velocidade, sem forçar o motor, é mais do que suficiente. Afinal, quem quer correr que compre outro carro, mas é bom saber que dá para ter um fôlego para alguma necessidade.
Quanto mais me informo, mais vou me inclinando para a Band... :)

Denise Ávila
09/01/2017, 08:50
Denise:
Obrigado uma vez mais. Mas não estou inventando não. É ignorância mesmo! Kkkkkkk!

Colega, não disse que vc estava inventando (desculpe se foi essa a impressão), apenas o aconselhei a não fazê-lo.
Band permite mil e umas intervenções e configurações e é fácil fácil passar do ponto e se ver enredado em gastos e procedimentos desnecessários kkkkkkkk.

Andrefb69
09/01/2017, 17:18
Colega, não disse que vc estava inventando (desculpe se foi essa a impressão), apenas o aconselhei a não fazê-lo.
Band permite mil e umas intervenções e configurações e é fácil fácil passar do ponto e se ver enredado em gastos e procedimentos desnecessários kkkkkkkk.


Já deu pra ver que o céu é o limite... Rsrs!

Denise Ávila
09/01/2017, 18:36
Ôôôôôô, é a cachaça de muitos kkkk

Andrefb69
27/01/2017, 14:37
Pessoal:
Hoje de manhã estive com um mecânico (que teoricamente conhece BAND) e ele me disse uma coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha...
Quando falei da minha intenção de usar como veículo rebocador, ele me desaconselhou a BAND curta. Isso porque, por ter a frente mais pesada e entreeixos curto, ela "quica" mais com a traseira e poderia levar ao "efeito L". Do ponto de vista teórico isso fez muito sentido para mim...
Aí pergunto a vocês que tem experiência:
1) A BAND curta realmente quica muito de traseira?
2) Há realmente muita diferença de dirigibilidade e estabilidade entre chassi longo e o curto?

Grato de antemão

fabiano r
27/01/2017, 17:38
Pessoal:
Hoje de manhã estive com um mecânico (que teoricamente conhece BAND) e ele me disse uma coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha...
Quando falei da minha intenção de usar como veículo rebocador, ele me desaconselhou a BAND curta. Isso porque, por ter a frente mais pesada e entreeixos curto, ela "quica" mais com a traseira e poderia levar ao "efeito L". Do ponto de vista teórico isso fez muito sentido para mim...
Aí pergunto a vocês que tem experiência:
1) A BAND curta realmente quica muito de traseira?
2) Há realmente muita diferença de dirigibilidade e estabilidade entre chassi longo e o curto?

Grato de antemão

Reboque vai da carga se deixar peso maior na traseira do reboque vai dar M com qualquer carro, outra coisa tem que nivelar o reboque para ele não andar empinado ou com o bico no chão! Tenho andado com reboque com peso alto, barraca de teto que peso em torno de 100kg pouco mais e dentro só não tinha mais peso por que não cabia, fiz uma viagem de 2480km sem problemas andando bem! (coloquei uma barra estabilizadora no reboque ele ficou muito bom para andar!

Claro que existe diferença, quanto maior o entre eixos mais estável e macio!

Abs,

Fabiano

Andrefb69
31/01/2017, 09:17
Obrigado pela ajuda Fabiano!
Realmente, o balanceamento do trailer é fundamental. O meu é excelente neste quesito, mas tenho que considerar que os cavalos deslocam o centro de gravidade para cima e são seres vivos que se mexem durante o transporte! Por causa disso, já estou abandonando a idéia da Band curta (a menos que me apareça um negócio da china! Rsrs!). Vou focar nos modelos com entre-eixos mais longo por questão de segurança.

Abraço

Andrefb69
01/06/2017, 13:25
Pessoal, boa tarde!
Só para informar e agradecer, eu acabei desistindo da BAND. Depois de meses procurando e só achando BANDS detonadas ou boas a preços exorbitantes (e ainda com necessidade de investimentos), acabei comprando um Troller essa semana. Ainda suspiro quando vejo uma BAND, mas... A relação custo/benefício de uma boa BAND com os upgrades necessários para puxar o trailer com segurança fica inviável.
Mesmo assim, quero agradecer a paciência e ajuda de todos!