PDA

Ver Versão Completa : Posição Válvula termostática Sportage Gasolina

carlosri
04/01/2017, 22:11
Salve galera, boa noite!!

Comprei uma Sportage 97/98 Gasolina na semana passada e estou revisando o sistema de arrefecimento dela que estava com bomba d'agua vazando, sem valvula termostática, polia viscosa travada e sistema imundo...

Depois de muito avaliar todos os tópicos relativos ao assunto, resolvi comprar a valvula do Opala que abre com 75°.

Quanto à sua instalção ocorreu o primeiro problema, o rebaixo do suporte da válvula tem 52,5mm de diametro e a válvula 53,5mm de diamentro, porém esse problema eu resolvo com a microrretífica, mas me deparei com outro que estou procurando há mais de 5 horas na Internet e nenhum resultado, razão pela qual venho socorrer-me aos foristas.

a pergunta é: como a valvula deve ser colocada?

541494imagem 1

541495imagem2

Pela lógica do sistema, acredito que seja a imagem 1, pois na hipótese de ser a 2, não iria abrir para o fluxo de água, mas não consegui encontrar a resposta em nenhum lugar.

Vi o vídeo do youtube de um proprietário substituindo a válvula de uma com motor diesel, porém como ela é localizada em outro local, bem como a bomba d'agua é diferente, não acredito que seja daquela forma.

Desde já agradeço a ajuda e registro que venho olhando o Forum diariamente há 06 meses, tendo conseguido adquirir a minha.

Abraços!

EDuarte
04/01/2017, 22:44
A forma correta é a da imagem 2, dessa forma a mola e o bulbo ficam em contato direto com a agua que sai do cabeçote, até pq na forma da imagem 1 vc não conseguirá colocar a tampa da carcaça.

[]s
(DU)

carlosri
04/01/2017, 23:03
Obrigado pela pronta resposta! Realmente você tem razão com relação ao contato com a água do cabeçote, não havia pensado nisso, desculpe minha ignorância... Kkkk

Abraço!

mfdomingues
05/01/2017, 18:33
Obrigado pela pronta resposta! Realmente você tem razão com relação ao contato com a água do cabeçote, não havia pensado nisso, desculpe minha ignorância... Kkkk

Abraço!
-
Carlos, boa noite

utilize sempre aditivo orgânico com etileno glicol de qualidade para que ela não trave aberta, contudo, creio que essa válvula é a a Thopson correto?

Comigo quando instalei uma destas ela veio semi-travada na caixa. Caso ocorra troque por uma wahler, é muito mais confiável e a vazão é bem maior.

Abs.