Ver Versão Completa : Equipamento básico off-road
Olá pessoal. Meu primeiro post no grupo.
Comecei a fazer offroad esse ano e já fiz algumas viagens bacanas como Jalapão, Serra da Capivara, Serra da Canastra e diversas vezes Chapada dos Veadeiros... porém me considero um total novato, principalmente depois do que ocorreu nessa minha última viagem agora no final do ano à Serra da Canastra.
Estou com uma Toro Volcano que calcei com pneus bf goodrich 235/70 r 16 all terrain Ko2 nas rodas de ferro da renegade basicona, fora isso única modificação foi colocar estribos e rack pra bike sobre a caçamba.
Como havia feito algumas viagens sem percalços foi pego de calças curtas quando meu carro ficou preso pela barriga numa trilha da canastra. Não tinha equipamento algum para desatolar o carro tive que fazer uma longa caminhada a pé e voltar no dia seguinte com outra picape pra puxar a minha.. Na situação talvez não conseguisse sair de jeito de nenhum sozinho mas o episódio expôs meu despreparo.
Tendo essas coisas em vista, o que vocês recomendariam como equipamento básico pra quem viaja de carro (sem comboio) em quer estar preparado para situações comuns de off road? Hi lift? Pás e tabuas? Cabos e cordas? Guincho é obrigatório? Quais ferramentas?
Já agradeço, abraço!
Já achei um tópico melhor.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/89690-equipamento-na-viatura-no-dia-dia.html
Comecei a fazer offroad esse ano e já fiz algumas viagens bacanas como Jalapão, Serra da Capivara, Serra da Canastra e diversas vezes Chapada dos Veadeiros... porém me considero um total novato, principalmente depois do que ocorreu nessa minha última viagem agora no final do ano à Serra da Canastra.
Estou com uma Toro Volcano que calcei com pneus bf goodrich 235/70 r 16 all terrain Ko2 nas rodas de ferro da renegade basicona, fora isso única modificação foi colocar estribos e rack pra bike sobre a caçamba.
Como havia feito algumas viagens sem percalços foi pego de calças curtas quando meu carro ficou preso pela barriga numa trilha da canastra. Não tinha equipamento algum para desatolar o carro tive que fazer uma longa caminhada a pé e voltar no dia seguinte com outra picape pra puxar a minha.. Na situação talvez não conseguisse sair de jeito de nenhum sozinho mas o episódio expôs meu despreparo.
Tendo essas coisas em vista, o que vocês recomendariam como equipamento básico pra quem viaja de carro (sem comboio) em quer estar preparado para situações comuns de off road? Hi lift? Pás e tabuas? Cabos e cordas? Guincho é obrigatório? Quais ferramentas?
Já agradeço, abraço!
Guincho, cintas, patescas, anilhas e um hi lift, para esse caso seria essenciais
[]´s
Nessa situação, algumas vezes basta o macaco para erguer o carro, um pedaço de madeira para apoiá-lo e pedaços de madeira para calçar os pneus. Cavando areia com as mãos mesmo.
Mas para se preparar, leve ao menos uma pequena pá, prancha de desatolagem (que podem ser feitas com pedaços de tábua com borracha anti-aderente colada em um dos lados).
Guincho acho desnecessário/inviável no seu veículo. Um bom hi-lift poderá fazer tanto o papel de macaco para elevar o carro atolado para que você possa colocar pranchas de desatolagem/galhos sob os pneus e também pode funcionar como um guincho manual. Para isso é necessário o outro ítem: cordas. Tenha uns bons metros de cordas grossas. Para reboque o ideal são cintas ou cordas elásticas. Eu carrego corda grossa comum e uma cinta, já que não faço uso frequente e seria somente para emergência.
Ítem que considero muito importante: água. Geralmente carrego duas garrafas térmicas de 3 litros. Nunca se sabe quanto tempo você ficará esperando socorro (ou qual a distância terá que caminhar atrás dele) e para tal água potável é essencial.
Lanternas (uma de cabeça), baterias/pilhas carregadas.
Além disso carrego jogo de chaves (de boca e catraca), alicates, fita isolante, silver tape, canivete, facão, compressor portátil (uso um Viair 85p, que enche até pneu 31" - os de camelô não aguentam), selante de pneus, isqueiro a gás, lanterna 12V e alguma coisa que devo estar esquecendo.
Um ítem essencial é avisar alguém para onde você vai, por onde vai passar e o que fazer se você não aparecer no tempo esperado. Sumir no mundo sem ninguém saber onde você pode estar não é legal, para o seu próprio bem.
Mais ou menos é isso.
Já agradeço, abraço!