Ver Versão Completa : Pajero Full 2009 e o misterioso barulho troc-troc-troc...
Christiano de Luca
02/01/2017, 11:24
Bom, primeiro um Feliz 2017!
Sou novissimo no grupo, que leio anônimo há tempos.
Alguém já viu isso?
Minha Full (DI-D, 2009, 3.2, único dono) está com um misterioso barulho (troc-troc-troc) quando esquenta! Calma, eu explico. Parece uma batida de suspensão na roda direita, misturada com um barulhinho de lata (tipo espelho do disco de freio). Pois bem, retirei a roda dir, botei no macaco e parti para baixo dela para um reaperto quem sabe... tudo checado, folgas de buchas (com a espatula!), bieletas, escape, pastilhas (poderiam ser, mas troquei ha 3 meses), etc etc... montei tudo e nada.
Ocorre que o carro não tem o barulho quando frio... mas basta uma volta pela cidade que logo ele aparece... e é horrível... troctroctro... troc troc...
Testes:
* Vim pela rua de paralelepípedo, fazendo barulho, ar desligado, botei em N (rolando), continuava, desliguei a chave (motor morto, carro rolando) e continuava (o que me faz pensar que motor e cambio estao livres), freio meio que bombeando e troooc troooc tec tec tec troc... que saco.
* Volta para casa, vejo o escape, tudo ok, fiz força no cardan, tudo ok, capa do tanque, ok, etc.etc... carro esfria uma hora, saio com ele e o barulho some!!!!! %ˆ&$*!!!!
* Quando está "barulhenta", viro o volante em slalon suave e parece que diminui... PARECE pq ja estou ficando maluco rsrs
Algum amigo aí teria uma pista???
Agradeco qualquer ajuda, forte abraço e novamente, feliz 2017!
Christiano de Luca
Mitsubishi 3000GT VR4 1995
Pajero Full DI-D 2009
Eclipse GST 1995
PepperSim(R) Simuladores | Aluguel de Simuladores de Corrida (http://www.peppersim.com.br)
Christiano de Luca
03/01/2017, 20:02
Resolvido! O pivot superior do lado direito estava "morto". Trocado, deu vida nova ao carro.
Abs!
Arildo MT
04/01/2017, 23:32
Interessante, bom que voltou pra relatar.
ramonpoa
19/01/2018, 12:32
Que bom o fórum e compartilhar o problema!
Já fazia uns 3/4 meses que andava com barulho na Pajero Full 3.2 2009, Diesel.
Fazia um barulho troc troc... insistente...
e o pior, passava dias sem fazer barulho e em outro dia voltava.... outro dia.. parava... enlouquecedor...
revisei surdina, pastilhas, molas, amortecedores.... tudo....
até que vi este relato, que era IGUAL ao que eu tinha.
Fui o mecânico de confiança.... olhamos os pivos... e nada..... estavam "bons" segundo e mecânico.. e vi que não tinham folga...
Mas como o barulho ia e voltava, mandei trocar os pivos das duas rodas dianteiras por novos (inferior e superior)....
Depois que desmontamos para troca... um tinha uma folga.... (e o mecânico dizendo que não era isso o barulho)
Resumo.. estou andando faz 10/15 dias e NENHUM barulho....
ou seja... confiei no post do colega e deu certo...
Bruno Pimentel
19/09/2018, 23:14
Por favor, estou desesperado com os estalos que apareceram na minha Pajero Full.
Ao tocar no acelerador faz um estalo, ao aliviar também estala e, notei que andando em asfalto ruim, mesmo colocando no Neutro o barulho se repete.
Não sei o que fazer e nenhum mecânico me ajudou, falam que é folga no diferencial mas que não deveria estar fazendo com ela em movimento desengatada no Neutro.
Por favor, se alguém tiver a solução me ajude porque só sobrou levar na concessionária.
Agradeço a toda e qualquer ajuda.
Prezado amigo Bruno
Bom dia.
Sejas bem-vindo ao fórum.
Para aumentar a abrangência de seu pedido de ajuda, sugiro-lhe que replique esse seu post no tópico do “link” abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais.html
Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte.
Por favor, estou desesperado com os estalos que apareceram na minha Pajero Full.
Ao tocar no acelerador faz um estalo, ao aliviar também estala e, notei que andando em asfalto ruim, mesmo colocando no Neutro o barulho se repete.
Não sei o que fazer e nenhum mecânico me ajudou, falam que é folga no diferencial mas que não deveria estar fazendo com ela em movimento desengatada no Neutro.
Por favor, se alguém tiver a solução me ajude porque só sobrou levar na concessionária.
Agradeço a toda e qualquer ajuda.
Na minha Full 2008 eram as borrachas de acabamento dos amortecedores, junto aos suportes de fixação.
Elas estavam um pouco mastigadas e acabava tocando metal com metal.
Com a troca deles, resolveu.:concordo:
Concordo com o glaicon deve ser alguma coisa de amortecedores e suspensao...
dojao campeao
20/09/2018, 10:56
A minha fazia isto e depois de vários "diagnósticos", foi detectado corretamente que eram folgas no ajuste dos rolamentos das rodas traseiras que tinham sido trocados e não foi dado o ajuste correto, inclusive foram utilizadas ferramentas inadequadas! Um simples ajuste de forma correta resolveu, lembrando que todo carro que tem diferencial central apresenta uma "folga" mínima, quase imperceptível, não sendo normal a existência de trancos!
Bruno Pimentel
20/09/2018, 12:23
Agradeço pelas mensagens e vou verificar.
Fiquei muito preocupado pensando tratar de problemas de transmissão ou no próprio diferencial.
Tenho ela desde 0km e fiquei até hoje por gostar muito, mas o barulho realmente assusta muito.
Certa vez foi necessária a troca do tanque e bucal por ter enferrujado.
Hoje ela está com 110.000km e até os 90k sempre levei na Mitsubishi porque compensou ter um gerente que me dava um resultado justo e perfeito, mas ele se mudou para o Nordeste e fiquei sem o contato.
Aconselham que eu leve em concessionária ou teriam algum mecânico bom para indicar? Moro no Butantã em São Paulo, capital.
Só entrei agora no grupo pelo desespero do barulho, pois a minha companheira já me acompanha a 10 anos sem nunca ter acontecido nada.
Muito obrigado novamente. Fiquem com Deus.
Bruno Pimentel
05/10/2018, 09:57
Amigos, bom dia.
Após tantas tentativas, recebi a indicação de um mecânico de SP, oficina simples mas de pessoas excelentes.
O barulho TOC-TOC de acelerar e desacelerar acabou com um aperto na homocinetica das rodas de trás, foi 1/4 de volta em cada uma.
O barulho da suspensão também sumiu com a movimentação das buchas enquanto conferiam o estado delas devem ter reposicionado.
Um incômodo terrível solucionado por $120,00 reais.
Graças a Deus deu certo.
Obrigado a todos.
Amigos, bom dia.
Após tantas tentativas, recebi a indicação de um mecânico de SP, oficina simples mas de pessoas excelentes.
O barulho TOC-TOC de acelerar e desacelerar acabou com um aperto na homocinetica das rodas de trás, foi 1/4 de volta em cada uma.
O barulho da suspensão também sumiu com a movimentação das buchas enquanto conferiam o estado delas devem ter reposicionado.
Graças a Deus deu certo.
Obrigado a todos.
Na minha ainda tem um barulhinho quando estou andando devagar, no plano, e tiro o pé do acelerador.
No passado o mecânico olhou os suportes da caixa de transferência, mas não apareceu nada estragado.
Verificarei essa solução que você apresentou.:concordo:
dbernardi
24/05/2019, 21:25
Ocorreu com a minha full e graças ao Tópico não gastei um "Rio de dinheiro" pois o primeiro diagnóstico a peça custava quase 5mil reais.
Ai levei em outra oficina, com base no relatado no Tópico e foi feito como descrito, problema resolvido com R$120,00
Aperto dos rolamentos/pontas de eixo (chamei assim por não saber o nome correto, mas não são visto que não temos eixo rígido na Full)
abraço a todos
Ocorreu com a minha full e graças ao Tópico não gastei um "Rio de dinheiro" pois o primeiro diagnóstico a peça custava quase 5mil reais.
Ai levei em outra oficina, com base no relatado no Tópico e foi feito como descrito, problema resolvido com R$120,00
Aperto dos rolamentos/pontas de eixo (chamei assim por não saber o nome correto, mas não são visto que não temos eixo rígido na Full)
abraço a todos
Até hoje não fui olhar isto.
Acostumado.:lol:
Betto Menezes
18/02/2021, 09:11
Amigos, bom dia.
Graças a Deus deu certo.
Obrigado a todos.
A minha tá do mesmo jeito, vou levar no mecânico pra ver isso. O barulho é como se fosse de engrenagem quebrando quando acelero e desacelero, mas só acontece de vez em quando. Voltarei com o resultado.
Betto Menezes
24/02/2021, 14:26
A minha tá do mesmo jeito, vou levar no mecânico pra ver isso. O barulho é como se fosse de engrenagem quebrando quando acelero e desacelero, mas só acontece de vez em quando. Voltarei com o resultado.
Levei no mecânico e o resultado foi a lona da sapata do freio de mão que tinha soltado uma, por isso ela estalava. Uma nova na concessionária R$ 1.500,00, paralela R$ 800,00. Não encontrei em lugar nenhum, resultado. Foi pego lonas compatíveis e o torneiro tirou as velhas e cravou as novas, detalhe, tem que dar um "passe" nas lonas de 0,5cm para poder não ficar pegando no tambor. Custo, R$ 90,00 das lonas, R$ 200,00 torneiro, R$ 150,00 mecânico. Total de R$ 440,00. PROBLEMA RESOLVIDO!!!
mateusmenezes
16/12/2022, 11:19
Olá pessoal tudo bem?
Eu tenho uma pajero full 2007 3.8 v6 gasolina e estou com um problema bem parecido.
Ela faz um barulho que aparenta ser do lado direito dianteiro e é intermitente, parece que em dias de calor depois que o carro esquenta o barulho acontece.
É parece que acontece no momento que acelera e freia o carro é tipo umas batidas lembrando plástico batendo.
Já fui para o mecânico, foi trocado as bieletas dos dois lados dianteiros, buchas, amortecedores dianteiros e a balança do lado esquerdo (pois a do direito ele informa que esta boa). E o barulho ainda continua.
O mecânico me falou em algo relacionado ao diferencial.
Mas por enquanto esta no mistério.
Bom, primeiro um Feliz 2017!
Sou novissimo no grupo, que leio anônimo há tempos.
Alguém já viu isso?
Minha Full (DI-D, 2009, 3.2, único dono) está com um misterioso barulho (troc-troc-troc) quando esquenta! Calma, eu explico. Parece uma batida de suspensão na roda direita, misturada com um barulhinho de lata (tipo espelho do disco de freio). Pois bem, retirei a roda dir, botei no macaco e parti para baixo dela para um reaperto quem sabe... tudo checado, folgas de buchas (com a espatula!), bieletas, escape, pastilhas (poderiam ser, mas troquei ha 3 meses), etc etc... montei tudo e nada.
Ocorre que o carro não tem o barulho quando frio... mas basta uma volta pela cidade que logo ele aparece... e é horrível... troctroctro... troc troc...
Testes:
* Vim pela rua de paralelepípedo, fazendo barulho, ar desligado, botei em N (rolando), continuava, desliguei a chave (motor morto, carro rolando) e continuava (o que me faz pensar que motor e cambio estao livres), freio meio que bombeando e troooc troooc tec tec tec troc... que saco.
* Volta para casa, vejo o escape, tudo ok, fiz força no cardan, tudo ok, capa do tanque, ok, etc.etc... carro esfria uma hora, saio com ele e o barulho some!!!!! %ˆ&$*!!!!
* Quando está "barulhenta", viro o volante em slalon suave e parece que diminui... PARECE pq ja estou ficando maluco rsrs
Algum amigo aí teria uma pista???
Agradeco qualquer ajuda, forte abraço e novamente, feliz 2017!
Christiano de Luca
Mitsubishi 3000GT VR4 1995
Pajero Full DI-D 2009
Eclipse GST 1995
PepperSim(R) Simuladores | Aluguel de Simuladores de Corrida (http://www.peppersim.com.br)
Nunca tinha visto este tópico.
A minha Full tem exatamente este barulho.
Finalmente, alguém conseguiu em palavras definir exatamente o barulho.:mrgreen:
Meses atrás troquei um dos pivôs.
Melhorou pouco.
O outro pivô o mecânico disse que não tinha folga. Por isso disse não precisar trocar.
E é incrível. Se você faz pequenos deslocamentos, não aparece o barulho.
Precisa rodar mais de 15/20 minutos, para aparecer.
Em rodovia, acima de 60 Km/h, desaparece.
Passando as festas de fim de ano, vou resolver isto em definitivo.
Mas, é certo que é na suspensão.
Postarei aqui o resultado positivo ou negativo.:concordo:
Nunca tinha visto este tópico.
A minha Full tem exatamente este barulho.
Finalmente, alguém conseguiu em palavras definir exatamente o barulho.:mrgreen:
Meses atrás troquei um dos pivôs.
Melhorou pouco.
O outro pivô o mecânico disse que não tinha folga. Por isso disse não precisar trocar.
E é incrível. Se você faz pequenos deslocamentos, não aparece o barulho.
Precisa rodar mais de 15/20 minutos, para aparecer.
Em rodovia, acima de 60 Km/h, desaparece.
Passando as festas de fim de ano, vou resolver isto em definitivo.
Mas, é certo que é na suspensão.
Postarei aqui o resultado positivo ou negativo.:concordo:
Bom, senhores, viatura na oficina.
O barulho piorou.
Bastava dar uma pequena freada pra frente ou em marcha ré, que já estralava.
Aparentemente, o problema é nas buchas da balança direita.
Estão totalmente esmagadas.
E olha que o pivô recém trocado foi no mesmo lado. Ou seja, as buchas pareciam firmes, não indicando problemas.
Mas, se enganaram.
Como a peça ainda era a original, não tiveram jeito de conseguir sacar fora os parafusos. Estava tudo grudado.
Tiveram que cortar uma das pontas da balança.
Bom, são 15 anos de idade. Deve ter dado um pouco de oxidação ou ferrugem, dificultando para soltar.
Peça nova encomendada.
Chegará na segunda-feira.
Pelos relatos aqui do fórum, parece que o problema sempre aparece do lado direito.
Não sei se é coincidência.
Espero dar boas noticias em breve.:concordo:
Felix Ferreira
03/05/2023, 18:45
Meu carro uma pajero full diesel 2012 tambem está apresentando este barulho tuc tuc ao acelerar e desacelerar, alem de apresentar agora uma oscilação quando acelero principalmente em subidas, o conta giro oscila e o carro fica acelerando e perde tork , parece que turbina abre e quando vai ganhar velocidade fecha e volta não desenvolte, dificultando principalmente ultrapassagens.
alguem ja passou por isto e conseguiu resolver ?
agradeço
Meu carro uma pajero full diesel 2012 tambem está apresentando este barulho tuc tuc ao acelerar e desacelerar, alem de apresentar agora uma oscilação quando acelero principalmente em subidas, o conta giro oscila e o carro fica acelerando e perde tork , parece que turbina abre e quando vai ganhar velocidade fecha e volta não desenvolte, dificultando principalmente ultrapassagens.
alguem ja passou por isto e conseguiu resolver ?
agradeço
Você parece estar com os dois problemas.
O primeiro, sobre o barulho, deve realmente ser o rolamento de roda no eixo traseiro, como disseram anteriormente.
Na minha estava assim, e foi resolvido tirando a roda fora e dado um simples reaperto.
O segundo problema, perda de potência, pode ser carbonização da EGR, admissão e turbina.
Precisa fazer a limpeza do sistema.
Coisas simples de resolver.:concordo: