PDA

Ver Versão Completa : Isolando a Descarga

cinhorj
18/03/2006, 19:28
Bom como é sabido por todos o cano de desgcarga é muito colado no fundo do carro e com isso gera muito calor, nos automóveis existe uma placa de aluminio em toda a extensão da descarga, bom resolvi fazer uma pesquisa e descobri um tecido feito de amianto que um cara usou envolvendo seu cano de 2 a 3 camadas e relatou que com isso evitou o calor gerado pelo mesmo.

Caracteristicas do Tecido:
. Resistência ao calor e fogo
. Facilidade de manuseio
. Corte e costura
. Baixo custo
. Durabilidade
. Versatilidade de aplicação

Produto produzido a partir da mistura de fibras longas de amianto com fibras orgânicas que conferem aos fios maior resistência mecânica durante a tecelagem.
E então alguém conhece esse método?

Temos outra idéia? :?: :?:

Aí vai o site do tecido: :?: :?:

http://www.texfibermg.com.br/amianto/tecido.htm
Vou ver se lembro o tópico depois mando.
:shock: :shock: :shock:

Cavalcante
23/03/2006, 09:16
Rapaz, ótima idéia, só que bem $algada.
Liguei para a empresa e fiz uma cotação: para o tecido de amianto de 1,5 mm de espessura, o preço é de R$43,80/m². Pela curva de condutividade térmica do material, uma só camada já resolve o problema. Outra aplicação que vi é como entre camadas de, por exemplo, viapol, no assoalho para o isolamento térmico e acústico. Só que são necessários para todo o carro (assoalho, parede corta-fogo e teto) cerca de 10 m².
[]s

cinhorj
23/03/2006, 11:22
Cavalcante então somente a manta já resolve acontento esse problema quente?
Eu raspei todo o fundo e passei tinta (ferrox branco) depois de 72 hs passei o MaxRubber preto (solvente) então agora é só começar com aquele sanduiche de manta?
Valeu!!!

Drovk
23/03/2006, 11:24
Camaradas,

No último final de semana fui trocar o óleo da minha Palio Weekend e, quando o carro subiu no elevador, reparei que atrás do escapamento e ao longo de toda as sua extensão tem um revestimento metálico que envolve a parte de cima do cano refletindo o calor do escapamento para não aquecer o piso do carro (eu já tinha visto isso antes, mas tinha me esquecido, pois ando mais no Niva do que neste)...

Bom, ai pensei... Já que este treco tá prontinho aqui, recordado e com pontos de fixação, será que não podemos comprar partes deste "refletor/isolante" numa concessionária ou numa loja de escapamento e adaptar no Niva???
Acredito que podemos aproveitar algumas partes deste revestimento/peça para colocar ao longo do escapamento do Niva, pois a Palio Weekend é muito comprida e este material isola o cano do piso do motor até a saída na traseira. Desta forma, acho que só precisamos de alguém paciente para verificar e adaptar este lance.

No próximo final de semana, vou dar uma olhada com mais detalhe, fotografar e postar aqui... Quem sabe a solução não está bem mais fácil do que imaginamos, né???

1 ab.,
Drovk

MANFREDI
23/03/2006, 15:58
All

devo estar enganado mas achava que aquilo éra só e alumínio e não adiantava muito não pois na minha Palio Weekend esquentava o assoalho. Claro que não era como no Niva. mas....

Agora que estou com 2 tanques e um deles no lugar onde ficava o silencioso ou abafador, este foi para debaixo do assoalho, embaixo do tanque original, e os canos estão com novo caminho e saindo do lado esquerdo.

Não tenho percebido aumento de temperatura dentro do carro, mas estou com o interior todo forrado com o sanduiche de manta termica, inclusive o tanque de combustivel interno, e todas as laterais plasticas traseiras.

Agora um local que ainda percebo que é muito quente é a forração do teto. Só estou precisando de um tempo pra tentar colocar o restante da manta térmica entre o forro e a lata. Acho que dai vai ser só alegria.

[]s

Cavalcante
23/03/2006, 17:20
cinhorj,
Uma das aplicações dessa manta é de isolação térmica em fornos industriais, com temperaturas de 400°C!!! Então uma camada da manta dá e sobra... A idéia de encapsular isto entre camadas de viapol ou outro emborrachador é para garantir a durabilidade mecânica, até porque o amianto é cancerígeno, e acho que ninguém aqui está disposto a ficar respirando pó de amianto quando o troço começar a se dissolver...
Quanto ao escape, com este material aplicado pelo lado de dentro, não há necessidade de nenhuma cobertura do escape, já que a parte interna do carro está termicamente isolada da de fora. Outra coisa, acredito que revestir totalmente o escapamento não seja uma boa idéia, pois todo o calor dos gases de escape só terá duas saídas: o coletor, retornando ao motor, e a boca do escape. Isso pode gerar desde má combustão até sobreaquecimento do motor, com os danos previsíveis.
Em termos térmicos, esse é o melhor material que já encontrei até agora. As curvas de irradiação disponíveis no catálogo mostram que ele atende com uma baita sobra a aplicação. Acusticamente, o catálogo não diz nada a não ser "ótimas características acústicas", o que pra mim não quer dizer nada. Não há qualquer referência a coeficientes de absorção e nem o pessoal de vendas da empresa soube me falar (o que já era esperado). Mandei um e-mail para o departamento técnico da empresa perguntando sobre coeficientes de absorção do material e vou aguardar a resposta.
Como é um material fino, maleável, leve e hidrofugante, é quase perfeito. Só que se tiver de se utilizar algum outro material para o isolamento acústico já não compensa, pois o custo é bem alto.

=Beto Marcicano=
20/04/2006, 09:11
Olha aqui...

http://www.turbocar.com.br/produtos.htm#manta

danipereira
20/04/2006, 12:34
Ae Manfredi,
posta as fotos da sua forração interna aqui nesse tópico.
Voce usou o sanduiche-iche tbem, ou foi somente uma camada daquela espuma-aluminio???
E depois da espuma, como voce fez o acabamento? Foi borrachão?

MANFREDI
20/04/2006, 14:21
Dani, dá uma olhada no link da minha assinatura e veja o album Reforma do Niva.

Lá tem todas as fotos.

Eu colei as faces espuma-espuma do revestimento com cola de contato, então ficou com +- 1 cm de espessura, aluminio externamente. Colei este revestimento duplo somente na parede corta fogo e na caixa de transferencia, também com cola de contato. O assoalho e laterais só coloquei e fixei com os parafusos de fixação dos bancos no assoalho e dos plásticos nas laterais. Se por acaso precisar retirar pra limpar o assoalho, assim fica mais facil.

[]s