PDA

Ver Versão Completa : Shimmy - Samurai



Samambaia
18/03/2006, 13:16
Pessoal,
A 2 anos comprei um Samurai 97 original (único dono, nunca tinha visto terra), adorei o carro, fiquei apaixonado. Após 7 meses de uso resolvi dar uma mexidinha e coloquei calços de poliuretano de 1,5", começou a aperecer um shimmy discreto, com raras ocorrências. Isso começou a almentar a ponto de ficra perigoso. Coloquei rodas com offset negativo e aí a coisa ficou feia. Levei num mecânico( indicação de um amigo, disse ser bom em samurai) e ele trocou os rolamentos do munhão. Inicialmente o carro ficou bom, mas em algumas semanas o problema voltou a acontecer, com menor intensidade mas ainda acontece, principalmente quando o carro está carregado. Voltei a levar no mecânico e agora ele me diz que preciso trocar a caixa de direção, diz que ela está com folga (coisa que eu não percebo na direção) e que a regulagem está no limite. Já gastei mais de R$1000,00 com esse problema e agora a caixa de direção. Estou perdendo completamente o tesão do carro. O que acham? Pode ser que tenha que trocar essa caixa mesmo? Não sei mais o que fazer com o carro!

ricardo sabóia
18/03/2006, 15:27
Amigo, também tive um samurai 97 inclusive c/o mesmo jogo de rodas que o seu! Também coloquei esses calços de PU de 1,5"e também ficou c/ shimmy!! A solução foi tirar os calços e ele ficou normal de novo.A simples troca dos rolamentos de munhão não resolve o shimmy, você tem que encontrar o"CARA" que saiba fazer a regulagem correta dos rolamentos (pré-carga)e aí sim ficar legal caso contrário, vai viver sempre trocando os rolamentos prematuramente já que sem a regulagem correta eles logo criam folga.Quanto ao shimmy, mande dar uma geral na suspensão,buchas com folga,buchas da barra panhard,cx.de direção,munhões,rodas empenadas e desbalanceadas,pneus muito cheios,amortecedores,alinhamento incorreto,eixo dianteiro empenado,etc.., tudo isso pode causar shimmy.

Grande abraço, Ricardo - Jimny/2001.

Samambaia
19/03/2006, 20:17
E essa questão de trocar a caixa de direção, sem mesmo ela apresentar folga aparente ao volante?

Ricardo

Beto
20/03/2006, 09:49
Amigo tive o mesmo problema com meu samurai 97 a pouco tempo. Olhamos a suspensão dianteira 2 vezes, de tirar tudo pra conferir, todas as buchas,etc......

Troquei os amortecedores, arrumei uma molas da altura original e nada.

Munhão tb. desmontamos 2 vezes, cheguei a deixar com 4kg de pre carga, coloquei um amortecedor de kombi na direção, etc.... e nada.

Depois achamos o problema, estava na traseira, trocamos as buchas do facão tras. e resolveu o problema.

Então antes de trocar a cx. de direção, dá uma olhada na traseira, pode ser que venha de lá.

E o meu dava um shimmy nervoso.

Boa sorte, fiquei uns 2 meses brigando com isso.

Depois posta que fim deu.

Fabil
20/03/2006, 11:06
isso é um problema cronico em samurais helicoidais... praticamente TODOS que eu conheco tem shimmy aos 60km/h
na maioria das vezes a culpa é das buchas dos bracos da suspencao traseira!!!!

T+

Rafael_Reis
20/03/2006, 13:03
Cmo postei no outro topico sobre esse assunto:

Acho q o problema é o caster. Quando ergue a suspensao o angulo do munhao fica zerado ou positivo (caido para frente) isso deixa a dirigibilidade muito ruim. Olhando o jipe de lado é como se os braços dos munhoes(onde prende a barra de direção) q deveriam ser assim --- fica assim \.
Tem duas maneiras de resolver isso, girar os munhoes ou fazer braços de suspensao novos, que ja corrijam o caster em função do lift.
Acho q esse é o UNICO problema dos seus jipes...
Ou vcs achem q essa dificuldade de dirigir ia aparecer só por levantar o jipe?

Fabil
20/03/2006, 14:23
Rafael.. como disse antes, 90% dos samurais com helicoidais com shimmy a culpa sao das buchas dos bracos traseiros...
tanto em samurais originais quanto em samurais com calco nas molas..

T+

Samambaia
21/03/2006, 01:42
Já comuniquei a quetão da bucha do braço traseiro, meu mecânico vai verificar. Assim que tiver resposta eu volto a postar aqui.

Valeu por enquanto e se alguem tiver mais alguma idéia, manda aí, pois trocar a caixa de direção é uma facada!!!

Fabil
21/03/2006, 09:01
ahhh.. e falando em buchas... pra quem precisar eu faco buchas dos bracos em PU, sai a 60,00 cada, mas duram uma eternidade... heeheh

T+

Samambaia
21/03/2006, 10:40
As buchas estavam meio gastas mesmo, tinha um pouquinho de folga.
Mandei trocra, vamos ver se resolve.

Samambaia
22/03/2006, 12:18
Pessoal,

Troquei as buchas do braço da da suspenção trazeira e o problema perciste.

Ainda naum tirei os calços da suspensão. O mecânico fará isso hj a tarde.

Isso já tá me tirando o sono.

Ricardo

rodrigocockpit
22/03/2006, 19:01
seguinte samanbaia,
o meu samukete tava com o mesmo problema, a soução é simples e barata: mandei adaptar um amortecedor de direção de Kombi, e corri pro abraço. ficou show de bola, ok?

Fabil
22/03/2006, 22:12
amortecedor de direcao apenas mascara o problema... a folga ainda existe em alguma lugar e provoca o shummy...

T+

rodrigocockpit
23/03/2006, 08:52
fabiano, no meu samuka ficou show, sendo que ele ainda está com as buchas trazeiras folgadas, mesmo assim não dá nada.
o meu mecanico é o leopoldo da oto brasil amortecedores, ali no começo da barão, ele mexe na frota da turma toda, entre vitaras, samukas, pajeros, troller e lands, dá um pulo lá e bate um papo com ele, vale a pena.

Beto
23/03/2006, 08:57
bom no meu caso, fiz amortecetodor, coloquei outro jogo de molas, troquei os rolamentos de munhao, deixei com uma pre carga maior, coloquei amortecedor de direção ( o da kombi tras.), coloquei outras rodas, etc....... e só resolveu com as troca das buchas traseira.

Eduardo Teixeira
24/03/2006, 00:00
Pois é galera,

Vcs estão falando ai de samuca 97 helicoidal, eu tenho um 93 feixudo que resolveu aparecer um shimmy FDP quando está entre 50-60 km/h.

Estou trocando as buchas do feixe (as fixas) por aquelas amarelas, as que estavam lá estavam bem na hora delas.

Semana que vem estarei desmontando tudo para trocar rolamento do munhao e rolamento de roda.

Alguem tem ideia de mais alguma coisa em conferir ???
Assim que tiver trocado tudo eu retorno !!!

Beto
24/03/2006, 09:49
Amigo no caso do seu acho que os rolamentos de munhão deve resvolver.

Já comprou os rolamentos? O do 97 tem esse codigo 30302 JR esse é koyo, mas deve ser tudo igual, ve em uma casa de rolamento, no meu paguei R$ 35,00 cada, SKF.

Boa sorte.

Eduardo Teixeira
24/03/2006, 10:53
Beto, Valeu.

Mas já tenho tudo, os rolamentos eu comprei na VW , isso mesmo, na VW.

E são diferentes dos seus.

[]'s

Samambaia
25/03/2006, 08:13
O mecânico insiste na troca da caixa de direção (que como já tinha falado não tem folga perceptivel ao volante). A regulagem da minha está no máximo e desta vez ele apertou tanto que a direção ficou até um pouco dura.
O shimmy continua!!!!!!!!!!

Ricardo

Beto
25/03/2006, 11:23
Estranho amigo, o pior que ele vai acabar fudendo sua cx. devez com esses apertos.

Vc. colocou que bucha na traseira? As de PU?

Já olhou munhão, panhard, pivo, rolamento de roda?

O meu, nosso amigo matou a pau, era as buchas traseiras mesmo, mesmo sem me convencer que a traseira fazia todo esse estrago na frente.

Cara ve se consegue alguem da região pra emprestar uma cx. pra vc. Dai se for realmente a cx. eu já partia pra uma hidraulica. No meu outro tenho direção hid., se não me engano é a cx. de opala e não tem muito segredo pra adpatar não. Já ouvi muito da cx do vitara que tem que adapatar menos ainda, mas deve ser mais $$. Agora vc. decide.

Boa sorte.

Fabil
25/03/2006, 18:34
muito provavelmente NAO é caixa de direcao... sugiro que troque de MECANICO.. PS: desaperte um pouco o parafuso de regulagem da folga da caixa, se deixar o setor justo, vai MOER rapidinho... uma folguinha é necessaria

T+

Eduardo Teixeira
26/03/2006, 23:10
Concordo não troque a caixa, vai gastar dinheiro a toa.

E não desanima não ......... :discordo:

[]'s

iran raupp
01/04/2006, 18:49
isso que voces estão falando é a direção tremendo? se for o meu treme mesmo depois que coloquei o amortecedor da comby, o mecanico diz que é assim mesmo.

Fabil
01/04/2006, 18:58
troque de mecanico... isso NAO é normal.. é causado por FOLGA em algum componente da suspencao inclusive a traseira... ou rolamentos de cubo e munhao com folgas

T+

Samambaia
02/11/2006, 01:58
Pessoal....é desta bucha que vcs estão falando???
Onde posso comprá-la?
Quanto vou pagar por ela?
Estão bem danificadas

ricardo sabóia
02/11/2006, 16:36
É amigo suas buchas já eram.....O Fabil tem p/vender em PU.Realmente essa chatisse de shimmy, é crônico nos samurais helicoidais; o meu que tive também deu dor-de-cabeça e nunca consegui resolver totalmente, melhorou mas sempre ficou um pouquinho.

Abs, Ricardo.

Rogerio Fernandes Macedo
07/06/2008, 15:31
eu troquei essas buchas pelas buchas do gol , melhorou , mas agora voltou pior

nao sei mais o que faço.....

Samuka Shrek
08/06/2008, 08:06
OLÁ MOÇADA!! Li o tópico todo!! Falaram de bucha, amortecedor, etc... Mas esqueceram de citar uma coisinha bem simples... B A L A N C E A M E N T O dos pneus!!!!. O meu estava um perigo... Balanceei as rodas.. Ficou show.... Acabou shimmy... Nunca esqueçam do balanceamento.... Conserva os pneus e todos os outros componentes da suspensão e direção....
Abraços..

Fabil
09/06/2008, 08:10
o povo que esta com as buchas estouradas, eu fabrico as buchas em POLIURETANO, muito duraveis ... quem interessar mail-me

T+

Alfredo Stavale
09/06/2008, 09:45
buchas é com fabil..

Mas antes, faça um balancemento e alinhamento pra ver se passa. o meu com isso resolveu.. e ainda coloquei pneu maior e não treme nada...

folga no munhão também é classico.

abraço

Fabil
09/06/2008, 11:29
indpendente de alinhamento e balanceamento, com aqueles buchas estouradas da foto, é preciso trocar.. alias.. se o mecanico fizer alinhamento e balanceamento ( e obvio, te cobrar) mesmo vendo as buchas estouradas, pode mudar de oficina... hehehe

T+

Samambaia
19/08/2008, 19:28
Pessoal,
Acho que acabei devendo o fim do meu caso.
Vai até parecer piada, mas durante a troca dos meus pneus, meu cunhado(dono da loja de pneus) verificou que o alinhamento das rodas dianteiras estava errado. Esta seria a ultima possibilidade que viria a desconfiar, uma vez que fiz o alinhamento em uma loja que julgava confiável, fiz alinhamento na DPascoal em Mogi Mirim. Acontece que cometeram o erro 2 vezes consecutivas, pois alinhei 2 vezes lá. Após a correção feita pelo meu cunhado nunca mais tive problemas.

marcus.augusto
04/07/2011, 20:56
To nessa luta com o meu Samuca também companheiros. E o problema tá saindo caro pro meu bolso.

Todas as buchas foram trocadas, estou com pneus novos, balanceamento e uma barra de direção novinha em folha... troquei também o pivô de direção e apertei a caixa de direção. Sem contar que as molas e amortecedores são zerados.

Teoricamente não tem mais nada pra fazer, só preciso alinhar a direção e ver se o problema desaparece de uma vez... Tá foda, to quase tendo que fazer promessa pra um santo aí me ajudar.

Pedro Bachir
04/07/2011, 21:08
To nessa luta com o meu Samuca também companheiros. E o problema tá saindo caro pro meu bolso.

Todas as buchas foram trocadas, estou com pneus novos, balanceamento e uma barra de direção novinha em folha... troquei também o pivô de direção e apertei a caixa de direção. Sem contar que as molas e amortecedores são zerados.

Teoricamente não tem mais nada pra fazer, só preciso alinhar a direção e ver se o problema desaparece de uma vez... Tá foda, to quase tendo que fazer promessa pra um santo aí me ajudar.

Olá Marcus,

levantou a suspensão do smauca quantas polegadas? corrigiu o caster?

Abraço

Fabil
04/07/2011, 21:11
calma fio... tem ainda os rolamentos de munhao que nao foi verificado. quando fizeram a instalacao do bloqueio, obviamente foi preciso remover os munhoes, logo se o ajuste de pré carga dos rolamentos nao foi efetuado adequadamente contribui para o shimmy tb..

o shimmy em samurai nem sempre é oriundo de uma unica causa, a maioria das vezes é a somatoria delas, o seu samurai estava com as buchas estouradas, teria de trocar de todo jeito, com shimny ou nao, a sua barra de direçao estava um S, com shimny ou nao tambem teria de trocar...

marcus.augusto
05/07/2011, 09:03
Perfeitamente Fabil, isso eu sei com certeza!

Pessoal vocês saberiam me dizer se por algum motivo o balanceamento das rodas feito no lado de dentro (sem distribuir o chumbo) pode contribuir com o problema?

marcus.augusto
05/07/2011, 17:42
Olha aí a nossa dor de cabeça em video... isso ilustra muito bem o problema, parece que o carro vai desmanchar pra quem está ao volante.


http://www.youtube.com/watch?v=-CpGBK9CDUc&feature=youtu.be&t=15s

marcus.augusto
07/07/2011, 12:08
Pessoal vocês saberiam me dizer se por algum motivo o balanceamento das rodas feito no lado de dentro (sem distribuir o chumbo) pode contribuir com o problema?

Bom pessoal, eu resolvi refazer o serviço do Balanceamento nas 4 rodas... segundo o proprietário da loja, é comum fazer o balanceamento dinâmico em rodas de aço, o que eu tinha feito antes era estático com chumbo apenas na parte de dentro, mas mesmo assim o problema do shimmy continua.

Sendo assim, aposto as minhas últimas fichas no que o Fabiano disse - tem que ser o ajuste de pré carga do munhão. Quem estiver tendo esse problema é bom verificar também se não é isso que está causando a vibração.

Até mais...

geraldo botelho
16/08/2011, 00:21
Bom pessoal, eu resolvi refazer o serviço do Balanceamento nas 4 rodas... segundo o proprietário da loja, é comum fazer o balanceamento dinâmico em rodas de aço, o que eu tinha feito antes era estático com chumbo apenas na parte de dentro, mas mesmo assim o problema do shimmy continua.

Sendo assim, aposto as minhas últimas fichas no que o Fabiano disse - tem que ser o ajuste de pré carga do munhão. Quem estiver tendo esse problema é bom verificar também se não é isso que está causando a vibração.

Até mais...


como é que faz essa pre-carga? tem algum vídeo ou fotos?
tenho 1 pacote de balanceador dinâmico de 370gr será que é muito pra um pneu 31"

geraldo botelho
16/08/2011, 00:28
gente. tem que fazer balanceamento do veículo em lugares confiáveis e que estejam com os equipamentos de balanceamento e alinhamento muito bem calibrados. se não...

Césaramg4x4
03/09/2011, 21:57
Boa noite gente semana pasada resolvi meu problema de shimmy do meu samurai ele estava com a ponteira do lado do carona com o amortecedor de direção e com os 4 rolamentos de peso acabados.Resolvi tudo restaurando a ponteira do samurai usando uma ponteira de jeep willys trocando os rolamentos de peso e o amortecedor de direção e alinhando a direção na loja especializada gastei nessa brincadeira 184 latinhas e muita apurinhação para achar os rolamentos de peso.

geraldo botelho
04/09/2011, 13:21
alguém sabe de algum site que mostre como fazer a pre carga do munhão? é uma tal de balança de pesar peixe com uma cordinha presa sabe-se lá onde ...
eu ainda não consegui achar
ajuda aê

jazardinefilho
20/08/2015, 19:31
Pois é galera,

Vcs estão falando ai de samuca 97 helicoidal, eu tenho um 93 feixudo que resolveu aparecer um shimmy FDP quando está entre 50-60 km/h.

Estou trocando as buchas do feixe (as fixas) por aquelas amarelas, as que estavam lá estavam bem na hora delas.

Semana que vem estarei desmontando tudo para trocar rolamento do munhao e rolamento de roda.

Alguem tem ideia de mais alguma coisa em conferir ???
Assim que tiver trocado tudo eu retorno !!!

Boa noite. Por hora estou com mesmo problema no meu samurai 95. Foi só trocar os pneus vj900 por kumho 235/75/15 q apareceu shimmy. Instalei o amortecedor de kombi mas quebrou o olhal. Agora instalei o original só samurai mas o maldito shimmy continua. Pode me dizer qual foi a solução?

Fabil
20/08/2015, 19:57
procure por folgas em rolamentos e pinos munhao