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Ver Versão Completa : Problema no diferencial



CJ 60
19/01/2004, 11:13
Ontem, aproveitei o dia de sol e fui dá um role de cj, já que ele tava quase 3 semanas paradão, sai e tudo normal, fui até a casa de um camarada e tive a surpresa, ao olhar pro jeep, na "bolota" do diferencial traseiro tava mais poçante que o motor :lol: , fui dá uma olhadinha e achei um furinho do tamanho de um palito de churrasco (que foi o que usei pra tapar oi furo e ir pra casa. hehehe) só que o estaranho é que o furo parecia como se fose um prego batido de dentro pra fora, que será que aconteceu? agora vo tira a tampa e levar pra soldar, depois de colocada de novo, como faço pra completar com oleo (sei q a pergunta é besta mais fazer o que agora quem ta vendo já leu :shock: )..Aguardo os dtores de plantão...

[]'s naum sabendo da onde veio o furo....

Alemão
19/01/2004, 11:40
Fala ae... blz....

Não entendo muita coisa... mas.....

Será que não é melhor verificar o diferencial... pois se o furo é de dentro pra fora... alguma coisa aconteceu lá dentro.... não basta só soldar a tampa e coloca-lá no lugar novamente.....

Mas espere a ajuda de um especialista... e aqui no fórum é o que mais tem....

[]'s....

CJ 60
19/01/2004, 12:49
pois é.. por isso q ostei msg... achei estranho e queria uma opinião de quem entende mais.. msmo assim valew msmo sua ajuda..

Ian Moreira
19/01/2004, 14:02
E aí beleza :D

Antes de tirar a tampa não se esqueça de colocar um balde em baixo,
Prá você colocar o óleo, depois de você fixar a tampa do diferencial, é só colocar uma mangueira no furo do parafuso da tampa do diferencial(onde se checa o nível) e colocar o litro do de óleo mais acima do nível do furo e o resto a gravidade se encarrega, o problema neste tipo de enchimento é que você vai acabar sujando toda a garagem e sua mulher vai ficar muito feliz com isto :P , então peça para algum mané ficar olhando em baixo para te avisar na hora de tirar a mangueira do óleo , agora se você levar em um posto ou oficina é bem mais fácil pois eles têm uma bombinha de pressão, aí é moleza :wink:
Quanto a este furo não acredito que seja de dentro prá fora pois para chegar a amaçar a tampa do diferencial por dentro e estar andando sem fazer barulho ou outro problema é praticamente impossível, pode ser que algum objeto perfurante entrou e saiu causando a falsa impressão que ele veio de dentro para fora(é, :D é possivel), se mesmo assim tiver acontecido algo, na hora que você tirar a tampa você vai ver o que aconteceu 8)

Abraços :!:

leopoldo
19/01/2004, 14:09
Mas ele só vai ver se procurar todos os dentes das engrenagens, roletes dos rolamentos, etc.

É melhor esgotar o óleo do diferencial numa bela caneca, mas coar esse óleo e ver o que fica filtro.

Pode usar a meia-calça da mulher dele, lógico, sem ela saber.

Depois que fizer isso, poderia voltar à discussão e dizer o que achou.

Ian Moreira
19/01/2004, 16:15
É melhor esgotar o óleo do diferencial numa bela caneca, mas coar esse óleo e ver o que fica filtro.

Pode usar a meia-calça da mulher dele, lógico, sem ela saber.

Depois que fizer isso, poderia voltar à discussão e dizer o que achou.

Pode ir dando ADEUS ao casamento :lol: é tem razão Leopoldo, eu só disse isso porquê se quebrou um dente da coroa, ou etc... quando ele fez o trajeto até a casa do amigo teria feito um som diferente(inigualável), você não acha :?:

Abraços :!:

leopoldo
19/01/2004, 16:35
Depende da orientação da fratura.

Em relação aos dentes da coroa-pinhão:
Se o dente quebrou por inteiro, ou longitudinalmente lascando uma secção em relação á face sob pressão entre os dentes sim, mas se quebrou em diagonal, é possível que o ruído gerado seja muito pequeno para ser ouvido junto ao do motor, pneus rolando no asfalto, etc....

Em relação aos dentes das satélites e planetárias:
É mais difícil ainda ouvir o ruído, pois as mesmas só giram uma em relação à outra nas curvas, por pouco tempo e numa velocidade muito baixa.

Em relação aos rolamentos do pinhão:
Os roletes da cabeça do pinhão ficam visíveis. É só ver se estão todos lá.
Quanto aos do pé do pinhão, êle tem de levantar do macaco, soltar o cardan traseiro e girar na mão e tentar sentir um potencial solavanco pois
este rolamento fica embutido na carcaça.
Mas eu descartaria rolamentos pois para um rolete sair tem de arrebentar a gaiola.

OBS:

Nada aquí impede de haver um objeto estranho dentro da carcaça, que por acaso foi colhido pela lateral da coroa e esfregado entre a mesma e a tampa, vindo a finalmente ficar calçada, alavancar, fazer furo e continuar lá dentro.
De qualquer forma tem de abrir a tampa e fazer uma visual completa.

CJ 60
19/01/2004, 17:53
Alzãoo.. todo mundo prestativo como sempre...

vo sará da gripe que me pego esse findi.. ai vo desmonta a baagaça e ve o que aconteceu...

CJ 60
20/01/2004, 10:43
Hj coloquei a cabeça pra pensa e tava com umas ideias..vmo lá.. se quebrou alguma coisa interna a ponto de furar a tampa do dif. a viatura naum ficaria impossibilitada de andar naum? pq já tive um tipo (arghhhh.. :x , e uma vez o eixo da planetaria salto pra fora do seu lugar e literalmente moeu o cambio, e o diferencial tem o msmo principio do cambio né? engrenagens), qdo descobri o vazamento, rodei mais uns 5 km da casa do meu camarada até onde guardo o cj, mais uma vez pergunto foi muita muita sorte ou será q to encanado a toa? o estranho é que naum vi nenhum sinal de amassado, nem de fora pra dentro como de dentro pra fora... agora vendo as respostas dos amigos, nem sei o que olhar das peças que citaram (macaquinho, rolete etc etc.. to ficando maluco mto nome e nem sei o que é)

PS. pra graça a deus naum tenho mulher pra encher o saco, mais acho q tenho o pior.. tenho umamãe que vai fala um monte se sujar a garagem.. hahahaha..

[]'s

leopoldo
20/01/2004, 10:56
Caro colega,

enquanto você não tirar a tampa e "ver " o que aconteceu, pode ser até bala perdida qua bateu na tampa.

Mas realmente existem danos nas peças que não ficam aparentes na hora e você nem percebe, só quando o resto já está comprometido é que o prejuízo se mostra. Tipo motor sem óleo e com a luz espia queimada, ou agua dentro do cubo dianteiro das rodas, ou pneu com prego.

E claro existem danos que deixam claro o que aconteceu, como cruzetas quebradas, pneu rasgado.

Alemão
20/01/2004, 11:21
PS. pra graça a deus naum tenho mulher pra encher o saco, mais acho q tenho o pior.. tenho umamãe que vai fala um monte se sujar a garagem.. hahahaha..[]'s


Nem fala em Mãe.......

Quando eu e meu pai compramos o nosso Jeep.... minha mãe ficou 3 meses sem falar com a gente..... nem falava bom dia direito....
Qualquer coisa que nós iamos comprar para o Jeep.... ela falava um monte..... mas depois ela foi se acostumando com a idéia....... mas.... sabe como é a vida né........ há pouco ela nos deixou......

[]'s

Eduardo Velo
20/01/2004, 12:28
Fala Wilson , primeiro tira a tampa e faz uma analise , como já disse o Mestre Leopoldo , depois vai postando aqui no Forum q a gente t dá uma mão ...
Vou dar meu chutinho 1/2 boca : entrou água e enferrujou a tampa (Pit) até furar ...

[]s...

CJ 60
20/01/2004, 20:28
Fala Wilson , primeiro tira a tampa e faz uma analise , como já disse o Mestre Leopoldo , depois vai postando aqui no Forum q a gente t dá uma mão ...
Vou dar meu chutinho 1/2 boca : entrou água e enferrujou a tampa (Pit) até furar ...

[]s...

É msmo.. vo abri e da uma análise antes de ficar dando tiro no escuro. e enchendo o saco de todo mundo aki.. :oops: ... só eu melhora da gripe...

Alemão - minha historia é meio parecida com a sua.. recebi uma grana duma ação trabalhista e tinah umas 2000 latinhas guardadas.. cheguei pro meu velho e disse.. vo compra uma moto, meu pai so falto subi nas paredes e disse q moto nem pensa.. foi simples disse a seguinte frase: "ou compro uma moto ou um jeep, escolhe ai".. pronto no outro dia ele já tava ajudando a achar um jeep pra eu comprar...

[]´s...

Marcelo
21/01/2004, 12:56
Pessoal,

Aproveitando que o assunto é diferencial...

Como faço pra saber qual é o diferencial do meu CJ e qual a relação dele :?: :?:
Quero aproveitar que estou com ele aberto (pra trocar o óleo) e se precisar ver alguma coisa dentro dele, fica fácil. :P :P

Ah... meu CJ é 67, canela-grossa ( :roll: eu acho :roll: )

[s] desconhecidos,

Ian Moreira
21/01/2004, 13:55
Pessoal,

Aproveitando que o assunto é diferencial...

Como faço pra saber qual é o diferencial do meu CJ e qual a relação dele :?: :?:
Quero aproveitar que estou com ele aberto (pra trocar o óleo) e se precisar ver alguma coisa dentro dele, fica fácil. :P :P
Ah... meu CJ é 67, canela-grossa ( :roll: eu acho :roll: )
[s] desconhecidos,

Chefe eu creio que a única alternativa, que é bem fácil aliás é contar os dentes, você levanta a traseira tirando as rodas do chão e para facilitar você marca o dente que você determinar o inicial e vai rodando a coroa(ou o pneu) e contando é bem fácil e não tem erro :wink:

Abraços

Marcelo
21/01/2004, 14:50
Grande Ian,

É uma alternativa... mas existe outro jeito? Alguém sabe? :roll:
Se não existir, vou contar os dentes mesmo.

[s] contando os dentes,

Eduardo Chaves
21/01/2004, 15:57
PessoALL,

Eu contei os dentes do meu diferencial dianteiro e a coroa tem 48 e pinhão 29, que relação é essa ?

Será que contei errado ??? :roll:

[]'s desconhecendo o cálculo ainda...

Pedro Bachir
31/01/2004, 01:04
PessoALL,

Eu contei os dentes do meu diferencial dianteiro e a coroa tem 48 e pinhão 29, que relação é essa ?

Será que contei errado ??? :roll:

[]'s desconhecendo o cálculo ainda...

E ae Eduardo??? :D

Que eu saiba, pra saber a relação do diferêncial, é só vc dividir o numero de dentes da coroa pelo do pinhão.

Se eu estiver errado me corrijam. 8)

flw :)

31/01/2004, 02:05
FALA EDUARDO

:shock: PODE CONTAR DE NOVO, É CERTEZA QUE VC CONTOU ERRADO :oops: ,DESTA VEZ ANTES DE CONTAR NAO BEBA NADA..... E COLOQUE OS OCULOS 8) , ISSO VAI FACILITAR BASTANTE A CONTAGEM DOS DENTES DA RELAÇÃO :D

VOCE PODE TER ENTRE OUTRAS CONTAGENS NO SEU ENGESA,(SE VC UTILIZAR O EIXO DIANTEIRO ORIGINAL DA ENGESA) 8X39 NA DIANTEIRA COM 9X44 NA TRASEIRA(ORIGINAL 4CC GASOLINA), 14X43 ETC ETC...(MAIS DO QUE ISSO JÁ É COISA PRO LEOPOLDO INFORMAR)

DESCULPE AS BRINCADEIRAS, MAS NÃO É 48x29 NUNCA

Marcelo
31/01/2004, 20:40
Que eu saiba, pra saber a relação do diferêncial, é só vc dividir o numero de dentes da coroa pelo do pinhão.
Grande Pedro,

Sim!! É só dividir o número de dentes da coroa pelo do pinhão.
Assim, se você tiver uma relação de 43x8, a relação do seu diferencial é 5,37.

[s] calculados,

CJ 60
09/02/2004, 21:50
Ae pessoal... revivendo topico ao invés de abrir outro... mais é o seguinte, passado o resfriado e chegando as peças do donatti, abri o diferencial do meu fióte, escoei o oleo e qdo retirei a tampa uma surpresa... :shock: fragmentos de dente da coroa brilhando e dizendo oi pra mim... agora sim digo com certeza.. foi de dentro pra fora um pequeno rasgo na tampa do diferencial.. agora a pergunta... montra e andar desse jeito nem pensar correto? como faço pra trocar a coroa? por favor.. doutores de plantão uma luz.... e se lembrerm q vão dar explicações pra quem naum ta mto acostumado com nome dificil... pq pra mim macaquinho é o tar bicho q come banana... :D ......

[]´s com 2 pedaços de dente de coroa na mão....

leopoldo
09/02/2004, 21:56
WILSON,

Infelizmente não é um serviço de mecânica que possa ser feito em casa.

Necessita de um bonde de ferramentas especiais.

Nem vou colocar o passo a passo aqui pois vai ser mais de 100 linhas.

Acho que vou abrir uma oficina...................

Eduardo Velo
09/02/2004, 22:13
Wilson , o q vc pode fazer pra tentar aliviar um pouco o QSJ é ir atraz da coroa e pinhão , conta os dentes dos 2 vai em desmanches atraz deles ou do diferencial completo , depois encosta num meca que tenha as ferramentas especiais pra desmontar e montar .
Aqui em Sampa tem um monte de mexanico que fala que monta diferencial e acaba te fod.... , dif. de carro (opala, Chevette , etc..) tem calços na medida é tirar um e por o outro , mas os Dana 30 e 44 tem que ter limites de pressão , de folga , de ajuste que só com ferramentas especiais consegue a montagem correta sem te dar problemas futuros ...

[]s e boa sorte ...
Não basta ser jipeiro , bem vindo ao mundo da mecânica ...

CJ 60
09/02/2004, 22:28
Eduardo, Leopoldo... q presentão de aniversário me deram heim... :( :( :( ... mais intaum eu naum faço isso né... agora me digam uma coisa.. dá pra montar q andar assim até a oficina?, ou melhor pra naum forçar e fuder mais desligar o cardã e ir com o dianteiro até chegar no mecanico... sorte q aki n cidade vizinha tem um kra q mexe so com jeep.. inclusive tem uma materia do jeep dele nos dowloads, um jeep 8cc... vo manda pra ele... agora uma ultima perg. preciso do pinhão tbm ou so a coroa resolve?

[]´s chorando de dor no coração... no donatti coroa + pinhao 500 pila..

Eduardo Velo
09/02/2004, 22:46
Wilson , novo é esse preço mesmo cara , vc tem que ir atraz de um usado em bom estado , vai pagar 200 latinhas no dif. completo .
Não dá pra trocar só um , coroa e pinhão é casal , tem numeração identificando .
Pra vc rodar tanto faz tirar ou não o cardan , o eixo vai girar com a roda . Sem a tampa levanta um lado , gira a roda e avalia se dá pra ir , se ficar dando tranco vai ter que tirar as rodas soltar a ponta de eixo na roda e puxar os 2 semi-eixos pra liberar a coroa , tira a coroa com a cx sat./plan. solta os parafusos da coroa e tira ela fora , monta sem ela aí não vai estragar mais nada . Anda com o 4x4 enagatado e tração dianteira até o meca ...

[]s , qqer duvida berra ...

CJ 60
10/02/2004, 09:11
Já que é pra berrar... HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.. :twisted:

a coroa tá assim, dexa eu explicar, naum quebrou o dente completo até embaixo, tipo ele tá meio lascado, 2 pontinhas achei na carcaça, q uma delas acredito q foi a que fez o rasgo na tampa do dif. intaum acredito q nam vá pular, mais hj vou fazer o q vc falou levantar e ver o q dá, agora me responda algo claro q se puder.. tipo eu consigo achar coroa e pinhão no desmanche, mais q naum seja de jeep, tipo q seja de opala ou algo parecido q sirva no meu diferencial? e qto a um diferencial usado mais bom, onde consigo achar isso?
Haaa.. lembrai de algo... pra mim comprar a coroa/pinhao, preciso contar os dentes né? conto os dentes da coroa certo? nakele eskema, marco 1 vo virando e contando até chegar na marca correto?

[]'s e desculpe da metralhada de perguntas...

leopoldo
10/02/2004, 18:21
só do jeep, da rural, F75 e do maverick.mas tem que contar os dentes do par coroa-pinhão.

landau também tem dana 44 mas tem outras relações.

esquece o opala, veraneio, C10, etc.... são da braseixos.
esquece toyota também, é tipo banjo.

CJ 60
11/02/2004, 10:53
Bondosas Almas do fórum...

Fiz a contagem ontem dos dentes da coroa/pinhão, e encontrei o seguinte, 43 na coroa e 8 no pinhão, tá certo isso msmo? ou melhor naum ir fazer essa contagem meio bebado? :lol: ...

Em contato com o Josewal, ele me retornou o seguinte email:

"Caro Amigo,

Obrigado por entrar em contato.
O preço do diferencial usado varia de acordo com as medidas e custa entre R$ 350,00 e R$ 400,00 (sem troca). Se vc tiver troca em bom estado (e dependendo da medida) podemos fazer um negócio bom para os dois.

Qualquer dúvida entre em contato.
Atenciosamente,

Anísio. "

Que vc's q já efetuaram negocio lá me dizem?

[]' com cada vez mais perguntas.. mais quase chegando num consenso

billj
11/02/2004, 11:04
Bondosas Almas do fórum...

Fiz a contagem ontem dos dentes da coroa/pinhão, e encontrei o seguinte, 43 na coroa e 8 no pinhão, tá certo isso msmo? ou melhor naum ir fazer essa contagem meio bebado? :lol: ...





É um 5,38, relação comum de Jeep.

Jeep83
29/02/2004, 08:30
Ola todos,

so para complementar a conversa de relacao de diferencial:

Existe uma maneira pratica e simples de ESTIMAR a relacao do diferencia com uma boa precisao:

- Pare o carro num piso nivelado para poder ficar parado sem freio ou estar engrenado.
- Levante UMA das rodas traseiras e deixe o carro no ponto morto sem o freio de mao.
- Gire a roda que esta no alto duas voltas completas.
- Conte quantas votas da o cardan.
- Pronto... o numero de voltas que der o cardan é a relacao do diferencial.

Caso queira saber com mais certeza. Basta girar a roda mais voltas. Por exemplo:
Gire a roda 4 voltas e conte o cardan, o que voce contar no cardan sera o dobro da relacao do diferencial....
E assim por diante, se girar 10 voltas na roda voce contara no cardan 5 vezes a relacao do diferencial.... é sempre a metade.

Abraços a todos.... Frank

Wallace
29/02/2004, 11:53
Oi Frank,

Tem certeza que isso está correto?
Você não está dobrando a relação na sua formula?
Se der uma volta na roda e o cardan der 4 voltas à relação é 4 para 1.
Se der duas voltas na roda então o cardan vai dar 8 voltas. E a relação não vai ser 8 para 1, mas sim os 4 para 1. E assim por diante.

Melancia
01/03/2004, 20:12
Oi Frank,

Tem certeza que isso está correto?
Você não está dobrando a relação na sua formula?
Se der uma volta na roda e o cardan der 4 voltas à relação é 4 para 1.
Se der duas voltas na roda então o cardan vai dar 8 voltas. E a relação não vai ser 8 para 1, mas sim os 4 para 1. E assim por diante.

Olá Walace; isto estaria correto se vc levatar as DUAS rodas trazeiras e gira-las junto. Por motivos de contrução do diferencial (relação de satélites e planetarias se não me engano), quando temos uma roda no chão parada e outra girando, a relação é multiplicada por dois, por isso esta divisão. Espero ter ajudado e não complicado mais.

Melancia

Wallace
02/03/2004, 00:41
Oi Melancia,

Quer dizer que no exato momento quando ficamos com uma roda no chão parada e a outra gira em falso; a rotação desta roda vai duplicar instantaneamente! Isso parece estranho? Ou não?
Uma questão: Se for a relação de satélites e planetárias que fazem isso; não precisaríamos saber a relação entre elas?
Ou a relação delas é sempre de 2 para 1? Já que se não for a formula vai estar furada. Ou não?
Outra questão: E quando temos um bloqueio tipo LockRight?
O que acontece, já que as satélites e planetárias são substituídas pelo bloqueio?

Jeep83
02/03/2004, 10:56
O melancia explicou direitinho... é isso mesmo.

Se uma das rodas estiver parada, a outra gira com o dobro da velocidade que se ambas estivessem girando JUNTAS.

Outro comportamento curioso que se deve ao mecanismo do diferencial:
Se travar o cardan, e levantar ambas as rodas, e girar uma das rodas, a outra gira com a mesma velocidade no sentido contrario..... isso vale para qualque diferencial... independe de relacao, planetaria, ... etc....


Obviamente, se o diferencial estiver blocado nao é possivel girar apenas uma das rodas. Entao pode levantar ambas as rodas, e girar as duas JUNTAS.... ai a relacao entre giro de roda e cardan é exatamente a relacao do diferencial e nao o dobro.


espero que ter ajudado.

Abraçao, Frank

Melancia
02/03/2004, 11:12
Oi Melancia,

Quer dizer que no exato momento quando ficamos com uma roda no chão parada e a outra gira em falso; a rotação desta roda vai duplicar instantaneamente! Isso parece estranho? Ou não?

Exatamente, é isso que ocorre, sempre que temos uma roda parada a outra gira 2x mais rápido; vc pode observar isso colocando um lado do eixo do jeep no cavalete e a outra roda no chão; põe isso tudo para rodar e com um macaco levante a roda que está no chão; vc observará que quando temos somente uma roda no chão, ela irá girar muito mais rápido que quando temos as duas no ar.

ATENÇÃO A TODOS: Muito cuidado para realizar este teste, pois caso o Jeep caia do cavalete ou tenha bloqueio, as consequências podem ser fatais !!!!!! tanto para VOCÊ quanto para o Jeep. :!: :!: :!: :!: :!:



Uma questão: Se for a relação de satélites e planetárias que fazem isso; não precisaríamos saber a relação entre elas?
Ou a relação delas é sempre de 2 para 1? Já que se não for a formula vai estar furada. Ou não?

Pelo que sei a relação é sempre 2:1



Outra questão: E quando temos um bloqueio tipo LockRight?
O que acontece, já que as satélites e planetárias são substituídas pelo bloqueio?

Quando se tem o bloqueio, vc obrigatoriamente tem que levantar as duas rodas do chão, caso contrário a que estiver no ar não vai girar (esta é a função do bloqueio), logo se estiver com as duas rodas no ar e girando juntas (pela ação do bloqueio), temos agora a relação 1:1, ou seja, não é necessário mais dividir por dois o valor encontrado.

Abraços diferenciados

Melancia

Marcelo
02/03/2004, 20:56
Quando se tem o bloqueio, vc obrigatoriamente tem que levantar as duas rodas do chão, caso contrário a que estiver no ar não vai girar (esta é a função do bloqueio)...
Melancia,

Quando se tem bloqueio, as duas rodas giram iguais, independente delas estarem no chão ou não. Isso que dá o efeito de "quadrado" quando se faz curva num jipe blocado andando no asfalto, ok?! :wink: :wink:

[s] blocados,

Melancia
02/03/2004, 23:13
Quando se tem o bloqueio, vc obrigatoriamente tem que levantar as duas rodas do chão, caso contrário a que estiver no ar não vai girar (esta é a função do bloqueio)...
Melancia,

Quando se tem bloqueio, as duas rodas giram iguais, independente delas estarem no chão ou não. Isso que dá o efeito de "quadrado" quando se faz curva num jipe blocado andando no asfalto, ok?! :wink: :wink:

[s] blocados,

Olá Marcelo, mas foi isso que eu quiz dizer, mas acho que não me expliquei direito; o que quiz dizer é que se uma roda está no ar e a outra no chão, nenhuma das duas vão girar, pois a que está no chão vai segurar a outra. Claro que estou falando aqui em um exemplo com o jeep parado, pois caso o mesmo esteja em movimento, aí sim a roda no ar gira junto com a outra no chão.

Abraços tentando explicar o que disse.

Melancia

Marcelo
03/03/2004, 08:20
Agora sim!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[s]

Marcos ET
03/03/2004, 08:53
PessoALL, saudações

Este lance de uma roda no chao e outra no ar com autoblocante só acontece nos 100% nao eh? aqueles de deslisamento limitado ferram com esta conta toda...

[]'s só pra lembrar...

CJ 60
03/03/2004, 08:57
Agora é pra ferrar com tudo...

E no caso dos blocantes, 50, 60 70, 80%, como aplica a conta? :twisted: :twisted: :twisted:

Marcos ET
03/03/2004, 09:05
bom, pra fazer esta conta, vc tem que calcular a constante de atrito dinâmico (que é sempre menor que o estático) pela faixa de RPM (eixo esquerdo com relação ao direito) e verificar se está diretamente proporcional ao torque aplicado na roda que está no ar, a partir dai vc..... AH! QUER SABER? PEGA O JEEP E EMPURRA ELE NUMA RUA, MANDA O ZEQUINHA OLHAR SOB O CARRO ATÉ QUE A RODA (em linha reta) COMPLETE UMA VOLTA (marca o pneu com um giz) COMPLETA PRA ELE TE FALAR QUANTAS VOLTAS O CARDAN DEU.... :lol:

[]'s querendo ajudar a atropelar um zequinha....

Jeep83
03/03/2004, 10:45
Caramba....

Essa historia de blocante f... a coisa toda....

faz assim...... QUEM TEM BLOCANTE...... levanta os dois pneus e gira OS DOIS juntos..... ai a relacao de giro entre pneus e cardan é a relacao do diferencial.....

Abraçao... Frank

Wallace
03/03/2004, 12:49
Acho vocês estão fazendo mais confusão ainda.
Num bloqueio de deslizamento limitado (conhecido como 70%) não muda nada, pois ou ele bloqueia ou não. Normalmente neste caso vai girar normalmente como um sem bloqueio.
Num bloqueio 100% vai depender do tipo de bloqueio.
O mais normal é da roda no chão ficar paradinha e a outra virar sem problemas (talvez com alguns trancos) e o cardan ficar imóvel, pois é a força que vem pelo cardan é que faz o bloqueio travar. Sem tal força o bloqueio pode liberar totalmente o semi-eixo do diferencial.
Quando soldado depende de como é feito.
A soldagem que o Bill fez permite 270 graus de liberdade de movimento.
Em alguns tipos a soldagem trava tudo mesmo ou permite menos liberdade.

Melancia
03/03/2004, 15:19
NOSSA !!!!!!!!!! PARA TUDO .... que confusão... :shock: :shock: :shock: ... vamos faze o seguinte: quem tem bloqueio abre a bolota e conta o numero de dentes; que não tem estima a relação pelo metodo uma roda no chão e outra no ar. Assim fica melhor e mais fácil para todo mundo.. :D :D :D :D :D ....


O mais normal é da roda no chão ficar paradinha e a outra virar sem problemas (talvez com alguns trancos) e o cardan ficar imóvel, pois é a força que vem pelo cardan é que faz o bloqueio travar. Sem tal força o bloqueio pode liberar totalmente o semi-eixo do diferencial.

Quanto ao full block, creio que nesta situação descrita por voc6e Wallace, a roda vai ficar travada sim, só se consegue girar a roda no ar com uma certa força extra (creio que que não muito pequena devido aos estralos que se dão na curva), caso contrário o jeep não daria a ré, pois vc sugeriu o sistema de uma catraca de bicicleta.

Abraços tentando descomplicar um pouquinho.... :P :P :P :P

Wallace
03/03/2004, 19:13
Melancia.

Eu não falei nem sugeri nada de mecanismo ou sistema de catraca de bicicleta. Sabia que você pode ser processado por isso...;-) (é brincadeira... não vai entender outra coisa).

Pergunta básica para você: Você sabe como funciona um bloqueio tipo LockRight? Acho que não né!

Como eu já falei: nestes bloqueios o bloqueio ocorre justamente pela potência que chega pelo cardan. Tanto que para fazer curva deve-se justante tirar o pé do acelerador para assim permitir que o bloqueio libere um dos semi-eixos. Não tem catraca de bicicleta nenhuma... quem tem catraca na cabeça é você... ;-) (é brincadeira... não vai ficar ofendido).

O mesmo vale se andar de ré... pois não é uma bicicleta...;-)

Movendo a roda com a mão ou mesmo com o jipe na banguela não tem bloqueio, pois não tem força chegando pelo cardan, mas sim pela roda.

Se está confuso para você é só pedir que alguém certamente lhe explicará melhor. Mas para mim está tudo claro, só não consegui ainda parar para analisar melhor se realmente tem que dividir por dois na formula e porque isso acontece.

Outra coisa... eu não estou chutando nada... eu conheço muito bem como tais bloqueios funcionam.
Para aprender um pouco mais veja o link abaixo:
http://www.tractech.com/TechTips.htm
E é do bloqueio 100% mais eficiente (ou que mais bloqueia) que existe.
Mesmo se não souber inglês fica fácil pelas figuras saber que as rodas podem se mover independente uma da outra mesmo com um bloqueio 100%.

leopoldo
03/03/2004, 22:30
Boa noite turma.

Agora, falando sobre jeep no macaco ou com o eixo inteiro no ar....

Vocês tem de saber sobre o que estão sentados:

Existem basicamente 3 tipos de diferenciais que não são os ABERTOS:

1- Limited slip, como o powerlock, o auburn, o tracklock, que na verdade são o contráro: são de desbloqueio progressivo. Oferecem de 70% até 100% de tração e desbloqueiam conforme a rodda patina.
São muito bons em estradas de terra e levemente lamacentas, mas não em terrenos irregulares, porém eram muitop barato a uns 10 anos atras.
Esse tipo é o que vai na F100, F1000, Jeep, C10, etc...

Se voce levanta as rodas no ar, NA MÃO os dois pneus viram juntos.

2-Lockers, como o Truetrack, NOspin, o lock-right, Varilock, Govlock, Detroit Lcker, o gearless, enre tantos outros.
Nesses, bloqueia-se automaticamente conforme uma roda atola, ou conforme se acelera a roda.

DEPENDENDO do modelo, se levantar o eixo no ar, as rodas NÃO necessáriamente viram juntas e sim, uma ao contário da outra, com um soquinhos ou estalos, ou etc....

3-Lockers como o Air lock, command lock, e outros que travam conforme se aciona o cabo ou ar comprimidos ou etc...

Se levantar o eixo no ar, é como se não tivesse blocante, a não ser que esteja acionado.

Marcos ET
03/03/2004, 23:21
Leopoldo, boa noite

Cara, nao sei ao certo, mas acho que vc está esquecendo um detalhe:

se uma roda dentada (planetária, por exemplo) gira sobre outras duas, nao importa seu tamanho, se maior ou menor que as outras duas, pois esta sempre terá velocidade 1/2 de uma das extremidades.

é como um pneu de carro, nao importa o diametro externo do pneu, a velocidade do centro da roda será sempre a metade da velocidade do topo, e a velocidade (tangencial) na parte que toca o asfalto será sempre zero...

desta forma, é como se um dos semi-eixos fosse o chao (roda que está parada) e o outro fosse a parte mais alta do pneu (roda que está no ar) e as planetárias correm sempre na velocidade que é a diferença entre as duas extremidades, ou seja, 1/2 da velocidade...

fiz um desenho tosco pra demonstrar ok? onde "P1" está na velocidade do semi-eixo que está girando com a roda no ar, "P2" é a velocidade da planetária e da coroa do diferencial e "P3" está na velocidade tangencial do semi-eixo que está parado ,ou seja, está parado tbem.

leopoldo
04/03/2004, 00:17
É verdade, tinha esquecido isso, já corrigí, obrigado por me lembrar.

Wallace
04/03/2004, 03:01
Oi Marcos,

Mas na grande maioria dos bloqueios as plantarias dão lugar ao bloqueio.
Pelo que me lembro só nos de discos, ARB e OX é que elas continuam existindo.