PDA

Ver Versão Completa : Barra estabilizadora



Adriano Braga
31/03/2003, 09:26
Neste final de semana eu estava conversando com um amigo que ten um F1 e percebemos que o F1 e F2 possuem uma barra estabilizadora fixada nos braços da suspensão dianteira. O F3 não possui isso. Será que issa faz alguma diferença? Pq eles eliminaram isso qdo fizeram os últimos engesas? Alguem sabe disso?

:? :? Abraço

Markito Amato
05/04/2003, 17:23
Salve, Adriano, tudo bem?!

A única função da barra estabilizadora é garantir que o jipe fique mais estável em curvas fechadas. Como ela "une" os dois eixos, formando um só conjunto, quando um lado de um eixo tende a subir, a barra "puxa" o outro lado para cima também.

Ou seja, em uma curva para a direita, a tendência do veículo é tombar para a esquerda, pois as pontas esquerdas dos eixos estão mais próximas ao chassis (pela compressão das molas). Nesse caso, a barra forçaria as pontas direitas a se aproximarem do chassis também.

É claro que entre-eixos mais longo minimiza a tendência de capotar, portanto, acredito que seu Jordânia não tem a barra por não ser tão instável quanto ao F1. Ou, então, faltaram peças e dinheiro na época da montagem dos "F3". ;-)>

Vale lembrar que essa vantagem proporcionada pela barra estabilizadora significa um enorme entrave nas trilhas, pois a torção dos eixos fica totalmente comprometida. Daí, o costume de se desligar a barra na hora de encarar uma lama! ;-)>

Grande abraço

Giovani
05/04/2003, 17:50
:D Olá Adriano!

:D Dá uma espiada no Fórum Geral: "Body Roll". :wink:

Adriano Braga
07/04/2003, 08:48
Valeu Markito e Giovani!!!!! :wink:

abraços

billj
07/04/2003, 10:04
Salve, Adriano, tudo bem?!

Como ela "une" os dois eixos, formando um só conjunto, quando um lado de um eixo tende a subir, a barra "puxa" o outro lado para cima também.
montagem dos "F3". ;-)>






Cumuqueé?!?!? A barra estabilizadora une os dois eixos?!?!?

Abraços sem entender,

Adriano Braga
07/04/2003, 10:32
Realmente...a barra une os dois braços da suspensão dianteira e não o eixo? :roll:

Markito Amato
21/04/2003, 12:53
Ih, caramba, só agora foi que eu vi que escrevi errado! :oops:

Ou seja, onde escrevi que a barra estabilizadora une os dois eixos (essa foi "du K-7"), leia-se: "como ela (barra estabilizadora) une as duas pontas de um mesmo eixo". :roll:

Abraços

Eduardo Velo
25/04/2003, 10:58
Tenho um F3 e ele tem estabilizadora , não sei como esse seu F3 não tem , já fiquei com shimmi totalmente sem controle com baixa velocidade só porque soltou o parafuso de fixação dessa barra . :?: :?:
Abraços ...
Edu

Markito Amato
25/04/2003, 11:17
Salve, Edu, tudo certo?!

Rapaz, eu já tive um F1 e um F2, porém, infelizmente, não cheguei a comprar o F3 do Ricardo Millei! :shock: :D

Quanto ao shimmy, a barra estabilizadora nada interfere nisso, pois, no engesa, esse problema se deve à folga nas buchas da barra Panhard (aquela que liga um lado do eixo ao lado oposto do chassis). :wink:

Acredito que, no seu caso, a barra estabilizadora devia estar mascarando essa folga na barra Panhard. Quando a fixação da estabilizadora ficou comprometida, a folga ficou evidente, face à vibração sentida. Por isso, meu caro, dá uma checada nas buchas da Panhard. Com certeza, elas devem estar em final de vida. :shock:

A propósito, eu só usei buchas de PU em meus engesas uma vez e odiei. Além de apresentarem folga com uma rapidez aburda, elas perdem em flexibilidade para as de borracha. É claro que elas ganham em durabilidade e são ligeiramente mais baratas que as originais, porém, não evitam o shimmy tão bem quanto as de borracha. Ou seja, é pesar os prós e contras e ver o que melhor serve para ti. :wink: :)

Abração

Adriano Braga
25/04/2003, 13:06
Markito

Vc acha as de PU mais baratas? :shock: ...elas custam quase 500 pratas...as boas com aneis de metal dentro...pq as de PU puro são uma porcaria.

Adriano Braga
25/04/2003, 13:08
Edu

Eu ando normalmente com ele e pego muita estrada...numa velocidade variando entre 100 e 110...cruzeiro!!!!

Adriano Braga
25/04/2003, 13:09
Edu...que ano é o seu F3...o meu foi um dos últimos produzidos...é um 93

Eduardo Velo
29/04/2003, 19:50
Markito , realmente o meu Fase 3 91/91 era do Millei , o Shimmy ocorreu com certeza por folga na estabilizadora , as buchas estão zero bala , tanto que foi só apertar o parafuso e nunca mais tive o tal shimmy .
Abraços ...
Edu

Markito Amato
09/06/2003, 22:34
Grande Edu, tudo legal?!

Rapaz, isso que você falou foi realmente uma grande coincidência. :D

Veja só, o shimmy nada mais é do que o movimento harmônico das rodas dianteiras, que vão para um lado e para o outro seguidamente. Com isso, pode se dizer que há também um movimento lateral do eixo dianteiro, já que as rodas estão presas neste. Se você prestar atenção aos pontos de fixação da barra estabilizadora, verá que as buchas que se fixam nos braços oscilantes (uma em cada lado) permitem o movimento lateral, tanto da própria barra, quanto do eixo. Para comprovar isso, solte as pontas da barra estabilizadora (mantendo apertados os pontos de fixação nos braços) e veja se a mesma não desliza para um lado e para o outro. :wink:

Nesse sentido, meu caro, a barra Panhard é a única peça responsável pela estabilidade lateral do eixo. Consequentemente, quando suas buchas estão perfeitas, não há shimmy. Porém, caso haja uma pequena folguinha no buraco do parafuso de fixação da barra no eixo, o desagradável fenômeno de tepidação ressurge. :wink:

Apesar de você ter dito que as buchas estão zeradas, retire a barra e cheque se não há falhas nas mesmas. Ah, e com a barra fora, coloque os parafusos de fixação em seus lugares e cheque se há algum movimento. Caso você perceba algo, aí está o X da questão. :D

Qualquer coisa, escreve! :wink:

Abraços,

Cilon Carlos Heck
10/06/2003, 08:52
Fala aí Adriano :D
Você falou em 500,00 o preço dasd buchas? Será que você não está falando do preço do jogo completo para todo o jipe? Eu tive que comprar somente as da barra e paguei 100,00 pelas 4 (porque o jipe também tem a barra panhard na traseira, só que nunca troca). Comprei em São Paulo e são as com o anel de metal interno. Acho elas bem melhores que as de borracha, mas como já disseram, vai do gosto de cada freguês..
Um abraço a todos :D :D

Adriano Braga
10/06/2003, 14:37
E ai Cilon


Realmente...paguei 500 paus pelo jogo do jipe todo!!!!!
:D Troquei tudo!!!! :wink:

Abraço

Adriano

haundrich
08/02/2004, 12:23
Neste final de semana eu estava conversando com um amigo que ten um F1 e percebemos que o F1 e F2 possuem uma barra estabilizadora fixada nos braços da suspensão dianteira. O F3 não possui isso. Será que issa faz alguma diferença? Pq eles eliminaram isso qdo fizeram os últimos engesas? Alguem sabe disso?

:? :? Abraço

Pessoal

De repente, fiquei com vontade de instalar a barra estabilizadora no Ursus - F2 - 93 (acho que veio da fábrica sem). Justamente porque se trata meu carro para trabalho.

Principalmente depois que reli umas de minhas revistas em que outro jipeiro fez um sistema de barra que pode ser conectada ou desconectada a qualquer hora.

Pois bem. Alguém saberia dizer se a barra estabilizadora original é da engesa mesmo ou é de algum modelo de outro veículo?
Alguém já adaptou barra estabilizadora em seu engesa?

[ ]´s estabilizados

Flávio

Eduardo Chaves
08/02/2004, 17:58
Flávio,

A barra estabilizadora existe apenas no F1, no F2 e F3 não foram mais necessárias, acho que o aumento no entre eixos deu mais estabilidade... :roll:

Não sei lhe dizer de qual veículo é a barra estabilizadora do F1... :oops:

[]'s...

haundrich
08/02/2004, 21:27
Flávio,

A barra estabilizadora existe apenas no F1, no F2 e F3 não foram mais necessárias, acho que o aumento no entre eixos deu mais estabilidade... :roll:

[]'s...

Valeu pela observação, Eduardo !!

[ ]'s estabilizados

Flávio

Nando
09/02/2004, 00:19
Voltando um pouco, li diversos relatos nos EUA de caras que removeram completamente a barra estabilizadora de suas viaturas, em geral pessoas que não faziam um uso muito "urbano" delas. Talvez no caso da F3 o dono tenha removido a barra. Existem la fora uma serie de empresas que fabricam o "quick disconnect", um mecanismo bem simples que faz com que se possa desconectar a barra antes da trilha e conectar depois, mas nunca vi nem ouvi falar de alguem que tenha um desses por aqui.

( )s

haundrich
10/02/2004, 10:59
Voltando um pouco, li diversos relatos nos EUA de caras que removeram completamente a barra estabilizadora de suas viaturas, em geral pessoas que não faziam um uso muito "urbano" delas. Talvez no caso da F3 o dono tenha removido a barra. Existem la fora uma serie de empresas que fabricam o "quick disconnect", um mecanismo bem simples que faz com que se possa desconectar a barra antes da trilha e conectar depois, mas nunca vi nem ouvi falar de alguem que tenha um desses por aqui.

( )s

É isso mesmo que eu quero, Nando.
Fazer um sistema de desconexão / conexão rápida na barra estabilizadora.
Até agora vi em revista uma montagem artesanal. Ficou bom.

[ ] 's estabilizados

Flávio

Nando
10/02/2004, 20:01
Fala Flavio,

Tb estou querendo fazer um desses para a minha, mas estou aguardando a chegada de um Lift Kit (espera......) para batalhar um "custom made". Da uma olhada nesses sites:

http://www.off-road.com/toyota/reviews/swaydis/index.html
http://www.off-road.com/toyota/tech/other/swaydis.htm
http://www.off-road.com/toyota/cheaptricks/swaybar2/

detalhe para o terceiro, onde o cara fez um artesanal. Mas tb não acho que seria muita canseira importar um desses, eles são bem pequenos e baratos, não deve ter um custo muito alto no final.

( )s

haundrich
19/02/2004, 08:33
Caro Nando

Valeus pelos links.. Andei olhando..
No caso do meu engesa, acho que vou acabar fazendo uma barra artesenalmente...
Esperar para ver, he he he

[ ] jipeiros

Flávio

jose alves peixoto filho
06/05/2016, 20:41
Boa noite amigos, adquiri recentemente um engesa fase I, ocorre que estou travando uma luta com a direção na condução acima de 70KM, pois nem passarinho consegue mudar de rumo com a velocidade que ele muda, rsss. Estou tentando achar o Magão de Maceio-AL que já teve esse problema e resolveu e mora próximo de Recife-Pe.