PDA

Ver Versão Completa : Ar condicionado Freelander 2 - Tem gás, compressor funciona mas não gela



Kleber Japonês
14/12/2016, 11:28
Saudações,

Essa é minha 1ª postagem oficial.
Acabei de adquirir uma Freelander 2 2008, gasolina, com 100 k. É meu 1º 4x4.
Estou tendo problemas com o ar condicionado. Pesquisei por um tópico parecido mas não conseguir encontrar.
Ele parou de gelar.
Obs: do lado do passageiro até que sai um ventinho mais fresco, mas do lado do motorista, o ar sai bem quente.
As vezes, ao ligar o carro pela manhã, o ar sai mais gelado, mas após rodar um pouco ele já começa a esquentar.
Fui a uma oficina especializada, eles esvaziaram o sistema e deram uma recarga com contraste.
Após 3 dias rodando, o ar parou de gelar de novo.
Voltei na oficina e fizeram o teste. O gás não vazou. Testaram o compressor e disseram que ele está funcionando normalmente, a pressão está normal.
Disseram que pode ser problema no filtro de secagem ou na válvuka de expansão.
Alguém já passou por algo semelhante?
Encontro somente esse filtro, ou terei de comprar todo o condensador?
E se realmente for esse o problema, quanto gastaria aproximadamente?
Sou do interior de SP e aqui é muito difícil encontrar peças.

Marcelo Oyarzábal
14/12/2016, 15:07
Saudações,

Essa é minha 1ª postagem oficial.
Acabei de adquirir uma Freelander 2 2008, gasolina, com 100 k. É meu 1º 4x4.
Estou tendo problemas com o ar condicionado. Pesquisei por um tópico parecido mas não conseguir encontrar.
Ele parou de gelar.
Obs: do lado do passageiro até que sai um ventinho mais fresco, mas do lado do motorista, o ar sai bem quente.
As vezes, ao ligar o carro pela manhã, o ar sai mais gelado, mas após rodar um pouco ele já começa a esquentar.
Fui a uma oficina especializada, eles esvaziaram o sistema e deram uma recarga com contraste.
Após 3 dias rodando, o ar parou de gelar de novo.
Voltei na oficina e fizeram o teste. O gás não vazou. Testaram o compressor e disseram que ele está funcionando normalmente, a pressão está normal.
Disseram que pode ser problema no filtro de secagem ou na válvuka de expansão.
Alguém já passou por algo semelhante?
Encontro somente esse filtro, ou terei de comprar todo o condensador?
E se realmente for esse o problema, quanto gastaria aproximadamente?
Sou do interior de SP e aqui é muito difícil encontrar peças.


Amigo, primeiro encontre o filtro e tire, limpe ele sem ar de compressor, bata bem fraquinho para não danificar, funcione o carro sem o filtro do ar condicionado e faça um teste, se a velocidade do ar sair mais forte estava sujo, por causa do ar não sair gelado não é filtro, inclusive era pra ficar umido se tivesse entupido o filtro, mas acredito mais que pode ser a válvula que divide o ar quente do ar frio, tem que descobrir onde é, pois as vezes só uma regulagem resolve o problema.

segue link do filtro caso precise trocar: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-789028783-filtro-de-ar-condicionado-land-rover-freelander-2-20-22-_JM

Segue link de como trocar: Troca do Filtro de Ar Condicionado - Freelander II - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=6gFo3Gxp6I4)

wm8c
03/01/2017, 23:38
O filtro secador da freelander 2 é um cartucho de silica gel que fica em uma das laterais do condensador. Se o filtro estiver saturado pode reduzir o desempenho do ar condicionado. Se furou o carucho e a silica gel vazou pode ir sujeira para o sistema e este terá que ser limpo com jato de ar, solvente para ar condicionado (volátil) e inertizado com nitrogênio ou CO2. A válvula de expansão pose necessitar de limpeza ou ser reprovada em inspeção. Não é muito cara mas a mão-de-obra é cara porque o acesso é ruim. Após esse serviço dever ser feito vácuo e uma nova carga de Gás e completado o óleo do compressor.