PDA

Ver Versão Completa : MOTOR DO OPALA COM UM CILINDRO FALHANDO

FABIÃO
17/03/2006, 09:18
Alguem pode me ajudar, o motor do meu CJ5 é do opala, ele começou a falhar um cilindro, ja testei o cabo de vela e as velas, o problema não esta ai, ALGUEM TEM ALGUMA SUGESTÃO :pensativo: .

ABRAÇOS A TODOS
FÁBIO

Vinicius_4x4
17/03/2006, 10:12
É só um cilindro? Qual? Não poderia ser junta do cabeçote queimada?

Grande abraço!

FABIÃO
17/03/2006, 10:21
É só um cilindro? Qual? Não poderia ser junta do cabeçote queimada?

Grande abraço?

Olá Vinicius, então eu to sem idéia, não sei qual cilindro é, quando eu tiro o cabo da vela um por um o motor tem uma queda, não sei mais o que pode ser, sera que a junta do cabeçote foi pro saco?

Tem algum jeito que eu posso fazer pra ver se é isso mesmo?

Abraços, Valeu

Wart
17/03/2006, 10:27
Pode ser a tampa do distribuidor rachada. Dá um sintoma bem parecido com este. Não custa verificar.
[]s

FABIÃO
17/03/2006, 10:29
Wart,

Bom Dia Wart,

A tampa do distribuidor é nova, eu coloquei ela não tem 1 mês

Abraços

Vinicius_4x4
17/03/2006, 10:36
quando eu tiro o cabo da vela um por um o motor tem uma queda

É o seguinte FABIÃO, está correto se ao tirar um cabo de vela o teu motor der uma queda. O que não está correto é se não tiver a tal queda :concordo: . Pois se não tiver a queda de potência significa que aquele cilindro não estão "servindo" :twisted: pra nada.

À respeito da junta do cabeçote ...

Eu tinha um BF 161 que a junta tinha ido pro saco! E o teste que eu fazia era este mesmo, de tirar cabo de vela um por um. Só que no meu caso eram dois cilindros porque a junta queimou bem no meio deles. Mas, pensando de certa forma, a junta pode ter queimado próximo à parte externa do bloco.

Quem me deu a dica no dia que ocorreu isto comigo foi um amigo meu, mecânico de algumas décadas :mrgreen: , e confiei nele e tirei o cabeçote fora e foi tiro certo. Troquei a junta, aplainei o cabeçote, regulei as válvulas e o motor ficou tri de novo.

Espera um pouco para ver se mais alguém relata algo do tipo ou tem outra dica :concordo:

dptucunduva
17/03/2006, 13:29
sem idéia, não sei qual cilindro é, quando eu tiro o cabo da vela um por um o motor tem uma queda, não sei mais o que pode ser, sera que a junta do cabeçote foi pro saco?

Se vc tira um por um e todos geram queda de rotação, estão todos funcionando.

DougBRSP
17/03/2006, 15:49
Já tirou todas as velas e viu o estado delas? Não pode de repente o motor estar jogando óleo ou gasolina em excesso e estar encharcando as velas?

[]s

toyotafoz
18/03/2006, 22:42
Tenho um CJ5, ele estava falhando muito, no mecânico foi verificado que a junta do cabeçote partiu desta para melhor, aproveitei e falei para regular válvulas. Agora ele falha menos, mais em baixa rotação e em alguns momentos da alta. A temperatura continua subindo, mesmo depois de trocar a tampa do radiador, mas não chegou a ferver. Coloquei gasolina podium para ver se dava uma limpeza no bicho, hora ele fica "animado", hora ele falha um pouco. Hoje inclusive depois de uma volta, notei que o motor jogou óleo na capô, não consegui identificar de onde veio. Outra coisa é normal, depois de rodar uns 40 kms, ficar saindo um pouco de fumaça da tampa de óleo? agradeço desde já a atenção de todos

FABIÃO
20/03/2006, 06:42
Vinicius_4x4, Wart, dptucunduva, DougBRSP, toyotafoz,

Bom DIa Galera....

Gostaria de agradecer a ajuda que vcs me deram, ja consegui resolver o problema da viatura, era a ultima vela que estava com problema, comprei um jogo novo de vela e pronto, o jeepão esta pronto para a prox.

Um Abraço
Fábio

FABIÃO
20/03/2006, 06:44
DougBRSP,

Quando eu tirei a vela ela estava um pouco suja de óleo na rosca, mas não era muito. Isso é normal ou tem algo de errado, se estiver errado, como fazer para o óleo nao sujar a vela.

Abraços, Obrigado
Fábio

Vinicius_4x4
20/03/2006, 09:08
Outra coisa é normal, depois de rodar uns 40 kms, ficar saindo um pouco de fumaça da tampa de óleo?

Até onde eu sei não é normal não :discordo: !

Pelo menos nunca reparei de algum motor que tive fazer isto.

[]´s

DougBRSP
20/03/2006, 09:32
Quando eu tirei a vela ela estava um pouco suja de óleo na rosca, mas não era muito. Isso é normal ou tem algo de errado, se estiver errado, como fazer para o óleo nao sujar a vela.

Assim, vc tem que ver se não está sujando o terminal da vela, aonde acontece a faísca, o JeepPatton aqui do fórum estava com problema semelhante no jeep dele mas era pq as velas dele eram mais compridas do que deveriam ser, o dele (BF161) também solta fumaça pela tampa do óleo e baixa no nível do mesmo rápido o seu também? A parte de sujar as velas ele resolveu colocando tuchos de vela do fusca e depois as velas, o que afastou-as um pouco dos cilindros, os tuchos tem que ser o reto e não o cônico.

[]s

Sergio Willys
20/03/2006, 10:56
Fala Fabião;
Alguns comentários que podem te ajudar:
Realmente se, ao tirar os cabos de cada uma das velas, o motor perdeu rotação e começou a ratear mais, a conclusão é que todos cilindros estão funcionando, até dá pra desconfiar que não seja problema elétrico, pois em geral quando um componente elétrico pifa, não passa mais corrente e ele deixa de funcionar pra valer. É normal um pouco de óleo na rosca da vela, mas não nos eletrodos, que é onde a faísca realmente acontece. Nesta regiãao, uma coloração amarronzada é a mais normal, e completamente seco. Se os eletrodos estão molhados, a combustão está mal. Mas se está igual em todos os cilindros, oproblema nãoparece ser vela.

Se o motor começou a falhar de repente, pode ser também combustível adulterado. Atualmente o festival de coquetéis que existem por aí é impressionante !! Vale a pena tentar colocar um litro de combustível de posto confiável direto antes da bomba, e ver se o "engasopamento" para!

Falo isso pois recentemente passei por situação semelhante.
Boa sorte

FABIÃO
21/03/2006, 10:01
DougBRSP,

Eu acredito que agora esse problema não ocorra novamente, mas vou ficar atento se for necessario tentarei colocar os tuchos, as velas são do motor do opala mesmo.
O nivel de óleo não esta abaixando, mas esta saindo uma fumaça do respeiro do motor (opala) (não sei se é esse o nome) fica proximo a boca para colocar o oleo.

Obrigado pela Dica
Gd Abraço
Fabião

FABIÃO
21/03/2006, 10:05
Bom Dia Sergio Willys,

Não acho que o problema esta na parte elétrica, foi feita inteira a menos de 1 mês.
A respeito da vela tem um pouco de óleo na rosca, mas não no eletrodo, era so uma vela que estava com problema, ja troquei e o motor ficou novo

A gasolina eu coloco sempre no mesmo posto, o cara é de confiança

Valew pelas dicas
Abraços
Fabião :concordo: