PDA

Ver Versão Completa : problema na direção

dasvirgens
02/12/2016, 17:38
boa tarde, por curiosidade fiz esse video:

2016 1202 160030 001 - YouTube (https://youtu.be/FVRnfWOlop4)

mostra que o terminal de direção do braço pitman tem uma folga que movimenta-o para frente e para traz, não sei exatamente o que provoca isso, se estaria relacionado com alguma folga no amortecedor de direção ou se seria problema no próprio terminal, mas eventualmente ocorre shimmy talvez devido ao desbalanceamento dos pneus que já estão com uma certa quilometragem. e a direção tem uma folga pequena (mas tem). a borracha do terminal inclusive ja se desgastou com o movimento.

73, Joaquim (Joca)

malit
03/12/2016, 23:56
Olá amigo,

Leve seu veículo em um oficina especializada em direção/suspensão, examine e troque todos os terminais que apresentarem folga.
Não vale a pena economizar em itens essenciais que comprometem a segurança, como direção e freio.
Não sou mecânico, mas entendo que aquele terminal do vídeo não poderia ter qualquer folga, pois, trata-se de terminal de direção. Se soltar/quebrar fica sem direção.

Abcs
Moamed

dasvirgens
04/12/2016, 17:20
valeu Moamed, o problema que nas oficinas "especializadas" os caras terminam que trabalham na tentativa-e-erro e as vezes sugerem adaptações. se alguem projetou o sistema desse jeito foi por alguma razão e não vai ser um "piru" que vai mexer onde não deve.

o pino pode ate quebrar mas sair de lá ele não sai, ele é preso na cavidade do braço de uma forma que so sai por baixo, tem até reparo pra ele.

abraços, Joaquim

Hugo4x4
05/12/2016, 11:32
Joaquim

Compra um novo ou o reparo, esse pino está com folga.

dasvirgens
05/12/2016, 16:15
Isso Hugo, inclusive já tenho um completo bearmach para trocar, vou aproveitar e trocar tembém o amortecedor de direção. e os pneus que já estão em fim de vida.

Marcelo Oyarzábal
05/12/2016, 16:41
Olá. Troquei o reparo do Pitman e digo, não vale a pena, pois não sumiu a folga, diminuiu mas seguiu, em dois meses ficou com mais folga que estava, então troquei o pitman inteiro e ficou 100%, já com 13.000 km e nada de folgas.

Um abraço

dasvirgens
05/12/2016, 22:21
interessante que o kit do reparo praticamente não tem nada a ver com o pitman em si, pois usa novas peças que segura o pino. acho que esse reparo depende muito do fabricante. esse ai já foi fruto de uma troca relativamente recente e sempre sambou pra frente e para tras. alem dessa folga, se percebe que a bucha do amortecedor de direção tambem ta folgada.

dasvirgens
07/12/2016, 21:35
Boas, hojen troquei o amortecedor de direção (sim, saiu mais barato eu trocar o amortecedor todo que trocar só a bucha dele, primeiro que no mercado local sairia o preço de um novo assim como não compensaria trazer uma bucha apenas pelo correio devido ao frete), na duvida troquei ele todo (custou 175 reais na getsetparts). resultado que o pino parou de sambar. a direção parou de "tomar da mão" e a folga que tinha diminuiu. a operação é facil, desatarracha as porcas (são duas em contraporca) do lado do chassi e a do lado do terminal é uma porca de pressão, fiz tudo com a chave 17, embora o novo amortecedor (armstrong) as porcas são 15.

agora vou precisar de um novo reparo para o braço pitman, mas eu tenho um novo para por la.

abraços, Joca

Marcelo Oyarzábal
08/12/2016, 08:16
Boas, hojen troquei o amortecedor de direção (sim, saiu mais barato eu trocar o amortecedor todo que trocar só a bucha dele, primeiro que no mercado local sairia o preço de um novo assim como não compensaria trazer uma bucha apenas pelo correio devido ao frete), na duvida troquei ele todo (custou 175 reais na getsetparts). resultado que o pino parou de sambar. a direção parou de "tomar da mão" e a folga que tinha diminuiu. a operação é facil, desatarracha as porcas (são duas em contraporca) do lado do chassi e a do lado do terminal é uma porca de pressão, fiz tudo com a chave 17, embora o novo amortecedor (armstrong) as porcas são 15.

agora vou precisar de um novo reparo para o braço pitman, mas eu tenho um novo para por la.

abraços, Joca

Joca, bom que o problema está quase resolvido.
Mas vou te dar uma dica, já vi 3 pitman com reparo trocado, um meu e dois do meu pai, e a folga volta, inclusive no tópico do meu defender, postei as fotos da troca do reparo, o problema é que quando tem muita folga, o pino do pitman gasta a pista da onde ele trabalha, por isso com a troca do reparo não fica 100% firme, e com pouco tempo volta a ter folga de novo. Comprei um Pitman novo Britpart e está zerado.

Um abraço

oficinassp
19/12/2016, 18:50
Sim, igual o amigo acima citou... a folga volta sim

Nelson Defender 110
20/12/2016, 13:32
boa tarde, por curiosidade fiz esse video:

mostra que o terminal de direção do braço pitman tem uma folga que movimenta-o para frente e para traz, não sei exatamente o que provoca isso, se estaria relacionado com alguma folga no amortecedor de direção ou se seria problema no próprio terminal, mas eventualmente ocorre shimmy talvez devido ao desbalanceamento dos pneus que já estão com uma certa quilometragem. e a direção tem uma folga pequena (mas tem). a borracha do terminal inclusive ja se desgastou com o movimento.

73, Joaquim (Joca)

Joaquim,

excelente video. A GOPRO é uma boa ferramenta para diagnóstico.

Agora em relação ao movimento para frente e para trás da barra, acho que é normal.

O meu também faz. A folga não é normal.

Eu também troquei o reparo e ficou bom.

Apenas o local onde fixa a coifa não está bom e ela fica escapando o que permite a entrada de agua, areia, sujeira, etc.

Vou ter que trocar o braço completo no futuro.

Boa Sorte,

Nelson