PDA

Ver Versão Completa : Melhor Troller em custo x beneficio



FristOil
02/12/2016, 13:44
Pessoal, boa tarde!

Sou novo aqui, apesar de já ter usado o forum para pesquisa algumas vezes, só hoje me cadastrei.

Vocês já ouviram isso muitas vezes, mas terei que repetir...rss

Estou pensando em comprar um Troller e gostaria de saber qual seria o melhor ano.

Este assunto já é tema de muitos tópicos, mas assim como o Troller foi sendo aperfeiçoado ano após ano, os proprietários também adquiram novas experiências, muitos tiveram a oportunidade de trocar de viatura e provavelmente refinaram sua opinião. Logo, este tema sempre será atual. Por tanto, qual ano do Troller seria o melhor custo x beneficio?
Abaixo resumi algumas coisas que aprendi nos tópicos anteriores:

Até 2001 - não vale a pena (já esta descartado por mim)
2002 a 2004 - bons mas o melhor ano é o 2003 - anos ímpares são melhores (já esta descartado por mim)
2005 - o melhor e mais desejado dos motores 2.8, com alteração do cambio e acabamento interno emborrachado que propicia menos barulho
2006 - o primeiro e muito criticado com motor 3.0 (já esta descartado por mim)
2007 - o problemas do 2006 foram sanados, mas não sei se é um bom ano e o que ele ganhou
2008 - ??
2009 - novo acabamento interno, pelo que observei. Mais alguma melhoria significativa?
2010 a 2012 - pela procura na web, me parece ser a safra mais desejada dos motores 3.0, mas desconheço as razoes.
2013 e 2014 - motor 3.2 e muito criticado (já esta descartado por mim)
2015 e 2016 - fora de cogitação pelo preço e por alguns problemas relatados (típicos de Ford* - não gosto do pós venda e tem muito problema de montagem e acabamento, na minha opinião, pelas experiências que tive)

Como relação a quanto estou disposto $$$, não gostaria de gastar muito, pois não será meu carro do dia a dia, a principio. Também não pretendo fazer trilhar "hard", como algumas que vi, apenas alguns passeios e trilhas leves, mas gostaria de uma viatura equipada, como cara de agressiva, um "carrinho" para brincar, cuidar e nem pensar em trocar. Então estava pensando em algo em torno de 60 mil, de preferência já com alguns equipamentos, mas esse valor pode ser estendido um pouco se realmente valer a pena. O que acham? Como podem me aconselhar?

Desde já agradeço. Como é um tema que dá "pano pra manga", acompanharei o tópico sem muito opinar, mas estarei acompanhado.

Fabio_Roberto
02/12/2016, 14:02
vc precisa conhecer esse site.

oficinatroller.com.br

Tem as alterações ano após ano em detalhes.

FristOil
02/12/2016, 14:48
jà andei dando uma olhada, mas não havia me atentado para isso. Vou pesquisar com mais atenção. Obrigado.

VOVÔ DO TROLLER
02/12/2016, 15:41
Os de 2010 a 2012, são os melhores nanha opinião. Abs

dojao campeao
02/12/2016, 15:48
os 2008 "trilha" tb são muito bons!

FristOil
02/12/2016, 15:52
Pois então, as diferenças entre os modelos 2009 e 2010, que constam no site oficinatroller, são o radiador um pouco menor e a aplicação de guarda pó nos bicos injetores. Logo, por quê o 2009 não é tão bem visto quanto os modelos de 2010 a 12?

Walter da Camper
02/12/2016, 17:51
Quanto ao ano do Troller, pela sua "tabela" vê-se que está focado entre os modelos 2007 a 2012.
Nessa faixa de modelos, aconselho a vc comprar o mais bem cuidado que encontrar, independente do ano.
Lembrando que um carro de trilha pode ser mecanicamente melhor conservado do que um carro virgem de lama, apesar de alguns riscos a mais na pintura.

No mais, se vc está iniciando agora, tenha cuidado com as 2 maiores mentiras que um off-roader pode dizer a si mesmo:

1-Só vou fazer trilha leve.
2-Vou pegar esse carro para nunca mais vender.

Boa sorte e boas trilhas.

FristOil
03/12/2016, 17:22
Obrigado pelas dicas. O 2005 tb me interessa, a principio era o único que eu estava procurando.

Sergio c
03/12/2016, 17:59
No caso do Troller e na minha opinião, cito quatro fases distintas:

1) Por um preço mais acessível e para quem não quer ter dor de cabeça com parafernálias eletrônicas, os 2.8;

2) Por um preço médio, mas com um motor forte e podendo ser chipado, os 3.0;

3) Por um preço acessível pelo ano, mas contando que o antigo dono tenha feito o recall e tendo um pouco de sorte, os 3.2TGV;

4) Para quem quer gastar mais por um veículo completo, novo ou semi-novo, com muitas tecnologias mas sem uns equipamentos bons para o off road mais pesado, os novos T4 3.2.

Sergio c
03/12/2016, 21:54
Esqueci de mencionar os Troller RF, a gasolina, são mais em conta em termos de valores, mas tem as rodas 5 furos e eixos da Cherokee.
No caso do Troller e na minha opinião, cito quatro fases distintas:

1) Por um preço mais acessível e para quem não quer ter dor de cabeça com parafernálias eletrônicas, os 2.8;

2) Por um preço médio, mas com um motor forte e podendo ser chipado, os 3.0;

3) Por um preço acessível pelo ano, mas contando que o antigo dono tenha feito o recall e tendo um pouco de sorte, os 3.2TGV;

4) Para quem quer gastar mais por um veículo completo, novo ou semi-novo, com muitas tecnologias mas sem uns equipamentos bons para o off road mais pesado, os novos T4 3.2.

Gustavo D
04/12/2016, 02:39
Pessoal, boa tarde!

Sou novo aqui, apesar de já ter usado o forum para pesquisa algumas vezes, só hoje me cadastrei.

Vocês já ouviram isso muitas vezes, mas terei que repetir...rss

Estou pensando em comprar um Troller e gostaria de saber qual seria o melhor ano.

Este assunto já é tema de muitos tópicos, mas assim como o Troller foi sendo aperfeiçoado ano após ano, os proprietários também adquiram novas experiências, muitos tiveram a oportunidade de trocar de viatura e provavelmente refinaram sua opinião. Logo, este tema sempre será atual. Por tanto, qual ano do Troller seria o melhor custo x beneficio?
Abaixo resumi algumas coisas que aprendi nos tópicos anteriores:

Até 2001 - não vale a pena (já esta descartado por mim)
2002 a 2004 - bons mas o melhor ano é o 2003 - anos ímpares são melhores (já esta descartado por mim)
2005 - o melhor e mais desejado dos motores 2.8, com alteração do cambio e acabamento interno emborrachado que propicia menos barulho
2006 - o primeiro e muito criticado com motor 3.0 (já esta descartado por mim)
2007 - o problemas do 2006 foram sanados, mas não sei se é um bom ano e o que ele ganhou
2008 - ??
2009 - novo acabamento interno, pelo que observei. Mais alguma melhoria significativa?
2010 a 2012 - pela procura na web, me parece ser a safra mais desejada dos motores 3.0, mas desconheço as razoes.
2013 e 2014 - motor 3.2 e muito criticado (já esta descartado por mim)
2015 e 2016 - fora de cogitação pelo preço e por alguns problemas relatados (típicos de Ford* - não gosto do pós venda e tem muito problema de montagem e acabamento, na minha opinião, pelas experiências que tive)

Como relação a quanto estou disposto $$$, não gostaria de gastar muito, pois não será meu carro do dia a dia, a principio. Também não pretendo fazer trilhar "hard", como algumas que vi, apenas alguns passeios e trilhas leves, mas gostaria de uma viatura equipada, como cara de agressiva, um "carrinho" para brincar, cuidar e nem pensar em trocar. Então estava pensando em algo em torno de 60 mil, de preferência já com alguns equipamentos, mas esse valor pode ser estendido um pouco se realmente valer a pena. O que acham? Como podem me aconselhar?

Desde já agradeço. Como é um tema que dá "pano pra manga", acompanharei o tópico sem muito opinar, mas estarei acompanhado.

FirstOil,

Meu 2006, com quase 11 aninhos de uso e 155 mil kms (comigo há 7 anos e desde os 30 mil kms quando o peguei inteiraço e novinho na concessionária) só me deu alegrias. Meu conselho é: Esquece ano, vai no mais bem cuidado. Eu quis comprar um troller pra casar, e inclusive mirava nos anos de 2009 e 2010 na época, mas acabei pegando um 2006 inteiro. Só pretendo vender caso eu saia do país.

De problemas graves ou relevantes, tive só um: Ar-condicionado que moeu o compressor (me custou compressor, condensador e filtro acumulador novos). No mesmo tempo, vi amigos com trollers de outros anos, bem mais novos que tiveram problemas com cilindro de embreagem falhando (deixando o dono na mão no meio do trânsito), módulos de vidros, travas elétricas ou outros mais graves como diferenciais moídos, aquecimento de motor ou bombas injetoras estragadas. A maioria inclusive trocou de troller e estão com trollers mais novos.

Recomendo você conversar com o Nelson (e ver inclusive se tem algum troller de cliente dele pra vender) e principalmente bater um papo com o mecânico José Carlos da Luzescar, ex-Pat da Troller, na ilha do governador. Depois de ler tanta bobagem nesse fórum, quando peguei meu 2006, fui um tempo depois, pessoalmente ter o panorama de um sujeito que costumava receber visitas de 400 trollers por ano e atuava desde 1999, e esclareci muitas dúvidas e vi que não tinha motivos pra eu me preocupar, e de fato, até hoje não tenho.

Estou com um veículo com mais de 1 década de uso, com 155 mil kms e nunca fiquei na mão, meu troller nunca subiu num reboque. Se você seguir por esse caminho, talvez você não entre numa roubada de pegar um troller 2005 maquiado (teve um dono que gastou 7 mil fazendo a bomba injetora de um 2005 lá no nelson na época) ou de gastar R$ 10 mil num troller 2011 3.0 novinho, quase 0 km, achando que o mesmo está aquecendo, por pura teimosia, quando na verdade é apenas um problema de painel.

A única vez que pensei em trocar meu 2006, foi ao ver um Troller T4 3.0 2011 série limitada Expedition anunciado bem barato na concessionária do rio. Chegando lá, o mesmo vendedor que me vendeu o 2006 anos atrás, me recebeu e começou com a ladainha tentando me convencer a comprar o Expedition. A primeira coisa que fiz obviamente foi abrir o capô e simplesmente não tinha água no reservatório de expansão!! Pra mim, não valia e não vale o risco de trocar um troller que conheço cada parafuso por um mais novo com interior mais bem acabado. Eu penso pro futuro adquirir um segundo troller, de 2009 a 2012, pra usar no dia a dia, e deixar o 2006 pra trilhas. Em geral os trollers de 2007 pra baixo não possuem dedo da Ford. Não tem praticamente nenhuma diferença inclusive entre um 2007 e 2006. E não existe problema específico de troller 2006 e 2007 que não ocorra também em todos os outros anos. O acabamento desses trollers de 2007 pra baixo é medíocre. Se isso é relevante pra você, você não tem opção. O 2008 é bem acabado, mas os 2009 em diante dão um banho nele também. Pra mim o acabamento medíocre e a miscelânea de peças viraram vantagens, pode acreditar, me permitindo e me deixando a vontade pra usar o troller pro que ele realmente foi feito, sem frescuras, mas claro, sempre cuidando.

Meu conselho é pegar o troller mais bem cuidado possível e continuar cuidando, abrindo o capô semanalmente e revisando mangueiras, óleo e água. Não tem o que dar errado. Hoje, troco filtros de ar, filtro de combustível, filtro de óleo e óleo de motor, câmbio, caixa de transferência, diferencial dianteiro e traseiro sozinho no quintal da minha casa. Adquiri bastante conhecimento sobre o funcionamento do troller, que é muito simples e inspira muita confiança.

FristOil
04/12/2016, 10:50
Acho q vc está certo, Gustavo. A questão é achar um bem conservado, bem cuidado e preciso acessível para o meu bolso. Quanto a fazer a manutenção em casa, isso que é o bacana da brincadeira. Obrigado

FristOil
04/12/2016, 10:58
vc precisa conhecer esse site.

oficinatroller.com.br

Tem as alterações ano após ano em detalhes.

Fábio, é responsável pelo site? Gostei muito. Mas se me permite sugerir, poderia atualizar algumas informações dos modelos que foram surgindo com o passar do tempo, como por exemplo o adesivo "trilha" nos de 2008. Afinal, o adesivo saiu em todos, somente em alguns ou estes são uma série especial de 2008? Ainda tenho essa dúvida. Nos 2008 tb notei que as entradas de ar do capo foram retiradas. Essa alteração eh apenas estética ou trás alguma melhoria? Alguém sabe?

homerohermida
04/12/2016, 12:39
As entradas de ar foram descontinuadas a partir de 2006. O adesivo Trilha não sei dizer se era pra todos os 2008 ou não.

Gustavo D
04/12/2016, 19:18
As entradas de ar foram descontinuadas a partir de 2006. O adesivo Trilha não sei dizer se era pra todos os 2008 ou não.

Complementando: Os trollers de fabricação 2005 e modelo 2006, são motor 3.0 e ainda possuem essas entradas de ar no capô. Os de fabricação 2006 e modelo 2006 é que não possuem mais as entradas de ar, que de fato, são completamente desnecessárias no 3.0.

Mas, tem gente que coloca elas por estética. Já vi uns modelos ford (2009>) com essas entradas de ar e até mesmo os antigos scoops que acho que nunca foram de série em troller diesel.

Fabio_Roberto
05/12/2016, 09:09
Fábio, é responsável pelo site? Gostei muito. Mas se me permite sugerir, poderia atualizar algumas informações dos modelos que foram surgindo com o passar do tempo, como por exemplo o adesivo "trilha" nos de 2008. Afinal, o adesivo saiu em todos, somente em alguns ou estes são uma série especial de 2008? Ainda tenho essa dúvida. Nos 2008 tb notei que as entradas de ar do capo foram retiradas. Essa alteração eh apenas estética ou trás alguma melhoria? Alguém sabe?

Bom dia, é dificil conseguir informações corretas de modelos antigos, acredito que esse modelo Trilha foi uma edição especial, por isso não informei nada sobre esse modelo, mas se alguem possuir as informações corretas só me falar que incluímos no site.

Rodrigo-ce
05/12/2016, 12:07
Moçada sou toyoteiro e gosto muito das bands que possuem motor Mercedes pela segurança do motor mecânico.
Já faz um certo tempo que estou guardando umas moedas para comprar um Troller.
Eu simpatizo muito com o modelo 2005 que traz o último dos motores mecânicos e uma caixa de transmissão mais moderna da Eaton.
Considero os modelos a partir do 2005 bons, mas sou muito cismado com motores eletrônicos devido o tempo de convivência com a band. que é totalmente mecânica e os problemas que aparecem são de fáceis solução.
Será que adquirindo um Troller 2005 com mais de 100 Km rodado vou ter muitos problemas com manutenção. Aqui no Ceará tenho quase certeza que um veículo dessa natureza já rodou muito nas praias.
Sabendo que o jipe já rodou muito em praias ( a questão das praias é uma hipótese que estou colocando ) e tendo uma quilometragem alta vale apena em vestir nesse ano do Troller, nessas condições.

VOVÔ DO TROLLER
05/12/2016, 13:56
Moçada sou toyoteiro e gosto muito das bands que possuem motor Mercedes pela segurança do motor mecânico.
Já faz um certo tempo que estou guardando umas moedas para comprar um Troller.
Eu simpatizo muito com o modelo 2005 que traz o último dos motores mecânicos e uma caixa de transmissão mais moderna da Eaton.
Considero os modelos a partir do 2005 bons, mas sou muito cismado com motores eletrônicos devido o tempo de convivência com a band. que é totalmente mecânica e os problemas que aparecem são de fáceis solução.
Será que adquirindo um Troller 2005 com mais de 100 Km rodado vou ter muitos problemas com manutenção. Aqui no Ceará tenho quase certeza que um veículo dessa natureza já rodou muito nas praias.
Sabendo que o jipe já rodou muito em praias ( a questão das praias é uma hipótese que estou colocando ) e tendo uma quilometragem alta vale apena em vestir nesse ano do Troller, nessas condições.
Os motores 3.0 são muito bons, pois tem pouca eletrônica embarcada. O tempo de uso desses motores já provou que um ótimo motor, sem contar que são facilmente "chipaveis" e o custo de manutenção caiu bastante nesses últimos anos, apesar de não darem manutenção.Já os 2.8...Abs Válter

Oi

Walter da Camper
05/12/2016, 14:38
Eu também tinha essa cisma com eletrônica embarcada. Sempre fui adepto dos motores mecânicos e tive Bands e outros 4x4 desde 1992.
Depois de muito estudar sobre o sistema common-rail, tomei coragem e comprei um Troller 2010.
O motor 3.0 do Troller 2006 a 2011/12 é um dos mais simples no quesito eletrônica. Ele tem poucos sensores e apenas 2 deles são vitais para o funcionamento do motor: o sensor de rotação e de fase do comando. Qualquer outro sensor que falhar colocará o motor em modo de segurança (limitando a RPM), permitindo continuar andando em baixa velocidade.
Os motores diesel pós 2012 (Euro IV) são bem mais complexos, com sistema EGR, turbina controlada eletronicamente, etc.
O preço dos modelos 2005 é bem inflacionado por ser o último mecânico e, com um pouco mais de grana dá para comprar um 2007 ou 2008 em bom estado de conservação.
Pode ir sem medo.



Moçada sou toyoteiro e gosto muito das bands que possuem motor Mercedes pela segurança do motor mecânico.
Já faz um certo tempo que estou guardando umas moedas para comprar um Troller.
Eu simpatizo muito com o modelo 2005 que traz o último dos motores mecânicos e uma caixa de transmissão mais moderna da Eaton.
Considero os modelos a partir do 2005 bons, mas sou muito cismado com motores eletrônicos devido o tempo de convivência com a band. que é totalmente mecânica e os problemas que aparecem são de fáceis solução.
Será que adquirindo um Troller 2005 com mais de 100 Km rodado vou ter muitos problemas com manutenção. Aqui no Ceará tenho quase certeza que um veículo dessa natureza já rodou muito nas praias.
Sabendo que o jipe já rodou muito em praias ( a questão das praias é uma hipótese que estou colocando ) e tendo uma quilometragem alta vale apena em vestir nesse ano do Troller, nessas condições.

VOVÔ DO TROLLER
05/12/2016, 17:05
Eu também tinha essa cisma com eletrônica embarcada. Sempre fui adepto dos motores mecânicos e tive Bands e outros 4x4 desde 1992.
Depois de muito estudar sobre o sistema common-rail, tomei coragem e comprei um Troller 2010.
O motor 3.0 do Troller 2006 a 2011/12 é um dos mais simples no quesito eletrônica. Ele tem poucos sensores e apenas 2 deles são vitais para o funcionamento do motor: o sensor de rotação e de fase do comando. Qualquer outro sensor que falhar colocará o motor em modo de segurança (limitando a RPM), permitindo continuar andando em baixa velocidade.
Os motores diesel pós 2012 (Euro IV) são bem mais complexos, com sistema EGR, turbina controlada eletronicamente, etc.
O preço dos modelos 2005 é bem inflacionado por ser o último mecânico e, com um pouco mais de grana dá para comprar um 2007 ou 2008 em bom estado de conservação.
Pode ir sem medo.

Exatamente xará. Concordo plenamente. O meu 2010 com quase 100.000 km nunca deu problema na parte eletrônica e espero que não dê e já passou várias vezes em locais com a água cobrindo o capô do motor..ABS. Valter

Rodrigo-ce
05/12/2016, 21:49
Walter e idoso a opinião de vocês foi muito boa e vai me ajudar bastante com esse veículo.
Atualmente tenho lido muito sobre o troller para conhecer mais, tanto aqui no fórum como no site do Fábio Roberto.
Inclusive li tua matéria Walter sobre o common-rail, excelente matéria!
Obrigado pelas informações. Vou continuar estudando para ver a melhor opção.

homerohermida
05/12/2016, 22:05
Meu ex-Troller 2008 está com um amigo e com 165.000 km e nunca teve nenhuma pane. Até quando a bomba d'água quebrou continuei viajando por 630km antes de troca-lá.

Rodrigo-ce
05/12/2016, 22:17
Meu ex-Troller 2008 está com um amigo e com 165.000 km e nunca teve nenhuma pane. Até quando a bomba d'água quebrou continuei viajando por 630km antes de troca-lá.

Homero tenho acompanhado cada informação a respeito dessas máquinas para tirar todas as dúvidas.

André Centurion
09/12/2016, 13:57
Minha experiência de 11 anos com Troller (foram 3 incluindo o meu atual)...
O meu primeiro Troller foi um 2002, comprado em 2005. Um excelente jipe, mas tive um problema crônico no câmbio que não conseguia arrumar (a 1ª escapava, e mesmo depois de trocar todos os sincronizados não ficou bom, não sei se foi erro do mecânico...).
o 2º foi um 2008 comprado 0Km. Acho que tive um pouco de azar, mesmo com todas as manutenções rigorosamente feitas em datas e ocasiões necessárias e sem trilhas pesadas, o motor me deixou na mão duas vezes. Para mim o 3.0 foi um pesadelo, nas duas ocasiões, do nada, sem que houvesse nenhum indício de superaquecimento, a água do radiador simplesmente migrou para o Carter. Nunca compraria novamente um 3.0 (é claro que devido à minha má experiência).
Vendi o 2008, um carro extremamente bem cuidado, e uma bost@ de motor, e comprei um 2005. Tive algumas manutenções caras (diferenciais, suspensão, embreagem...) no início (o antigo dono não era uma pessoa zelosa, o Troller tava meio surrado), mas depois de deixar do jeito que eu queria, hoje não troco ele por nenhum outro Troller.

Rodrigo-ce
09/12/2016, 15:31
Tenho acompanhado o tópico sobre os scanners que são capazes de ler os parâmetros do troller 3,0. Com certeza eu com um veiculo com essa motorização era mais uma ferramente que teria que comprar para ter na oficina, além do conhecimento que teria que adquirirr para saber lidar com os scanners.
Provavelmente os t4 com motor 3.0 são sensacionais, mas confesso que me assusto quando vejo algum tópico da moçada pedindo ajuda para desvendar e achar soluções para esses trollers. Cada vez mais fico com a idéia que os t4 mecânicos são mais tranquilos para adquirir.

amonluna
09/12/2016, 17:24
Complementando: Os trollers de fabricação 2005 e modelo 2006, são motor 3.0 e ainda possuem essas entradas de ar no capô. Os de fabricação 2006 e modelo 2006 é que não possuem mais as entradas de ar, que de fato, são completamente desnecessárias no 3.0.

Mas, tem gente que coloca elas por estética. Já vi uns modelos ford (2009>) com essas entradas de ar e até mesmo os antigos scoops que acho que nunca foram de série em troller diesel.

Alguem sabe qual motivo dessas aberturas no 2.8? as S10 e as frontier com o mesmo motor não tem, o intercooler do bugão é bem maior q o da frontier, o motor 3.0 deve esquetar muito mais q o 2.8 pois chipado chega perto dos 300 cv, oq dificilmente se consegue no 2.8, e cavalaria é resultado de queima de combustivel, então os 3.0 conseguem queimar muito mais óleo no mesmo espaço de tempo q o 2.8, consequentemente ACHO q o 3.0 esquenta ou tem a possibilidade esquentar mais q o 2.8...o radiador do 2.8 é o mesmo do caminhão VW 8-150 (isso tenho certeza porq troquei a colmeia do meu radiador e foi exatamente essa q comprei)...enfim não tem muita lógica o 2.8 ter aberturas e o 3.0 não ter...será q foi exagero inicial da Troller por não ter experiência com motores díesel.

sobre melhor custo beneficio, como varios já falaram, como são veiculos usados pode-se achar de tudo desde 2.8 muito caros em péssimo estado até 3.0 quase zero num preço razoável...ou vice versa, no meu caso o custo beneficio foi péssimo, tive q trocar peças em praticamente todos cantos do bugão... paguei caro no jipe, a unica vantagem q foi oq me lubridiou foi q o jipe veio cheio de perfumarias, radio Px e Py, rancho, bagageiro de teto, guincho, trava carneiro, espaçadores, um sistema de som bem forte com sub-grave pancada da selenium, mas a mecânica super mal conservada, já gastei mais 20 mil e ainda aparece coisa pra arrumar...se tivessse pago 70 mil (50 do jipe + 20 das peças e mão de obra) num 3.0 que valha esse preço eu estaria muito melhor servido...e não tinha enterrado 20 mil, enfim foi minha experiencia, espero q outros não vivam isso
abraços

Abraços

CAPT GOTTLIEB
13/12/2019, 16:45
Os de 2010 a 2012, são os melhores nanha opinião. Abs

Walter, boa tarde! Sua opinião me agradou muito, acho que acertei.
Este Troller amarelo Dakar, 2011, T4, motor 3.0 é o que minha esposa e filha me induziram a comprar e está bem legal. Tem 73.000 Km originais e é bem bonito, muito confortável e forte.

Todavia não me separo do meu querido ONÇA. Ele tem 35 anos, mas eu cuido muito bem dele e ele é maravilhoso, parrudo, robusto, bruto, fortíssimo, mas sem conforto algum. É um pequeno caminhão de guerra, em versão civil. Porém eu gosto demais dele, pois era o sonho da minha mocidade que só realizei na aposentadoria. Uma paixão inexplicável... :smile::D:brinde:

570140 570141 570148
Minha mulher e minha filha estão adorando este Troller. Eu também gosto, mas sem desprezar meu ONÇA.

570143 570144 570145 570146 570147

Meu ONÇA tem 4 coisas indispensáveis num JIPÃO diesel (opinião muito pessoal):
1- Direção hidráulica da S-10.
2- Freio (VARGA) a disco na dianteira.
3- Servo-freio (o motor OM-314 já tem depressor de vácuo)
4- Turbina Garrrett T4 APL 240 .42.48

O motor Mercedes-Benz OM-314 é o mesmo que equipa o caminhão Mercedinho 608D. Pouca velocidade e muita força. Baixa potência (85 CV) e muito torque (24 Kgfm a 1.600 rpm).
Nos anos 60 o Jipe Bandeirante (diesel) era o máximo em off-road. Hoje é obsoleto, mas eu gosto dele mesmo assim.
Este velho cavalo de batalha é um herói e um forte.

VOVÔ DO TROLLER
13/12/2019, 18:55
Walter, boa tarde! Sua opinião me agradou muito, acho que acertei.
Este Troller amarelo Dakar, 2011, T4, motor 3.0 é o que minha esposa e filha me induziram a comprar e está bem legal. Tem 73.000 Km originais e é bem bonito, muito confortável e forte.
...

Boa noite. Parabéns Capitão. Belo carro. Fez um ótimo negócio. Logo logo, o Troller vai provocar o esquecimento do Onça, rsrs.....Abs

Sergio c
14/12/2019, 08:39
Ótima compra tb esse Troller Capitão. Agora só da amarelos na sua garagem hehehe.

CAPT GOTTLIEB
14/12/2019, 18:57
Na verdade este Troller é mais da minha mulher do que meu, mas quem está cuidando e quem dirige preferencialmente sou eu. Ela acha (com razão) que a embreagem é um pouco dura e o câmbio um tanto difícil de manusear. Na verdade as marchas são muito próximas e é necessário alguns dias para se acostumar com ele. O motor é turbinado, muito potente (163 CV nominal, porém está chipado para 200 CV) e a aceleração é absurdamente rápida. Fico a imaginar meu ONÇA com a suspensão do Troller. :smile::D:D Em suma, o Troller é um bom JIPÃO, muito potente e muito confortável.

CAPT GOTTLIEB
14/12/2019, 19:05
Na verdade este Troller é mais da minha mulher do que meu, mas quem está cuidando e quem dirige preferencialmente sou eu. Ela acha (com razão) que a embreagem é um pouco dura e o câmbio um tanto difícil de manusear. Na verdade as marchas são muito próximas e é necessário alguns dias para se acostumar com ele. O motor é turbinado, muito potente (163 CV nominal, porém está chipado para 200 CV) e a aceleração é absurdamente rápida. Fico a imaginar meu ONÇA com a suspensão do Troller. :smile::D:D
Agora aqui em casa os dois Jipes são amarelos. Meu antigo Toyotão também era amarelo, camuflado do deserto e fosco. É gosto.
Em suma, o Troller é um bom JIPÃO, muito potente e muito confortável.

570151

Meu antigo JIPÃO e que vendi de bobeira. Era amarelo fosco, camuflado do deserto. Esta cor foi usada pelos veículos militares alemães e ingleses que lutaram na Líbia e no Egito, na Segunda Guerra Mundial.
Fui com este JIPÃO duas vezes na Serra da Canastra e ele correspondeu 100%. Veículo austero, pouco confortável, mas bastante valente e confiável. Mecânica fortíssima, robusta, relativamente simples, porém obsoleta. O calcanhar de Aquiles do Bandeirantes é a suspensão muito antiquada e dura.
Por alguma razão que desconheço meus Jipes são amarelos. :smile::D:D

Gustavo D
16/12/2019, 21:00
Sem dúvida, ótima aquisição. Sou dono de um Troller T4 3.0 2006 há 10 anos, jipão com 14 anos de uso e 209 mil km rodados. Não vendo, não troco e não empresto! Nesses 10 anos, já deu pra perceber que vou embora muito antes dele... e olha que só tenho 31 anos rsrs

CAPT GOTTLIEB
18/12/2019, 09:57
Gustavo, seu relato é muito positivo. Obrigado.

VOVÔ DO TROLLER
18/12/2019, 13:44
Sem dúvida, ótima aquisição. Sou dono de um Troller T4 3.0 2006 há 10 anos, jipão com 14 anos de uso e 209 mil km rodados. Não vendo, não troco e não empresto! Nesses 10 anos, já deu pra perceber que vou embora muito antes dele... e olha que só tenho 31 anos rsrs

Pois é Gustavo.....Imagina eu então, com 67 anos e com um bugão 2010 tambem há 10 anos, com 125 mil km originais. Quem será que se acaba primeiro? rsrs.....Abs

Horacio Teles
18/12/2019, 16:48
Valter.
Eu já vou para o segundo Troller.
Você conheceu o primeiro, um 2002. Agora a aventura voltou com o 2018. Só preciso tomar cuidado porque ando tomando algumas multas por excessos de velocidade, porque ao contrário do anterior, o 18 é muito suave. Daí para o deslise na velocidade é um tirico, como diz a mineirada.

Gustavo D
18/12/2019, 18:16
Pois é Gustavo.....Imagina eu então, com 67 anos e com um bugão 2010 tambem há 10 anos, com 125 mil km originais. Quem será que se acaba primeiro? rsrs.....Abs

Está muito novo ainda VOVÔ! Depois dos 90, o Sr. se preocupa! :grin:


Gustavo, seu relato é muito positivo. Obrigado.


:concordo:

VOVÔ DO TROLLER
18/12/2019, 18:38
Valter.
Eu já vou para o segundo Troller.
Você conheceu o primeiro, um 2002. Agora a aventura voltou com o 2018. Só preciso tomar cuidado porque ando tomando algumas multas por excessos de velocidade, porque ao contrário do anterior, o 18 é muito suave. Daí para o deslise na velocidade é um tirico, como diz a mineirada.

Valeu Horácio. Eu reprogramei o meu , já faz um tempinho para 240 CV. Bobeou também leva multa. Eu tava pensando nesse bugão novo que saiu com câmbio automático, mas 170 mil reais é shoda.

VOVÔ DO TROLLER
18/12/2019, 18:40
Está muito novo ainda VOVÔ! Depois dos 90, o Sr. se preocupa! :grin:




:concordo:

Valeu Gustavo. Vamos empurrando com a barriga até quando der Abs

Jolucas
19/12/2019, 09:49
FristOil,

A cada ano, o Troller foi melhorando. Os problemas são corrigidos à medida que os modelos chegam ao mercado e há reações favoráveis ou desfavoráveis. Além da própria fábrica tomar a iniciativa de resolver questões técnicas identificadas por eles próprios.
Sendo assim, com raríssimas exceções, os mais novos são os melhores veículos. É a lógica.
Eu tenho o 2015 até hoje. Está com 52 mil km. Nunca tive aborrecimentos, exceto o da mangueira do turbo, logo aos 500km. Hoje não há mais esse problema. O carro é excelente. Você pode constatar pelo valor dele na tabela Fipe.
Claro, desses mais antigos há alguns melhores, outros nem tanto, especialmente os TGV 3.0. Mas depende muito mais do ou dos proprietários passados. Se cuidar bem, tanto da parte mecânica quanto da estética, o jipe aguenta muito tempo.

VOVÔ DO TROLLER
19/12/2019, 11:43
FristOil,

A cada ano, o Troller foi melhorando. Os problemas são corrigidos à medida que os modelos chegam ao mercado e há reações favoráveis ou desfavoráveis. Além da própria fábrica tomar a iniciativa de resolver questões técnicas identificadas por eles próprios.
Sendo assim, com raríssimas exceções, os mais novos são os melhores veículos. É a lógica.
Eu tenho o 2015 até hoje. Está com 52 mil km. Nunca tive aborrecimentos, exceto o da mangueira do turbo, logo aos 500km. Hoje não há mais esse problema. O carro é excelente. Você pode constatar pelo valor dele na tabela Fipe.
Claro, desses mais antigos há alguns melhores, outros nem tanto, especialmente os TGV 3.0. Mas depende muito mais do ou dos proprietários passados. Se cuidar bem, tanto da parte mecânica quanto da estética, o jipe aguenta muito tempo.Me permita uma observação: Os TGV são 3.2 e não 3.0.

CAPT GOTTLIEB
20/12/2019, 14:47
Coisas que não deveriam acontecer, mas infelizmente acontecem. Ainda bem que tivemos como resolver.

Ontem fui trocar os óleos do Troller da minha mulher. Diferenciais foram revisados recentemente (pré-venda) e não precisei me preocupar com eles. A troca de óleo o motor e seus filtros correram sem dificuldades, mas para trocar o óleo do câmbio e T-case foi uma luta. Um dos ex-proprietários deste Troller fez dois pingos grandes de solda na chapa protetora do câmbio e ao se retirar os quatro parafusos a mesma não saiu. Felizmente a oficina mecânica do Salomão é próxima e lá fui eu. Facilmente uma potente esmerilhadeira cortou as soldas. Retornei à troca de óleo. T-Case foi trocado sem dificuldade, mas no câmbio tudo empacou. O bujão superior foi retirado com dificuldade, pois no último local onde foi trocado o óleo de câmbio (provavelmente em BH) apertaram exageradamente o bujão. Todavia o bujão de drenagem foi impossível de ser retirado. A solução foi retornar à oficina do Salomão e este soldou no bujão emperrado um parafuso de de 27 mm, usando a MIG. O próprio Salomão conseguiu então desaparafusar um pouco o bujão e retornei à troca de óleo onde finalmente o óleo do câmbio foi trocado (Dexron III). E agora os bujões foram apertados corretamente.
Pergunta: Locais onde realizam troca de óleo não deveriam saber, melhor do que nós, como se deve apertar bujões de motores, câmbios, diferencias, etc?

570255 570256 570257 570258 570259

Gustavo D
21/12/2019, 21:46
Tive esse desgosto de bujões apertados exageradamente na Pajero. Por isso, decidi aprender e fazer eu mesmo as trocas de óleo de câmbio, transferência, diferenciais, motor e até mesmo direção hidráulica. Como o Troller é muito alto, o trabalho é mínimo, nem precisa levantar no macaco (na pajero precisa). É realmente revoltante encontrar esse tipo de coisa depois de pagar para um "profissional" fazer!

Raphael Haro
21/12/2019, 22:12
Fala aí, pessoal! Aproveitando que esse tópico está bombando e só tem fera aqui, estou com a mesma dúvida que o colega que abriu o fórum

Estou começando a me inteirar sobre o mundo Troller porque estou afim de realizar um sonho antigo e adquirir um tratorzão também hahaha

Minha intenção não é (MESMO) trilhas pesadas, porque passa a ser um hobby caro demais, gosto de fazer expedições e viagens com mais autonomia em lugares de mais difícil acesso.

Os Trollers 2015 pra frente sem possibilidade financeira pra mim

Os 2013 foi os que achei em melhor estado, mas provavelmente por causa da má reputação dos TGV nessa época

2010-2012 só achei uns sambados demais.

Considerando que posso gastar até 75.000, voces acham que os TGV seriam uma opcao?

Vi que utilizando aditivos no diesel, os problemas diminuem muito.

Outra dúvida é sobre o custo médio de manutenção de um Troller TGV em comparação com os 2010-2012

Agradeço qualquer luz que vocês puderem me dar aí nesse quesito!

Abraços

VOVÔ DO TROLLER
21/12/2019, 23:58
Fala aí, pessoal! Aproveitando que esse tópico está bombando e só tem fera aqui, estou com a mesma dúvida que o colega que abriu o fórum

Estou começando a me inteirar sobre o mundo Troller porque estou afim de realizar um sonho antigo e adquirir um tratorzão também hahaha

Minha intenção não é (MESMO) trilhas pesadas, porque passa a ser um hobby caro demais, gosto de fazer expedições e viagens com mais autonomia em lugares de mais difícil acesso.

Os Trollers 2015 pra frente sem possibilidade financeira pra mim

Os 2013 foi os que achei em melhor estado, mas provavelmente por causa da má reputação dos TGV nessa época

2010-2012 só achei uns sambados demais.

Considerando que posso gastar até 75.000, voces acham que os TGV seriam uma opcao?

Vi que utilizando aditivos no diesel, os problemas diminuem muito.

Outra dúvida é sobre o custo médio de manutenção de um Troller TGV em comparação com os 2010-2012

Agradeço qualquer luz que vocês puderem me dar aí nesse quesito!

Abraços

Boa noite. Na minha opinião o maior problema dos TGV são as peças de reposição para o motor. Esse motor é uma jabuticaba. Foram feitos apenas para esse Troller TGV e apenas 1.000 unidades aproximadamente. É muito pouco. A vantagem do 3.0 é que é o mesmo motor da Ranger. Aí facilita muito para encontrar as peças necessárias . Em breve vai ser difícil encontrar peças para o TGV e aí começam as gambiarras. Dá uma pesquisada no fórum dos TGV que eles também apresentam outros problemas, que eu não me lembro. Abs

Jorgao
22/12/2019, 17:42
Fala aí, pessoal! Aproveitando que esse tópico está bombando e só tem fera aqui, estou com a mesma dúvida que o colega que abriu o fórum

Estou começando a me inteirar sobre o mundo Troller porque estou afim de realizar um sonho antigo e adquirir um tratorzão também hahaha

Minha intenção não é (MESMO) trilhas pesadas, porque passa a ser um hobby caro demais, gosto de fazer expedições e viagens com mais autonomia em lugares de mais difícil acesso.

Os Trollers 2015 pra frente sem possibilidade financeira pra mim

Os 2013 foi os que achei em melhor estado, mas provavelmente por causa da má reputação dos TGV nessa época

2010-2012 só achei uns sambados demais.

Considerando que posso gastar até 75.000, voces acham que os TGV seriam uma opcao?

Vi que utilizando aditivos no diesel, os problemas diminuem muito.

Outra dúvida é sobre o custo médio de manutenção de um Troller TGV em comparação com os 2010-2012

Agradeço qualquer luz que vocês puderem me dar aí nesse quesito!

Abraços

Raphael, eu só consideraria a compra de Troller do ano 2005 até 2012.

2005 - Motor MWM 2.8 c/ bomba injetora e câmbio Eaton 2405
2006 a 2012 - Motor NGD 3.0 Common Rail e câmbio Eaton 2405

Troller ano 2004 e anteriores tem entre outras, diferenças no sistema de direção, freios, câmbio Eaton 2305 que é problemático (duro e com falta de peças), entre outras coisas. Não é um jipe pra novatos. É bom saber o que está comprando.
Troller 2013-2014 tem problemas complicados no motor MWM 3.2 TGV referente a eletrônica do DPF, queima de bicos injetores, problemas em selos de água do motor, entre outros. Enfim, é um jipe pra quem sabe o que está comprando também.
Troller 2015 em diante, está fora do seu escopo, mas aproveito pra dizer que é um projeto completamente diferente dos antigos. Não tem absolutamente nada a ver com os anteriores. Nem devia se chamar T4 mais. porém é um ótimo off-road e continua sem concorrentes no mercado.

Com relação a essas escolhas (2005 a 2012), caso encontre um 2005 inteiro, procure um bombista de confiança pra fazer um checkup na bomba injetora. Se ela for pro brejo, prepare-se para gastar uns 7000 reais. Caso encontre um 2006 a 2012, é bom atentar para o bom funcionamento dos bicos injetores (cada bico custa em média uns 1300 reais, 4 bicos = 5200 reais).

CAPT GOTTLIEB
22/12/2019, 19:36
Estou tomando contato (e conta) do Troller 2011 T4 3.0 que minha mulher comprou em Outubro. Tem 73.500 Km e só precisei acertar pequenos problemas. Sem dúvida é um bom off-road, forte, confortável, mas poderia ser mais mais prático.
Não há razão para ter chave elétrica para 4x2, 4x4 e reduzida. Uma alavanca funciona melhor e raramente traz problemas.
Não há razão para ter espelhos retrovisores laterais elétricos. Isto é desnecessário e só serve para encarecer e encrencar.
A válvula de ar quente é uma piada, pois a maioria dos trolleiros já tiveram problemas com ela. Podia ser manual.
O JEEP (Jipe) é a origem do off-road. Ter um Jipe moderno e confortável é ótimo e o Troller é assim. Mas conforto não é sinônimo de sofisticação ou luxo. O Jipe deve ser um veículo próprio para off-road, on-road, confortável, seguro, porém um tanto austero, simples e de manutenção o mais fácil possível. Acho excelente o Troller ter ar condicionado e bancos de couro e isto não o desqualifica como Jipe.
O fato dos Trollers (até 2012 é onde conheço) terem usado peças de outros veículos é uma enorme vantagem, no meu ponto de vista, embora a montadora não divulgue. Fica muito mais fácil encontrar peças e com preços mais justos.
A caixa de direção hidráulica é da F-1000/F-4000, a bomba da direção hidráulica é da Ranger, o painel é do Gol, etc. O Câmbio é Eaton-Clark, o motor MWM, diferencial DANA e por aí vai...
Acho uma roubada frequentar a concessionária Troller, pois a maioria das "peças Troller" são de veículos comuns ou compatíveis. Claro que devem existir algumas exceções.
O maior problema do Troller é a montadora, pois é nítido que não há muita atenção para com os veículos mais antigos. A montadora só tem interesse pelos veículos modernos, que de Troller T4 só têm o nome. A impressão que tenho é que a Ford comprou a Troller para acabar com o T4 e criar no seu lugar um outro off-road.
Estou gostando muito do JIPÃO TROLLER 2011 e como tenho Toyota Bandeirante (outro abandonado ao DEUS dará pela montadora) fui obrigado a aprender e conviver com substituições e adaptações mecânicas. Qualquer problema que surge neste Troller 2011 vou imediatamente me informar sobre as peças compatíveis que podem ser usadas, se for necessário trocar.
É bom lembrar que muitas vezes a sofisticação exagerada de um Jipão moderno pode deixá-o cada vez menos JIPE e cada vez mais SUV. Mas quem sabe usar bem um SUV pode também ter um desempenho razoável no off-road.

Sergio c
23/12/2019, 09:44
Ótimo relato Capitão.
Estou tomando contato (e conta) do Troller 2011 T4 3.0 que minha mulher comprou em Outubro. Tem 73.500 Km e só precisei acertar pequenos problemas. Sem dúvida é um bom off-road, forte, confortável, mas poderia ser mais mais prático.
Não há razão para ter chave elétrica para 4x2, 4x4 e reduzida. Uma alavanca funciona melhor e raramente traz problemas.
Não há razão para ter espelhos retrovisores laterais elétricos. Isto é desnecessário e só serve para encarecer e encrencar.
A válvula de ar quente é uma piada, pois a maioria dos trolleiros já tiveram problemas com ela. Podia ser manual.
O JEEP (Jipe) é a origem do off-road. Ter um Jipe moderno e confortável é ótimo e o Troller é assim. Mas conforto não é sinônimo de sofisticação ou luxo. O Jipe deve ser um veÃ*culo próprio para off-road, on-road, confortável, seguro, porém um tanto austero, simples e de manutenção o mais fácil possÃ*vel. Acho excelente o Troller ter ar condicionado e bancos de couro e isto não o desqualifica como Jipe.
O fato dos Trollers (até 2012 é onde conheço) terem usado peças de outros veÃ*culos é uma enorme vantagem, no meu ponto de vista, embora a montadora não divulgue. Fica muito mais fácil encontrar peças e com preços mais justos.
A caixa de direção hidráulica é da F-1000/F-4000, a bomba da direção hidráulica é da Ranger, o painel é do Gol, etc. O Câmbio é Eaton-Clark, o motor MWM, diferencial DANA e por aÃ* vai...
Acho uma roubada frequentar a concessionária Troller, pois a maioria das "peças Troller" são de veÃ*culos comuns ou compatÃ*veis. Claro que devem existir algumas exceções.
O maior problema do Troller é a montadora, pois é nÃ*tido que não há muita atenção para com os veÃ*culos mais antigos. A montadora só tem interesse pelos veÃ*culos modernos, que de Troller T4 só têm o nome. A impressão que tenho é que a Ford comprou a Troller para acabar com o T4 e criar no seu lugar um outro off-road.
Estou gostando muito do JIPÃO TROLLER 2011 e como tenho Toyota Bandeirante (outro abandonado ao DEUS dará pela montadora) fui obrigado a aprender e conviver com substituições e adaptações mecânicas. Qualquer problema que surge neste Troller 2011 vou imediatamente me informar sobre as peças compatÃ*veis que podem ser usadas, se for necessário trocar.
É bom lembrar que muitas vezes a sofisticação exagerada de um Jipão moderno pode deixá-o cada vez menos JIPE e cada vez mais SUV. Mas quem sabe usar bem um SUV pode também ter um desempenho razoável no off-road.

CAPT GOTTLIEB
27/12/2019, 14:41
https://www.youtube.com/watch?v=xVveqr5MTbo

Este Troller tem muito mais equipamentos do que quando saiu da fábrica. Os pneus são tipo MUD e gigantes, as rodas têm beadlocks para usar calibragem baixa e não destalonar e também há bloqueio nos dois diferenciais. Mas cabe a pergunta. Sempre que um veículo civil cruza um rio de lama ou água os proprietários se lembram de checar toda parte elétrica que foi molhada e se houve contaminação dos óleos da transmissão, eixos e freios? Os militares sempre fazem isto, pois caso contrário vão acontecer coisas bem desagradáveis num futuro próximo. Lembrar que Jipes e demais off-roads não são anfíbios, mas muitos são aptos a cruzar cursos d'água ou rios de lama até determinada profundidade. A trilha não termina no lava-jato para limpar o barro. Ali é onde começa a detalhada e necessária manutenção pós-trilha.