PDA

Ver Versão Completa : Ap 1.6 no Sidekick?

Brendon Bressan
29/11/2016, 15:03
Boa tarde amigos, o motor do meu sidekick foi pro saco é preciso colocar um ap!
Até agora o melhor que achei foi um 1.6 da Parati ano 2006.
O que vocês acham?

Carletto
29/11/2016, 15:58
Acabei de instalar um 1.8 no meu. Deu dor de cabeça viu. Mesmo tendo muito material no fórum. Só faça com quem já fez esse serviço.

WOT
30/11/2016, 07:04
Já que vai trocar, aproveite pra pegar um motor com maior potência e torque.
Você já conhece o desempenho do motor do Vitara, deve compartilhar a opinião geral de que ele é, no máximo, suficiente em termos de potência e torque.
Já que vc vai ter que trocar, aproveite o gasto para melhorar o desempenho do carro. Os gastos de instalação e consumo não devem mudar muito entre o 1.6 e 0 2.0

Brendon Bressan
30/11/2016, 15:09
Você já conhece o desempenho do motor do Vitara, deve compartilhar a opinião geral de que ele é, no máximo, suficiente em termos de potência e torque.
Já que vc vai ter que trocar, aproveite o gasto para melhorar o desempenho do carro. Os gastos de instalação e consumo não devem mudar muito entre o 1.6 e 0 2.0

Eu até queria colocar um 2.0... Mais o problema é legalizar ele!
Moro em Santa Catarina e meu despachante disse que não tem como legalizar se colocar um 2.0.

Brendon Bressan
30/11/2016, 15:12

Acabei de instalar um 1.8 no meu. Deu dor de cabeça viu. Mesmo tendo muito material no fórum. Só faça com quem já fez esse serviço.

O mecânico já fez 2 Vitaras... Ele sabe o que faz. O meu medo é o carro ficar fraco... Sendo que o motor ap 1.6 tem 97 cavalos 1 cv a mais do original do Sidekick.

WOT
01/12/2016, 08:09
Eu até queria colocar um 2.0... Mais o problema é legalizar ele!
Moro em Santa Catarina e meu despachante disse que não tem como legalizar se colocar um 2.0.

Brendon, também sou de SC e já vi alguns Vitaras e Samurais daqui com motores AP de deslocamento maior que o original. Não cheguei a perguntar detalhes do documento, mas todos eram carros que rodavam na rua com frequência.
Consulte outro despachante ou fale direto com o Detran, pode ser falta de conhecimento do seu despachante por ser uma solicitação não muito comum.

Segue abaixo uma matéria de um site explicando como funciona a regularização da troca de motores:
Como regularizar uma troca de motor no Detran? Veja o passo-a-passo! - FlatOut! (https://www.flatout.com.br/como-regularizar-uma-troca-de-motor-no-detran-veja-o-passo-a-passo/)

MATOSWR
03/12/2016, 19:48
Ola, temos uma Side com motor AP 1.8 injeção eletrônica. Foi o ex-dono que instalou, ficou bom. Acho que é o melhor custo beneficio. Se precisar de fotos ou outra duvida só falar

jeep8
04/12/2016, 14:17
Caro Carletto, qual o email e nome da oficina que fez a adaptação no seu carro? e Matoswr, a sua side tem cambio e embreagem de ap 1.8?
agradeco

GustavoR
09/12/2016, 00:41
Pois é, a legislação estabelece que não pode haver variação de potência de 10% para cima ou para baixo, então é melhor pensar nessa potência para a regularização do veículo. Você pode pegar o bloco de um 1.8 e abrir para 2.0, por exemplo.

O resto é paciência, e muitíssima paciência! É uma adaptação profunda no veículo, e não é o momento de poupar esforços para fazer o lance bem feito.

Primeiro é escolher uma flange ou uma capa seca. Eu usei a flange da adap brasil e ficou perfeita. Vc não mexe no eixo piloto, mas usa o disco de embreagem do vitara com o platô do AP. O garfo, mola, rolamento de encosto são originais vitara. Eu precisei fazer uma fresa pequena no lado interno da flange para a mola não escorregar.

Colocado o motor, hora de fazer os suportes! Eu usei os coxins da F1000 (baratos e fáceis de repor), e usei em parte os suportes originais do motor em metal do AP 2.0 (se forem usados os de ferro fundido, vc não consegue adaptar porque é foda fazer solda em ferro fundido, e pode ser complexo arranjar um bom profissional disposto a fazer a solda). Enfim, quando fizer os suportes, tem que ficar ligado na alavanca da reduzida e da caixa de marcha, para ela não pegar na lataria depois que o motor estiver preso sobre os próprios suportes. Fica ruim de usar o refrigerador de óleo que tem no pedestal do filtro de óleo do AP normal, tem que comprar o suporte do ap que vinha no gol, e na hora de fazer o suporte tem que pensar numa forma de não impedir o acesso ao motor de partida.

Os acessórios, preferencialmente ficam melhor do lado esquerdo do carro (lado do motorista), para deixar o outro lado livre para os coletores de escape e admissão. Se vc colocar algum acessório do outro lado, corre o risco de pegar no suporte do diferencial dianteiro.. O legal lá é deixar a área livre para a linha de combustível, e afins...

O problema da linha de combustível é que ela passa ao lado de onde vc passa o tubo do novo escapamento, e vc não quer fogo onde tem gasolina, não é?

E um segundo problema ali do lado do passageiro é o coletor de admissão. Ele fica grudado na parede corta fogo, e por isso eu inverti o coletor de admissão, com a tbi virada para a frente do carro. Daí aproveitei e reposicionei a mangueira do hidrovácuo e também estou cuidando do problema da linha de combustível, que agora sai da linha de fogo do escape.

Os suportes do lado esquerdo vc consegue o do logus, e os acessórios também. Vale a pena. Uma coisa fantástica desse sistema do logus é o uso de três correias de serviço, uma tocando a polia dupla do vira, a bomba d'água e a bomba hidráulica; a outra tocando a polia dupla, a bomba d'água e o compressor do ar (com uma polia dupla no ar); e uma terceira do ar para o alternador! Mas porque é legal tanta correia? Porque vc tem duas correias tocando a bomba d'água, que tem muito menos chance de parar.

Outra coisa legal é escolher bem a ventoinha e o sistema de arrefecimento. Eu descobri que a ventoinha do fiesta encaixa perfeitamente, cobre todo o radiador com seu defletor e tem 160w... Enfim, uma boa pedida! Coloque-a posicionada de cabeça para baixo em relação ao uso original, para que ela fique virada para o lado da entrada e saída de águam se for usar o radiador original! Porquê? Porque fluidos hidráulicos tendem a pegar sempre a rota mais fácil, e se vc tem a entrada e saída de água do mesmo lado do radiador, tem uma área que o líquido de arrefecimento vai passar pouco, e vc não quer que seja esta a área que será refrigerada pelo eletroventilador.

Enfim, é uma adaptação cheia de minucias se vc quiser fazer direito.. eu fiz em 2 semanas a parte mecânica e estou levando ao eletricista para fazer a elétrica. Está ficando bico fino o negócio.

jeep8
16/12/2016, 08:31
Caro gustavo R, este suporte do lado esquerdo seria coxim do motor do logus? por que só lado esquerdo? voce usa motor ap 1.8 ou 2.0 mpfi? agradeco

GustavoR
05/01/2017, 11:26
Não é o coxim. É o suporte dos acessórios! O ar, a bomba da direção hidráulica e o ar condicionado ficam do lado esquerdo do motor para deixar o espaço livre do lado direito para posicionar o coletor de admissão, coletor de escape e escapamento. Estou usando o motor ap 20 com injeção mi 1avb.