Ver Versão Completa : Ap 1.6 no Sidekick?
Brendon Bressan
29/11/2016, 15:03
Boa tarde amigos, o motor do meu sidekick foi pro saco é preciso colocar um ap!
Até agora o melhor que achei foi um 1.6 da Parati ano 2006.
O que vocês acham?
Carletto
29/11/2016, 15:58
Acabei de instalar um 1.8 no meu. Deu dor de cabeça viu. Mesmo tendo muito material no fórum. Só faça com quem já fez esse serviço.
Já que vai trocar, aproveite pra pegar um motor com maior potência e torque.
Você já conhece o desempenho do motor do Vitara, deve compartilhar a opinião geral de que ele é, no máximo, suficiente em termos de potência e torque.
Já que vc vai ter que trocar, aproveite o gasto para melhorar o desempenho do carro. Os gastos de instalação e consumo não devem mudar muito entre o 1.6 e 0 2.0
Brendon Bressan
30/11/2016, 15:09
Você já conhece o desempenho do motor do Vitara, deve compartilhar a opinião geral de que ele é, no máximo, suficiente em termos de potência e torque.
Já que vc vai ter que trocar, aproveite o gasto para melhorar o desempenho do carro. Os gastos de instalação e consumo não devem mudar muito entre o 1.6 e 0 2.0
Eu até queria colocar um 2.0... Mais o problema é legalizar ele!
Moro em Santa Catarina e meu despachante disse que não tem como legalizar se colocar um 2.0.
Brendon Bressan
30/11/2016, 15:12
Acabei de instalar um 1.8 no meu. Deu dor de cabeça viu. Mesmo tendo muito material no fórum. Só faça com quem já fez esse serviço.
O mecânico já fez 2 Vitaras... Ele sabe o que faz. O meu medo é o carro ficar fraco... Sendo que o motor ap 1.6 tem 97 cavalos 1 cv a mais do original do Sidekick.
Eu até queria colocar um 2.0... Mais o problema é legalizar ele!
Moro em Santa Catarina e meu despachante disse que não tem como legalizar se colocar um 2.0.
Brendon, também sou de SC e já vi alguns Vitaras e Samurais daqui com motores AP de deslocamento maior que o original. Não cheguei a perguntar detalhes do documento, mas todos eram carros que rodavam na rua com frequência.
Consulte outro despachante ou fale direto com o Detran, pode ser falta de conhecimento do seu despachante por ser uma solicitação não muito comum.
Segue abaixo uma matéria de um site explicando como funciona a regularização da troca de motores:
Como regularizar uma troca de motor no Detran? Veja o passo-a-passo! - FlatOut! (https://www.flatout.com.br/como-regularizar-uma-troca-de-motor-no-detran-veja-o-passo-a-passo/)
Ola, temos uma Side com motor AP 1.8 injeção eletrônica. Foi o ex-dono que instalou, ficou bom. Acho que é o melhor custo beneficio. Se precisar de fotos ou outra duvida só falar
Caro Carletto, qual o email e nome da oficina que fez a adaptação no seu carro? e Matoswr, a sua side tem cambio e embreagem de ap 1.8?
agradeco
GustavoR
09/12/2016, 00:41
Pois é, a legislação estabelece que não pode haver variação de potência de 10% para cima ou para baixo, então é melhor pensar nessa potência para a regularização do veículo. Você pode pegar o bloco de um 1.8 e abrir para 2.0, por exemplo.
O resto é paciência, e muitíssima paciência! É uma adaptação profunda no veículo, e não é o momento de poupar esforços para fazer o lance bem feito.
Primeiro é escolher uma flange ou uma capa seca. Eu usei a flange da adap brasil e ficou perfeita. Vc não mexe no eixo piloto, mas usa o disco de embreagem do vitara com o platô do AP. O garfo, mola, rolamento de encosto são originais vitara. Eu precisei fazer uma fresa pequena no lado interno da flange para a mola não escorregar.
Colocado o motor, hora de fazer os suportes! Eu usei os coxins da F1000 (baratos e fáceis de repor), e usei em parte os suportes originais do motor em metal do AP 2.0 (se forem usados os de ferro fundido, vc não consegue adaptar porque é foda fazer solda em ferro fundido, e pode ser complexo arranjar um bom profissional disposto a fazer a solda). Enfim, quando fizer os suportes, tem que ficar ligado na alavanca da reduzida e da caixa de marcha, para ela não pegar na lataria depois que o motor estiver preso sobre os próprios suportes. Fica ruim de usar o refrigerador de óleo que tem no pedestal do filtro de óleo do AP normal, tem que comprar o suporte do ap que vinha no gol, e na hora de fazer o suporte tem que pensar numa forma de não impedir o acesso ao motor de partida.
Os acessórios, preferencialmente ficam melhor do lado esquerdo do carro (lado do motorista), para deixar o outro lado livre para os coletores de escape e admissão. Se vc colocar algum acessório do outro lado, corre o risco de pegar no suporte do diferencial dianteiro.. O legal lá é deixar a área livre para a linha de combustível, e afins...
O problema da linha de combustível é que ela passa ao lado de onde vc passa o tubo do novo escapamento, e vc não quer fogo onde tem gasolina, não é?
E um segundo problema ali do lado do passageiro é o coletor de admissão. Ele fica grudado na parede corta fogo, e por isso eu inverti o coletor de admissão, com a tbi virada para a frente do carro. Daí aproveitei e reposicionei a mangueira do hidrovácuo e também estou cuidando do problema da linha de combustível, que agora sai da linha de fogo do escape.
Os suportes do lado esquerdo vc consegue o do logus, e os acessórios também. Vale a pena. Uma coisa fantástica desse sistema do logus é o uso de três correias de serviço, uma tocando a polia dupla do vira, a bomba d'água e a bomba hidráulica; a outra tocando a polia dupla, a bomba d'água e o compressor do ar (com uma polia dupla no ar); e uma terceira do ar para o alternador! Mas porque é legal tanta correia? Porque vc tem duas correias tocando a bomba d'água, que tem muito menos chance de parar.
Outra coisa legal é escolher bem a ventoinha e o sistema de arrefecimento. Eu descobri que a ventoinha do fiesta encaixa perfeitamente, cobre todo o radiador com seu defletor e tem 160w... Enfim, uma boa pedida! Coloque-a posicionada de cabeça para baixo em relação ao uso original, para que ela fique virada para o lado da entrada e saída de águam se for usar o radiador original! Porquê? Porque fluidos hidráulicos tendem a pegar sempre a rota mais fácil, e se vc tem a entrada e saída de água do mesmo lado do radiador, tem uma área que o líquido de arrefecimento vai passar pouco, e vc não quer que seja esta a área que será refrigerada pelo eletroventilador.
Enfim, é uma adaptação cheia de minucias se vc quiser fazer direito.. eu fiz em 2 semanas a parte mecânica e estou levando ao eletricista para fazer a elétrica. Está ficando bico fino o negócio.
Caro gustavo R, este suporte do lado esquerdo seria coxim do motor do logus? por que só lado esquerdo? voce usa motor ap 1.8 ou 2.0 mpfi? agradeco
GustavoR
05/01/2017, 11:26
Não é o coxim. É o suporte dos acessórios! O ar, a bomba da direção hidráulica e o ar condicionado ficam do lado esquerdo do motor para deixar o espaço livre do lado direito para posicionar o coletor de admissão, coletor de escape e escapamento. Estou usando o motor ap 20 com injeção mi 1avb.