Ver Versão Completa : Troca dos lubrificantes da Ranger 4x4 2010
Luciano Passos
23/11/2016, 18:42
Boa tarde. Apesar de acompanhar há mais tempo o site, fiz meu cadastro agora.
Tenho dúvidas sobre quais lubrificantes usar nos eixos e caixas da Ranger 4x4 diesel 2010.
No manual diz que:
- eixo TRASEIRO é o 75w90 API GL5 + aditivo (mas também pode ser 85w140 sem aditivo? Desde que seja GL5?)
- eixo DIANTEIRO é o 80w90 (mas não diz se é GL5 ou GL4, etc)
- caixa 4x4 transf. é o Mercon V (achei na concessionária)
Vcs podem me ajudar? Até na internet é difícil de entender. Alguns dizem que no eixo DIANTEIRO pode ser qualquer SAE 80w90,
seja GL5 ou não.
Agradeço desde já.
Imigrante
28/11/2016, 23:55
Amigos,
Resolvi tentar pegar uma carona neste que é o mais recente tópico sobre o assunto, acreditando que será vantajoso para ambos, pois também venho ensaiando a troca dos lubrificantes da minha Ford Ranger XL 3.0 PSE 4x4 CS TB Diesel 2009.
Após ler uns 12 tópicos aqui no fórum sobre o assunto, sendo a maioria datados antes de 2011, somados ao meu défice técnico, acabei ficando com mais dúvidas e espantado com a divergência de afirmações e indicações.
Tendo em vista as informações especificadas pelo manual de 2009 da minha viatura, e as tecnologias empregadas nos atuais lubrificantes, algum forista poderia fazer a grande gentileza de indicar os produtos da atualidade que poderiam ser utilizados?
-------------------
DADOS RETIRADOS DO MANUAL (2009):
Caixa de mudanças (4x2)
- Texamatic 7045E Especificação Ford WSA-M2C195-A (2,8L a 3,0L)
Caixa de transferência (4WD)
- MERCON V (1,1L a 1,3L)
Eixo dianteiro (4WD)
- SAE 80W90 Especificação Ford WSL-M2C191-A (1,4L)
Eixo Traseiro (4WD) Anti-derrapante
- SAE 75W90 API GL5 EP (1,52L) + Aditivo Sturaco 7098 EST-M2C118-A (0,08L)
-------------------
Antecipo agradecimentos por ajuda.
Imperador!
29/11/2016, 20:20
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/85141-troca-de-oleos-ranger-topico-definitivo.html
Imigrante
30/11/2016, 00:50
Obrigado por responder, Imperador!
Eu já havia lido todo o tópico indicado, porém me mantive com dúvidas, além de achar que as informações poderiam estar desatualizadas. No momento que busco o produto para comprar acabo esbarrando em diversas variantes do mesmo produto. Por exemplo:
Para a Caixa de transferência:
ATF D/M Mobil Dexron III - Fluído De Transmissão Automática
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733591095-atf-dm-mobil-dexron-iii-fluido-de-transmisso-automatica-_JM#&gid=1&pid=2
- Pode ser utilizado em cambio mecânico?
- O anuncio diz ser "DEXRON III H". Esse "H" é compatível?
- O anúncio também diz ser "MERCON", mas o manual indica "MERCON V". Neste caso o "V" é relevante?
Quanto ao Eixo Dianteiro (4WD):
- Pode ser usado óleo GL5 EP, desde que seja 80w90?
Quanto ao óleo ideal para o Eixo Traseiro (4WD) Anti-derrapante:
- Basta ser 85w140 GL5?
- Todo GL5 é EP, ou além de GL5 ainda precisa ter a característica EP?
- E quanto ao fato anti-derrapante? Sendo GL5 EP já é para anti-derrapante certo? Ou devo buscar a especificação autoblocante/LSD/anti-derrapante/tração positiva?
E a Caixa de mudanças (4x2):
- O manual indica Texamatic 7045E. O anúncio (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680158797-oleo-transmis-automatica-texamatic-7045-e-dexron-iii-_JM) diz que esse óleo é o Dexron III, ou seja é o mesmo da cx de transferência? Ou volto a questionar se todo Dexron III é igual?
E quanto a serem sintéticos, semi-sintéticos ou minerais, tanto faz? Ou qual seria indicado para cada componente?
Talvez eu esteja com dúvidas consideradas ridículas pela maioria, mas dadas tantas opções no mercado, tendo diversas nomenclaturas e apresentadas informações divergentes aqui mesmo no fórum, gostaria de conseguir comprar os óleos ideais para a minha caminhonete. Sabendo que depois disso tudo ainda vou ter a difícil tarefa de achar um mecânico para realizar o trabalho de forma eficiente e caprichosa, penso em desistir pelo cansaço e falta de conhecimento, e acabar levando a viatura numa concessionária, onde não verei o trabalho sendo realizado e nunca terei certeza dos óleos que foram colocados.
De qualquer maneira, fiz uma compilação do tópico que você indicou, mantendo somente posts relacionados às cxs de MUDANÇAS e TRANSFERÊNCIA, e eixos DIANTEIROS e TRASEIROS, na ordem que foram postados, para tentarmos tirar um melhor proveito.
------------------------------------
Postado por: Imperador
Transmissão:
Ipiranga Isamatic III
Diferencial Dianteiro:
Texaco TGF 80W90
Ipiranga Ultragear LS 80W90
Diferencial Traseiro:
Texato Multigear LS SAE 85W140
Ipiranga Ipirgerol GL5 85W140
------------------------------------
Postado por: dsamaz
sobre meu questionamento anterior neste tópico, de como retirar o óleo da CT da ranger, informo-vos que, com as dicas aqui postadas, foi fácil.
É só retirar 4 parafusos (chave 13mm) que segura uma espécie de contra-peso da CT (próximo ao motor elétrico do 4x4). O bujão fica escondido lá atrás.
O óleo da minha ainda estava novo... Mas, é bom retirar e colocar um mercon "zerado".
------------------------------------
Postado por: Eder Simões
sses aí são os melhores e mais usados....
Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
Motor: Lubrax Top Turbo, Lubrax Extra Turbo ou Ipiranga Brutus T5
Transmissão: Ipiranga Isamatic III
Diferencial Dianteiro: Texaco TGF 80W90 e Ipiranga Ultragear LS 80W90
Diferencial Traseiro: Texato Multigear LS SAE 85W140 e Ipiranga Ipirgerol GL5 85W140
------------------------------------
Postado por: Imperador
Memória pode falhar, mas:
a) Diferenciais e CT devem ser trocados a cada 40.000km
b) Caixa de marcha a cada 60.000km.
------------------------------------
Postado por: Walter L. L. Casitta
Diferencial pode deixar pra 100.000Km, a menos que esteja contaminado com água...
------------------------------------
Postado por: fabaumm
Imperator, comprei oleo TEXACO TGF para diferencial dianteiro...
mas na especificação dele não deve ser usado em diferenciais, é para transmissão.
da uma olhada -> http://www.bastida.com.uy/productos/web/pdf/Tgf.pdf
ta escrito "TGF Óleo de Engrenagem não deve ser utilizado emdiferenciais convencionais ou autoblocantes."
------------------------------------
Postado por: Daniel Shimomoto
Para o diferencial dianteiro da Ranger a recomendação mínima é GL-4.
Eu coloquei na minha Ranger o Valvoline HP Gearoil SAE 80W90 API-GL-5, apto para aguentar extremas pressões de trabalho e velocidades sem perder o "filme" de lubrificante nas engrenagens. Pode ser colocado o GL-4 de elevadas pressões e velocidades moderadas de trabalho, mas um nivel superior não atrapalha em nada, apenas ajuda.
------------------------------------
Postado por: babaumm
Fica ai a dica para o pessoal que for trocar o oléo, pq na primeira pagina deste POST o Imperador! sem querer comenta que no diferencial dianteiro usar este TEXACO TGF 80w90, sendo que é para câmbio.
------------------------------------
Postado por: Daniel Shimomoto
O TGF 80W90 não é o correto para a transmissão. O da Trnasmisssão é o ATF DEXRON III.
Apenas recaptulando os lubrificantes recomendados;
Eixo Dianteiro: SAE 80W90 API GL-4 ou Superior
Cambio EATON/Mazda e caixa de transferencia: Lubrificante da classe ATF classificação GM DEXRON III ou superior.
Eixo Traseiro: ORIGINAL FORD - SAE 75W90 Sintético API-GL-5 + 0.8L Sturacco
Alternativa: óleo de boa procedencia API GL-5 SAE 75W90 Sintetico, 75W90 Sintético API GL-5 aditivado para eixos de deslizamento limitado (A Valvoline faz um produto assim) ou SAE 85W140 API GL-5 (O Dana 44 do Troller vem com essa ultima opção)
Na ultima troca coloquei nos eixos dianteiro e traseiro o Valvoline API GL-5 SAE 80W90 (lembrando que o meu Dana 44, o tracklock já era) e no cambio, coloquei o Texaco 7045E DEXRON III
------------------------------------
Postado por: Imperador
Os aditivos não são necessários desde que você já coloque o óleo aditivado (especial para diferenciais LSD). Isso tem escrito no rótulo do óleo normalmente. Use o 85w140 LS
------------------------------------
Postado por: LeoLeone
Não se pode misturar óleo de base mineral com sintético.
------------------------------------
Postado por: Imperador
Quanto a cx de transmissão, pode colocar Dexron III, pois ele tem características superiores ao óleo recomendado no manual.
Sobre a troca do óleos dos diferenciais, é preciso desmontá-los e aplicar silicone cinza ou preto para juntas, pois os diferenciais da Ranger não tem bujão.
------------------------------------
Postado por: Papa
Troca de tipo ou marca de óleo é recomendado a troca total ou seja tira todo o antigo para colocar o novo na Ranger os diferenciais trazeiro e dianteiro da tração não tem bujão tem de tirar a tampa drenar e recolocar conforme falou o Imperador colocando o óleo pelo orificio que também define o nivel no caso da caixa de marchas tem bujão e o óleo é diferente segundo o manual
------------------------------------
Imigrante
30/11/2016, 00:59
Luciano Passos,
Quando definir os óleos que irá utilizar, por favor compartilhe.
Numa imaginei que seria tão difícil. kkkkk
Imigrante
03/12/2016, 17:10
Bom, comprei os seguintes óleos:
Caixa de Mudanças:
- EATON Óleo Original para Caixas de Câmbio - Transmissão Leve
3 x 1 Litro
Caixa de Transferência:
- MOBIL DEXRON-VI ATF
2 x 1 Litro
Eixo Dianteiro:
- LUBRAX 80W90 GL-5
2 x 1 Litro
Eixo Traseiro:
- TEXACO MULTIGEAR 85W140 GL-5 EP LS
2 x 1 Litro
Ficou faltando fazer a troca do óleo no Eixo Dianteiro, pois não consegui entender como acessar o bendito para realizar a troca. Vou levar para algum mecânico.
Para fazer a troca do óleo da Caixa de Transferência, tive que retirar um contrapeso que fica na frente.
Os óleos do Eixo Traseiro e Caixa de Mudanças foram tranquilos de trocar.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.