Ver Versão Completa : Ranger 3.0 Eletrônica: SENSOR MAP
Ney Bandeira
23/11/2016, 13:25
Prezados,
Alguém pode me informar onde fica o SENSOR MAP da Ranger 2010 4x4?
Sinto que a minha falha um pouco as vezes.... e a turbina demora a entrar ou entra cedo de mais.
Li aqui no fórum q pode ser sujeira no SENSOR MAP... e q a limpeza é muito simples.
Abraço
Ney
Walter da Camper
23/11/2016, 13:33
Sobre o coletor de admissão:
539366
Sobre o acionamento da turbina a informação não procede, porque a turbina desse motor não tem nenhum gerenciamento eletrônico. A atuação dela depende exclusivamente do fluxo de gases do escape (aceleração) e a limitação de pressão (válvula waste-gate) também é mecânica.
Ney Bandeira
23/11/2016, 14:12
Walter,
Obrigado pela informação!
Que tipo de manutenção requer a turbina e válvula waste-gate?
Minha Ranger está com 95.000km. Noto que o comportamento da turbina fica diferente as vezes....
Abs
Ney
Walter da Camper
23/11/2016, 18:39
Em principio nenhum tipo de manutenção. Diferente do que ocorre nos motores Euro IV (pós 2011) que possuem válvula EGR, que faz acumular carvão na turbina e no coletor, a turbina do NGD trabalha somente com ar limpo.
Se fizer as trocas normais do filtro de ar e nunca desligar o motor logo após acelerar, a turbina dura uns 150 a 200 mil Km sem qualquer manutenção.
Como vc sabe que sua turbina "fica diferente às vezes" ? Tem manômetro instalado no painel?
Ney Bandeira
24/11/2016, 08:29
Walter,
Bom dia!
Não tenho manômetro não... mas estou com esta Ranger há quase 2 anos e conheço o seu comportamento....
As vezes com uma leve pressão no acelerador eu percebo a entrada da turbina.... pelo seu barulho característico.... dá pra perceber que a turbina está dentro e com o giro ainda muito baixo (1500 rpm)....
As vezes para arrancar em uma ladeira.... o motor não enche de jeito nenhum.... fica "chocho" e quase morre.... preciso aumentar o giro pisando na embreagem.... aí sim.... o bicho vai....
alguém tem algum palpite???
Walter da Camper
24/11/2016, 09:42
O sintoma da turbina quando apresente desgaste é deixar passar óleo para a admissão e fazer fumaça branca.
Esse seu caso precisa de uma investigação mais detalhada, mas acho que não é turbina.
Lembrando que o comportamento da turbina é consequência direta da quantidade de combustível injetada.
Com manômetro da pra perceber que, na estrada, uma aliviada microscópica do acelerador faz a pressão cair consideravelmente.
Portanto, qualquer outro problema que afete a potência do motor (bicos, filtros, bomba, ponto...) fará com que a turbina gire menos.
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