PDA

Ver Versão Completa : Relação engrenagens diferencial na F-75.

lairtosartor
15/03/2006, 21:14
ola amigos estou com umas duvidas sobre a relação do diferencial que tenho , 53x9 ela é curta ou longa . o motor é 4.1 gm e cambio 3m clark c10 com t-case willys. alguem pode ajudar informando se esta configuração é boa para f75 com carroceria de madeira. no aguardo de vcs. :pensativo: :pensativo: :pensativo:

otto
15/03/2006, 21:52
53x9 e a relaçao mais curta q existe com certesa nao e boa para o motor 4.1

rural4x4
15/03/2006, 23:50
A 9x53 so é boa com o Gm 6cc se vc usar pneus acima de 35 polegadas, se for pra trocar procure uma 11x47(se vc nao for fazer trilhas pesadas e utilizar mais em estradas rurais)

Kako
16/03/2006, 10:15
Quanto mais longa for a relação, mais vai forçar a T-case, o câmbio aguenta.

O que espera do carro?

Ex: Com certeza, se perguntar p/ alguém da turma do "TRC", vão dizer que é a melhor.

:concordo:

lairtosartor
16/03/2006, 13:17
O que espera do carro?

Ex: Com certeza, se perguntar p/ alguém da turma do "TRC", vão dizer que é a melhor
:putz:

agora é que fiquei confuso
:arrow: motor gm 6 cc alcool / gnv aguenta
:arrow: t-case willys fórça muito
:arrow: cambio 3 m c10 aguenta

qual seria a ideal ? 11x47 ou 9x53
uso do veiculo no dia a dia carregando media de 300kgs em estradas asfaltadas e estradas de terras de vez em quando umas subidas ingremes , mas com uso de 4x4 e reduzida

Kako
16/03/2006, 15:18
:D

Se vc quiser melhorar a velocodade final do carro, 47/11 (mais longa).

A coroa tem 47 dentes, e o Pinhão 11 dentes.
47 dividido por 11 igual á 4,27 giros no cardã p/ cada giro na roda.

53/9 = 5,88 giros no cardã p/ cada giro na roda.

é o mesmo principio do câmbio do carro, por que a primeira marcha é a mais forte? por que é mais redizida (curta). se vc sair em segunda marcha, vai estar forçando mais a embreagem, do que se tivesse saido em primeira.

A relação mais longa, vai forçar toda a sua tranmição, só que vc está com um 6cc Opala, tem um bom tórque, o câmbio também é bem forte, vai sobrar p/ quem a força extra? T-case.

Mas se vc der uma aliviada no pé, e uzar a reduzida com mais frequencia, beleza!

Mas, se vel./Final não intereça p/ vc, e a relação atual está muito curta, troque pela 44/9.

jeverson
15/06/2008, 00:08
Qual tipo de relação,ou diferencial devo por na minha F-75 com motor original 6cc?Pois oque esta nela é muito curto e em 4º marcha mal passa dos 60KM.

folgado
15/06/2008, 08:56
veja aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2892

jeverson
15/06/2008, 13:41
Valeu pela dica amigo.Abraço.

malmeyda
18/06/2008, 15:14
Estou nos finalmente na adaptação do motor AP 2.0 em minha f75, ainda não andou, a relação de diferencial é 44:9, gostaria de uma informação se esta relação é ideal ou se devo troca-la e por qual relação.

Milton Bley Junior
18/06/2008, 19:38
Estou nos finalmente na adaptação do motor AP 2.0 em minha f75, ainda não andou, a relação de diferencial é 44:9, gostaria de uma informação se esta relação é ideal ou se devo troca-la e por qual relação.

Caro malmeyda,

Tenho uma pickup de trilha tb, porem com motor 6cc de opala.
Pickup com motor ap é meio complicado, falta força..
Falo isso porque temos diversos amigos que possuem jipes com AP os quais tem resultados satisfatório.
Porém conheco dois deles que fizeram jeep com AP e ficaram canhão(jeep 51 aspirado).
Para que o conjunto fique bom vc deverá ter uma caixa montanha (reduzida) com relação mais curta (se não me engano sai nos jeep e pick ups mais antigas), um comando um pouco mais nervoso no motor e por final uma relação 43:8(para jeep) e 53:9 (para pickup)!
Na pickup vc deve usar esta relação curta 53:9 (a mais curta que existe), pois caso contrario a pickup ficará fraca na trilha.
Caso deseje turbinar o AP, daí use a 43:8.
Lembre-se que jeep bom de trilha é ruim de asfalto e vice e versa!Então veja qual o seu objetivo!
Eu uso minha pickup ´só para trilhas(das pesadas) e a relãção dela é 44:9 e penso em colocar 43:8!!

valeu

trovãojeep
05/10/2008, 16:56
amigos pra uma rural com motor 6cc opala caixa clark 4 marchas e pneu 31x11,5x15 qual a melhor relação diferencial?

Mauricio(chilly wyllis68)
27/10/2008, 23:24
amigos pra uma rural com motor 6cc opala caixa clark 4 marchas e pneu 31x11,5x15 qual a melhor relação diferencial?

trovão se vc vai usar só na trilha, 44x9, se misto , 47x11 , passeios e estrada, 47x12, se for só estrada que duvido muito41x11 porem é da blazer, mas serve.

Rafael Cavalheiro
20/11/2011, 19:06
Amigo eu tenho os dois pares de 11x47 ideal para essa tua camionete, eu usava na minha f75 com motor 4.1 e era muito bom, troquei o motor para um ap 1.8 turbo, estou precisando trocar por umas 9x53, caso tenhA INTERESSE ENTRE EM CONTATO AS MESMAS ESTÃO EM OTIMA CONDIÇÕES. ABRAÇO

:putz:

agora é que fiquei confuso
:arrow: motor gm 6 cc alcool / gnv aguenta
:arrow: t-case willys fórça muito
:arrow: cambio 3 m c10 aguenta

qual seria a ideal ? 11x47 ou 9x53
uso do veiculo no dia a dia carregando media de 300kgs em estradas asfaltadas e estradas de terras de vez em quando umas subidas ingremes , mas com uso de 4x4 e reduzida

Marco-Maga
20/11/2011, 20:11
Amigo eu tenho os dois pares de 11x47 ideal para essa tua camionete, eu usava na minha f75 com motor 4.1 e era muito bom, troquei o motor para um ap 1.8 turbo, estou precisando trocar por umas 9x53, caso tenhA INTERESSE ENTRE EM CONTATO AS MESMAS ESTÃO EM OTIMA CONDIÇÕES. ABRAÇO

Rafael,

Vc reparou na data desse tópico? Ele é de 2006.....:shock:

Rafael Cavalheiro
21/11/2011, 07:54
Putz!!! mas estava aberto. vai saber!!! abraço

sebastiao colombi
21/11/2011, 09:59
amigo tenho o motor 4.1 alcool, cambio clarck 4 m 260f embreagem d20, coloquei a relaçao 11/45 posso dizer que ficou otima na estrada, e trilha abraços a esta bloqueada

Natan Felli
21/11/2011, 20:36
amigo tenho o motor 4.1 alcool, cambio clarck 4 m 260f embreagem d20, coloquei a relaçao 11/45 posso dizer que ficou otima na estrada, e trilha abraços a esta bloqueada
Acho que não existe 11x45!
Não seria 11-47?

antonio umino
21/11/2011, 22:34
Acho que não existe 11x45!
Não seria 11-47?

TEm sim é das Rurais e Aero willys. com motor 3.000. 4,09..... 11x45.
sairam nos anos 70....

Quando o motor é fraco precisa de menos dente no pinhão e mais dente na coroa.
Motor mais potente usa mais dente no pinhão e menos dente na coroa.
Caso dos jeeps antigos que usavam 8x43, depois9x44. nas pickp willys 9x53. e nos aeros e rurais. 11x47. e algumas com motor BF 3.0 11x45. e tem mais relações deste diferencial que é Dana 44. usada nas Ford F 100 e F1000. .
É isso. ok. um abraço

Mauricio Rossetto
23/11/2011, 15:23
Companheiros, estou procurando dois diferencias (um traseiro e um dianteiro) de Rural ou F75 para transformar um Gurgel Carajás em 4x4....Alguém têm esse material ou sabe quem possa ter?

Natan Felli
08/12/2011, 19:57
TEm sim é das Rurais e Aero willys. com motor 3.000. 4,09..... 11x45.
sairam nos anos 70....

Quando o motor é fraco precisa de menos dente no pinhão e mais dente na coroa.
Motor mais potente usa mais dente no pinhão e menos dente na coroa.
Caso dos jeeps antigos que usavam 8x43, depois9x44. nas pickp willys 9x53. e nos aeros e rurais. 11x47. e algumas com motor BF 3.0 11x45. e tem mais relações deste diferencial que é Dana 44. usada nas Ford F 100 e F1000. .
É isso. ok. um abraço
Isto de motor mais fraco precisar de menos dentes no pinhão e mais na coroa não tem nada a ver!
Tudo depende de como o veiculo e utilizado qual a faixa de rpm do motor e qual a relação de marchas da caixa! tudo tem um estudo, nada é simples como se pensa

Natan Felli
08/12/2011, 19:58
Companheiros, estou procurando dois diferencias (um traseiro e um dianteiro) de Rural ou F75 para transformar um Gurgel Carajás em 4x4....Alguém têm esse material ou sabe quem possa ter?
Aqui na minha região existe varios ferro velhos de willys! se quiser posso ver para vc

Rafaelopaleiro
16/08/2015, 19:23
Amigos Hoje Domingão eu tava de bobeira abri o diferencial traseiro da minha F-75 no qual tem 53 dentes na coroa, não pude fazer a contagem exata do pinhão mais provavelmente e 9 dentes. na vdd o diferencial esta com bastante folga no pino, pois quando gira o cardão com a mão notasse a folga acompanhada de um estralo, tbm a coroa tem 1 dente quebrado, e mais alguns dentes marcado. agora complicou pois no momento estou com a grana apenas pra Caçamba Stepisde...

Minha F-75 esta com o Bf e Cx 3 marchas e Reduzida Willys, esse diferencial que tenho e do Galaxie.

Estou pensando em nem mexer muito nele apenas trocar o oleo e tocar ate onde der, e ja ficar de olho em outro.

juliocesarmuller
18/08/2015, 18:44
tudo bem amigo, estou com uma duvida, esses dias fui tentar ver a relação do diferencial erguendo uma roda do chão e girando para ver quantas voltas o cardã dava até a roda dar uma volta, mas deu um numero baixo de volta no cardã, ela estava em ponto morto e não ta em reduzida, enquanto a roda deu uma volta o cardã só deu 3 voltas é uma f-75 ano 66, você sabe dizer o que aconteceu?

:D

Se vc quiser melhorar a velocodade final do carro, 47/11 (mais longa).

A coroa tem 47 dentes, e o Pinhão 11 dentes.
47 dividido por 11 igual á 4,27 giros no cardã p/ cada giro na roda.

53/9 = 5,88 giros no cardã p/ cada giro na roda.

é o mesmo principio do câmbio do carro, por que a primeira marcha é a mais forte? por que é mais redizida (curta). se vc sair em segunda marcha, vai estar forçando mais a embreagem, do que se tivesse saido em primeira.

A relação mais longa, vai forçar toda a sua tranmição, só que vc está com um 6cc Opala, tem um bom tórque, o câmbio também é bem forte, vai sobrar p/ quem a força extra? T-case.

Mas se vc der uma aliviada no pé, e uzar a reduzida com mais frequencia, beleza!

Mas, se vel./Final não intereça p/ vc, e a relação atual está muito curta, troque pela 44/9.

Rafaelopaleiro
03/09/2015, 08:00
[QUOTE=Rafaelopaleiro;2306045]Amigos Hoje Domingão eu tava de bobeira abri o diferencial traseiro da minha F-75 no qual tem 53 dentes na coroa, não pude fazer a contagem exata do pinhão mais provavelmente e 9 dentes. na vdd o diferencial esta com bastante folga no pino, pois quando gira o cardão com a mão notasse a folga acompanhada de um estralo, tbm a coroa tem 1 dente quebrado, e mais alguns dentes marcado. agora complicou pois no momento estou com a grana apenas pra Caçamba Stepisde...

segues as fotos da coroa.
510891 510892
510893

lucianobarbosa
03/09/2015, 09:37
Amigos Hoje Domingão eu tava de bobeira abri o diferencial traseiro da minha F-75 no qual tem 53 dentes na coroa, não pude fazer a contagem exata do pinhão mais provavelmente e 9 dentes. na vdd o diferencial esta com bastante folga no pino, pois quando gira o cardão com a mão notasse a folga acompanhada de um estralo, tbm a coroa tem 1 dente quebrado, e mais alguns dentes marcado. agora complicou pois no momento estou com a grana apenas pra Caçamba Stepisde...

Minha F-75 esta com o Bf e Cx 3 marchas e Reduzida Willys, esse diferencial que tenho e do Galaxie.

Estou pensando em nem mexer muito nele apenas trocar o oleo e tocar ate onde der, e ja ficar de olho em outro.
Rafael nessa situação se fosse minha daria uma lavada boa no conjunto para tirar possíveis pedaços de dentes colocaria um óleo bem grosso e botava pra rodar ate moer, mas maneirando no pê e não forcando muito comprava a caçamba para dar um up no projeto e depois quando começar sobrar as dilmas já ia vendo um kit relação para o conjunto a sua e 4x4 ou 4x2 se for 4x4 tem comprar igual pra não forcar um mais que o outro
essa seria uma alternativa que faria pra nao ficar com a f parada abraços

Rafaelopaleiro
04/09/2015, 12:14
Luciano e isso mesmo que eu fiz coloquei oleo 140 e to manerando no pé tbm tenho que verificar a relação do diferencial dianteiro e tbm revisar espero que não esteja na mesma situação do diferencial traseiro.
sobre a carroceria ja esta agendada com o pessoal da Stepside, soh falta chegar o contrato, mais com certeza ja esta em andamento a fabricação.;

betocherokee4
23/08/2020, 09:04
Bom dia amigos tenho uma F75 1976 com motor 2.5 à diesel da landrover 1995 caixa e reduzida da hilux 3.0, gostaria de tricar uma ideia com vcs na qual relação de coroa e pinhão pra ela, assim ele relação 8/43 mas coloquei o motor a um mês não fiz nem uma trilha ainda. Ressaltando só uso para trilha estou com pneus 35”. E eixos original. Desde ja fico grato a vcs , forte abraço.

Wilson Oliveira Santos
23/08/2020, 20:52
Bom dia amigos tenho uma F75 1976 com motor 2.5 à diesel da landrover 1995 caixa e reduzida da hilux 3.0, gostaria de tricar uma ideia com vcs na qual relação de coroa e pinhão pra ela, assim ele relação 8/43 mas coloquei o motor a um mês não fiz nem uma trilha ainda. Ressaltando só uso para trilha estou com pneus 35”. E eixos original. Desde ja fico grato a vcs , forte abraço.
Boa Noite Beto. Como estás? Bem vejo que ainda está por aqui. Isto é Bom. Vou contar minha experiência. Na Minha rural, primeiramente adaptei um motor nissan 6 cilindros(2.8) da patrol diesel, e com o mesmo cambio da patrol(5 marchas). como a relação dela na época era 12x47(3,916) - o carro ficou uma fraqueza só. Conversando com o mecânico, ele falou que deveríamos colocar uma relação mais curta. Ele tinha uma relação de diferencial parada 9X44(4,888), fizemos a troca - ficou perfeito. Arrancada e final. o câmbio quebrou eu coloquei um câmbio da S 10, e novamente tivemos o problema de "fraqueza". Instalamos uma relação 43X8 - voltou a ficar ótimo. Tava tudo bem quando o virabrequim do motor quebrou. Desisti deste motor. comprei um Q20B com o câmbio clark 240(o famoso ré para frente). câmbio reduzido, a relação 43X8 ficou preso o carro não andava. 60KM/h era o máximo com rotação altíssima. Foi que observando uma tabela que os colegas postaram aqui. Decidi por uma relação 40X13(3,076) da ranger 6 cilindros gasolina. Rapaz, o carro ficou excelente. arrancada e final. Vou colocar a tabela aqui. Pois leva-se em consideração o tamanho o pneu utilizado. Outra coisa, é díficil te falar em uma relação para você utilizar, já que você tem uma mistura de motor, câmbio e diferencial. Melhor é dar uma rodada com a relação original e ver como se comporta. carro amarrado ou fraco. sem força de arranque, mas com final até perigoso. ok Espero ter de ajudado. vai abaixo a tabela

Wilson Oliveira Santos
23/08/2020, 20:55
Qual a Melhor Relacao de Coroa e Pinhao para seu Veiculo? - Blog do Gama 4x4 (https://gama4x4.com.br/blog/index.php/qual-a-melhor-relacao-de-coroa-e-pinhao-para-seu-veiculo/)

este ai é um sítio onde você pode passo a passo acompanhar cálculo para chegar a uma boa relação de diferencial.