mark_4x4
16/11/2016, 17:31
Pessoal, a minha viatura estava apresentado o velho problema da luz do 4x4 intermitente, depois de ler e reler vários tópicos sobre o diversos problemas de solenoide da tr4, segui todos os procedimentos de verificação e limpeza possíveis do sistema de vácuo: retirei a solenoide, fiz testes da resistência confirmando que ela estava ok, fiz uma limpeza da mesma, por último, retirei o atuador do 4x4, limpei e lubrifiquei me certificando que estava atuando corretamente e que o vácuo gerado era suficiente para movimentá-lo, depois de montar todo o conjunto e testar, vi que o problema estava resolvido, ao acionar o 4x4 o engate acontecia normalmente com a luz firme do 4x4H no painel, e retornado ao 4x2 a luz se apagava após alguns segundos, me certificando de verificar se o cardã dianteiro realmente estava desacoplado, no intuito de saber se o atuador estava fazendo a parte dele, blz, tudo funcionando fui para o trajeto urbano e nada demais, tudo blz. O problema foi quando peguei um trecho de autopista, que começou um barulho de metal "limando" com metal, e esse barulho ocorre somente com aceleração mais acentuada e uma velocidade acima de 80km/h, quando alivio o pé do acelerador mesmo em velocidade alta o barulho some e se passar para a 4x4H também some, já ouvi relatos sobre esse barulho de metal com metal aparecer em 4x2 e depois que se aciona o 4x4H ele sumir, porem não vi nenhum relato sobre o possível defeito ou como resolver, desculpem o post longo mas quis dar todos os detalhes para ficar mais fácil o entendimento do caso. Agradeço alguma ajuda.