PDA

Ver Versão Completa : RODA LIVRE - VELHO PROBLEMA, COMPORTAMENTO NOVO



IGORFROTA
15/03/2006, 15:40
Prezados,
Estou com o problema que tenho certeza que acomete a grande maioria dos proprietários da S10 4x4. O problema da roda livre.

Na minha, já passei pelo problema do motor de acionamento e também pelo dispositivo de vácuo que aciona a RL. Ate aí parece td resolvido.

Bem, atualmente estou percebendo um problema intermitente no meu carro.

As vezes, qnd aciono o 4x4, ele parece funcionar normalmente (LUZ ACENDE E FAZ O BARULHO DO ENGATE), porém a dianteira fica livre. Pode ser impressão, mas ao fazer o giro e andar um pouco, começa o 4x4 a funcionar. Se ando para frente ou tras sem fazer o giro não percebo nada.

Das vezes que olhei o dispositivo de vácuo, ele parecia funcionar normalmente, puxando o cabo. Logicamente não da para observar se ele esta Ok também no meio de uma trilha qnd a 4x4 nao aciona. Ja pensei ate em muda-lo de lugar para poder ver funcionando.

Bem, este é o problema. Espero ter sido claro.
Se alguem tiver alguma dica e puder me esclarecer se existe alguma relação entre fazer o giro e a 4x4 acionar.....

Agradecido

IGORFROTA
15/03/2006, 15:44
Completando,
Se alguem tiver aí o esquema completo do 4x4, desde o acionamento elétrico até o travamento da RL dentro da caixa de satélite, eu (e muitos outros) ficaria muito agradecido.
Abraço

IGORFROTA
23/03/2006, 11:42
Caros colegas, por favor, colaborem com seus conhecimentos......

Walter L. L. Casitta
23/03/2006, 14:16
As vezes, qnd aciono o 4x4, ele parece funcionar normalmente (LUZ ACENDE E FAZ O BARULHO DO ENGATE), porém a dianteira fica livre. Pode ser impressão, mas ao fazer o giro e andar um pouco, começa o 4x4 a funcionar. Se ando para frente ou tras sem fazer o giro não percebo nada.


Pelo contrário! O comportamento que você descreve indica que o acionamento esta funcionando... É exatamente isso que deveria acontece...

IGORFROTA
04/04/2006, 09:46
Walter, mas está constatado que ao andar em linha reta, a dianteira não entra. Soh entra fazendo o giro por alguns instantes. Daí para frente passa a funcionar direto, seja em linha reta ou em curvas.

Levei no mecanico e constatamos que ate a bomba de vácuo (debaixo da bateria) está td ok.

Ao pressionar o 4x4, a luz acende, a bomba de vácuo se contrai, o carda dianteiro começa a rodar.
ou seja, o problema está entre a bomba de vácuo e o diferencial. Hj vamos analisar o cabo (semelahnte a um cabo de embreagem) que vai da bomba de vacuo ate uma caixa q fica conectada ao diferencial e também essa caixa. O problema com certeza está em um desses componentes.
Vc saberia o que é exatamente esta caixa e como ela funciona ?
Existe alguma possibilidade de ser dentro do próprio diferencial ?

Agradecido

Walter L. L. Casitta
04/04/2006, 17:14
É assim mesmo que funciona, se os dentes de engate da RL não estiverem alinhados. Quando você faz uma curva, a diferença de rotação entre as rodas faz os dentes se alinharem por breves instantes. Isso é o suficiente pra eles engatarem.

Pra desengatar pode acontecer a mesma coisa. O 4x4 poderá continuar engatado depois de desligado até que a tensão entre os dentes da RL acabe.

A mesma coisa acontece com RL manual e da até pra escutar um trec quando ele engata.

Não se preocupe a menos que a tração não engate de jeito nenhum...

IGORFROTA
05/04/2006, 11:56
Ahhh, interessante saber isso.
Eu ate ja sabia que e normal precisar andar um pouco para a tracao engatar(motivo pelo qual é muito aconselhado engatar a tracao antes de entrar em terreno "perigoso"), mas essa questao de fazer o giro é novidade para mim.
Isso é normal em todos os veículos com RL ?


Vlw Walter

IGORFROTA
07/04/2006, 13:32
Walter e demais amigos

Ontem fui novamente na oficina fazer um monte de testes

Qnd aciono a 4x4, escuto o acionamento, e realmente a transmissão é acionada, pois da para ver o carda dianteiro rodando normalmente. La na bomba de vácuo em baixo da bateria tb está ok, ela se contrai rapidamente puxando o cabo.

Conforme relatei acima, as vezes a dianteira entra qnd eu esterco completamente o carro e ando um pouco.
Mas como eu disse, APENAS AS VEZES. na grande maioria das tentativas não acontece nada nem com reza braba.

Será que o problema pode ser dentro do diferencial ?
O que pode acontecer dentro deste para justificar este comportamento ?
E o cabo acionado pela bomba ? Pensei que o problema poderia residir nesta peça.
Como eu posso testar para ver se está esticando para acionar o diferencial ?
Gostaria de testar todas as possibilidades antes de partir para abrir o diferencial, e se for preciso, saber exatamente o que posso esperar

Por favor amigos, ajudem aí que a coisa está ficando preta

Arnaldo Tomazetti
09/04/2006, 20:29
Aparentemente está normal, já lí total o tópico mas ainda não entendi direito, deixa te perguntar:
-Andando com o carro no barro, você engatou a tração e não teve resposta?
-Como vc constatou que a RL não está funcionando, apenas olhando o cabo que sai da bomba?
Acho que sería melhor fazer um teste antes de gastar (tempo e $$) p/ desmontar tudo
Posso te sugerir um teste bem fácil e rápido, basta que a pessoa que for dirigir tenha confiança no que está fazendo...
-Escolha um local bem plano e liso, levante a traseira com 2 jacarés sob o eixo traseiro, um de cada lado (só uns 2 cm) com as rodas do jacaré paralelas às do carro, deixe 2 homens segurando e acompanhando o movimento dos jacarés, ligue o motor --> engate a 1ª --> engate a tração --> tire o pé da embreagem e movimente o veículo d e v a g a r i n h o

Se achar que é perigoso assim, pode fazer de outra maneira: retire o cardã traseiro e ande com o carro normalmente (com a tração ligada)

Das duas maneiras, se o carro andar, você não tem com o que se preocupar... :D

abs

Walter L. L. Casitta
09/04/2006, 21:27
A sugestão de tirar o cardam traseiro é a melhor opção sem dúvida... :concordo:

Um dia quero fazer isso com a minha Ranger só pra ver como vai se comportar... :mrgreen:

IGORFROTA
10/04/2006, 08:12
Amigos, obrigado pela atenção.
Vou fazer um breve relato dos testes que já efetuei:

Ja levantamos o eixo trazeiro e ao engatar a tração, nada acontece na dianteira, porem verifica-se que o carda dianeiro entra em rotação normalmente.

Chegamos a colocar o carro no elevador e engatamos a tração. è constatado o mesmo comportamento anterior.

A bomba de vácuo, que é zerada, está se contraindo normalmente e de forma muito rápida.

O fato de o carda dianteiro rotacionar no acionamento, me exclui a possibilidade de problema com o motor eletrico e sensores de acinamento. Correto ?

Hj a noite vou abrir o diferencial e tirar algumas fotos. Se vcs tiverem alguma dica ate lah, seria muito bom, pois ajudaria no diagnostico.

Agradecido

IGORFROTA
11/04/2006, 12:01
Caros companheiros, abri a roda livre da S10 e descobri o problema.
Trata-se de uma simples arruela que desgastou, formando um caço entre as engrenagens. Como seria quase impossível achar essa peça no mercado, vou mandar tornear uma hj mesmo.
Vou tirar algumas fotos e postar aqui para o pessoal saber o que esperar.
Abraço

IGORFROTA
12/04/2006, 08:47
Pessoal, vlw pela ajuda.
Enfim resolvi o problema da roda livre.
Como eu disse anteriormente, o problema residia em uma simples arruela que por estar desgastada, não ficava posicionada no local adequado, bloqueando o acionamento da luva que trava a roda livre a engrenagem do diferencial.

Infelizmente não deu para eu tirar as fotos, pois ao chegar na oficina o cara ja tinha montado.

Se alguem passar por algum problema parecido, me ponho a disposição para tirar as duvidas..

Abraço a todos.