PDA

Ver Versão Completa : Esquentando - xj 2.5 td 99

Napp
15/11/2016, 15:18
E aí galera, tudo certo?
Comprei um XJ 2.5 TD ano 99 que estava quebrado, porém é um carro muito novo, que acabou ficando um tempo parado até eu conseguir botar ele para rodar.
Acabei colocando um motor "novo" no carro, o mesmo do original, fiz bomba injetora, turbina nova, bombas de óleo e água novas, bateria nova. O carro esta praticamente zero! O motor está bem silencioso, suspensão, freios e pneus novos, mas ainda não consegui resolver um problema de aquecimento do motor que ele tem apresentado.

Retirei a válvula termostática do carro e detectei um vazamento de água na tampa do reservatório, que será substituída. Estou levando o carro para testar o sistema de arrefecimento essa semana com intuito de ver se tem algum outro vazamento, e ver se tem alguma obstrução, pois pretendo também colocar um liquido de arrefecimento no motor, chamado cool gard, da Jhon Deere. As referências são muito boas, é um liquido de altíssima qualidade utilizado em maquinas pesadas e que também pode ser utilizado em veículos normais. No entanto ouço dizer com muita frequência que esse carro costuma esquentar mesmo, que o problema na verdade está no volume de água utilizado na refrigeração do motor, que é pouca. Já ouvi dizer que fazendo um radiador maior para ele este problema é resolvido de vez.

Conforme a sugestão do mecânico esse carro é para andar em uma velocidade de até 110 Km/h e não passar de 2500 giros... é o que tenho feito... para rodar na cidade é uma beleza, mas é só pegar a estrada e uma subidinha que ele esquenta... acho que o problema tem se agravado, pois antes quase não dava para ver o vazamento na tampa do reservatório, mas agora a água está jorrando... se chega aos 100°C então, já era... a água entra em ebulição, aumenta a pressão do sistema e água vai toda embora... aí tem q parar, esperar esfriar, colocar água de novo, retirar o ar do sistema... aquela dor de cabeça...

Gostaria da opinião de vocês que são mais experientes que eu, pois estou conhecendo a viatura agora. Vocês que tem o carro já passaram por esse problema? O que me sugerem?

Valeuuuuu!!!

Glaicon
16/11/2016, 06:51
O histórico deste motor é de falha construtiva nos cabeçotes (um por cilindro), padecendo de má refrigeração.
Não vai adiantar aumentar o radiador, nem tirar a válvula termostática.
Um ou mais cabeçotes devem estar trincados, gerando a fervura.
A solução é trocar pelos cabeçotes da marca Apaz Madri.
Tem um tópico antigo do usuário Renato Fraga resolvendo este problema numa Dakota diesel, que possui o mesmo motor.
Trocou todos os cabeçotes.
Boa sorte na sua pesquisa e solução.:concordo:

Napp
16/11/2016, 11:02
O histórico deste motor é de falha construtiva nos cabeçotes (um por cilindro), padecendo de má refrigeração.
Não vai adiantar aumentar o radiador, nem tirar a válvula termostática.
Um ou mais cabeçotes devem estar trincados, gerando a fervura.
A solução é trocar pelos cabeçotes da marca Apaz Madri.
Tem um tópico antigo do usuário Renato Fraga resolvendo este problema numa Dakota diesel, que possui o mesmo motor.
Trocou todos os cabeçotes.
Boa sorte na sua pesquisa e solução.:concordo:

Eaí Glaicon, tudo blz? Valeu pela resposta!
Eu já ouvi sobre esses cabeçotes apaz madri, mas eles parecem lenda, todo mundo já ouviu falar, mas ninguém nunca viu... rsrsrs Procurei por eles na internet e não encontrei, você sabe onde encontra-los?

mfdomingues
16/11/2016, 12:54
Napp, boa tarde

Aumentar o volume de água do radiador é uma medida um tanto quanto polêmica quanto a sua eficiência. Na minha opinião e por tudo que vi até hoje aumentar o volume de fluído apenas retarda o aquecimento, uma vez que mais fluído leva mais tempo para aquecer, mas o reverso também é fato. Quando aquecer leva mais tempo para resfriar, e se você estiver em uma situação extrema sua viatura vai ferver com certeza.

Na minha opinião o que tem que ser feito nestes casos é melhorar o sistema de troca de calor do seu radiador com a mesma quantidade de fluído.

Tenho uma Sportage como o amigo Glaicon teve uma há tempos atrás, muitos reclamam de super aquecimento e de fato ele acontece quando a viatura não está em dia, eu mesmo tive problemas porque o cabeçote estava com micro fissuras, troquei e ficou bom.

Contudo, para não sofrer mais com este problema estou trabalhando para melhorar o sistema de troca de calor, por exemplo a instalação de um radiador de óleo no filtro secundário que leva o óleo para os JetCoolers dos pistões, instalação de uma ventoinha com maior número de pás (MWM maxxion) e sistema selado de arrefecimento, com estas medidas a troca de calor tanto do fluído como do óleo lubrificante ficará muito mais eficiente.

Quanto ao seu motor, realmente parece que existe esse problema do projeto e o cabeçote Apaz Madri que parece enterro de anão.

Mas será que somente estas medidas podem lhe salvar?

Gadelha
16/11/2016, 14:34
Antes de qualquer coisa, não pode rodar só com água. Tem que ter aditivo 40/60 ou 50/50% com água desmineralizada.
100ºC é normal, por isso precisa de aditivo pra evitar ebulição.
Depois resolver os vazamentos.

T+:-)

mfdomingues
16/11/2016, 16:09
O que o Gadelha disse é bem verdade, se seu sistema tem vazamentos ele deve estar trabalhando com pressão menor que o recomendado pelo fabricante, com pressão menor a água vai entrar em ebulição a 100ºC ao nível do mar, em altitude piora um pouco.

Contudo, ratifico que o que Glaicon disse, se esse motor possui a falha de projeto ou falha construtiva, ou seja a temperatura se eleva com facilidade não haverá aditivo que irá salva-lo do aquecimento, será necessário adotar outras medidas para tornar a troca de calor mais eficiente..

Glaicon
17/11/2016, 06:47
"Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!":mrgreen:
Segue o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/156810-vendo-cabecotes-apaz-madrid-p-cherokee-2-5-e-3-1-diesel.html?highlight=cabe%E7ote

Gadelha
17/11/2016, 11:40
Segue o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/156810-vendo-cabecotes-apaz-madrid-p-cherokee-2-5-e-3-1-diesel.html?highlight=cabe%E7ote

Legal!
Mas é bom ter certeza que o problema é no cabeçote antes de gastar.
Tem dono de XJ diesel que só reclama de aquecimento em situações extremas, como acontece com as XJ a gasolina, sem nunca terem trocado cabeçotes.

T+:-)

Napp
20/11/2016, 17:58
Segue o link:

Muito bom glaicon, valeu!!

Napp
20/11/2016, 18:00
Obrigado a todos que responderam, as dicas foram muto úteis!

Napp
20/11/2016, 18:05
Napp, boa tarde

Aumentar o volume de água do radiador é uma medida um tanto quanto polêmica quanto a sua eficiência. Na minha opinião e por tudo que vi até hoje aumentar o volume de fluído apenas retarda o aquecimento, uma vez que mais fluído leva mais tempo para aquecer, mas o reverso também é fato. Quando aquecer leva mais tempo para resfriar, e se você estiver em uma situação extrema sua viatura vai ferver com certeza.

Na minha opinião o que tem que ser feito nestes casos é melhorar o sistema de troca de calor do seu radiador com a mesma quantidade de fluído.

Tenho uma Sportage como o amigo Glaicon teve uma há tempos atrás, muitos reclamam de super aquecimento e de fato ele acontece quando a viatura não está em dia, eu mesmo tive problemas porque o cabeçote estava com micro fissuras, troquei e ficou bom.

Contudo, para não sofrer mais com este problema estou trabalhando para melhorar o sistema de troca de calor, por exemplo a instalação de um radiador de óleo no filtro secundário que leva o óleo para os JetCoolers dos pistões, instalação de uma ventoinha com maior número de pás (MWM maxxion) e sistema selado de arrefecimento, com estas medidas a troca de calor tanto do fluído como do óleo lubrificante ficará muito mais eficiente.

Quanto ao seu motor, realmente parece que existe esse problema do projeto e o cabeçote Apaz Madri que parece enterro de anão.

Mas será que somente estas medidas podem lhe salvar?

Mfdomingues ainda não tinha ouvido falar dessa possibilidade, como funciona o sistema? Me passe mais informações por favor.

Napp
26/11/2016, 16:50
E aí pessoal, problema novo na viatura... motor esquentando devido a um vazamento na tampa do reservatório de água que está para ser solucionado... Não estou saindo da cidade pq se pegar a estrada ela esquenta, mesmo com baixa velocidade. Agora que passei um veda rosca para alta temperatura na tampa do reservatório tem vazado menos, mas todo dia cedo tenho que verificar, completar a água e retirar o ar do sistema. Rodando na cidade ela fica de boa, não passa dos 90°... Mas o negócio é que agora apareceu óleo na tampa do reservatório de água, será que é a junta que queimou? Estou levando para o mecânico verificar na segunda, preciso ter argumentos para conversar com ele, me ajudem! Será que é só junta ou será que algum cabeçote pode estar trincado, caso seja eu tenho mais 4 reservas para substituir... Se alguém souber onde posso encontrar a tampa original, não fácil de achar, ouvi dizer que tampas de outros carros n funcionam bem nela... Valeu galera!! Me ajudem aí, depois q solucionar passo o feedback p vcs!! Abraços!!

mfdomingues
26/11/2016, 19:26
Mfdomingues ainda não tinha ouvido falar dessa possibilidade, como funciona o sistema? Me passe mais informações por favor.

Napp, desculpa a demora em responder. Citei as melhorias no meu motor como exemplo do que poderia fazer, mas, essas são para o motor das SPTG tem que trocar o seu eixo polia para colocar a ventoinha da maxxion e que faz sobre medida em o mestre ferramenteiro Dorner.
O radiador de óleo comprei na Spaturbo, agora eh fazer as conexões partindo do filtro de óleo secundário (que provavelmente não existe na sua).
Teria que encontrar alguém que estude seu motor para melhorá-lo, os nossos tivemos sorte de encontrar o Dorner.

Boa sorte com sua.

Se tiver dificuldades para encontrar peças m envia uma msg pvt que eu lhe coloco em contato com um importador que consegue qq coisa.

Napp
26/11/2016, 19:42
Napp, desculpa a demora em responder. Citei as melhorias no meu motor como exemplo do que poderia fazer, mas, essas são para o motor das SPTG tem que trocar o seu eixo polia para colocar a ventoinha da maxxion e que faz sobre medida em o mestre ferramenteiro Dorner.
O radiador de óleo comprei na Spaturbo, agora eh fazer as conexões partindo do filtro de óleo secundário (que provavelmente não existe na sua).
Teria que encontrar alguém que estude seu motor para melhorá-lo, os nossos tivemos sorte de encontrar o Dorner.

Boa sorte com sua.

Se tiver dificuldades para encontrar peças m envia uma msg pvt que eu lhe coloco em contato com um importador que consegue qq coisa.

Valeu mfdomingues!

Napp
06/12/2016, 08:59
E aí pessoal, o mecânico fez o teste do sistema de arrefecimento e constatou que a bomba dágua estava vazando no eixo e no suspiro, ainda haviam mais vazamentos no radiador, todos os vazamentos só foram possíveis ver quando pôs pressão no sistema. Aconselhou solucionar esses problemas antes de comprar a tampa do reservatório, por que pode resolver. O vazamento da bomba dágua é só uma nova, já tinha trocado a bomba recentemente, mas havia colocado uma de outro motor q tenho aqui e pelo visto estava condenada também...
Já o segundo problema, óleo na tampa do reservatório, o vazamento pode estar sendo causado por uma folga no cabeçote, causada pelos parafusos que o prendem, como o motor foi aberto, ao dar o aperto eles podem se alongar, causando esse vazamento na junta. Ele mencionou que isso pode acontecer quando o motor é aberto 1 ou 2 vezes e que pela descrição do problema o carro não estaria com a junta queimada, pois se não, eu não conseguiria estar rodando na cidade sem ele ferver.

Ainda não fiz os reparos, pois estou esperando entrar uma grana, mas solucionarei os problemas na seguinte ordem: primeiro o problema dos parafusos do cabeçote, um jogo com 18 parafusos custam hoje uma media de R$ 500,00. Depois a bomba dágua que custa em media R$ 250,00 e a MO no radiador, pois aí já aproveito para fazer a limpeza completa do sistema e varetar, para limpar o óleo q vazou e colocar o fluido. Como mencionado utilizarei o Cool Gard da Jhon Deere.

Assim que os problemas forem sendo solucionados eu vou passando o feedback para vocês irem acompanhando!

Valeuuu!

Feijoó
12/12/2016, 06:39
E aí pessoal, o mecânico fez o teste do sistema de arrefecimento e constatou que a bomba dágua estava vazando no eixo e no suspiro, ainda haviam mais vazamentos no radiador, todos os vazamentos só foram possíveis ver quando pôs pressão no sistema. Aconselhou solucionar esses problemas antes de comprar a tampa do reservatório, por que pode resolver. O vazamento da bomba dágua é só uma nova, já tinha trocado a bomba recentemente, mas havia colocado uma de outro motor q tenho aqui e pelo visto estava condenada também...
Já o segundo problema, óleo na tampa do reservatório, o vazamento pode estar sendo causado por uma folga no cabeçote, causada pelos parafusos que o prendem, como o motor foi aberto, ao dar o aperto eles podem se alongar, causando esse vazamento na junta. Ele mencionou que isso pode acontecer quando o motor é aberto 1 ou 2 vezes e que pela descrição do problema o carro não estaria com a junta queimada, pois se não, eu não conseguiria estar rodando na cidade sem ele ferver.

Ainda não fiz os reparos, pois estou esperando entrar uma grana, mas solucionarei os problemas na seguinte ordem: primeiro o problema dos parafusos do cabeçote, um jogo com 18 parafusos custam hoje uma media de R$ 500,00. Depois a bomba dágua que custa em media R$ 250,00 e a MO no radiador, pois aí já aproveito para fazer a limpeza completa do sistema e varetar, para limpar o óleo q vazou e colocar o fluido. Como mencionado utilizarei o Cool Gard da Jhon Deere.

Assim que os problemas forem sendo solucionados eu vou passando o feedback para vocês irem acompanhando!

Valeuuu!

Bom dia Napp.

O vazamento pela tampa do radiador e o aquecimento podem ser consequências do cabeçote mal apertado. A compressão na câmara de compressão do cilindro pode soprar p dentro do sistema de arrefecimento. Pra testar abra a tampa do vaso de expansão do sistema de arrefecimento e funcione o carro. Vc perceberá a saída de gases de escape pelo bocal da tampa. Já ocorreu comigo c outro motor diesel. A substituição dos parafusos eh recomendada mas, muitas vezes, dando p aperto correto não seria nem necessária sua substituição. E vc terá sim que substituir a junta do cabeçote, ein! Ela estará danificada também. A bomba dagua nova eh relativamente fácil de encontrar e não eh cara. Melhor q comprar usada e correr risco de ter problemas em alguns meses. Eu comprei a minha no Mercado Livre. Procure p Dakota Diesel q tem .ais anúncios e confirme c o vendedor se eh a mesma da Cheroka. Q eu me lembre eh, mas melhor conferir.
Boa sorte e abraços, Feijoó

Napp
16/01/2017, 23:51
Bom dia Napp.

O vazamento pela tampa do radiador e o aquecimento podem ser consequências do cabeçote mal apertado. A compressão na câmara de compressão do cilindro pode soprar p dentro do sistema de arrefecimento. Pra testar abra a tampa do vaso de expansão do sistema de arrefecimento e funcione o carro. Vc perceberá a saída de gases de escape pelo bocal da tampa. Já ocorreu comigo c outro motor diesel. A substituição dos parafusos eh recomendada mas, muitas vezes, dando p aperto correto não seria nem necessária sua substituição. E vc terá sim que substituir a junta do cabeçote, ein! Ela estará danificada também. A bomba dagua nova eh relativamente fácil de encontrar e não eh cara. Melhor q comprar usada e correr risco de ter problemas em alguns meses. Eu comprei a minha no Mercado Livre. Procure p Dakota Diesel q tem .ais anúncios e confirme c o vendedor se eh a mesma da Cheroka. Q eu me lembre eh, mas melhor conferir.
Boa sorte e abraços, Feijoó

Eaí Feijoó, achei que já havia te respondido, mas tenho dificuldade em responder os tópicos do 4x4 Brasil pelo telefone, e acho que acabei não enviando... Enfim eu segui os seus conselhos e dos outros amigos q comentaram anteriormente, também conversei com alguns mecânicos e todos concordaram e no final das contas consegui resolver o problema de aquecimento do carro.

Vou descrever na sequencia da execução dos serviços que foram feitos para que caso alguém precise como exemplo fique mais fácil a compreensão.

Primeiramente fiz a revisão do sistema de arrefecimento, achamos vazamentos na bomba dágua e no radiador. Foi feito a substituição da bomba dágua no valor de R$ 180,00 + 150,00 MO. Também foram feitos os reparos no radiador, varetagem e limpeza completa do sistema de arrefecimento R$ 150,00.

Em seguida Foi feito a substituição dos 18 parafusos do cabeçote marca ajusa R$ 420,00 + 1 jogo de junta de retificação takao 222,38 + 1 junta do cabeçote 4 PIC Takao 173,97 + 300,00 de MO.

A junta 4Pic, segundo o mecânico, é mais alta e o carro trabalhar mais frio.
Do jogo de juntas de retificação sobraram alguns retentores e juntas de peças que não foram desmontadas, mas estão guardadas para uma próxima oportunidade.
Agora ainda me resta colocar o Cool Gard no sistema para ajudar a conservar e com isso elevarei o ponto de ebulição do liquido de arrefecimento do motor de 100° para 113°C. Vai dar uma folga ainda caso a chegue a 100° ou pouco mais, antes de vazar pela tampa do reservatório.
Lembrando também que estou trabalhando com três ventoinhas, que foram instaladas anteriormente com o intuito de resolver o aquecimento. São elas, a original do motor e duas auxiliares que foram instaladas na frente da condensadora do ar condicionado, paguei R$ 80,00 em cada + 100 de mão de obra, fios e um relê. O Acionamento dela está sendo feito juntamente com a ventoinha original, elas são acionadas com pouco mais de 90° e também com o acionamento do ar concionado.

Algumas pessoas me falaram que as juntas estariam danificadas, algumas que não estaria, mas eu preferi colocar tudo novo de uma vez que aí elimino qualquer aborrecimento futuro q pudesse ser resultado disso.

Serviço feito, o carro já foi testado, já rodei cerca de 800kms e não esquentou mais. Anda na maior parte do tempo a 80°, quando força um pouquinho chega a 90° e normalmente se mantem por ai. Em dias mais quentes ele chega próximo a 100° mas não ultrapassa.

Obrigado a todos que contribuíram aqui no fórum com o intuito de ajudar! Agora vamos rodar! Tichau obrigado!

Glaicon
18/01/2017, 08:10
Napp, que bom que resolveu.
Eu usava na SW4 o aditivo da Radiadores Visconde.
Era anti-congelante e anti-fervura.
Eleva o ponto de ebulição da água a 163°C, e é homologado pelo INMETRO.
Preço em torno de R$ 25,00 o litro.
Procure no comércio.:concordo:

Napp
18/01/2017, 08:44
Napp, que bom que resolveu.
Eu usava na SW4 o aditivo da Radiadores Visconde.
Era anti-congelante e anti-fervura.
Eleva o ponto de ebulição da água a 163°C, e é homologado pelo INMETRO.
Preço em torno de R$ 25,00 o litro.
Procure no comércio.:concordo:

E ai Glaicon, esse ponto de ebulição é bom, em? Nao conhecia, vou procurar me informar sobre o produto aqui! Obrigado!

Glaicon
19/01/2017, 07:11
E ai Glaicon, esse ponto de ebulição é bom, em? Nao conhecia, vou procurar me informar sobre o produto aqui! Obrigado!
Congelar, eu garanto que não congela!:concordo:

mfdomingues
19/01/2017, 10:48
Congelar, eu garanto que não congela!:concordo:

Essa é a foto multiuso do Glaicon, já serviu para explicar "N" fatores em diversos tipo de situações e viaturas....kkkk

Glaicon
20/01/2017, 06:53
Essa é a foto multiuso do Glaicon, já serviu para explicar "N" fatores em diversos tipo de situações e viaturas....kkkk
HAHAHAHA. Lembrei de ti ao postar!
Até imaginei que tu fosses passar por aqui para comentar, mas não tinha certeza se lias sobre Cherokee.:chorandoderir:

mfdomingues
20/01/2017, 11:17
HAHAHAHA. Lembrei de ti ao postar!
Até imaginei que tu fosses passar por aqui para comentar, mas não tinha certeza se lias sobre Cherokee.:chorandoderir:

leio o fórum tudo meu amigo, apesar de agora estar fora do mundo 4x4 momentaneamente....

Gosto muito das cherokas, a Sport é um sonho de consumo (sonho de consumo meu e do dono do posto de gasolina também)....

Vamo que vamo.

Glaicon
21/01/2017, 10:34
leio o fórum tudo meu amigo, apesar de agora estar fora do mundo 4x4 momentaneamente....

Gosto muito das cherokas, a Sport é um sonho de consumo (sonho de consumo meu e do dono do posto de gasolina também)....

Vamo que vamo.
Esse era o único problema da Sport à gasolina.
Bebia mais que o dono!:mrgreen:

mfdomingues
21/01/2017, 19:36
Esse era o único problema da Sport à gasolina.
Bebia mais que o dono!:mrgreen:

Glaicon, a única diferença entre você e ela era o tipo de combustível que ambos bebem......

Neste ponto tenho saudades da Sportage, quando vendi estava fazendo 13 km/l na cidade (tudo bem que o diesel está quase o preço da gasolina, mas.....era menos gastona)