PDA

Ver Versão Completa : Inversor de Tensão para Jeep trailhawk

Zyroz
11/11/2016, 15:37
Boa tarde à todos.
Semana passada, dei inicio à transformação do meu jeep renegade trailhawk para fazer grandes viagens e acampar no decorrer da viagem.

Aí me veio uma dúvida... Gostaria de comprar um inversor de tensão para usar alguns equipamentos elétricos. Qual seria a melhor opção (mais potente pelo menor custo) ?

Esse é o meu primeiro carro, então estou buscando informações para fazer uma boa e tranquila viagem.

guga100
13/11/2016, 12:13
Boa tarde Zyroz

Os inversores são muito bons e práticos, porem o valor varia muito em relação a potencia. Então vc precisa primeiro ver qual a potencia que vc vai precisar.
Vc vai conectar o que nele? Lampadas, carregar celular ou notbook ou televisores nele e etc.

Por exemplo: Um inversor de 400W custa na faixa de uns 200 reais. Ja um de 3000W é mais de 1500 reais.
Então primeiro faça uma lista dos aparelhos que vc pensa em ligar nele.

Zyroz
13/11/2016, 20:59
Creio que 2000w seria mais que suficiente. Mas minha dúvida (real) é se o sistema do carro aguenta tanta coisa assim, pois nunca usei aquelas tomadas de 12v para tal situação. E obrigado pela resposta.

xibiu!!!
13/11/2016, 21:33
Creio que 2000w seria mais que suficiente. Mas minha dúvida (real) é se o sistema do carro aguenta tanta coisa assim, pois nunca usei aquelas tomadas de 12v para tal situação. E obrigado pela resposta.

Caro colega Zyroz.

Seja muito bem-vindo ao fórum 4x4 Brasil.
Com certeza um inversor com essa potência toda, não lhe permite o uso e ligação do mesmo na tomada original
do painel do veículo.
Não sei o que irá ligar ao mesmo tempo, mas uma potência de 400 à 500 watts, já seria de bom tamanho.
Sugiro que instale uma fiação um pouco mais robusta (mínimo fio 4 milímetros) direto da bateria, passando por fusível de no mínimo 30 amperes, instalado próximo da bateria.
Potências de 2.000 Watts são mais comuns para uso em caminhões, onde a potência das baterias são mais equivalentes (maiores), e sendo usado aí tensão primária de 24 VCC.
Haja bateria, rsrsrsrs...!!!

Abraço;:concordo:

Zyroz
13/11/2016, 21:52
Caro colega Zyroz.

Seja muito bem-vindo ao fórum 4x4 Brasil.
Com certeza um inversor com essa potência toda, não lhe permite o uso e ligação do mesmo na tomada original
do painel do veículo.
Não sei o que irá ligar ao mesmo tempo, mas uma potência de 400 à 500 watts, já seria de bom tamanho.
Sugiro que instale uma fiação um pouco mais robusta (mínimo fio 4 milímetros) direto da bateria, passando por fusível de no mínimo 30 amperes, instalado próximo da bateria.
Potências de 2.000 Watts são mais comuns em instalação de caminhões, onde a potência da bateria é mais equivalente (maior), sendo usado tensão primária de 24 VCC.
Haja bateria!!!

Abraço;:concordo:

Valeu Xibiu!!!
Então caso eu opte por uma de 400w a 500w, poderei usar sem nenhum problema no painel do carro certo ? Sem precisar fazer essa ligação direta na bateria...

xibiu!!!
13/11/2016, 22:06
Valeu Xibiu!!!
Então caso eu opte por uma de 400w a 500w, poderei usar sem nenhum problema no painel do carro certo ? Sem precisar fazer essa ligação direta na bateria...

Para uso de inversores com essa potência, o colega terá sim que fazer essa instalação que comentei.
Confirme no manual do usuário do veículo, a potência admitida na tomada original do veículo.
As tomadas originais de painel não admitem toda essa potência.
Geralmente são usadas para pequenas potências, como carregadores de celular, pendentes de luz, e podendo até serem usados nos mini compressores de ar (tensão 12 vcc) e outros aparelhos elétricos de baixa potência.

Sonhador
14/11/2016, 07:13
Não sei o nivel de preparação que pretende fazer em seu veiculo , mas a maioria instala uma segunda bateria direcionada para essa finalidade , as vezes alimentada por paineis solar , ou em paralelo com a bateria do veiculo ou com os dois sistemas

EXPLODIU! ELETRICA PARTE 2 - EXP BRASIL - PREPARACAO DO CARRO #09 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=nJJfsmtPKbY)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/153930-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos.html

leia estes que anexei para te dar uma ideia

Zyroz
14/11/2016, 10:19
Para uso de inversores com essa potência, o colega terá sim que fazer essa instalação que comentei.
Confirme no manual do usuário do veículo, a potência admitida na tomada original do veículo.
As tomadas originais de painel não admitem toda essa potência.
Geralmente são usadas para pequenas potências, como carregadores de celular, pendentes de luz, e podendo até serem usados nos mini compressores de ar (tensão 12 vcc) e outros aparelhos elétricos de baixa potência.

Muito Obrigado Xibiu!!!
Tirou todas as minhas Duvidas.

Zyroz
14/11/2016, 10:29
Não sei o nivel de preparação que pretende fazer em seu veiculo , mas a maioria instala uma segunda bateria direcionada para essa finalidade , as vezes alimentada por paineis solar , ou em paralelo com a bateria do veiculo ou com os dois sistemas

EXPLODIU! ELETRICA PARTE 2 - EXP BRASIL - PREPARACAO DO CARRO #09 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=nJJfsmtPKbY)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/153930-tracker-camper-um-micro-motorhome-para-expedicoes-e-acampamentos.html

leia estes que anexei para te dar uma ideia Valeu Sonhador !!
O video me tirou algumas dúvidas. A melhor opção mesmo seria uma segunda Bateria com uma potencia maior. Vou estudar um pouco mais para ver qual seria a melhor adaptação para o meu caso. Muito Obrigado

Sonhador
15/11/2016, 11:00
se eu fosse planejar um projeto desses tentaria planejar a maioria dos meus componentes usando os 12 volts ou alguns equipamentos que tenha opção de 110V e 12V , e o minimo usando 110V/220V , pois no caso de algum defeito no inversor eu teria o 12V ...

Por exemplo celular que se carrega no 110V ou 220V ou pode se usar um carregador veicular