PDA

Ver Versão Completa : Troquei feixe de molas originais e coloquei o da Toyota, preciso de ajuda

Mauricio Peloso
10/11/2016, 10:14
538743538744538745538746

Bom dia pessoal, preciso da ajuda de vocês, meu jeep estava com os feixes originais, estava muito macio, porem estava deitando muito nas curvas, a solução foi colocar os feixes de molas da Toyota, mas agora ta impossivel andar no jeep, ta pulando muito, ta pior que carro rebaixado, tem alguma solução? o mecanico colocou em uma posição errada?

reslima
11/11/2016, 08:01
Está pulando muito por conta da posição dos jumelos... Os suportes deveriam ter sido fixados de forma que os jumelos ficassem inclinados em angulo de 45 gaus no sentido oposto ao diferencial...

Exemplo abaixo (foto obtida aqui mesmo no fórum):

538786

Até mais...

tuna
11/11/2016, 08:19
A solução foi colocar molas de toyota... :roll: muito mais fácil e mais barato teria sido trocar os feixe de molas por feixes novos de:
Jeep!

Mas, agora que já está feito, tem que arrumar a posição desses suportes como o Renato falou acima, os jumelos tem que ficar inclinados a 45 graus no sentido contrário do que está hj, que está trabalhando com a geometria errada das molas.

[]´s

Mauricio Peloso
11/11/2016, 09:17
Está pulando muito por conta da posição dos jumelos... Os suportes deveriam ter sido fixados de forma que os jumelos ficassem inclinados em angulo de 45 gaus no sentido oposto ao diferencial...

Exemplo abaixo (foto obtida aqui mesmo no fórum):

538786

Até mais...
Muito obrigado, vou modificar e posto aqui o resultado, muito obrigado

Mauricio Peloso
11/11/2016, 09:20
Meu mecanico disse que colocando o Feixe de molas da toyota, o jeep ia ganhar em estabilidade, conforto e altura, daí andei dando uma lida no forum e vi várias pessoas elogiando, por isso aproveitei e comprei os feixes da toyota
Abraço

edwint
11/11/2016, 12:26
538743538744538745538746

Bom dia pessoal, preciso da ajuda de vocês, meu jeep estava com os feixes originais, estava muito macio, porem estava deitando muito nas curvas, a solução foi colocar os feixes de molas da Toyota, mas agora ta impossivel andar no jeep, ta pulando muito, ta pior que carro rebaixado, tem alguma solução? o mecanico colocou em uma posição errada?

Meu jeep estão com os jumelos iguais aos da sua foto 90 graus e anda bem, talvez seja pq as molas da toy sejam novas e vc estava acostumado com as molas mais desgastadas antigas.

Mauricio Peloso
20/07/2017, 10:45
Mudei a posição e melhorou, mas ainda continua muito duro e o jeep ta esterçando menos que antes, tem mais alguma coisa que posso fazer?

550090550091550089

AnBeLuZuK
20/07/2017, 13:04
Mudei a posição e melhorou, mas ainda continua muito duro e o jeep ta esterçando menos que antes, tem mais alguma coisa que posso fazer?

550090550091550089
Mauricio ainda precisaria ficar mai na horizontal os jumelos, mas tbm teriam que ser jumelos menores, estes são muito altos, para ficarem mais deitados precisaria desaquear muito o feixe. Tvz trocando por jumelos no tamanmho original.
os jumelos tem que ficar em 45 graus e para ficar macio mesmo tem que ficar mais deitados do que 45.
No meu jeep os jumelos são menores, estão mais na horizontal que os seus e ainda gostaria de desaquear mais. Depois coloco umas fotos.
O que influencia tbm sao os pneus. Uso 33 com 18 libras. Se fossem 31 sei que ficaria mais macio o jeep.

AnBeLuZuK
20/07/2017, 13:12
deveria ser o jumelo na dianteira do jeep, como nas toyotas, assim a suspensao nao trabalha direito e o angulo do diferencial dianteiro tbm tem que ser corrigido !

Sergio c
20/07/2017, 13:34
Nas bandeirante o jumelo dianteiro, que suporta mais peso e o motor, fica praticamente reto, sem inclinação, mas funciona bem.

Mauricio Peloso
20/07/2017, 13:49
muito obrigado turma, entao na traseira tenho que colocar os jumelos mais deitados que 45 graus :curtir:

Na dianteira eu tenho que inverter? colocar o jumelo na frente igual os primeiros Willys e igual nas band??

O meu jeep ta parecendo carro rebaixado de tão duro que ta :curtir_nao:

Sydney66
20/07/2017, 20:02
Prezado Maurício, boa noite.
Pela foto da dianteira do jeep leva a concluir (se estiver errado, por favor me corrija) que está usando pneus muito largos em roda de offset padrão, o que está aproximando demasiadamente a lateral do pneu com o feixe de molas e chassi (na foto as rodas estão alinhadas e próximas do feixe), o que prejudica o esterçamento. Utilize rodas de offset negativo que elas irão afastar o pneu do chassi e melhorar o esterçamento.

Rodrigo Baratti
21/07/2017, 06:48
Cada um falou uma coisa diferente aí em cima e até fazem sentido.
Vcs repararam que o feixe dianteiro foi instalado com suporte atras, onde o jumelo deveria ser fixado no chassi?
Ou seja, no centro do feixe (onde fica o eixo) ele não está na horizontal e sim inclinado, toda a geometria da suspensão dianteira está comprometida.

Para corrigir tem alguns opções:
Retirar o suporte de trás e deixá-lo no chassi, como o feixe original da Willys
Ou
Inverter o feixe deixando o jumelo na dianteira

Nas duas opções tem que ficar atento para o feixe fique na horizontal. Em seu centro.
De qualquer maneira o meca que está instalando não entende muito do que está fazendo.

[]'s

AnBeLuZuK
21/07/2017, 09:47
Deve usar jumelos menores ou desaquear mais o feixe. Na dianteira nao tem jeito tem que inverter ou adaptar o ponto fixo do jumelo por dentro do chassi como no jeep o que acho muito mais arriscado.

Rodrigo Baratti
21/07/2017, 15:47
Deve usar jumelos menores ou desaquear mais o feixe.
Isso não resolve, o que garante o alinhamento do feixe são seus olhais ficarem na mesma altura em relação ao solo, ou seja manterem a horizontal. Acho que os jumelos são da altura certa para os feixes da band.

Na dianteira nao tem jeito
Porque não? Essa é a adaptação mais comum qdo se quer tirar o jumelo do chassi e é original no CJ3.
Não entendi.

adaptar o ponto fixo do jumelo por dentro do chassi como no jeep o que acho muito mais arriscado.
Arriscado? Originalmente é assim no CJ5.
Tb não entendi.

[]'s

AnBeLuZuK
21/07/2017, 23:08
Isso não resolve, o que garante o alinhamento do feixe são seus olhais ficarem na mesma altura em relação ao solo, ou seja manterem a horizontal. Acho que os jumelos são da altura certa para os feixes da band.
Nao resolve mas acredito que fique razoavel na traseira. Os jumelos originais da band tem cerca de 7 cm entre pinos.

Porque não? Essa é a adaptação mais comum qdo se quer tirar o jumelo do chassi e é original no CJ3.
Não entendi.
Na dianteira nao tem jeito sem desfazer o que foi feito.

Arriscado? Originalmente é assim no CJ5.
Tb não entendi.
Arriscado acertar sem um pouco de engenharia e recursos. Se fizer uma pesquisa vais encontrar aqui no forum tem documentada uma empreitada assim
[]'s
Depois posto fotos de como ficou no meu jeep ele esta na oficina mas espero que saia amanha

Rodrigo Baratti
22/07/2017, 12:58
O fato é que a merda já foi feita e se quiser arrumar tem que desfazer e fazer novamente do jeito correto.
Não dá pra ficar arrumando jeitinho! Para com isso! :semideia

Mauricio Peloso
24/07/2017, 10:03
Bom dia Sydney

Pra ser sincero nao sei qual offset das rodas, o pneu é 31, antes de ter colocado o feixe de mola esterçava muito bem

Sydney66
24/07/2017, 22:09
Boa noite Maurício.
Então se antes funcionava com as mesmas rodas então a modificação do feixe alterou o ângulo de inclinação do eixo, o que altera o ângulo de cáster e isso influencia no esterçamento. Pode-se verificar pelas fotos que a fixação do feixe no suporte dianteiro é na posição original, mas no olhal traseiro (feixe dianteiro) foi colocado um suporte para o jumelo, o que afastou mais ainda o feixe da sua posição original. Observe que na parte à frente do eixo o feixe está curvado e atrás do eixo o mesmo está quase plano, então houve alteração na posição original do eixo em relação ao plano, observe que o braço de ligação está quase encostando no feixe de molas também.

Rodrigo Baratti
24/07/2017, 22:57
É exatamente isso!

tuna
25/07/2017, 08:27
Vai ter que desfazer tudo isso aí, até porque as soldas que estão aí pelamordedeus.... :roll:

[]´s

tuna
25/07/2017, 08:28
Cuidado, para quando arrumar não prejudicar o angulo de caster, aí vai ficar ruim de vez...

[]´s

Mauricio Peloso
25/07/2017, 10:04
Boa noite Maurício.
Então se antes funcionava com as mesmas rodas então a modificação do feixe alterou o ângulo de inclinação do eixo, o que altera o ângulo de cáster e isso influencia no esterçamento. Pode-se verificar pelas fotos que a fixação do feixe no suporte dianteiro é na posição original, mas no olhal traseiro (feixe dianteiro) foi colocado um suporte para o jumelo, o que afastou mais ainda o feixe da sua posição original. Observe que na parte à frente do eixo o feixe está curvado e atrás do eixo o mesmo está quase plano, então houve alteração na posição original do eixo em relação ao plano, observe que o braço de ligação está quase encostando no feixe de molas também.

550354550355 O feixe de molas na traseira esta reto, do jeito certo que tem que trabalhar, correto? se estiver errado me corrija, que levo pra fazer a modificação também

550356550357550358550357550359550359

Na dianteira o feixe de mola esta inclinado / o que devo fazer? alem de colocar o jumelo na frente? você tem fotos?

comprei o kit do feixe de molas na gama 4x4, ou seja, o que esta de errado foi a instalação rsrsrs, desde já agradeço a todos

Rodrigo Baratti
25/07/2017, 14:58
O traseiro esta correto.

O dianteiro vc pode:

- retirar tudo, inclusive os suporte e inverter o lado mantendo o jumelo para frente

ou

- fazer uma bucha e "enxertar" no chassi onde já tem o furo do jumelo original

Ambos os sistemas são similares em termos de funcionamento e vai solucionar o seu problema, vai da preferencia.
Eu uso e acho mais fácil fazer o jumelo pra frente.

O segredo é manter o meio da mola, onde apoia o eixo, na horizontal e com o angulo do jumelo a 45 graus.

[]'s

[]'s

Mauricio Peloso
25/07/2017, 15:06
Maravilha, depois posto uma foto de como ficou, muito obrigado

AnBeLuZuK
30/07/2017, 11:09
O meu esta assim mais de 45 entao o jeep esta macio se comparado com outros jeeps claro. O que nao significa tao confortavel eheheheh o jumelo comprei como sendo no tam original da toyota ta ai nas fotos 9 cm os suportes foram fixados 105cm um do outro como na toyota. Assim como o jumelo do eixo dianteiro ba frente do jeep, como eh montado na toyota. Todas as informacoes consegui aqui no forum e ja aproveito para agradecer quem postou notadamente o elmer e Kitiu entre outros foristas que postaram

AnBeLuZuK
30/07/2017, 11:17
No eixo dianteiro sao os feixes da toyota mais nova cujas buchas dos jumelos sao maiores e totalmente de borracha. No eixo traseiro ja tinha instalado anteriormente da toyota antiga cujas buchas sao de borracha e metal e os jumelos sao esses em U. No feixe traseiro precisei reposicionas os suportes pois que instalou nao colocou os 105 cm. Os feixe estao com pouco arqueamento. O original sao 10 cm de arqueamento O meu esta entre 7 e 8 cm de arqueamento. Todos feixes da dianteira da toyota. Todos os feixes com 3 molas de 7mm as tres maiores. A primeira. A segunda e a terceira molasda toyota. Todas molas origi almentw usadas no eixo dianteiro da toyotas.

Mauricio Peloso
31/07/2017, 09:58
Bom dia, vim agradecer a ajuda de vocês, o jeep virou outro, a roda esta esterçando bem mais, a traseira ainda esta um pouco dura, as vezes tenho que inclinar mais o jumelo, ou porque os feixes estão novos

Antes estava muito ruim, o jeep estava ´´devolvendo`` ao inves de amortecer, mas graças a ajuda de vocês, o Jeep melhorou da agua pro vinho

550619

Mauricio Peloso
31/07/2017, 09:59
obs: essa foto foi tirada antes de inverter o jumelo

Rodrigo Baratti
01/08/2017, 05:26
Bom que resolveu!!!
Curte o jeep!

[]'s