Ver Versão Completa : f250 saindo fumaça azul do escape
bom dia amigos, como estou a pouco tempo com a 250, devagar venho aprendendo um pouco sobre ela, ultimamente notei que nas primeiras partidas, cedo, ou mesmo durante o dia apos um tempo desligada ela solta um pouco de fumaça azul, parece que apos alguns minutos ela fica normal, so fumaceia preto, mesmo nas esticadas, isso é normal por o motor ainda estar frio? alguem ja reparou isso? motor é mwm 6c, ano 2004.
Marcelo Corradi
10/11/2016, 13:58
Motor diesel é normal sair um pouco de fumaça ao ligá-lo frio. Se estiver saindo muito, ou com frequência (motor ainda quente) é sinal de desgaste do motor. A fumaça preta quando acelera é normal.
parece que é so com motor frio mesmo marcelo, depois que esquenta eh so fumaça preta, fiquei meio cabreiro pq a s10 que eu tinha nao soltava fumaça azul em momento nenhum, e estava mais rodada que a f250, mais agradeço pela resposta. vlw pela ajuda.
mfdomingues
10/11/2016, 15:04
Amigo, boa tarde
Se a fumaça Azulada sai com o motor frio é porque os anéis, pistões e camisas ainda não dilataram o suficiente para bloquear totalmente a passagem do óleo que acaba indo para as camarás de combustão.
Ao aquecer essa dilatação "veda" todas as passagens e o motor entra em funcionamento normal.
Não se procede, mas certa vez um caminhoneiro disse que isto acontecia com motores "maiores" com mais frequência do que com motores menores, pois, era mais metal para aquecer, se pegar como exemplo que o seu é um MWM 6cil contra o da S10 que provavelmente era um 4 cil faz sentido.
Quanto a fumaça preta é normal, mas em excesso é bomba aberta e se for bomba aberta vai ajudar a fumacear mais ainda pela manhã (mistura a azul com a preta e o material particulado ajuda a destacar a azul).
a fumaça preta nao é em excesso nao, so relatei para dizer que apos alguns minutos a fumaça azul para e fica so a preta, creio que a bomba esteja original, nao foi aberta. obrigado pelas dicas domingues, me deixou mais tranquilo agora, valeu.
Marcelo Corradi
10/11/2016, 21:48
Amigo, boa tarde
Se a fumaça Azulada sai com o motor frio é porque os anéis, pistões e camisas ainda não dilataram o suficiente para bloquear totalmente a passagem do óleo que acaba indo para as camarás de combustão.
Ao aquecer essa dilatação "veda" todas as passagens e o motor entra em funcionamento normal.
Não se procede, mas certa vez um caminhoneiro disse que isto acontecia com motores "maiores" com mais frequência do que com motores menores, pois, era mais metal para aquecer, se pegar como exemplo que o seu é um MWM 6cil contra o da S10 que provavelmente era um 4 cil faz sentido.
Quanto a fumaça preta é normal, mas em excesso é bomba aberta e se for bomba aberta vai ajudar a fumacear mais ainda pela manhã (mistura a azul com a preta e o material particulado ajuda a destacar a azul).
O que o caminhoneiro disse é verdade, porque em um motor grande essa folga nos anéis irá permitir a passagem de mais óleo do que num motor pequeno, deixando a fumaça mais forte consequentemente. Além da questão dele demorar mais a aquecer...
obrigado pela resposta marcelo, estava com duvida antes, porque mesmo com a fumaça azul ela nao baixava nada de oleo de motor, e meu medo é que começasse a baixar, mais agora depois da explicação de vcs estou mais tranquilo.