Ver Versão Completa : Turbo no Tracker
Biodiversidade
08/11/2016, 13:52
Alguém já colocou turbo no Tracker?
Quais os números do desempenho e do consumo?
Qual o custo da instalação?
ereneu alves de oliveira
08/11/2016, 17:58
vou começar a empreitada agora, comprei a turbina, coletor de escape, intercooler, bicos injetores, injeção full tech, e ou outras coisitas e assim que eu montar mando aqui as impressões, meu grand vitara é automatico 2.0 2p motor j20a e vai ser direcionado pra trilha.
Biodiversidade
08/11/2016, 18:16
👏👏👏👏👏👏👏
Muito bom! Sucesso na empreitada.
Sugiro que faça um passo-a-passo aqui no grupo.
Você está fazendo em seu mecânico de confiança? Ou em alguma empresa especializada em colocar turbinas?
Arildo MT
09/11/2016, 02:05
Tem alguns tópicos tratando disso, de uma pesquisada, inclusive vi um classificado ou tópico de venda de um kit completo.
ereneu alves de oliveira
09/11/2016, 07:33
sim, tem um tópico que relata a instalação do turbo e venda do mesmo e é este mesmo que comprei, quem iniciou a empreitada foi Victor Miró, que devido a outros projetos desistiu do mesmo, faltou os testes e resultados finais o restante ele já tinha feito inclusive se ele puder opinar aqui sobre detalhes que esqueceu de postar fica o convite, vou ver se consigo passar todas as impressões aqui, procurei um preparador para a instalação e é ele que está me orientando já que nunca tive carro turbo ok.
Tem também uma muito legal com compressor! A grande vantagem é que vc não precisa atingir certa faixa de rotação para começar a ter ganho de potência, assim como acontece com a turbina.
Pessoal, pra quem está procurando mais informações e impressões sobre o Tracker turbo, tem uns vídeos de um preparador (Brutus Motorsport) que fez e detalhou bastante coisa, dá pra ter uma boa ideia de como fica.
O carro foi feito pra andar bem na rua, compensando a potência que falta nos Suzuki, mas sem exageros.
Ficou com 187hp de potência (+46%) e 29Kgfm de torque (+64%) rodando com 0,4 bar de pressão.
O preparador me contou que andando tranquilamente o consumo melhorou 5%, mas se afundar o pé o consumo acompanha o desempenho.
Versão detalhada do vídeo (40 minutos):
Versao detalhada, Chevrolet Tracker 2.0 16V Turbo FT500 Lite 4x4 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=LsIP0mThTxM)
Vídeo no dinamômetro:
Chevrolet Tracker 2.0 16V Turbo FT500 Lite 187hp @ 0,4bar dyno - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=wLA6HPci1EA)
Instalação e acerto:
Chevrolet Tracker 2.0 16V Turbo FT500 Lite 4x4 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Bft-2a6BX7Y)
Ereneu, famoso Reverso, boa sorte na instalação e mantenha-nos atualizados por aqui.
Abraço.
Rafael, ele disse quanto custa aproximadamente para fazer essa alteração? Ele é de Santa Catarina?
ereneu alves de oliveira
09/11/2016, 18:53
e ai rafael como vai, sei que venderam o vitara e após muitos anos com o azeitona (jeep 51 verde) cansei de jeep aberto e resolvi montar um grand vitara, apos a montagem de toda a suspa e eixos achei que ele deveria ter mais potência e ai vou de turbo, vou tentar colocar todo o procedimento aqui para que se outros seguirem o mesmo caminho já saberem as pedras que encontrarão.
segue foto do bichinho.538721
mfdomingues
09/11/2016, 20:07
Pessoal, pra quem está procurando mais informações e impressões sobre o Tracker turbo, tem uns vídeos de um preparador (Brutus Motorsport) que fez e detalhou bastante coisa, dá pra ter uma boa ideia de como fica.
O carro foi feito pra andar bem na rua, compensando a potência que falta nos Suzuki, mas sem exageros.
Ficou com 187hp de potência (+46%) e 29Kgfm de torque (+64%) rodando com 0,4 bar de pressão.
O preparador me contou que andando tranquilamente o consumo melhorou 5%, mas se afundar o pé o consumo acompanha o desempenho.
Versão detalhada do vídeo (40 minutos):
Versao detalhada, Chevrolet Tracker 2.0 16V Turbo FT500 Lite 4x4 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=LsIP0mThTxM)
Vídeo no dinamômetro:
Chevrolet Tracker 2.0 16V Turbo FT500 Lite 187hp @ 0,4bar dyno - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=wLA6HPci1EA)
Instalação e acerto:
Chevrolet Tracker 2.0 16V Turbo FT500 Lite 4x4 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Bft-2a6BX7Y)
Ereneu, famoso Reverso, boa sorte na instalação e mantenha-nos atualizados por aqui.
Abraço.
Excelentes números para apenas 0,4 bar. Realmente ele fez um ótimo trabalho.
A minha (que não tem nada a ver com um Suzuki) soh anda mesmo a partir dos 0,6 bar. Mas eh outra pegada a construção aplicada.
Boa sorte no projeto, vou acompanhar.
em.pereira
09/11/2016, 23:05
vou começar a empreitada agora, comprei a turbina, coletor de escape, intercooler, bicos injetores, injeção full tech, e ou outras coisitas e assim que eu montar mando aqui as impressões, meu grand vitara é automatico 2.0 2p motor j20a e vai ser direcionado pra trilha.
Quanto você gastou no turbo? E nas demais peças?
Rafael, ele disse quanto custa aproximadamente para fazer essa alteração? Ele é de Santa Catarina?
E aí xará.
O preparador é de MG. Se fosse pra deixar o carro com ele, tendo todas as peças, faria o serviço em uns 20 dias.
Ele me disse que foi colocado tudo da melhor qualidade nesse Tracker, a melhor fuel tech, foi mantida a gasolina como combustível, enfim, deixar como se fosse feito pela fábrica. Custou R$15 mil. Mantendo a qualidade geral do projeto mas economizando em alguns pontos ele estima que daria pra fazer por R$12 mil.
Gostei muito da atenção aos detalhes que o preparador demonstra no vídeo, mas sinceramente minha expectativa é que custaria menos da metade disso pra turbinar um carro. Porém não tenho muita base pra comparar.
Tirem suas próprias conclusões.
Opa! Tbm acho que 12k é muita grana para essa modificação... tem que ver até onde é vantagem...
Amigo,
Você fez algum trabalho no coletor (4x2x1 ou 4x1) e no sistema de escapamento (escape de 2,5")?
Pretendo fazer no meu carro e não encontrei nenhuma referência.
Lá fora tem muita gente que faz no Sx4 2.0...mas tenho que procurar com calma.
abs.
mfdomingues
10/11/2016, 10:06
Opa! Tbm acta grana para essa modificação... tem que ver até onde é vantagem...
Realmente 12 k é muita grana para esta preparação.
Estes dias conversando com o pessoal da extreme car de SC eles instalaram um motor toyota turbo diesel em uma Sportage por este preço, e isto era motor com todos os periféricos e ainda um cooler de brinde, além da documentação para legalizar o veiculo no Detran.
Eles colocaram também um motor de ML 320 diesel V6 em uma Prado senão me engano, no dina deu quase 400cv. E o preço não foi muito mais alto que este ai não, bom sei lá tem que ver o beneficio na volta.
Mas estou acompanhando.
carlos-godoy
13/11/2016, 23:45
E aí xará.
O preparador é de MG. Se fosse pra deixar o carro com ele, tendo todas as peças, faria o serviço em uns 20 dias.
Ele me disse que foi colocado tudo da melhor qualidade nesse Tracker, a melhor fuel tech, foi mantida a gasolina como combustível, enfim, deixar como se fosse feito pela fábrica. Custou R$15 mil. Mantendo a qualidade geral do projeto mas economizando em alguns pontos ele estima que daria pra fazer por R$12 mil.
Gostei muito da atenção aos detalhes que o preparador demonstra no vídeo, mas sinceramente minha expectativa é que custaria menos da metade disso pra turbinar um carro. Porém não tenho muita base pra comparar.
Tirem suas próprias conclusões.
R$ 12 mil é muito dinheiro pra turbinar um carro.
Não sou especialista, mas considerando que um kit com turbina para carros 2.0 (ver no Google) sai por menos de R$ 3.000, deve ser muito provável que se faça a instalação por muito menos que R$ 12 mil.
mfdomingues
14/11/2016, 02:46
R$ 12 mil é muito dinheiro pra turbinar um carro.
Não sou especialista, mas considerando que um kit com turbina para carros 2.0 (ver no Google) sai por menos de R$ 3.000, deve ser muito provável que se faça a instalação por muito menos que R$ 12 mil.
Carlos, mas ai também eh kit chinês e sem nenhuma preparação no motor. Digo pelo menos um vira forjado vai bem. Outra questão também a se pensar eh remapear a injeção ou até uma fueltech ou pandoo.
Se for fazer com menor custo possível eh melhor nem fazer.
Pra detalhar um pouco mais o alto custo, o preparador em questão me contou que um problema nos motores Suzuki é referente aos sensores diversos deste motor. Os sensores têm um padrão japonês que não conversa com a Fueltech, e aí precisa fazer uma adaptação de componentes mecânicos pra receber novos sensores e poder ligar na Fueltech.
Carlos, mas ai também eh kit chinês e sem nenhuma preparação no motor. Digo pelo menos um vira forjado vai bem. Outra questão também a se pensar eh remapear a injeção ou até uma fueltech ou pandoo.
Se for fazer com menor custo possível eh melhor nem fazer.
mfdomingues, concordo com você em relação a não fazer com menor custo possível, principalmente neste caso do vídeo, que é um carro pra uso diário. É importante escolher bem o que vai fazer pra não gastar com coisas desnecessárias.
O exemplo que você deu de virabrequim forjado, pra pressões abaixo de 0,6Kg eu acho desnecessário. Uma boa revisão no motor com certeza, mas componentes forjados eu colocaria só pra pressões mais altas.
De maneira geral acredito que até uns R$6 mil seja um custo realista pra turbinar com pressão baixa e qualidade de serviço.
mfdomingues
14/11/2016, 08:56
Pra detalhar um pouco mais o alto custo, o preparador em questão me contou que um problema nos motores Suzuki é referente aos sensores diversos deste motor. Os sensores têm um padrão japonês que não conversa com a Fueltech, e aí precisa fazer uma adaptação de componentes mecânicos pra receber novos sensores e poder ligar na Fueltech.
Agora fiquei um pouco confuso, pois, os Civics que recebem as fueltech, não sei posso estar muito enganado, mas, não lembro de ninguém dizer sobre as adaptações para troca dos sensores padrão japonês, desculpa se falei algo errado
Falei do vira, como exemplo realmente a pressão será pequena, mas, a questão eh você vai parar por ai? Afinal como vai ter que desmontar tudo mesmo, talvez o custo compense, enfim, gosto eh gosto.
Muitos começam com pressões baixas e em 6 meses disparam para as mais altas e ai tem que abrir o motor novamente.
carlos-godoy
14/11/2016, 13:09
Quais são as marcas boas de turbina e quais são as de segunda (ou terceira) linha?
Agora fiquei um pouco confuso, pois, os Civics que recebem as fueltech, não sei posso estar muito enganado, mas, não lembro de ninguém dizer sobre as adaptações para troca dos sensores padrão japonês, desculpa se falei algo errado
Falei do vira, como exemplo realmente a pressão será pequena, mas, a questão eh você vai parar por ai? Afinal como vai ter que desmontar tudo mesmo, talvez o custo compense, enfim, gosto eh gosto.
Muitos começam com pressões baixas e em 6 meses disparam para as mais altas e ai tem que abrir o motor novamente.
Bom, agora reli o e-mail do preparador e vi que falei besteira. Não é o padrão japonês, é só o padrão que a Suzuki usa, que é o mesmo da Mitsubishi.
O que o preparador me deu como exemplo foi o sensor de rotação. Segundo ele, no Suzuki é uma roda dentada com 8 dentes defasados em ângulos assimétricos, que não é compatível com as injeções programáveis. Com isso as 2 opções possíveis são adaptar uma roda fônica de 60-2 dentes na polia do virabrequim ou adaptar uma roda dentada de 4 dentes simétricos no comando de válvulas.
Em relação a aumentar a pressão depois, com certeza isso é bem comum. Como em tudo na vida, a gente começa com uma ideia e depois vai sempre querendo melhorar.
mfdomingues
14/11/2016, 16:48
Bom, agora reli o e-mail do preparador e vi que falei besteira. Não é o padrão japonês, é só o padrão que a Suzuki usa, que é o mesmo da Mitsubishi.
O que o preparador me deu como exemplo foi o sensor de rotação. Segundo ele, no Suzuki é uma roda dentada com 8 dentes defasados em ângulos assimétricos, que não é compatível com as injeções programáveis. Com isso as 2 opções possíveis são adaptar uma roda fônica de 60-2 dentes na polia do virabrequim ou adaptar uma roda dentada de 4 dentes simétricos no comando de válvulas.
Em relação a aumentar a pressão depois, com certeza isso é bem comum. Como em tudo na vida, a gente começa com uma ideia e depois vai sempre querendo melhorar.
Ah tah, agora esclarecido.
Pensa em colocar um radiadorzinho de óleo para ajudar o arrefecimento, o investimento eh mínimo e vale muito a pena. Coisa como da sahara 350 resolve bem e isto pq vai 300 ml de óleo, mas seu motor agradece.
Abs e acompanhando seu projeto.
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