PDA

Ver Versão Completa : Explorer 97 4x4 aut(check engine)



jros267
14/03/2006, 22:34
olá prezados amigos,sou um recem proprietário de explorer 97/97 4x4
aut. e estou tentando a um mes resolver a luz do check engine que
insite em permanecer acesa, fiz todas as orientações editado pelo
colega J.Sebastian no site da Ranger a mesma apresenta erro 411 que
após outras visitas a oficinas(3) onde passaram scaner´s tbém
apresentou o erro 411 no computador e fui informado não ser nada grave
provavel oxidação no circuito e mandaram deixar assim mesmo e
continuar andando c/ a luz acesa.Realizei inclusive o desligamento da
bateria (reset) mas após 20 a 30 km volta a acender.Fui hoje na Ford
da frei Caneca e passaram um scanner profissional e nada de errado c/
injeção e/ou outro componente resetaram e sugiriram desmontar todo
sistema eletrico para sanar o acendimento da luz ao custo de
R$3.500,00.Após rodar 10 km voltou a acender.
Do exposto solicito aos colegas Foristas um auxílio de algum usuário
já teve este problema e até mesmo sujestões para resolver, até porque
acho que não está correto andar c/ o chek engine aceso.Desde
ja´agradeço a todos que possam contribuir numa solução viável e mais
barata que a Ford.Obrigado, Roberto

joaoespindola
15/03/2006, 00:36
Roberto, tive uma Ranger que teve o mesmo problema quando adaptada para GNV. A razão foi a queima da sonda lambda, que analisa os gases que saem do escapamento. De repente pode ser a resposta.

Boa sorte,

João

jros267
15/03/2006, 08:57
Olá prezado João, a minha nunca coloquei kit a gas, mas nos testes do scanner a sonda lambda tá ok. agradeço sua atenção, obrigado, Roberto.

Luís Arato
15/03/2006, 19:57
Dê uma olhadinha no site

http://proficientperformance.com/tech_ecm_codes.php

e no arquivo em anexo.

Eles mostram que o código 411 se refere a um erro da central eletr6onica de não poder controlar a rotação do motor quando ela realiza um auto-teste (KOER Test - key on engine running = chave ligada e motor funcionando).

Então, parece que o defeito está no momento que a central realiza o tal teste, e , parece, não interfere no andamento normal.

Como arrumar? Boa pergunta, vou pesquisar e tentar achar alguma coisa, mas sei que centrais eletrônicas são bem parecidas com "caixas pretas". Sabe lá o que tem dentro.

De qualquer forma, é um saco ver aquela luz de erro o tempo todo.

JOSE CANDIDO
17/03/2006, 16:26
Bom, num sei nao, mas, com aqui é pra dar palpite ...

Tenho Explorer ... já tive Ranger .....

Após alguns anos com a Ranger , a danada acendeu a luz do check engine, e NADA apagava a maldita ... :parede: meu pai ficava louco, pq ele é cuidadoso com carro ....

Levei nas TRES concessionarias aqui de BH :!: :!: :!: ... Mesma resposta : "Ô Dôtô, num é nada nao ..... elas tudo tao acendeno mesmo ... é gasulina aqui do Brasil que nao é das mió, daí acende " ....

Resultado é que, pra nao ficar queimando a pestana, agente parou de preocupar com a tal luzinha .... andamos muitas léguas com a ranger, e nunca deu nada , relamente ...

A explicacao dos mecanicos a meu ver é boa e certa ... o carro é super "americano" , que roda com gasolina de aviao ... e agente aqui, com essa porquera, misturada com alccol, agua, e os cambal .... talvez nao seja nada ...

Pode sim, ser algo mais grave, ams duvido muito ..., agora, colega, esquece essa ideia de gastra 3,5 paus só pra desmontar sistema eletrico !!! Ainda mais, que qdepois de desmontar, dai que vc vai ter problema mesmo ...

Se muita gente ja passou diagnostico de que esta ok, acredite !!!

Abs a todos ..

Ah, em tempo : toda, eu digo TODA ranger que eu vejo que colocou gnv, acende a luz !!!! :concordo:

GH
17/03/2006, 17:20
A Zafira da patroa tb insiste em acender a luz, principalmente em viagens.
Não é constante, tem vez que não acende, outras vezes fica acesa direto.

Azar dela (da luz, não da patroa :wink: ), enquanto o carro tá rodando legal, não esquento com isso.
Se pifar, aciono o seguro. :concordo:

Já faz isso tem 3 anos! :putz:

Luís Arato
17/03/2006, 20:19
É verdade, só vamos dar importância para a luz se o carro parar de vez, :evil: o que também não quer dizer nada, pois assim nem precisaria estar acesa para acusar um defeito que está evidente, :| . Como também não tem como consertar de qualquer jeito, somente em oficinas especializadas.

Tem outros indicadores bem mais importantes :D para evitar problemas, como a pressão de óleo e temperatura do motor, com estes dá até para evitar algo pior, :D .

A filosofia então é, enquanto funcionar, pressão de óleo e temperatura ok, vai tocando, :mrgreen: .

Já pensou, gastar toda aquela grana e o cara falar que não achou nada, :parede: :parede: ou que teria que trocar a central, :discordo: :discordo: etc e tal? Só para apagar a luz?

Coloque um adesivo para esconder a luz, :roll: :P . Pronto.

O que não quer dizer que se deva desistir de achar uma solução, apenas, sem neuroses.

rodrigo resende
18/01/2011, 13:26
A luz da minha Ranger aparece sexta dia 17/01/2010 logo após o mecanico trocar o sensor de pressão do óleo do motor que estava vazando, logo, acredito estar vinculado ao manuseio desta peça ou localidade.

BERGUELLI
21/03/2011, 19:18
Amigos, troquei o óleo do motor, os 4,7 litros do 20w50, e troquei o filtro de óleo também, mas após isso a luz do check engine ficou acessa!!!! Será que pode ser filtro errado???
Um abraço. ranger xlt v6 98

PHD
22/03/2011, 12:37
A minha tem GNV e a luz nao acende nao, ja acendeu quando o carro morreu uma vez mais nada....

Alessandro,
23/03/2011, 09:56
O Check acesso por conta da gasolina não justifica, pois o meu carro, com mais de 260.000 km já deveria ter acendido há tempos.

Não tenho GNV, acredito mais que seja por conta da oxidação. É uma pena cobrarem tanto pelo reparo no chicote e ainda não ter garantia da solução. :?

jpuerro
23/03/2011, 11:59
olá prezados amigos,sou um recem proprietário de explorer 97/97 4x4
aut. e estou tentando a um mes resolver a luz do check engine que
insite em permanecer acesa, fiz todas as orientações editado pelo
colega J.Sebastian no site da Ranger a mesma apresenta erro 411 que
após outras visitas a oficinas(3) onde passaram scaner´s tbém
apresentou o erro 411 no computador e fui informado não ser nada grave
provavel oxidação no circuito e mandaram deixar assim mesmo e
continuar andando c/ a luz acesa.Realizei inclusive o desligamento da
bateria (reset) mas após 20 a 30 km volta a acender.Fui hoje na Ford
da frei Caneca e passaram um scanner profissional e nada de errado c/
injeção e/ou outro componente resetaram e sugiriram desmontar todo
sistema eletrico para sanar o acendimento da luz ao custo de
R$3.500,00.Após rodar 10 km voltou a acender.
Do exposto solicito aos colegas Foristas um auxílio de algum usuário
já teve este problema e até mesmo sujestões para resolver, até porque
acho que não está correto andar c/ o chek engine aceso.Desde
ja´agradeço a todos que possam contribuir numa solução viável e mais
barata que a Ford.Obrigado, Roberto

Amigo minha explo teve o mesmo problema http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=76670

leia meu ultimo post pois é o mais comum e fácil ( e não muito caro) de resolver!!

abs e boa sorte!!

joao