PDA

Ver Versão Completa : Quantos km antes da primeira retífica do motor do Tracker 2.0 16V?



em.pereira
05/11/2016, 00:34
Quem já retificou o motor a gasolina do Tracker?
Qual foi a quilometragem?
Quanto custou?
Onde comprou as peças?

Abs

Arildo MT
05/11/2016, 16:01
Nos modelos novos que usam o ''mesmo'' motor (sx4, gv3) não vi relatos de retifica, na tracker alguns problemas pontuais por volta dos 100.000 KM, troca de kit corrente de comando, bomba d'água com vazamento, carbonização, borra interna por prolongar troca de óleo, uso severo sem a devida manutenção preventiva, alguns que vieram com defeito e rodou casquilho (bronzina, mancal), e poucos casos de retifica antes dos 200.000 km, na gv2 mais rodadas, vi relatos de motor lacrado com 280.000, 320.000 e 450.000, ao que parece, salvo algum defeito ou problema pontual, esse motor bem cuidado roda muito antes de uma retifica por desgaste natural, japoneses fazem excelentes motores ciclo otto (suzuki, honda, toyota, subaru, etc.), os ciclo diesel começaram a melhor nos últimos projetos, alemães e americanos tem projetos bem maduros de ciclo diesel.

Arildo MT
05/11/2016, 21:22
Este diz no anuncio que já fez aos 192.000 km,

4x4 Brasil - Portal Off-Road - Fórum 4x4 - Classificados (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/114086/7616-tracker-2-0-4x4/)

Arildo MT
06/11/2016, 15:03
O pessoal da velha guarda aqui do fórum, parece que sumiu td, ou foram pro zap zap, os tópicos estão virando monólogos, outros estão uma disputa do barralho (ao estilo, o meu é maior q o seu), segue alguns relatos sobre retifica e manutenção de motores,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/103493-motor-tracker-2009-2-0-gasolina-batendo-com-menos-de-45-mil-km.html

Arildo MT
06/11/2016, 17:40
Sei que não é o foco deste tópico, mas fiz uma compilação de tópicos com assuntos congeneres, que acho que são pertinente em relação a varias duvidas e buscas de novos usuários e também contem muitos relatos de manutenção em motor,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/106103-tipo-de-oleo-indicado-para-tracker-2008-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/85825-regulagem-motor-tracker-2008-rj.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/135749-barulho-motor-tracker.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/150337-barulho-no-motor-apos-troca-oleo.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/105185-kit-corrente-de-comando-do-grand-vitara.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/151835-problemas-gm-tracker.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/139486-ponto-de-ignicao-da-tracker-com-menor-consumo-e-com-otimo-desempenho.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/117630-tracker-apresentando-pre-detonacao-batida-de-pino.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/105484-tracker-com-motor-batendo-pino-solucao.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/140277-grilo-no-motor.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/135837-barulho-tracker-2008-ajuda.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/129384-tracker-grilando-batendo-pino-pre-ignicao-3.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/127747-tracker-ruido-no-motor-apos-troca-de-oleo.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/45950-que-oleo-usar-na-troca-do-gran-vitara.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/134641-limpeza-corpo-da-borboleta-tracker-3.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-129384.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50398-gm-tracker-2-0-16v-consumo-41.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/157056-troca-preventiva-da-bomba-de-combustivel-do-tracker.html

CaioPetri
12/12/2016, 20:01
A minha está beirando os 190 mil e ainda não precisou. O motor não está em seus melhores dias, pois tem feito alguns barulhos novos e já precisa da troca de corrente há algum tempo. Tenho usado óleo 20w50 desde os 160 mil. Acho que esse "morre" por volta dos 220 mil, com sorte 250.

Alexandre Mello
13/12/2016, 18:03
Tópico bacana... Vou deixar minha contribuição...

A minha é de fabricação outubro de 2007, modelo 2008, e está com pouco mais de 172 mil Km rodados.

Até o momento foram feitas apenas troca de filtros (ar, óleo e combústivel), além do óleo a cada 5.000 Km.

Desde os 100 mil Km que está no 20w50. Corrente e Tensores ainda não acusaram problemas.

Tenho um amigo com um Grand Vitara 2001 que precisou abrir o motor e só trocou os tensores. A Corrente de Comando continuou a mesma.

em.pereira
16/05/2017, 18:52
Mais alguém?

Aurasil
04/07/2017, 23:05
A minha está na oficina nesse momento. O motor está passando por uma retífica completa. O motivo foi empenamento do cabeçote por super aquecimento após estourar a mangueira superior do radiador. Como o motor já estava baixando cerca de 600 ml de óleo a cada mil km (20w50 Mobil super) resolvi fazer o motor completo. Quando voltar a funcionar, posto como ficou.

Lambreta
04/07/2017, 23:15
Qual preço médio da retifica?

hurry-gurits
05/07/2017, 21:45
Mais alguém?
Só para atualizar, hoje minha tracker esta´com mais de 160.000 rodados, tinha aberto o motor com 45.000 +/- como relatado no outro tópico citado por aqui, depois de mais de 100.000 rodados depois de abrir o motor, começou a baixar óleo, um dia manobrando saiu uma bola de fumaça na aceleração de troca de marchas, levei novamente no daniel simon para ver.

Ficou lá com ele quase 2 semanas, ele somente estudando os possíveis motivos, para tentar evitar ter que abrir, mas infelizmente teve que abrir de novo, abriu com 146.000 aproximadamente, ai depois de revirara de cabo a rabo, tirou todas as medidas e estavam exatamente iguais de quando abriu com ele da primeira vez, descobrimos que o japônes filha de uma P.... que tem oficina de jipe na av. da cursino, que abriu a primeira vez o motor, tinha trocado os anéis e não falou nada, e pra ajudar colocou anéis de baixa qualidade, o daniel somente trocou os anéis, trocou as juntas porque teve que abrir e o motor está forte, berrando alto.

Tive o azar, de pela primeira vez levar o carro num cabaço nó cego, porém depois que passou na mão do daniel, mesmo com 160.000 está um relógio.

Alexandre Mello
06/07/2017, 06:43
A minha está agora com 177.649 ainda com o Kit de Corrente e Tensores originais.

Apenas troca de óleo e de filtros: óleo, combustível, ar, cabine, além das velas de ignição.

Peguei ela com 73K. Sou segundo dono. Troca de óleo a cada 5K, juntamente com o Filtro de Óleo.

Desde os 100K utilizo óleo SAE-20W50 API-SJ ou API-SM, dependendo do preço deles.

Aditivo Bardahl B12 500ml desde os 100K.

Baixa 2L a cada 5K. Segundo o Daniel Simon é normal.

Em compensação, já gastei muita grana com Suspensão. Praticamente já troquei quase toda ela.

João Muraro
09/07/2017, 18:25
A minha está com 135.000km, 2º dono, peguei com 77.000 km. Já precisei trocar uma corrente de comando e tensor (originais). Troca de óleo a cada 5.000 km, 20W40 semi sintético BR. No mais só alegria.

Aurasil
05/08/2017, 21:53
Pessoal, a retífica completa com bomba de óleo e bomba d'água com mão de obra ficou em torno de 7 mil reais (2,4 mil de mão de obra). Não foi necessário efetuar a troca de corrente do comando de válvulas. Estranho, mas o mecânico avaliou e estava sem folgas. Peças todas da marca TAKAO. Coloquei velas iridium. O que me incomoda é quando para o veículo em ponto morto e macha lenta (sem pisar na embreagem), aparece um barulho como se fosse um molho de chaves sendo chacoalhado. Mesmo trocando o rolamento de embreagem, não resolveu. O mecânico disse que pode ser as molinhas do disco de embreagem.

MATOSWR
05/08/2017, 23:27
O mecânico pode usar um estetoscópio para identificar de onde vem o barulho e não ficar adivinhando. Nunca ouvi burulho assim da embreagem. Pode ser algo que ficou soldo do lado de fora do motor e faz barulho. Peguei um carro esses dias que fazia um barulho assim e era a proteção térmica do escapamento, que um mecânico deixou frouxa. Mas se vier de dentro do motor não pode ser normal. Se vc retirou a pouco tempo deve observar o oleo que sai da troca ( o bom é trocar com 1000km depois) veja se tem algo anormal nele. boa sorte

Quanto ao tópico, ja vi GV pegar retifica com 150mil, mas pq o dono não usava aditivo ai comprometeu o arrefecimento, o carro ferveu e ai já viu.

em.pereira
06/08/2017, 11:27
A minha está na oficina nesse momento. O motor está passando por uma retífica completa. O motivo foi empenamento do cabeçote por super aquecimento após estourar a mangueira superior do radiador. Como o motor já estava baixando cerca de 600 ml de óleo a cada mil km (20w50 Mobil super) resolvi fazer o motor completo. Quando voltar a funcionar, posto como ficou.

Chegou a quantos quilômetros?

Aurasil
07/08/2017, 10:55
Chegou a quantos quilômetros?
Está com 160 mil km, porém a causa primária foi bomba d'água que vazou água e ferveu o motor. Fiz completo porque já estava baixando muito óleo. Estava usando o 20w50 e consumia cerca de 400 ml a cada mil km.
Em relação ao barulho, é na embreagem ou câmbio, pois ao tocar na embreagem, o barulho para.
Pessoal, uma coisa que me incomoda é em relação ao filtro de ar. Quando abre o compartimento, existe uma telinha quadriculada do duto que vai para o motor. Sempre está com um pouco de poeira alí, indicando a passagem de pó. Dá pra perceber isso passando os dedos nessa telinha. Sempre troco os filtros em dia, mas nesse momento estou tomando o máximo de cuidados na tentativa de maximizar a vida útil do motor J20A. Acabei de comprar pelo mercado livre, um filtro original da Suzuki importado do Japão (segundo o vendedor!) por 90 reais. Vou verificar se mesmo com esse novo filtro a poeira continua passando.
Ressalto que o kit de corrente de comando de válvulas não foi trocado no processo de retífica.

AndersonPoa
07/08/2017, 15:54
Pessoal, a retífica completa com bomba de óleo e bomba d'água com mão de obra ficou em torno de 7 mil reais (2,4 mil de mão de obra). Não foi necessário efetuar a troca de corrente do comando de válvulas. Estranho, mas o mecânico avaliou e estava sem folgas. Peças todas da marca TAKAO. Coloquei velas iridium. O que me incomoda é quando para o veículo em ponto morto e macha lenta (sem pisar na embreagem), aparece um barulho como se fosse um molho de chaves sendo chacoalhado. Mesmo trocando o rolamento de embreagem, não resolveu. O mecânico disse que pode ser as molinhas do disco de embreagem.


Aurasil,

Parece um barulho tipico de correia do comando de valvulas com folga. Isso aparecia na minha somente em determinadas faixas de giro, e é o tipo de problema que nao deve ser muito protelado. Um mecanico experiente detecta facil usando um estetoscopio como o colega falou... Alias, em se tratando de Suzuki, mecanico REALMENTE experiente (de pref. com a marca) faz muita diferenca!!

Estando o motor em retifica, nao hesitaria em trocar correia e tensor (duram em media 150 mil km, mas pode incomodar antes, prox. 100 mil km). Ja a durabilidade desse motor, em condicoes normais de uso, troca de oleo e filtro em dia, passa facil de 300 mil Km - mas varia BASTANTE (como qualquer motor) PELA FORMA como é tratado....

Aurasil
07/08/2017, 21:55
Esse barulho que mencionei, não é da corrente do comando, pois ao relar no pedal de embreagem, ele desaparece.

gabrieluarian
08/08/2017, 07:58
Pessoal, a retífica completa com bomba de óleo e bomba d'água com mão de obra ficou em torno de 7 mil reais (2,4 mil de mão de obra). Não foi necessário efetuar a troca de corrente do comando de válvulas. Estranho, mas o mecânico avaliou e estava sem folgas. Peças todas da marca TAKAO. Coloquei velas iridium. O que me incomoda é quando para o veículo em ponto morto e macha lenta (sem pisar na embreagem), aparece um barulho como se fosse um molho de chaves sendo chacoalhado. Mesmo trocando o rolamento de embreagem, não resolveu. O mecânico disse que pode ser as molinhas do disco de embreagem.

Olá, amigo. tudo bem?
O meu estava com um barulho parecido e era a polia do tensor do alternador... São duas, uma menor e outra maior, o que estava fazendo barulho no meu era a maior, mas por via das duvidas meu mecanico pediu para trocar as 2.
Pode ser o caso do seu também...

gabrieluarian
08/08/2017, 08:02
Minha tracker 2008, peguei a pouco mais de 2 meses...
Nos ultimos dias começou a ficar lento na saída, gastar coisa de 30,00 por dia de combustivel (não rodo muito)... Teve que abrir a parte de cima e estava cheeeeio de borra. Vai ter que fazer todo o serviço de limpeza... por sorte a corrente de comando e o restante está sem folga e segundo o mecanico roda mais de 120.000km ainda se for bem cuidado.

Aí aproveitei para trocar velas, fazer o reparo dos bicos e algumas limpezas a mais para que eu possa usar o carro por pelo uns 4 anos ainda...

cadu-araxa
08/08/2017, 10:27
Está com 160 mil km, porém a causa primária foi bomba d'água que vazou água e ferveu o motor. Fiz completo porque já estava baixando muito óleo. Estava usando o 20w50 e consumia cerca de 400 ml a cada mil km.
Em relação ao barulho, é na embreagem ou câmbio, pois ao tocar na embreagem, o barulho para.
Pessoal, uma coisa que me incomoda é em relação ao filtro de ar. Quando abre o compartimento, existe uma telinha quadriculada do duto que vai para o motor. Sempre está com um pouco de poeira alí, indicando a passagem de pó. Dá pra perceber isso passando os dedos nessa telinha. Sempre troco os filtros em dia, mas nesse momento estou tomando o máximo de cuidados na tentativa de maximizar a vida útil do motor J20A. Acabei de comprar pelo mercado livre, um filtro original da Suzuki importado do Japão (segundo o vendedor!) por 90 reais. Vou verificar se mesmo com esse novo filtro a poeira continua passando.
Ressalto que o kit de corrente de comando de válvulas não foi trocado no processo de retífica.

Ola Aurasil.
Consegue o link desse filtro japonês pra gente dar uma olhada? Já recebeu.. que marca é?

Sobre o barulho da embreagem... chegou a analisar se é rolamento de embreagem (embora qdo é rolamento o barulho costuma ser invertido... acontece qdo pisa e não qdo solta)? Já foi embaixo do carro com ele ligado em ponto morto e empurrou o garfo da embreagem com a mão pra verificar de onde vem o barulho?

cadu-araxa
08/08/2017, 10:29
Minha tracker 2008, peguei a pouco mais de 2 meses...
Nos ultimos dias começou a ficar lento na saída, gastar coisa de 30,00 por dia de combustivel (não rodo muito)... Teve que abrir a parte de cima e estava cheeeeio de borra. Vai ter que fazer todo o serviço de limpeza... por sorte a corrente de comando e o restante está sem folga e segundo o mecanico roda mais de 120.000km ainda se for bem cuidado.

Aí aproveitei para trocar velas, fazer o reparo dos bicos e algumas limpezas a mais para que eu possa usar o carro por pelo uns 4 anos ainda...

Desmontou pra limpeza o corpo de borboleta tb? se o motor estava assim... o TBI não deve estar diferente. Essa limpeza melhora mto o desempenho.

gabrieluarian
08/08/2017, 13:14
Desmontou pra limpeza o corpo de borboleta tb? se o motor estava assim... o TBI não deve estar diferente. Essa limpeza melhora mto o desempenho.

Desmontou sim... foi através dela que vimos primeiro como estava cheio de borra...

Aurasil
08/08/2017, 20:12
Ola Aurasil.
Consegue o link desse filtro japonês pra gente dar uma olhada? Já recebeu.. que marca é?

Sobre o barulho da embreagem... chegou a analisar se é rolamento de embreagem (embora qdo é rolamento o barulho costuma ser invertido... acontece qdo pisa e não qdo solta)? Já foi embaixo do carro com ele ligado em ponto morto e empurrou o garfo da embreagem com a mão pra verificar de onde vem o barulho?

Em relação ao ruido, realmente não tenho ideia do que seja.
O filtro eu comprei pelo mercado livre. Pela imagem do vendedor, é diferenciado. Ele tem 22 "ondinhas", ao contrário dos paralelos, que tem apenas 20 (de acordo com as Figuras dos vendedores!). Pela lógica, deve oferecer menos resistência a passagem de ar. Mas o que me preocupa mesmo é uma poeira bem fininha que se acumula após a passagem pelo filtro. Alguém mais notou isso?

Segue o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-824334716-filtro-de-ar-gm-tracker-suzuki-vitara-original-_JM

cadu-araxa
09/08/2017, 00:25
Esse filtro do anuncio do ML é genuino suzuki (etiquetado pela GM). O preço num tá ruim.. já vi paralelo por 60 reais.
Nunca reparei nessa poeirinha pq to sempre limpando a caixa como um todo. Vou olhar na próxima.

Caso alguém precisa de peças mais comuns de tracker e suzuki, recomendo ligar na concessionária Rakki em SP (setor de peças, da unidade das nacoes unidas). Muitas vezes sai mais barato que em loja de auto-pecas.

Carros Suzuki (http://www.rakkisuzuki.com/contato)

hurry-gurits
14/08/2017, 11:35
Esse barulho que mencionei, não é da corrente do comando, pois ao relar no pedal de embreagem, ele desaparece.

Isso acontecia na minha, parecia um roncar suave, relava o pé na embreagem e parava, era o rolamento da embreagem.

cadu-araxa
14/08/2017, 19:51
Pois é.. eu troquei o meu rolamento de embreagem recentemente (tb dava o barulho qdo pisava), era original e já estava no fim do fim. Eu inclusive tenho um novinho que acabei nao usando, paralelo, vendido na Alternativa4x4. Se interessar para alguém só falar.... Eu optei por comprar o genuino na concessionária em SP.

Aurasil
31/08/2017, 20:19
Pois é.. eu troquei o meu rolamento de embreagem recentemente (tb dava o barulho qdo pisava), era original e já estava no fim do fim. Eu inclusive tenho um novinho que acabei nao usando, paralelo, vendido na Alternativa4x4. Se interessar para alguém só falar.... Eu optei por comprar o genuino na concessionária em SP.

Pessoal, rodei apenas 1000 km com meu veículo após a retífica e minha esposa se envolveu em um acidente. Mas não aconteceu nada com ela, porém a frente do carro acabou!!! Uma senhora cruzou a preferencial sem olhar, bateu na minha esposa e pra piorar, a arremessou em um muro. A brincadeira não vai ficar nada barato!!! Apesar dela não ter culpa, o veículo que estava errado não tem seguro e eu também não. A senhorinha não tem condição de arcar com nada...
Pessoal, mas a dúvida é o seguinte: o radiador que comprei veio com dois caninhos na parte inferior para plugar mangueira. Pra que serve isso? Estou querendo colocar o retorno do óleo da direção hidráulica alí, já que o sistema é independente da água de arrefecimento. Alguém sabe pra que serve os caninhos?

PHMello
01/09/2017, 07:59
Pessoal, rodei apenas 1000 km com meu veículo após a retífica e minha esposa se envolveu em um acidente. Mas não aconteceu nada com ela, porém a frente do carro acabou!!! Uma senhora cruzou a preferencial sem olhar, bateu na minha esposa e pra piorar, a arremessou em um muro. A brincadeira não vai ficar nada barato!!! Apesar dela não ter culpa, o veículo que estava errado não tem seguro e eu também não. A senhorinha não tem condição de arcar com nada...
Pessoal, mas a dúvida é o seguinte: o radiador que comprei veio com dois caninhos na parte inferior para plugar mangueira. Pra que serve isso? Estou querendo colocar o retorno do óleo da direção hidráulica alí, já que o sistema é independente da água de arrefecimento. Alguém sabe pra que serve os caninhos?

Caramba! Sorte que nada aconteceu com sua esposa e que azar também, né...
O radiador que vc comprou é pro modelo com cãmbio automático. Os "caninhos" são para resfriamento do fluído do câmbio. Se não tiver como trocar, isola eles ou tenta isso que vc quer fazer.
Em relação ao tópico inicial, meu TK já está chegando aos 190 mil Km e ainda não abri. Funcionamento normal Uso óleo Shell HX7 10w40 desde quando comprei, com 73 mil KM. Trocando sempre junto com o filtro a cada 5mil Km.

Boa sorte!

CaioPetri
04/01/2018, 18:07
Atualizando minha postagem inicial... Cheguei aos 215 mil km e sem sombra de problemas no motor! Segue lacrado e rodando com os barulhinhos da corrente desde os 120. Sempre usando 20w50.

Abraços e longos kms!

hurry-gurits
08/01/2018, 09:38
Atualizando minha postagem inicial... Cheguei aos 215 mil km e sem sombra de problemas no motor! Segue lacrado e rodando com os barulhinhos da corrente desde os 120. Sempre usando 20w50.

Abraços e longos kms!

Atualizando a minha, 171.000 e o serviço ficou ótimo, daniel simon é o cara.

Triste somente porque as necessidades na empresa mudaram e definitivamente preciso de uma picape, já achei uma que o cara está esperando a entrega da nova para entregar a dele no final de fevereiro, então vou ter que vender a minha TK

Edmundo
03/08/2018, 12:08
Pessoal.
Minha Tracker está comigo desde zero KM, comprada em dez de 2008, atualmente com 203mil KM. Somente as trocas de óleo e filtro a cada 5000Km, lógico que em algumas trocas passou dos 5mil, sempre usando o óleo indicado, se não me engano é o 20w50.
Nestes anos todos as manutenções foram:
Suspensão - lift 2" e tirada do lift para voltar ao original;
Suspensão - troca dos amortecedores e pneus (tamanho original) - estes ja rodaram mais de 90mil KM
Suspensão - troca do pivo esquerdo - meu mecânico mandou prensar um da L200 na bandeja da Tracker, ficou muito bom, isso tem quase dois anos
Caixa de direção - troca de todos os reparos aos 198mil KM;
Freios - trocadas as pastilhas umas 3 vezes
Motor - radiador trocado com 190milKM (trincou a parte de cima), polia viscosa, junta do cabeçote (corrente foi verificada e não precisou trocar) e velas. Filtros sempre trocados com periodicidade
Ar condicionado - somente higienização periódica, uma troca de gás e uma limpeza geral interna
Calotinha da roda - já perdi várias, sempre compro no ML
Escapamento - somente reparo na ponteira final, essa por acaso acabou derretendo um pedaço do para choque traseiro
Baterias - acho que foram umas 4 até hoje
Já estou próximo de uma nova troca de amortecedores, fico na dúvida se terei que trocar as molas também, pois são as originais ainda.

Acho que vou ficar com ela por um bom tempo ainda. Este carrinho é pau pra toda obra

Abraço a todos

aldomerlin
21/06/2020, 18:06
a minha ta com 165mil, só trocada junta da tampa de valvulas... sempre usei 10w40 semi cada 5mil e o dono anterior que tirou ela zero tambem seguia essa linha...

Só que tenho percebido acumulo de borra... Estou louco pra usar aquele flush corretivo da koube que é poderoso porem estou com medo de fazer merda!!!

To pensando em fazer o corretivo, depois um enxague com 5w30 e outra troca com flush preventivo e 20w50 novo... Será que vai bem?

Hafen
22/06/2020, 22:09
Tenho um GV 2.0 16v 2000/2000, do qual sou o quinto dono, pelo que pude descobrir. Quando comprei o carro, em final de 2011, este já estava com 155.000 km marcados no odômetro. Hoje, em junho de 2020, o GV fez a troca de óleo com o painel indicando 297.500 km.

Quando comprei o Suzukão, este estava bem (muito) sofrido. Assim que comprei, foi trocado o para-brisa frontal, trincado. Ao longo de um ano, um ano e meio, paulatinamente tive que trocar todos os componentes da suspensão, rolamentos das rodas, polia viscosa, embreagem e respectivo rolamento, reformados os diferenciais (coisa simples, não precisou trocar engrenagens), trocados os faróis embaçados, reformado o carpete, trocado o radiador. As molas traseiras estavam horríveis, e foram trocadas por molas dianteiras de Opala 6 canecos. Mais tarde, foi reformado o câmbio, trocando todos os rolamentos, e também a corrente da transmissão 4x4, assim como retocar a pintura. Aos 200.000 km, foram substituídas todas as bobinas e injetores, flush para tirar resíduos do sistema de lubrificação, trocadas todas as mangueiras do sistema de arrefecimento (precaução).

Não mexi no motor ainda. Quando comprei, o óleo já baixava 0,5 litro a cada mil quilômetros. Embora isto não seja agradável de modo nenhum, isto não necessariamente indica um desgaste violento deste motor em específico, uma vez que o próprio manual do usuário afirma que este tipo de ocorrência é normal e esperado, conforme o tipo de utilização.

Mas é inevitável, o motor está bem rodado e apresenta sinais evidentes de desgaste. Hoje, beirando os 300.000 km, ele bebe 1 litro de óleo mineral 20W50 a cada mil quilômetros. O consumo é alto, 11 km/litro de gasolina comum na estrada. No momento da partida, é possível, para quem tem ouvido sensível, perceber um leve rajado, provavelmente indicando folga nos casquilhos. Com toda certeza, lá no cabeçote, existe folga entre as guias e hastes das válvulas, porque de manhã cedo, ao dar partida, é nítido que sai uma leve névoa de óleo no escape.

Quem leu o relato acima provavelmente deve estar certo que chegou a hora de fazer o motor do Suzukão. Não está errado, mas nós aqui tomamos a decisão de que não é o momento ainda. O motor roda macio, sem folga nos anéis, e o carro tem desempenho bom no asfalto, maravilhoso na terra e delicioso na lama, nadinha de barulhos estranhos. Corrente do comando, bomba d’água, tudo trabalhando redondinho. Meu mecânico me afirma que este motor tem ainda muito chão antes de ser aberto, e eu acredito nele. Talvez mexer no cabeçote, para eliminar as folgas nas válvulas, trocar a válvula termostática por cautela, talvez ainda este ano de 2020. De resto, feliz da vida com o carrinho, com todos aqui em casa enamorados por ele, incluindo Dona Onça, talvez a pessoa mais apaixonada.

Abrir o motor, reformar? Sim, vai acontecer, cedo ou tarde. Estou esperando que isto seja planejado em algum momento entre 350.000 e 400.000 km, dependendo da nossa condição financeira, a Covid complicou tudo, mas não ficaria surpreso de forma alguma se chegar sossegado a 450.000. Existe, porém, o receio de esperar demais e não conseguir mais comprar peças originais da Suzuki, isto tem de ser considerado.

Tenho vontade de um dia abrir um relato detalhado, aqui no fórum, do que tem sido a aventura de ser o dono deste GV valente, pau para toda obra. Este fórum, inclusive, teve um papel importantíssimo de apoio para esta aventura. Um dia talvez eu crie coragem.

Um grande abraço a todos!

Hafen
22/06/2020, 22:30
Prezado Aldomerlin

Você escreveu:

"a minha ta com 165mil, só trocada junta da tampa de valvulas... sempre usei 10w40 semi cada 5mil e o dono anterior que tirou ela zero tambem seguia essa linha...

Só que tenho percebido acumulo de borra... Estou louco pra usar aquele flush corretivo da koube que é poderoso porem estou com medo de fazer merda!!!

To pensando em fazer o corretivo, depois um enxague com 5w30 e outra troca com flush preventivo e 20w50 novo... Será que vai bem?"



Penso que, com todo este cuidado que está tomando, difícil que algo ocorra errado. O motor do meu GV, bem mais rodado, já passou por flush sem problemas, não tenho o que dizer de negativo na experiência, e eu apenas fiz o procedimento normal, com o aditivo aplicado antes de exaurir o óleo velho, motor funcionando por 10 minutos em marcha lenta e veículo parado, remoção do óleo seguida de troca normal do óleo e filtro (obrigatório trocar o filtro de óleo).

Entretanto, esta é a minha experiência, não necessariamente aplicável ao seu veículo. O motor do meu Suzuki não tinha sinais de borra, foi um cuidado a mais apenas. No seu caso, mais do que recomendo que verifique a opinião técnica do seu mecânico de confiança, que é quem conhece bem o seu carro, ela sim é essencial para a sua tomada de decisão.

Abraços, sucesso na empreitada, tudo de bom!

Hafen

pequijeep
25/06/2020, 17:02
Alexandre, qual é a desse aditivo? É tipo Militec1? (Ou Molykote, pessoal de moto gosta dele também, sei lá, eterna discussão.....)


A minha está agora com 177.649 ainda com o Kit de Corrente e Tensores originais.

Apenas troca de óleo e de filtros: óleo, combustível, ar, cabine, além das velas de ignição.

Peguei ela com 73K. Sou segundo dono. Troca de óleo a cada 5K, juntamente com o Filtro de Óleo.

Desde os 100K utilizo óleo SAE-20W50 API-SJ ou API-SM, dependendo do preço deles.

Aditivo Bardahl B12 500ml desde os 100K.

Baixa 2L a cada 5K. Segundo o Daniel Simon é normal.

Em compensação, já gastei muita grana com Suspensão. Praticamente já troquei quase toda ela.

pequijeep
25/06/2020, 17:14
O Hafen, que tá curtindo o pequeno valente há tantos km e sente segurança mesmo já beirando os 300.000km rodados e tantas manutenções corretivas ou preventivas tem muita coisa pra contar, com certeza. E o que ele não souber dizer como era ou deveria ser num carro novo o Edmundo pode explicar já que mantém o seu desde que saído da concessionária....
Vocês certamente seriam de grande valia aqui pra gente que adora esses carros!!
Eu espero beirar o nível do Hafen aí.... se eu chegar aos 200.000km no jabutizinho ficarei muito feliz. Espero não precisar vendê-lo antes.

Hafen
03/07/2020, 10:14
O Hafen, que tá curtindo o pequeno valente há tantos km e sente segurança mesmo já beirando os 300.000km rodados e tantas manutenções corretivas ou preventivas tem muita coisa pra contar, com certeza. E o que ele não souber dizer como era ou deveria ser num carro novo o Edmundo pode explicar já que mantém o seu desde que saído da concessionária....
Vocês certamente seriam de grande valia aqui pra gente que adora esses carros!!
Eu espero beirar o nível do Hafen aí.... se eu chegar aos 200.000km no jabutizinho ficarei muito feliz. Espero não precisar vendê-lo antes.

Caro Pequijeep

Obrigado pelo incentivo! Um dia destes crio coragem e apresento aqui a história completa deste "projeto", mas de qualquer forma sempre tem alguma coisa nova para contar, e eu não deveria deixar de postar com regularidade. Aliás, isto vale para todos nós, é isto que constrói a grande serventia deste forum!

Mais uma vez muito obrigado!

Hafen

Obs.: Concordo 100% sobre o eterno conflito, relíquia vrs monstrinho. O meu ficou mais para relíquia do que monstrinho, mas não consigo mante-lo original completo, eu amo demaaais aqueles pneus 235/70R16, as molas rígidas e a suspensão levantada... Mas quando vejo um GV originalzinho, belezinha, brilhando, dá um frio na espinha... rss. O conflito existe sim, é real! Abraços!

Edmundo
10/08/2020, 21:36
Fala Senhores,

Voltei. Minha Tracker segue firme na lida, agora com 275mil Km e nos últimos meses rodando muito, três viagens em dois meses de 2400Km cada, entre estradas boas e ruins. Média de consumo de quase 10km/l, a minha sempre manteve este consumo. Fico com o ar ligado quase o tempo todo.

Daquele relato de 2018 até aqui, troquei um jogo de amortecedores a um ano e a dois meses troquei o jogo de pneus (uso o Wrangler SUV da Goodyear - excelente), o estepe usei pela primeira vez em janeiro de 2020.

Agora ela está com muito barulho naquela corrente do comando de válvulas, quando ligo o motor pela manhã percebo uma pequena batida de válvula também e a embreagem que em 2018 já não estava muito bem, agora está muito barulhenta, faz um ruído dentro da cabine que incomoda um pouquinho.

Em 2018 tive que comprar um parachoque traseiro em desmanche, pois a ponteira do escape apodrecido jogou o fluxo do ar quente direto no plástico que derreteu, fez um buraco enorme em 150Km rodados, eu nem percebi. Mas ficou tudo certo depois.

Bem, sobre a embreagem, hoje chegou a nova (Elper se não me engano), acho que ainda nesta semana vai para a oficina, aí já vai trocar algum rolamento de polia que está fazendo barulho também, além da correia que está com muitas fissuras, também vai abrir a parte da corrente do comando de válvulas para ver se não tem folga. Vamos ver no que vai dar e depois volto aqui para falar.

Em tempo, em dez de 2020 completo 12 anos com minha Tracker, ainda não pretendo me desfazer dela tão cedo e com certeza meu filho vai aprender a dirigir nela.

Abraço a todos e até mais.

gersonflu
15/11/2020, 03:47
Fala Edmundo.

Que bom ver seu relato durante todo esse tempo com a Tracker.
A minha tá com 160.000 e agora começou a apresentar um barulinho na corrente de comando. Assim que começou fiz uma nova troca de óleo e deu uma melhorada.
Você (ou alguém daqui) chegou a usar "militec" em algum momento?
Fiz a pouco tempo na minha uma manutenção boa.
Amortecedores, alguns outros itens da suspensão, freios e etc.
Não tenho nenhuma intenção de vender a minha. Pelo contrário, só penso em algumas melhorias e investimentos nela.
Sou muito satisfeito com a viatura.




Fala Senhores,

Voltei. Minha Tracker segue firme na lida, agora com 275mil Km e nos últimos meses rodando muito, três viagens em dois meses de 2400Km cada, entre estradas boas e ruins. Média de consumo de quase 10km/l, a minha sempre manteve este consumo. Fico com o ar ligado quase o tempo todo.

Daquele relato de 2018 até aqui, troquei um jogo de amortecedores a um ano e a dois meses troquei o jogo de pneus (uso o Wrangler SUV da Goodyear - excelente), o estepe usei pela primeira vez em janeiro de 2020.

Agora ela está com muito barulho naquela corrente do comando de válvulas, quando ligo o motor pela manhã percebo uma pequena batida de válvula também e a embreagem que em 2018 já não estava muito bem, agora está muito barulhenta, faz um ruído dentro da cabine que incomoda um pouquinho.

Em 2018 tive que comprar um parachoque traseiro em desmanche, pois a ponteira do escape apodrecido jogou o fluxo do ar quente direto no plástico que derreteu, fez um buraco enorme em 150Km rodados, eu nem percebi. Mas ficou tudo certo depois.

Bem, sobre a embreagem, hoje chegou a nova (Elper se não me engano), acho que ainda nesta semana vai para a oficina, aí já vai trocar algum rolamento de polia que está fazendo barulho também, além da correia que está com muitas fissuras, também vai abrir a parte da corrente do comando de válvulas para ver se não tem folga. Vamos ver no que vai dar e depois volto aqui para falar.

Em tempo, em dez de 2020 completo 12 anos com minha Tracker, ainda não pretendo me desfazer dela tão cedo e com certeza meu filho vai aprender a dirigir nela.

Abraço a todos e até mais.

Edmundo
19/11/2020, 17:43
Boa tarde pessoal e boa tarde Gersonflu

Fiz as manutenções na minha Tracker citadas anteriormente. Tem história.

Só respondendo o Gerson... usei militec nela antes de fazer esta última manutenção (duas trocas de óleo), mas aquele barulho da corrente do comando não diminuía com o usos dele.

Bem, troquei as embreagem e no serviço apareceu um outro elemento que teve que ser retificado, não me lembro o nome, mas é uma espécie de eixo que o rolamento da embreagem desliza. Foi retificado e remontado com a embreagem nova.

Peguei o carro feliz da vida e notei que havia um chiado forte e parecia da embreagem, o mecânico disse que com a troca do óleo de câmbio isso seria resolvido (não acreditei), mas segui o conselho dele, pois nunca tinha trocado o óleo do câmbio (baita erro meu).
Na troca descobriu que havia pequenos pedaços de metal no imã do bujão do câmbio, além do óleo estar preto e pastoso, pedi para retirar o câmbio e abrir. Tinham dois rolamentos condenados e tive que trocar o conjunto de rolamentos do câmbio. De resto o câmbio estava perfeito. Aí já pedi para olhar caixa de transferência e os diferenciais, está tudo OK.

Também abriu a frente do motor para olhar a corrente do comando, estava tudo no lugar e sem folga. Não deu para entender o motivo do barulho, o mecânico checou tudo e aproveitou para trocar junta da tampa de válvula, checou velas e cabos, trocou rolamentos de polias e a correia.

Remontou tudo e o chiado continua, acredito que deve ser alguma coisa na embreagem, mas ainda não tive tempo de retornar no mecânico. Está combinado de voltar para checar tudo novamente.

Ela está andando firme e forte e vamos que vamos.

Abraço a todos

Rotta 57
24/02/2021, 12:43
Bom dia,
Muito tempo que não participo do Fórum.
Minha Tracker está com 131.500 Km. Comprei em setembro de 2009, sou segundo dono. Gosto muito do carro, é bom para os três mundos, viagens, cidade e fora de estrada até onde um carro 4x2 não consegue ir. Não pretendo me desfazer do carro. Faço as revisões regularmente a cada 6 meses ou 5.000 km (sempre uso óleo 20w50).
Até o momento troquei
- Polia de apoio e Polia Tensor correia. (Esse prejuízo aconteceu por descuido na lavagem do motor com jato d’água. Bobeira de principiante)
- Troca correia de Ar e Direção
- Junta da tampa de válvulas
- Maçaneta Tampa traseira
- Calota só perde da roda esquerda lado motorista. Agora coloquei uma cola e parou de cair.
- Cano d’água lateral do cabeçote e mangueira radiador superior.
- Vou ter que trocar a homocinética roda esquerda pois foi comprometida pela perda da coifa que não percebi.
- Assim, vou aproveitar para trocar as duas coifas de roda e as duas do câmbio.
Tive um problema ao tentar trocar o óleo do câmbio (80w90 Gl4). Não consegui tirar o bujão inferior e “comeu” onde vai a chave Allen. Agora vai ter que soldar. Difícil de encontrar bujão. Só encontrei seminovo na Suzucar e novo fabricado pela própria RC 4x4.
Sobre embreagem e corrente, são originais. Não senti nenhum problema até o momento.

NACA
16/03/2021, 23:14
Boa noite pessoal. Minha Tracker 2007/2008 está com 238 mil km. Pintura queimada. Caixa da tração dianteira já foi trocada. Suspensão já foi feita por 2 vezes, vidro elétrico da porta traseira esquerda já teve início de incêndio após troca por um paralelo, o local onde é aparafusada carroceria logo abaixo do assoalho onde fica os pés do motorista já apodreceu, Limpeza do corpo da borboleta recente, mas motor e caixa estão Impecáveis com 238 mil km trocando o óleo e filtro certinho

Edmundo
02/12/2021, 15:07
Pessoal,

Fazia tempo que não entrava no Forum. Já se passou um ano.
Minha Tracker continua firme e forte, agora com 298mil KM e 13 anos comigo. Neste ano eu troquei o kit de corrente do comando e aquele barulho na frente do motor acabou. No mais são as trocas de óleo e filtro.
A pintura do teto está queimada e no mês passado quebrou a maçaneta da porta traseira, já comprei outra só falta trocar (já é a segunda).
Quero trocar os faróis dela, os originais já foram trocados, mas eu comprei um par via ML que estão sendo usados atualmente, mas eles são uma porcaria, não dão regulagem. Alguém tem alguma dica de onde encontrar? (e-commerce).

Abraço a todos

Junior Indaial
02/05/2025, 13:53
Alguém sabe onde achar cabo de aceleração Tracker 2.0 2001 diesel , ou se tem um simular que sirva?