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Ver Versão Completa : kit de injeção para motor opala.



valmor
14/03/2006, 22:07
Alguem conhece , sabe se existe , se é lenda ou real ????

"kit de injeção para motor opala"

[]´s

ribon
14/03/2006, 22:17
De uma olhada em:

http://www.fueltech.com.br/

http://www.digipulse.com.br/

[ ]´s

ramiro_eli
15/03/2006, 10:57
Eu fiz orçamentos para instalar a Fuel Tech F1i no Devasso, e com todas as peças e MO a conta ficaria entre 4,5 e 6k. :|

Eu amo a minha Weber!!! :mrgreen:

Beto Lacerda
15/03/2006, 11:18
Eu fiz orçamentos para instalar a Fuel Tech F1i no Devasso, e com todas as peças e MO a conta ficaria entre 4,5 e 6k.

Eu amo a minha Weber!!!

sai bem mais barato fazer toda preparação do motor do Devasso em um silverado ...
se bem que p/ o Devasso um holley truck avenger ja resolve bem :twisted:

[]'s

ramiro_eli
15/03/2006, 11:53
Eu fiz orçamentos para instalar a Fuel Tech F1i no Devasso, e com todas as peças e MO a conta ficaria entre 4,5 e 6k.

Eu amo a minha Weber!!!

sai bem mais barato fazer toda preparação do motor do Devasso em um silverado ...
se bem que p/ o Devasso um holley truck avenger ja resolve bem :twisted:

[]'s

O problema dos motores Silverado/Omega é que o cabeçote deles é pior que o dos Opala p/ retrabalho...mas sem dúvida ficaria quase o mesmo valor! :parede:
O Holley Avenger está nos planos :twisted: , mas para instala-la tenho que modificar o servo/cilindro mestre...pois ocupam o mesmo lugar! :putz:

Beto Lacerda
15/03/2006, 12:22
O problema dos motores Silverado/Omega é que o cabeçote deles é pior que o dos Opala p/ retrabalho...mas sem dúvida ficaria quase o mesmo valor!

creio que prepara o silverado fique até mais em conta do que esse orçamento de injetar o seu ...
o cabeçote é pior pq ??? isso ta com cara de puxar sardinha seu argentino :twisted: quero dados :mrgreen:


O Holley Avenger está nos planos , mas para instala-la tenho que modificar o servo/cilindro mestre...pois ocupam o mesmo lugar!

sabia ... ja falamos disso lembra ...
[]'s

valmor
15/03/2006, 20:50
parece que é mais conveniente trocar por um motor Sinverado do que "atualizar" o motor opala.
Alias este motor 4.1 da Silverado e Omega é o motor Opala 6cc "modernizado" c/ injeção elet. "de fabrica".

Mas ..onde encontro este motor Silverado ???

Quanto custa ?

[]´s

ribon
15/03/2006, 21:53
Fica de olho no Mercadolivre... Sempre tem uns...

Vai gastar de 2 a 4k... Pesquise...

[ ]´s

ramiro_eli
16/03/2006, 10:45
o cabeçote é pior pq ??? isso ta com cara de puxar sardinha seu argentino :twisted: quero dados :mrgreen:


Beto,

O cabeçote do Opala/C-20 e Omega/Silverado são praticamente identicos.
Mas eles tem algumas diferenças, entre elas os dutos de admissão.
No motor Opala os dutos de admissão são geminados, formando 3 entradas grandes na junção c/ o coletor, que em seguida se dividem em 6 dutos, um p/ cada cilindro.
No motor MPFI, é diferente. Logo na junção com o coletor de admissão já existem 6 dutos independentes. Esta diferença é por causa dos bicos da injeção eletrônica, que são montados no coletor de admissão, mas já injetam no duto exclusivo para cada cilindro.
Esta diferença inclusive é um problema p/ "injetar" o motor de Opala.
Nos motores originais estas diferenças são praticamente imperceptíveis, mas é um grande limitador na preparação dos cabeçotes.
O cabeçote que está montado no motor do Devasso tem mais CFM do que é possível de se extrair em um cabeçote Omega totalmente trabalhado. :putz:

valmor
12/02/2011, 19:54
O que acham deste kit ?????

Kit De Injeção Para Opala Ou Chevette 4 Cc

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-166199199-kit-de-injeco-para-opala-ou-chevette-4-cc-_JM

Leco1974
13/02/2011, 18:03
Conversando com meu meca quinta ele me disse que um vizinho dele injetou um Opala 4cc com flauta, bicos etc do Omega 2.0 ou 2.2 (ele não sabia ao certo) e que ficou bom e que foi facílimo, quase "plug and play". Assim que meu CJ entrar na fase de sair do lugar, verificarei isto e aviso, pq tb tenho interesse.

Ricardo Piovan
25/02/2011, 15:40
Depois passa o preço de tudo isso !!! Porque fui atrás das peças do Omega 4.1, que dá para adaptar no 6 do Opala, mas ficava mais caro que comprar um motor Silverado pronto !!!

Tenho interese em injetar o 250S do Pé Grande, que tá com Solex Bijet.

Cheguei a conversar com o pessoal da Fueltech, mas eles mesmo me disseram que em jipe não funcionaria, pois ela foi desenvolvida para trabalhar em altas rotações !!! Arrancadas, rachas e blablabla ...

O cara disse que até poderia instalar, mas que não dava garantia do bom funcionamento .....

Não seria o meu caso.

Abraço

Willys51or
26/06/2011, 20:38
Tenho uma dúvida também, se a injeção for monoponto? Será que tem mais benefícios que compensem a adaptação?

Ricardo Piovan
27/06/2011, 11:13
Cara, já conversei com 4 empresas de preparação de motores, e todos disseram que monoponto no Opala 6 CC não funciona ......

Só funciona no Opala 4 CC.

Mas já cheguei na conclusão que não compensa financeiramente injetar motor Opala 6 CC. Fica mais caro que comprar um motor de Silverado pronto !!!

Abraço

4X4GARAGE
27/06/2011, 11:19
Cara, já conversei com 4 empresas de preparação de motores, e todos disseram que monoponto no Opala 6 CC não funciona ......

Só funciona no Opala 4 CC.

Mas já cheguei na conclusão que não compensa financeiramente injetar motor Opala 6 CC. Fica mais caro que comprar um motor de Silverado pronto !!!

Abraço

concordo X2,mas talves la na frente tente hahahha

GBarros
27/06/2011, 14:27
Cara, já conversei com 4 empresas de preparação de motores, e todos disseram que monoponto no Opala 6 CC não funciona ......
Só funciona no Opala 4 CC.
Mas já cheguei na conclusão que não compensa financeiramente injetar motor Opala 6 CC. Fica mais caro que comprar um motor de Silverado pronto !!!
Abraço

Pelo contrario. No 4cc tem jeito de injetar monoponto e multiponto. Já no 6cc, de preferencia, injete monoponto, pois multiponto no 6cc, as camaras de entrada de ar não são independentes, atrapalhando no fluxo de ar. Eu injetei multiponto (4cc) e to injetando outro motor, so que monoponto (também 4cc) pois fica muito mais barato. O que é mais caro no projeto de injetar um carro é com certeza o modulo de injeção. As peças são relativamente baratas, pois podem ser adquiridas em ferro velho, sendo possivelmente ser restauradas. E outra: pode ser inviavel injetar um motor antigo, mas dizer que é mais barato comprar um motor da silverado completo? Me fala ai onde tem que quero um pra mim. Sem contar as adaptações pro cambio para esse novo motor. Gastei bem menos pra injetar o meu do que muitos falam por ai. Mas vai do interesse de cada um né. Abraços.

Dá uma lida nestes topicos para ver se te convence.
injeção - Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000! (http://www.opaleirosdoparana.com/t1618-adapt-injecao-ignicao-opala-4-6cil-saiba-como-por-r2000?highlight=inje%E7%E3o)
Opala.com • Ver Tópico - ATUALIZADO!!! FOTOS DICAS DE INST. E ACERTO! TUDO! (http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=17829&p=132001&hilit=+inje%C3%A7%C3%A3o+inje%C3%A7%C3%A3o+6cc+mon oponto#p132001)
Opala.com • Ver Tópico - OPALA INJETADO (http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=23662&p=163943&hilit=+inje%C3%A7%C3%A3o+inje%C3%A7%C3%A3o+6cc+mon oponto#p163943)

Ricardo Piovan
27/06/2011, 18:33
Depois então posta a dica de como injetar um 6 cc monoponto, porque todos os lugares que eu fui, inclusive nos forum de Opaleiro, todos dizem que não funciona. Mas se vc tem a dica, posta aí pra gente !!! vai ser de grande valia.

Abração

GBarros
28/06/2011, 08:59
Depois então posta a dica de como injetar um 6 cc monoponto, porque todos os lugares que eu fui, inclusive nos forum de Opaleiro, todos dizem que não funciona. Mas se vc tem a dica, posta aí pra gente !!! vai ser de grande valia.
Abração
Ricardo, eu sou apenas mais um que tentei montar, e consegui. O que montei não foi 6cc, mas sim 4cc. Mas posso te garantir que já vi motor de opala 6cc funcionando na minha frente com injeção monoponto, com dois bicos injetando, funcionando com alcool. O que escrevi aqui foi o que o cara que acerta e montou a injeção me relatou, e também muito o que pesquisei e li na internet. O meu 4cc está em fase de término, falta acertar a programação, e quando eu terminar, coloco um video aqui, pois a ideia é ajudar a quem se interessar pelo feito. Não sou dono da verdade, mas só falo daquilo que vi, e se fica bom ou não, aí eu não posso falar, pois não andei no carro, mas que aparentemente funcionava normal, a funcionava.

Ricardo Piovan
28/06/2011, 12:30
Fala Barros !!

O que o pessoal me informou, era que o monoponto não funcionava bem, apresentando vários problemas, mas que poderia ser feito ( com os problemas ... ). Essa informação foi passada pela JR Preparações ( especialistas em Opala ), pelo pessoal da Beep Turbo e por outros. Já o 4 cilindros é bem fácil de fazer e funcionava muito bem.

Que módulo vc vai usar ?? Porque os módulos que me passaram ( FuelTech, Pandoo, etc ), custam quase 3 pilas !!! Fora todo o resto da injeção ( bicos, cabeamento, etc ) ... então o preço não justificava, pois hoje se acha motor de Silverado completo por R$4.000 no mercado. Fazer uma adaptação que vai ficar mais cara que um motor pronto, seria um despropósito !

Agora, se seu mecânico tem a solução, nos passe as dicas de como se montar um 6 caneco monoponto e com um módulo que não seja Pandoo ou FuelTech, e que fique menos que R$2.000, pois com R$2.500 tem motor de Omega completo também.

Não veja como provocação, mas como uma tentativa de descobrir como injetar meu motor por um preço justificável. Muitos aqui no Forum também sairiam beneficiados com essas informações.

Grande abraço

Alfredo Fonseca
28/06/2011, 13:22
Depois então posta a dica de como injetar um 6 cc monoponto, porque todos os lugares que eu fui, inclusive nos forum de Opaleiro, todos dizem que não funciona. Mas se vc tem a dica, posta aí pra gente !!! vai ser de grande valia.

Abração

Olá Ricardo.

Eu tenho a prova que funciona sim!
Na minha ENGESA instalei uma injeção mono ponto e estou tirando exatos 280Cv na roda e torque de 52Kgf/cm.(Com o mapa de ignição agressivo, são 3 ao todo que uso!)
Porém é dispendioso e requer $$$$ na preparação.
Minha configuração:
Copo de Borboleta e Bicos: Pro–Jection 2D Throttle Body Injection 670 CFM (Holley)
Link: Holley Performance Products Pro-Jection Throttle Body Injection*502-20S (http://www.holley.com/502-20S.asp)
Modulo de Injeção FuelTech Ft300
Polia fônica 60-2
Comando 268º e Lift 12mm
Cabeçote Retrabalhado
Balancin Roletado 1.75
Prisioneiros ARP
Tuchos Mecanicos
Molas de Valvulas Triplas (ISK)
Pratos e Travas Crane
Coletor Admição Engine
Coletor escape 6x2 dimensionado de 2,5"
Polia Dumper
Embreagem 12"
Somente optei para injetar este motor, pois já havia retificado todo e esta praticamente standart, poi apenas os pistões forão para 0,25.
E com uma injeção programável é possível tirar muita cavalaria deste motor.

Mas concordo que se fosse começar novamente, partiria para um 4.1mpfi de Omega/Silverado tendo em mente que se a intensão for preparar este motor fica quase igual ou mais caro!
Tem que trocar os seis bicos, comando, molas, balancins, tuchos, varetas, Modulo e Acertar o Cabeçote que respira menos que o do opala.

Esta receita que fiz é show, mas tem que ter cuidado com o pé!

Abraços,
Alfredo Fonseca

JP CJ-5
28/06/2011, 13:35
Alfredo Fonseca, você conseguiu esta potência e torque com turbo né :pensativo: ?

Ricardo Piovan, um módulo da PANDOO hoje está na faixa de R$1300,00!

abçs

Ricardo Piovan
28/06/2011, 14:06
Fala Alfredo, blz !

Seu motor deve estar muito forte mesmo !!! Parabéns !!

Cara legal vc ter passado a descrição do seu motor. Serve como receita pra muita gente !!

Só que se eu for comprar tudo isso, vai ficar muito mais caro que um Silverado completo, que posso chipar o módulo e tirar 250 CV. Digo isso porque tenho um amigo que pagou 4 pilas num Silverado e chipou. Tá tirando 250 CV e 41 kgf/cm2 de torque na roda, que são valores muito bons.

Se somar o valor do motor Opala + toda essa receita, com um pouco a mais pego um motor turbo diesel. Por isso que acho que não valha a pena financeiramente injetar o motor do Opala 6 Cilindros.

Abração

Ricardo Piovan
28/06/2011, 14:07
Mesmo que o módulo saia de graça, continua não valendo a pena financeiramente.

Abraço

Alfredo Fonseca
28/06/2011, 14:35
Aspirado!!! hehehehehehehehe

O canto do motor é lindo não tem noção!!! Lembra um Subaro WRX!!!

Ps.: o Corte de giro esta em 6250RPM


Alfredo Fonseca, você conseguiu esta potência e torque com turbo né :pensativo: ?

Ricardo Piovan, um módulo da PANDOO hoje está na faixa de R$1300,00!

abçs

Alfredo Fonseca
28/06/2011, 15:13
Fala Alfredo, blz !

Seu motor deve estar muito forte mesmo !!! Parabéns !!

Cara legal vc ter passado a descrição do seu motor. Serve como receita pra muita gente !!

Só que se eu for comprar tudo isso, vai ficar muito mais caro que um Silverado completo, que posso chipar o módulo e tirar 250 CV. Digo isso porque tenho um amigo que pagou 4 pilas num Silverado e chipou. Tá tirando 250 CV e 41 kgf/cm2 de torque na roda, que são valores muito bons.

Se somar o valor do motor Opala + toda essa receita, com um pouco a mais pego um motor turbo diesel. Por isso que acho que não valha a pena financeiramente injetar o motor do Opala 6 Cilindros.

Abração

Concordo, mas é gosto! não adianta.
Já tirei 347Cv, mas o conjunto não aguenta! Vou esperar para colocar os eixos da F250 4x4.

tem umas fotos e depoimentos neste link, da um look!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/84562-3-jeepasseio-de-itu-cabreuva-apoio-4x4brasil-12.html

Não importa qual a escolha! A melhor escolha é aquela que lhe agrade. O importante é o jeep estar andando e na trilha.

Caso queira ter uma ideia mais precisa passo o telefone do preparador!!!

Abraços, e sucesso na empreitada.

Alfredo Fonseca

GBarros
28/06/2011, 18:26
Fala Barros !!
O que o pessoal me informou, era que o monoponto não funcionava bem, apresentando vários problemas, mas que poderia ser feito ( com os problemas ... ). Essa informação foi passada pela JR Preparações ( especialistas em Opala ), pelo pessoal da Beep Turbo e por outros. Já o 4 cilindros é bem fácil de fazer e funcionava muito bem.
Bem, foi o que eu disse. 4cc dizem que é mais facil. Eu so posso falar dele, pois 6cc eu só vi funcionar.


Que módulo vc vai usar ?? Porque os módulos que me passaram ( FuelTech, Pandoo, etc ), custam quase 3 pilas !!! Fora todo o resto da injeção ( bicos, cabeamento, etc ) ... então o preço não justificava, pois hoje se acha motor de Silverado completo por R$4.000 no mercado. Fazer uma adaptação que vai ficar mais cara que um motor pronto, seria um despropósito !
Eu estou usando o modulo Pandoo. Pesquisei muito antes e, sempre tinha gente dizendo mal da pandoo, e que a fueltech era melhor e bla bla bla. Bom, adicionei o cara do setor comercial da pandoo no MSN e falei com ele. Ele me vendeu a vista o modulo pandoo por R$ 1000,00. Veio tudo, sem falta de nada. Montei e funciona perfeitamente, não tive problemas. Em relação as peças, eu sou uma pessoa que gosto de pesquisar muito, pois sempre comprei as peças com preços acessiveis. Aqui em Brasilia temos muitos lugares de desmanche, peças usadas em bom estado, e comprei muitas com preços baixos. Eu comprei o TBI do monza com o bico pra gasolina com um preço muito bom, pois o cara que me vendeu nem sabia direito quanto valia a peça. O distribuidor com sensor hall, eu mesmo mandei fazer, o que é muito simples. Já tinha um aqui a platinado, mandei cortar ele na medida do outro distribuidor e fiz um distribuidor hall novinho, hehehe. O motivo em que me fez adaptar essa injeção é que, se eu fosse colocar o conjunto que eu sempre quis, não sairia por menos de R$ 6, 7, 8 mil reais, que seria o motor do omega 4.1 e o cambio clark 5 marchas que é uma fortuna aqui em Brasilia. Se eu te falar que não gastei nem 2 mil na instalação da Pandoo, se nem vai acreditar, mas eu fiz.


Agora, se seu mecânico tem a solução, nos passe as dicas de como se montar um 6 caneco monoponto e com um módulo que não seja Pandoo ou FuelTech, e que fique menos que R$2.000, pois com R$2.500 tem motor de Omega completo também.

O meu mecanico sou eu mesmo, rs.... Talvez seja esta a diferença no preço, pois economizo muito fazendo eu mesmo as instalações e adaptações em meu jeep. Leio muito aqui o forum. Quando quero fazer uma adaptação, dou uma lida aqui, vejo o que deu certo e o que não deu, erros de instalação pra não fazer igual, e depois eu mesmo faço. Uma vez, pedi um "preparador" pra programar a pandoo e ver se tava tudo ok na instalação. Ele me cobrou R$ 200,00 só pra olhar. Eu li, pesquisei e montei meu proprio mapa de injeção. Te falo que se precisar de uma TBI do monza pra montar, posso ver pra vc aqui em Brasilia a um preço bem acessivel. Mas te falo que por R$ 2.000,00 voce consegue montar sim, pelo menos aqui eu consegui, se não eu nem tinha montado, porque grana tá curta pra todo mundo.


Não veja como provocação, mas como uma tentativa de descobrir como injetar meu motor por um preço justificável. Muitos aqui no Forum também sairiam beneficiados com essas informações.
Grande abraço
Fique tranquilo, não vejo isso como provocação. Isso é normal, pois também me vi nessa situação no começo. Mas a questão é saber se realmente irá até o final na instalação, ler bastante e em muitas vezes, fazer você mesmo, pois irá economizar e muito. Se voce ler o topico que coloquei em posts anteriores poderá, quem sabe, começar a desenvolver a sua injeção. Se precisar de ajuda, me adicione no MSN. Abração!

Ricardo Piovan
28/06/2011, 18:35
Fala Barros !!!

Que legal que vc tem conhecimento pra montagem da injeção, assim realmente vc consegue economizar na mão de obra e na compra das peças !!!

Cara, qual seria a lista das peças que eu precisaria comprar ?? Conheço bastante loja de peças usadas, que posso encontrar essas peças a um preço legal ....

Vou te adicionar no MSN !

Grande abraço

Alfredo Fonseca
28/06/2011, 21:50
Estou postando umas fotos de como ficou a instalação da injeção no motor 6cilidros GM em minha ENGESA.

Para quem quiser inspiração, desejo boa sorte!!!!

Abraços

Rodrigo Baratti
29/06/2011, 10:24
Fala Alfredo,

Tudo bem?
Faz tempo que a gente não se vê! Tem rolado os encontros as quartas?

Foi o Athos que montou o motor?

[]'s

Alfredo Fonseca
29/06/2011, 10:56
Fala Alfredo,

Tudo bem?
Faz tempo que a gente não se vê! Tem rolado os encontros as quartas?

Foi o Athos que montou o motor?

[]'s

E ai Rodrigo, sumiu!!!
Abandonou a turma e o Jeep!!! hehehe

Continuamos os encontros as quartas sim!. Mas não no Jeep Clube, a turma do Pinheirinho esta se reunindo no bar do Bozô, que por sinal é pretinho do condomínio onde vc mora/ou morava.

Ontem nos estávamos lá no Paolo, até o Ze Lucas estava, brincadeira é que ele esta de ferias da FEI.

Quanto a Injeção foi o Fábio da MashCar, oficina de preparação na vila Árens, na esquina do Bom da Picanha perto da faculdade de medicina.

Sabado vamos dar uma voltinha, aparece lá no Paolo!

Willys51or
14/07/2011, 20:26
Amigo Gbarros, por favor, vamos montar uma receita para injetar o 4 caneco com monoponto, já que é mais fácil e você conseguiu.

Eu tenho esse motor. Era a platinado, nesse fim de semana instalei a ignição eletrônica e já melhorou. Quero partir agora para a injeção.

Eu não pesquisei, mas para quem já tem um motor instalado, acho que fica mais barato injetar, que comprar um outro.
Até agora tudo o que sei é que tenho que comprar uma tbi do monza.

Quem quiser, vamos ao desafio.

GBarros
17/07/2011, 15:16
Amigo Gbarros, por favor, vamos montar uma receita para injetar o 4 caneco com monoponto, já que é mais fácil e você conseguiu. Eu tenho esse motor. Era a platinado, nesse fim de semana instalei a ignição eletrônica e já melhorou. Quero partir agora para a injeção. Eu não pesquisei, mas para quem já tem um motor instalado, acho que fica mais barato injetar, que comprar um outro. Até agora tudo o que sei é que tenho que comprar uma tbi do monza. Quem quiser, vamos ao desafio.

Me adicione no msn que te falo mais a respeito. Eu entro pouco, mas tirarei suas duvidas e do que precisa fazer. A pincipio, te falo logo que dependerá mais de vc do que de outras pessoas. Deixe pra pagar a outros somente aquilo que realmente não saiba mexer ou não tenha conhecimento, se não fica inviavel os custos. Adiciona aí que te falo.

matrakaum
06/06/2012, 12:02
Pessoal vou colocar o 4cc no Caroço. Provavelmente, se eu comprar o Opala no leilão, virá s/ ignição. O que preciso para por ignição e Injetar monoponto. Eu tenho um Kit de Injeção Monoponto completo do Logus e tenho a TBI do Monza (roubaram o bico e o módulo no pátio).
Me dá umas dicas aí.

GBarros
06/06/2012, 18:47
Pessoal vou colocar o 4cc no Caroço. Provavelmente, se eu comprar o Opala no leilão, virá s/ ignição. O que preciso para por ignição e Injetar monoponto. Eu tenho um Kit de Injeção Monoponto completo do Logus e tenho a TBI do Monza (roubaram o bico e o módulo no pátio). Me dá umas dicas aí.

Se vai injetar mesmo, dê preferencia em adaptar uma roda fonica. É mais precisa para funcionamento do motor. Se vai injetr monoponto, use a do monza (até porque não lembro de como é a do logus). O bico injetor compre o do alcool. Injeta mais e sem grilos quando for rodar com alcool. Em relação ao modulo, compre um programavel. Menos frescura pra configurar, instalar e acertar a injeção depois de tudo instalado. Compre um peak and hold também, porque os bicos de injeção monoponto são de baixa impedancia. Devo ter falado um monte de coisa louca né, mas é importante vc pesquisar antes de fazer qualquer coisa. Tendo duvida, adiciona aí no msn ok. Abração!

matrakaum
07/06/2012, 10:30
Entendi.Qual roda fônica posso usar? (só para esclarecer bem esclarecido, roda fônica é aquela dentada que vai um sensor em cima, não é?)

Kako
07/06/2012, 10:54
Barros,

No caso de utilizar um Blower, o monoponto dá conta de injetar o suficiente, ou é melhor os 4 bicos, no caso do 4cc.

A idéia é tirar 1mm do cabeçote, trocar o comando, utilizando um do motor a gasolina, e um BLW Eatom M64.
Assim conseguir a potencia e torque de um 6cc original, com o peso e tamanho do 4cc

Abraço!
Kako

DinoGuimaraes
07/06/2012, 11:20
sem querer me intrometer, mas ja intrometendo.....(desculpa ai gbarros)
estou prestes a instalar minha pandoo em um 4.9 de f1000 na rural, com bicos do astra flex, bem mais baratos que o original.
sou a favor de usar uma tbi qualquer e bicos 1 por cilindro, ainda mais no caso de blower, teria que calcular se este bico mono aguentaria, coisa q ja nao sei fazer.
em motores 6 boca, o pessoal do turbo usa tbi do omega, ja em motor 4 usa um menor.
a pandoo aceita roda fonica, distribuidor hall e indutivo(com modulo adicional).
entao ha uma gama muito maior de possibilidades para se preparar um motor, mesmo sendo std ele vai render mais doq o original, pq a injecao te da mais possibilidades de ganhar ´´centesimos´´

inclusive Gbarros, vc deve entender melhor da propgramacao da pandoo, sera q pode me ajudar????
abracos

matrakaum
07/06/2012, 20:07
Achei que se pegasse a injeção do Monza 1 bico só era plug'n play no 4cc do Opala.
Agora outra pergunta, por curiosidade, pq. usa-se AP 2.0 e não se usa o motor do Monza 2.0?

DinoGuimaraes
07/06/2012, 20:33
pode ser a injecao do monza sem problemas, so disse a minha opiniao quanto a usar 4 bicos, mas isso vai do gosto. vai funcionar do mesmo jeito.
quanto a usar motor ap e nao de monza, motor ap acho que é um dos motores mais preparados do mundo, e tem se a ideia de q é mais facil pecas, turbo etc.....

Kako
08/06/2012, 11:32
Pelo contrario. No 4cc tem jeito de injetar monoponto e multiponto. Já no 6cc, de preferencia, injete monoponto, pois multiponto no 6cc, as camaras de entrada de ar não são independentes, atrapalhando no fluxo de ar. Eu injetei multiponto (4cc) e to injetando outro motor, so que monoponto (também 4cc) pois fica muito mais barato. O que é mais caro no projeto de injetar um carro é com certeza o modulo de injeção. As peças são relativamente baratas, pois podem ser adquiridas em ferro velho, sendo possivelmente ser restauradas. E outra: pode ser inviavel injetar um motor antigo, mas dizer que é mais barato comprar um motor da silverado completo? Me fala ai onde tem que quero um pra mim. Sem contar as adaptações pro cambio para esse novo motor. Gastei bem menos pra injetar o meu do que muitos falam por ai. Mas vai do interesse de cada um né. Abraços.

Dá uma lida nestes topicos para ver se te convence.
injeção - Adapt. INJECAO/IGNICAO OPALA 4/6cil. Saiba como por R$2.000! (http://www.opaleirosdoparana.com/t1618-adapt-injecao-ignicao-opala-4-6cil-saiba-como-por-r2000?highlight=inje%E7%E3o)
Opala.com • Ver Tópico - ATUALIZADO!!! FOTOS DICAS DE INST. E ACERTO! TUDO! (http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=17829&p=132001&hilit=+inje%C3%A7%C3%A3o+inje%C3%A7%C3%A3o+6cc+mon oponto#p132001)
Opala.com • Ver Tópico - OPALA INJETADO (http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=23662&p=163943&hilit=+inje%C3%A7%C3%A3o+inje%C3%A7%C3%A3o+6cc+mon oponto#p163943)


Dino,

Dá uma lida no link postado pelo nosso amigo Barros, injeção opala saiba como por R$2.000,00. Tem uma explicação muito boa sobre mono e multi-ponto.

Abraço!
Kako.

GBarros
09/06/2012, 23:04
Entendi.Qual roda fônica posso usar? (só para esclarecer bem esclarecido, roda fônica é aquela dentada que vai um sensor em cima, não é?)

Isso, é aquela dentada com o sensor colocado bem de perto dela. Serve de qualquer carro, mas procure a de 60-2 dentes, pois se adapta melhor na m,aioria dos motores (o ponto é acertado nela depois). Existem de varios modelos (quantidade de dentes), mas a mais facil de ajustar o ponto do motor é a de 60-2. Vá a um desmanche e procure uma que se adapte melhor na polia do motor do opala (eu estou migrande pra este sistema agora, pois vendi meu distribuidor hall) Vi uma do palio estes dias, mas fica maio ruim de adaptar.

GBarros
09/06/2012, 23:26
Barros,

No caso de utilizar um Blower, o monoponto dá conta de injetar o suficiente, ou é melhor os 4 bicos, no caso do 4cc.

A idéia é tirar 1mm do cabeçote, trocar o comando, utilizando um do motor a gasolina, e um BLW Eatom M64.
Assim conseguir a potencia e torque de um 6cc original, com o peso e tamanho do 4cc

Abraço!
Kako

Kako, blz cara. Bom, falando em acessórios a mais, eu me limito a dizer qualquer coisa mais tecnica, até porque não fiz tal coisa nem vi alguem fazendo, mas colocando alguns pontos em questão, te digo logo que:
* Blower, se for em jeep, acho meio exagero;
* Como o blower deve aumentar a entrada de ar no motor, o combustivel deve ser compativel com a massa de ar, então, acho que nem um bico de alcool (se for monoponto) deve injetar a quantidade de combustivel suficiente. Se for multiponto, mesmo assim, teria que, ou trabalhar os bicos, abrindo-os por eletroerosão (já vi na net o processo ser feito, mas é caro e irreverssivel), ou colocar bicos complementares para trabalhares somente nos giros mais altos do motor;
* e pra finalizar, vejo que quer preparar um motor 4cc de opala, e querer tirar potencia de 6cc em 4cc. Meio louco isso, mas veja só: Vc pode até conseguir isso, mas porque gastar um monte de dinheiro pra montar isso e ter um motor trabalhando no limite, e que qualquer ponto mal montado pode detonar o motor em pouco tempo de uso? É melhor comprar um 6cc logo e injetá-lo da melhor forma possivel.
Te falar algo que vi durante muito tempo aqui perto e casa: tem uma oficina de preparação de motores pra competição, e uma coisa que notei é que sempre os mesmos clientes estavam lá montando motores novos e colocando muita parafernalha no motor. Eram rios de dinheiro. O mecanico, cara de confiança e honesto, sempre alertava que muitas montagens dão certo, o motor aguenta em certas ocasiões e vai do pé do motora. Mas que a vida util do motor, dependendo da configuração da preparação, diminui pela metade.
Veja só, eu injetei o meu 4cc de opala monoponto e multiponto. O multiponto é muito bom, resposta mais rapida e mais economico tb. O monoponto tb fica muito bom, mas o problema é o acerto, pois como não usava o peak and hold, ele oscilava muito a corrente que passa pelo bico injetor. Mas em comparação com o carburador, nem dá pra começar. O 151 fica muito bom injetado. O consumo já digo logo que melhora, mas não faz milagres, coisa de 8 - 9 km/litro, até porque eu não aliviava o pé mesmo. Anda demais! Bom, abração!

Kako
10/06/2012, 12:31
Kako, blz cara. Bom, falando em acessórios a mais, eu me limito a dizer qualquer coisa mais tecnica, até porque não fiz tal coisa nem vi alguem fazendo, mas colocando alguns pontos em questão, te digo logo que:
* Blower, se for em jeep, acho meio exagero;
* Como o blower deve aumentar a entrada de ar no motor, o combustivel deve ser compativel com a massa de ar, então, acho que nem um bico de alcool (se for monoponto) deve injetar a quantidade de combustivel suficiente. Se for multiponto, mesmo assim, teria que, ou trabalhar os bicos, abrindo-os por eletroerosão (já vi na net o processo ser feito, mas é caro e irreverssivel), ou colocar bicos complementares para trabalhares somente nos giros mais altos do motor;
* e pra finalizar, vejo que quer preparar um motor 4cc de opala, e querer tirar potencia de 6cc em 4cc. Meio louco isso, mas veja só: Vc pode até conseguir isso, mas porque gastar um monte de dinheiro pra montar isso e ter um motor trabalhando no limite, e que qualquer ponto mal montado pode detonar o motor em pouco tempo de uso? É melhor comprar um 6cc logo e injetá-lo da melhor forma possivel.
Te falar algo que vi durante muito tempo aqui perto e casa: tem uma oficina de preparação de motores pra competição, e uma coisa que notei é que sempre os mesmos clientes estavam lá montando motores novos e colocando muita parafernalha no motor. Eram rios de dinheiro. O mecanico, cara de confiança e honesto, sempre alertava que muitas montagens dão certo, o motor aguenta em certas ocasiões e vai do pé do motora. Mas que a vida util do motor, dependendo da configuração da preparação, diminui pela metade.
Veja só, eu injetei o meu 4cc de opala monoponto e multiponto. O multiponto é muito bom, resposta mais rapida e mais economico tb. O monoponto tb fica muito bom, mas o problema é o acerto, pois como não usava o peak and hold, ele oscilava muito a corrente que passa pelo bico injetor. Mas em comparação com o carburador, nem dá pra começar. O 151 fica muito bom injetado. O consumo já digo logo que melhora, mas não faz milagres, coisa de 8 - 9 km/litro, até porque eu não aliviava o pé mesmo. Anda demais! Bom, abração!

Barros,

Pensei muito num L6, o problema é o tamanho, meu câmbio é o TH180 3M automático, e para ajudar Dual Case da Hilux, a flange ainda não está pronta mas estimo 1140mm, no caso do L6 + 900mm no minimo. Não cabe!
A intenção original é um V6, mas no momento não vai dar.

Os pneus 37", o 151 sem nenhum veneninho acho que não vai rolar. hehehe!
Eu vou optar pelo Blower por ser mais facil a instalação e por oferecer mais tork desde cedo.
Quando digo potencia de um 6cc, falo de 150cv a 180cv.

Acha que um esquema "monoponto-bijet ou quadrijet" deve funcionar?


Abraço!
Kako.

GBarros
14/06/2012, 18:05
Acha que um esquema "monoponto-bijet ou quadrijet" deve funcionar?
Abraço!
Kako.
Olha, já vi na internet pessoas adaptando bicos monoponto na TBI do monza, mas achei meio bizarro a adaptação (um no local normal, no centro da TBI, e outro na lateral, jogando combustivel na lateral contrária, meio estranho). Nunca vi pessoalmente um desses, mas lá dizia que funcionava. Eu acho melhor colocar no coletor de admissão. Levar em um torneiro, onde ele faria os cachimbos de encaixe pra adaptar os bicos (estes bicos teriam que ser de carros multiponto) e estes só seriam acionados a partir de certa rotação. Na maioria das injeções programaveis tem este recurso. Seria um banco a parte de bicos que estrariam em funcionamento somente quando atingisse certa rotação. Seria interessante colocar uma TBI de monza com bico de carro a alcool e quatro bicos de multipoint fixados no coletor de admissão e apontados pra dentro da camara de combustão em 45° de inclinação. Eu tinha uma foto daqui do meu coletor, mas perdi. Eu ainda estou com ele, posto fotos depois pra vc ter noção, se é que não me entendeu ao falar do esquema dos bicos. Até mais!

Rodrigo Baratti
15/06/2012, 12:37
Algo assim:

353595

353596

353597

353590

Kako
15/06/2012, 16:12
Rodrigo,

Ai neste motor será instalado 4 bicos?
estas borboletas, são de que motor?
tem mais informações?


Abraço!
kako.

Kako
15/06/2012, 16:17
Barros,

Muito boa essa idéia, não tinha pensado nisso.
mas, sabe como é, uma imagem vale mais que mil palavras.

Valew!
kako.

Rodrigo Baratti
15/06/2012, 16:33
Achei parte dessas fotos na net.
Quem preparou esse motor foi esse pessoal de Campinas: Tag Racing (http://www.tagracing.com.br/conteudo.php?cont=10&modulo=5)

[]'s

GBarros
16/06/2012, 00:09
Rodrigo,

Ai neste motor será instalado 4 bicos?
estas borboletas, são de que motor?
tem mais informações?
Abraço!
kako.

Kako, neste motor o cara montou os bicos lateralmente naquela flange de aluminio, onde o que vai sugar o combustivel para dentro do motor será o proprio aspirado do motor. Não acho esta forma ideal, pois pode dá afogamento do motor caso o combustivel não seja totalmente aspirado pelo motor, acumule no coletor de admissão e aí já viu o problema né. O ideal seria colocar os bicos no coletor como na foto anexo, se for multiponto, e se quiser jogar mais ainda combustivel para dentro, colocar uma TBI com um bico monoponto pra gerenciar a marcha lenta. Na hora que for precisar de potencia, injeta os outros 4 bicos auxiliares. Eu montei um coletor com bicos do omega 2.2 multiponto. Eles devem ficar 45º apontados para dentro da camara de combustão, para o combustivel ser totalmente direcionado para dentro do motor. Segue a foto em anexo.353668353669

Rodrigo Baratti
16/06/2012, 08:27
Concordo com o GBarros e no ML e em lojas de preparação tem coletores como os do GBarros já com flauta e tudo.....só que o preço ém um pouco salgado.

[]`s