PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2.8 Trancou o Motor



ahgmoreno
14/03/2006, 20:17
Bom gente meu sonho era comprar uma pick up, que se realizou a pouco mais de 20 dias comprei uma ranger cabine estendida 01/02 de uma amigo mais meu desespero veio 7 dias depois tranquei o motor da bixona, tentarei explicar o acontecido.
na sexta feira iria fazer uma viagem de 900km nela logo de manha na quinta compretei a agua do radiador ja que iria viajar de quinta pra sexta de madrugada, quando foi por volta das 12:00 da tarde escutei um barulho estranho pensando ser do ar cond. assim que cheguei no meu escritorio abri o capu e pude observar que a entrada de ar quente para a caixa do ar estava sem a abraçadeira e a agua tinha ido toda embora chamei o mecanico 1 hora pro danado chegar apois ele chegar colocamos agua no resevatorio e fizemos a sangria para tirar o ar e liguei o carro sendo que o mesmo funcionou logo apois desliguuei e quando fui ligar de novo quem disse que ela pegava o mecanico disse logo trancou o motor e foi isso mesmo, moral da historia ela deve sair essa semana da oficina pois o cabeçote trincou e nem usado achamos aqui na minha cidade e o novo custava 6200,00 desta forma mandei vim um de Teresina usado em otima condições com teste de trina e tudo mais, ate hoje não sei se foi um bom negocio pois tinha um corsa 2005 completo vendi e comprei essa ranger por 37.000,00 pergunto aos senhores como marinheiro de primeira viagem que precauções devo tomar para evitar futuros prejuizo sei que o acontecido foi um mero acaso uma falta de sorte ate hoje não me perdoo de não ter visto o ponteiro da temperatura subir ela se encontra com 120.000 rodados o carro tem procedencia pois conheço o antigo propietario todo reviasado, tanto que abraçadeira estava solta pq ele mandou fazer uma revisão no ar condicionado e o cara da manutenção deve ter deixado a abraçadeira fora do lugar, bom esse topico serviu tambem para mais um desabafo, ja andei lendo alguns topicos aqui e vi que devemos colocar 300ml de oleo para 1 tanque de diesel, vi tambem que devemos colocar 20 litors de querosene para limpar os biscos, espero ajuda dos senhores para essa duvidas e dicas...obrigado

emerson_dickel
15/03/2006, 10:50
Bah amigo, ficamos todos tristes por vc, acredito que isso é uma coisa que não se deseja para ninguem, eu tenho uma ranger XLT 2002/2002 e atualmente esta com pouco mais de 180 Mil KM rodados, aparentemente ela não apresenta problemas desse tipo, normalmente quase todos os motores que vão para a retifica são por problemas de superaquecimento "ferver" como é o seu caso e não por problemas de vida util normal, mas acho que seria interessante vc mandar para todos ter uma ideia de o que se gasta quando dá um problema desses, tipo um orçamento com as peças a serem substituidas e Mão de Obra,

No mais é triste saber que aconteceu esse problema, mas depois vc vai ter a segurança de ter um motor "novo" pronto para aguentar centenas de milhares de KM

Um grande abraço

ahgmoreno
15/03/2006, 12:57
Valeu pelos seus comentarios , assim que o carro ficar pronto coloco o que foi gasto aqui no forum.
Henrique

ArthurC
15/03/2006, 14:07
Fala Henrique, foi realmente uma pena, mas nao cria desgosto do carro por causa disso, se, como vc mesmo disse o carro tem procedencia, isso foi uma fatalidade. Agora que vc ja mandou consertar, é levantar a cabeça e curtir o que só esse tipo de carro pode te oferecer.

Eu mesmo tive problemas na embreagem da Negona (e olha que ela só tem 16 mil kms!!), tive que trocar disco, plato, etc, trocou tudo, mas pelo menos nunca mais tive problemas.

É levantar a cabeça e bola pra frente que isso acontece nos melhores carros.

Abraços

cbridi
15/03/2006, 16:43
... tanto que abraçadeira estava solta pq ele mandou fazer uma revisão no ar condicionado e o cara da manutenção deve ter deixado a abraçadeira fora do lugar...

Eu tentaria ter uma :evil: conversinha :evil: com esse cara da manutenção do A/C.

[]'s

emerson_dickel
15/03/2006, 17:10
... tanto que abraçadeira estava solta pq ele mandou fazer uma revisão no ar condicionado e o cara da manutenção deve ter deixado a abraçadeira fora do lugar...

Eu tentaria ter uma :evil: conversinha :evil: com esse cara da manutenção do A/C.

[]'s

Uma boa conversa, daquelas bem de perto e com uma ameaça bem formulada

wagnerf
15/03/2006, 17:21
Moreno, o problema ai foi vc ter compro de um amigo, pois na verdade vc tem 90 dia de garantia pelo codigo do consumidor, por isto algumas agencia cconta que oferecem garantia de três meses nos usados, mas isto é lei para caixa e motor, mesmo comprando de particular, acho que vc deveria conversar com seu amigo e chamar o pessoal que revisõu o ar e deixou a braçadeira solta para tentar diminuir ser prejuizo, pois se tivesse compro de estrano ou agencia vc devia pedir todo o concerto.

No mais aproveite bem a viatura pois o carro e muito bom. Um abraço.

ahgmoreno
15/03/2006, 19:25
valeu mesmo pela força de vcs . ja conversei com meu amigo e ele vai bancar praticamente tudo ficando apenas uma pequena parte para mim algo em torno de no maximo 1000,00 , ja a pessoa que fez revisão do ar não tem nem onde cair morto como o amigo ai em cima comentou foi uma fatalidade ate no começo da semana tava pensando em vender e voltar para um automovel pequeno mais desisti vou ficar com ela mais uns 6 meses e comprar outra mais nova. valeu a força de todos so uma pergunta que oleo eu misturo no diesel e quantidade e o querosene tambem o querosene sei que é pra limpar os bicos e o oleo serve pra que?
Obrigado

Edintruder
15/03/2006, 19:59
O querosene no diesel é para soltar aqlele resquício de resíduos do diesel pelo sistema de injeção. Podes colocar um litro como podes usar querosene puro que funciona igual. Mas se quiseres, compra um aditivo de vez enquando e não esquenta a cabeça. A dica é o óleo lubrificante misturado no tanque de diesel, tipo 1/2 litro por tamque. Eu costumo usar 100 ml para cada litro de diesel. Isso ajuda a preservar a bomba injetora pois ajuda na lubrificação interna dela. Ainda não experimentei usar óleo 2T, porém não posso me esquecer desse detalhe no próximo abastecimento.
Não te apressa em trocar de caminhonete pois tens um excelente veículo nas mãos, uns dos melhores do mercado. O que ocorreu foi puro azar. É só ficar de olho no nível dos fluídos, botar diesel e andar.
Só te preocupa com manutenção quando aparecer algum ruído ou comportamento diferente do normal, o que demora muito para aparecer na Ranger.

ahgmoreno
15/03/2006, 22:12
2 Voltas Waste Gate 1/2 Volta Bomba Injetora
pra que serve isso amigo..tenho de regular da minha ...
valeu

Edintruder
18/03/2006, 00:18
Serve pra arrancar na frente de outra 2.5 quando abre o sinal!

Pequeno jr
18/03/2006, 09:02
Serve pra arrancar na frente de outra 2.5 quando abre o sinal!

KKKKK !!!

rodrigocockpit
23/03/2006, 23:33
cara, a ranger é show de bola!
vc num tem noção doque está nas suas mãos, verifique!
abasteça de tempos em tempos com biodiesel, limpa tudo lá dentro, tão bom, que não pode ser puro, senão até entope, por que a sugeira solta de uma só vez, então, diluido, e de tempos em tempos, senão 1L de oleo 2 tempos pra um tanque cheio de 5 em 5 mil km, ok?

Marvila
10/04/2006, 22:22
rodrigocockpit,
ainda não vi biodiesel sendo vendido normalmente...aí em BH vende ? :|
Ainda sou favorável ao Tunap 332, em substituição ao querosene, para limpesa do sistema injeção. Já para o caso de "diluente" do diesel, em regiões frias, tudo bem...tanto assim que é vendido, regularmente, nos postos de combustível.
Quanto ao óleo lubrificante adicionado ao diesel eu ainda não estou convencido, mesmo com os esclarecimentos técnicos do Edintruder :pensativo: .
É issso aí !
Abs
Marvila
Ranger Limited 04/04

Edintruder
10/04/2006, 22:52
Eu tenho usado óleo 2T e não aumentou nada de fumaça, porém acredito que ele crie um filme de proteção superior que o óleo comum quando diluido pois ele é desenvolvido para trabalhar em tais condições, então estou colocando um tubinho de 200ml em cada tanque de diesel.

Marvila
13/04/2006, 15:16
Ontem levei a Ranger para trocar óleo (motor) e filtros de óleo, combustível e ar. Reclamei do consumo apurado em 2 abastecimentos no PS 2.8L (9,9 km/l e 9,8 km/l), considerando o uso urbano :cry: . Achei elevado. O pessoal da Indiana (concessionária Ford em Salvador) regulou as válvulas :pensativo: . Alegam que irá melhorar um pouco a média...será :?: . Vamos ver como vai ficar :| .
Agora há pouco subi uma ladeira bem inclinada onde no final há uma curva acentuada (90%), que é uma transversal. Parei e ao arrancar tive de fazê-lo na meia-embreagem, para o motor não apagar. Engraçado que a L200 GL 87cv arrancava tranquilamente, guardadas as devidas proporções.
Detalhe: totalmente descarregada...de peso, só o tanque que está cheio...
Posso atribuir tal acontecimento ao fato da Ranger ter relações mais longas, tendo como consequência o torque em alta rotação :?:
Ou o problema é no burrinho da direção ? :mrgreen:
Abs
Marvila
Ranger Limited 04/04
PS:

freitasjr
13/04/2006, 19:57
...Agora há pouco subi uma ladeira bem inclinada onde no final há uma curva acentuada (90%), que é uma transversal. Parei e ao arrancar tive de fazê-lo na meia-embreagem, para o motor não apagar. Engraçado que a L200 GL 87cv arrancava tranquilamente, guardadas as devidas proporções.
Detalhe: totalmente descarregada...de peso, só o tanque que está cheio...
Posso atribuir tal acontecimento ao fato da Ranger ter relações mais longas, tendo como consequência o torque em alta rotação :?:
Ou o problema é no burrinho da direção ? :mrgreen:


Marvilha, quando fui trocar a minha TR4 por um carro a Diesel, fiz teste em vários, Ranger, Frontier, X-Terra, Pajero, SW4 e L200.
O que pude notar nas L200 que apesar dos poucos 93cv(sim tem 93cv em vez de 87cv como diz no manual) que ela possui, tinha uma arrancada mais vigorosa do que alguns outros com mais Cvs ou torque superior a ela(L200); e com isso constatei que o turbo dela entrava bem mais cedo do que os seus concorrentes.

Como exemplo pegue o motor MWM original do X-Terra, acima de 2000 giros é uma bala, porém abaixo dessa rotação torna-se fraco. Talves isso possa ser o que esteja acontecendo com a sua Ranger.
Contudo, se vc abrir a bomba(veja, não estou aconselhando vc a fazer isso, apenas constatando algo) vai melhorar bastante fazendo com que um torque mais forte seja apresentado em rotações mais baixas.

Abs, cordialmente, Francisco de Freitas...

IvoCosta
17/04/2006, 09:18
Bom dia.
Uma pena o que aconteceu com o motor da sua pickup, mas sempre pagamos para aprender.Existem coisas básicas que devemos ter como norma em qualquer veículo que tenha motor: Deixá-lo na garagem, de preferencia em local plano para verificar o óleo em repouso pela manhã antes de ligar e a água do arrefecimento do motor. O filtro de ar deve ser verificado periódicamente.Com essa três providencias dificilmente você terá problemas, o motor pode estar oco, mas se não faltar óleo e água não tranca. Faça isso diariamente e não se arrependerá.

Boa sorte

Abraços

emerson_dickel
18/04/2006, 09:52
E quanto saiu o conserto total do motor da ranger ??? que teve que trocar ???
Teve que mexer na bomba, bicos, turbina ???

Um grande abraço

emerson_dickel
18/04/2006, 09:52
E quanto saiu o conserto total do motor da ranger ??? que teve que trocar ???
Teve que mexer na bomba, bicos, turbina ???

Um grande abraço

João Pedro
19/04/2006, 11:34
Eu estava fazendo um teste, com muita presunção de método e observação :lol: , qdo tive de interromper face a um incidente. Mas, logo vou retomá-lo.
Estou citando um teste onde iria verificar se há melhora no consumo com a adição de aditivos no tanque de combustível e no carter.
Sem o teste, e aí entra até o aspecto "psicológico" da coisa, observei certa melhora com adição desses "Bardhais" da vida (proporção de 1 frasco para cada 3 tanques cheios +/-). Houve uma melhora - acho eu - no comportamento do motor, no aspectou de sua dinâmica.

Tenho lá minha reticências quanto adicionar querosene puro no tanque, pois aumenta a dose já encontrada no diesel comum. O querosene não lubrifica e é adstrigente podendo, quando muito, ajudar a manter os bicos mais "saudáveis", mas quanto à bomba...
Também deve ser levado em conta qual o padrão de suportabilidade dos bicos em relação ao PH do querosene etc.

Qto o que o colega disse elá em cima, sobre o biodiesel, isto ainda será uma grande novela. E será pior do que o PROALCOOL. or uma simples razão: Para se obter o chamado biodiesel (que se obtem de qualquer oleaginosa ou de óleos vegetais já utilizados, tem que se adicionar alcool.
Já imaginaram? Se falta alcool e o preço sobe ao balançõ da sanha dos usineiros, imaginem quando ele for necessário a outro ombustível?
A coisa pode realmente esquentar é se faltar cachaça.
Aí até o Planalto se mexe :lol: