PDA

Ver Versão Completa : Jogando óleo pela vareta vtr sw4 1993

rodrigosoch
25/10/2016, 14:22
Boa tarde a todos os amigos do 4x4 Brasil.

Tenho uma hylux sw4 diesel 1993 e notei que minha vtr perdeu um pouco (pouco mesmo) de potência e está "jogando" óleo pela vareta. A princípio achei q podia ser a vedação da vareta, mas um amigo disse que subir o óleo não é normal, aí me preocupou.
Alguém já teve uma situação parecida com essa?

Obrigado.

Rodrigo.

mfdomingues
25/10/2016, 14:29
Boa tarde a todos os amigos do 4x4 Brasil.Tenho uma hylux sw4 diesel 1993 e notei que minha vtr perdeu um pouco (pouco mesmo) de potência e está "jogando" óleo pela vareta. A princípio achei q podia ser a vedação da vareta, mas um amigo disse que subir o óleo não é normal, aí me preocupou.Alguém já teve uma situação parecida com essa?Obrigado.Rodrigo.Rodrigo,Boa tardeNão é normal soprar óleo pela vareta, se isto está acontecendo com seu motor é sinal de desgaste dos anéis, como dizem ta passando compressão para o carter e dando retorno, se está no inicio vai demorar muito para ela começar a consumir muito óleo (deve estar consumindo, mas bem pouco). Com o tempo a situação se agrava e as folgas aumentam, vai começar a dar vazamentos e por fim terá que abrir o motor.Meu motor quando velho fazia o mesmo, soprava muito óleo e queimava um pouco, tive que abrir e fazer tudo, ficou uma m... porque o meca não soube fazer ou a retifica errou algo, ainda sopra, mas, bem pouco e não consome óleo, vou juntar umas moedas e levar par quem entende fazer tudo como deve.

rodrigosoch
25/10/2016, 14:58
MF Domingues,
O meu começou a soprar óleo a uns 15 ou 20 dias no máximo, vc acha que preciso abrir o motor logo, ou vale a pena esperar mais?
E o valor da brincadeira, vc tem idéia?

Obrigado amigão.

mfdomingues
25/10/2016, 15:27
MF Domingues,
O meu começou a soprar óleo a uns 15 ou 20 dias no máximo, vc acha que preciso abrir o motor logo, ou vale a pena esperar mais?

Obrigado amigão.

Será que começou a soprar agora ou já vem há algum tempo e você não percebia? Digo isto porque o meu sempre soprou mas por um tempo o óleo estava baixo e tinha um monte de outros problemas que eu nem percebia.

Quanto ao tempo, bom, eu á vi motor durar uns bons anos mesmo soprando e só abriu mesmo porque o dono se irritou e quis abrir. Ainda mais se a sua não estiver queimando, isto quer dizer que há folga, mas seus raspadores estão bons e não deixam o óleo ser queimado.

A questão toda é como será sua tocada, fica de óleo no nível do óleo e sempre faça as trocas com prazos bons, eu mesmo troco o meu a cada 5.000 km. Se for nesta tocada vai longe. Mas irrita no meu caso é a quantidade de vazamentos, sempre tem um aqui, outro ali, outro na tampa de válvula, os superiores são quase que merejados os inferiores são maiores.

Tem gente que acha que é até normal, e dependendo do km até aceitável.

A única coisa que eu faria se fosse você e se começar a soltar muita fumaça é tirar o retorno da turbina, sabe aquela mangueira que vem das válvulas? Geralmente ela é conectada na turbina para aproveitar os gases da queima, mas, se o motor estiver soprando ela vai jogar óleo na turbina e vai encher ela de impurezas, em caos extremos (que não é o seu aparentemente) pode até disparar.

Como disse o meu está assim, mas não é desgaste é serviço porco de retifica ou montagem, vou aguardar uns bons 10 meses para abrir e olhe lá.

mfdomingues
25/10/2016, 15:30
MF Domingues,

Obrigado amigão.

O valor é muito variável de viatura para viatura, região, etc.

A minha que é mais barata que a sua peguei valores de R$ 6.000,00 a R$ 9.000,00.

Mas isto depende muito da sua estratégia, por exemplo você pode comprar as peças você mesmo, cai o preço, mas ai tem aquela eterna briga com o meca que não vai querer garantir porque as peças ele não "conhece" etc.

rodrigosoch
25/10/2016, 16:40
Na verdade começou agora mesmo, eu sempre dou uma verificada sabe. Quanto a queimar óleo, creio que não esteja pois a fumaça que solta é preta. As trocas também faço a cada 5000 km. A forma como conduzo a vtr é na "maciota" dificilmente atolo o pé. A minha não tem turbina.

mfdomingues
25/10/2016, 17:16
Na verdade começou agora mesmo, eu sempre dou uma verificada sabe. Quanto a queimar óleo, creio que não esteja pois a fumaça que solta é preta. As trocas também faço a cada 5000 km. A forma como conduzo a vtr é na "maciota" dificilmente atolo o pé. A minha não tem turbina.

Senão queima óleo ainda (não veja só a fumaça veja sempre o nível, quando for trocar a cada 5.000 km é normal faltar uns 500 ou 700 ml, veja se ela não perdeu mais que isto).

Se está forte ainda não se preocupe, mas vá diminuindo no churrasco e fazendo uma poupança para seu motor.

Quanto não ter turbina, melhor ainda, só manter esse ritmo que vai longe. A minha diesel também faz o mesmo, mas meu caso ta forte, sopra muito mesmo logo menos tenho que baixa-lo para fazer tudo de novo.... xésus....

Clandio
25/10/2016, 20:02
Rodrigo
Fumaça preta é excesso de diesel. Não foi mexido na regulagem da bomba injetora? O filtro de ar é novo/está limpo?

rodrigosoch
26/10/2016, 13:38
Então meu amigo, percebi na ultima troca que faltou um pouco mais de 1 lt creio eu. Quanto a força, aparentemente tá quase normal comparando a ano e meio atras quanto peguei ela.
o jeito é parar com os churrascos rsrsr , pos me preocupou a visita que fiz hoje para um mecânico de confiança de alguns amigos e o mesmo olhou e verificou que está mandando óleo pelo respiro e que disse q isso não é bom, que logo vou ter que mexer no motor. E pior que não tenho 10 conto pra isso agora. O Teu faz tempo que tá assim?

rodrigosoch
26/10/2016, 13:39
Boa tarde amigo Clandio.
Então, fiz uma regulagem de bomba a mais de 1 ano. Não verifiquei o filtro.
Se precisar mexer no motor to morto, rsrsrsr, 10 conto é muita grana.

Clandio
26/10/2016, 18:34
Filtro de ar sujo, cria restrição do ar de admissão e consequente sobra de diesel. Resultado: fumaça preta. Se for muito, pode perder potencia. e danificar o motor. Excesso de diesel pode lavar os cilindros e dar calço hidráulico.

Verifica se o filtro de ar está limpo e troque se necessário. (influi na fumaça preta).

Sopro de óleo pela vareta de nível de óleo é sinal de desgaste mesmo. Esse só com retífica.

mfdomingues
26/10/2016, 19:32
Amigo, realmente mais de 1 litro eh um pouco demais, deve haver folga e ovalizaçâo considerável nos pistões e camisas, ou vazamentos consideráveis também. Se esta mandando muito óleo pelo suspiro ta ai um dos motivos pelo excesso de fumaça, afinal ta jogando na admissão e queimando com o diesel.

A minha esta assim faz 1 ano, da para vc fazer uma meia sola, que eu não aconselho de forma alguma, que eh abrir o motor parcialmente e trocar os anéis, assim segura um pouco, mas, logo os sintomas voltam, afinal os pistões e camisas são os mesmos, essa "solução" vai uns 4.000,00 com M.O. e pecas.

Claudio, boa noite, se a bomba dele tivesse aberta neste ponto de dar calço não teria dificuldades na partida? Outra questão, se ele "mijar" diesel em excesso vai lavar o pistão e o excesso iria detonar as cabeças fazendo-as quebrar, não?

Com uma l200 aconteceu isto (bomba muito aberta) o motor praticamente derreteu em 20 dias.

Clandio
27/10/2016, 05:59
mfdomingues

Para dar calço hidráulico ou lavar os cilindros a ponto de derreter o motor o excesso tem que ser muito grande. Excessos em quantidades menores, os danos são menores e demoram mais para aparecer.

rodrigosoch
27/10/2016, 10:26
Bom dia.
Vou trocar o filtro.
quanto a mexer no motor, aí me quebrou rsrsrsr.
Obrigado pela ajuda amigos.

sandro_ventania
27/10/2016, 18:07
Só queimando 1 litro de oleo a cada 5.000km não é motivo pra abrir motor.
Só mesmo por capricho, por querer o motor em dia.
Se a grana tá curta, dá pra ir rodando normalmente...só lembrar de completar o nivel de oleo.
Quando o motor perder força, tipo não passar dos 80km/h...aí não tem jeito.

rodrigosoch
28/10/2016, 08:49
Bom dia Sandro.
que ótima notícia meu amigo, rsrsrs, pois a minha anda normalmente sem ter que "afundar" o pé na casa dos 90 km.
Outra coisa que esqueci de mencionar , a polia de baixo parece estar desbalanceada, isso é normal?

Obrigado a todos.

sandro_ventania
29/10/2016, 21:03
Polia de baixo desbalanceada? E como você notou isso?
Não é normal e pode estar acontecendo do parafuso que prende a polia estar afrouxando.
Veja no meu video que eu uso esse parafuso para por as polias no ponto para troca da correia. Dá uma conferida nele!

Quem ainda não se inscreveu no meu canal, se inscreve lá...estou sempre postando alguns videos de manutenção.

https://www.youtube.com/watch?v=1ehUU2coq9k

rodrigosoch
03/01/2017, 17:50
Boa tarde amigos.
Apenas voltando o tópico, troqueis os filtros de ar óleo e combustível e o óleo tbm, troquei tbm uma mangueira do filtor de ar que estava rompida, depois disso não jogou mais oleo pela vareta, quanto a fumaça preta fui num bombista e o mesmo "fechou" um pouco a bomba e a fumaça preta sumiu. O carro está com potencia normal, bate na partida pega de primeira.
Abs a todos e feliz ano novo.