PDA

Ver Versão Completa : Explorer 97/98 aut V6 4x4 - dicas de manutenção e utilização

Ricardo Oliva
14/03/2006, 12:37
Bom dia a todos! Sou novo neste forum e tb novo em proprietario de 4x4.
Acabei de comprar um Explorer 97/98 4x4 aut. V6. Gostaria de saber dicas de manutenção periódica e de utilização do carro e de seu 4x4, pois pretendo ficar muito tempo com ela. (tipo tempo e tipo de troca de oleo motor, cambio e outras)

Outra coisa, devo retirar o carro na 6ª feira e vou instalar kit GNV. Viajo bastante e gostaria de ter uma boa autonomia. Qual o tamanho de cilindro mais indicado? Alguém tem idéia? me falar de um de 25m3, ou 3 de 10m3.

Obrigado pela atenção

Ricardo

Níracas
14/03/2006, 14:40
Olá Ricardo, tudo bom? Seja bem vindo ao fórum
Bom, vou tentar te ajudar no que eu sei. Eu tenho uma 94/94 4x4.
O bom seria quando você pegar ela e ver no manual o que o antigo proprietario dela já havia feito, como troca de oleo, diferencial, etc, ai tem uma idéia do que precisa ser feito. Na minha por exemplo, só para você ter uma idéia, quando peguei ela eu troquei a água do radiador, pois estava muito, mas muito suja, tive que trocar umas 3 vezes para ficar bom, ver vela, bico injetor, no caso precisei trocar as velas, mandei ver o oleo e o filtro. Agora estou esperando chegar o oleo do diferencial para poder trocar.
O tempo para troca de oleo do câmbio eu ouvi falar, se estiver errado alguém me corrija por favor, que nos câmbios automáticos é a cada 40000 km, já a troca de oleo do motor e do filtro de oleo é a cada 8000 km, no caso da minha como esta no manual, creio que deva ser igual pois a única coisa que muda é o ano, no caso a sua ser mais nova que a minha.
O uso do 4x4 creio que deve ser igual a minha, acho que só nas V8 que muda, elas não possuem o Low Range se não estiver enganado, bom no caso da sua deve ter o 4x4 e o Low Range que seria a reduzida que só pode ser acionado estando em 4x4 e o veículo parado em ''N''.
É aconselhado que uma vez ou outra use o 4x4 dela, não fique muito tempo sem usar, porque falam que pode dar problemas no futuro caso você não use, só não me pergunte o que e como, porque não sei, heheheh.
No caso da automática as marchas são assim: ''P'' que é usado para quando estiver parado e for desligar o veículo; ''R'' que é a ré; ''N'' que é o neutro; ''D'' com círculo (over-drive) que é usado as 4 marchas, ''D'' sem o círculo que usa as 3 marchas; ''2'' que é usado somente a 2ª marcha, que é o caso para sair no barro, lama, sem patinar ou em neve como diz o manual; e ''1'' que usa somente a 1ª marcha.
A minha na gasolina faz 5,5 km/l, estou pretendendo com meu pai de colocar kit GNV de 25m3, vai ficar muito boa no caso de viajar bastante com ela, uma boa econômia ao meu ver, pois ela irá fazer +/- 8 km/m3 (acho que é assim que fala) pelo que o pessoal fala.
Bom, não sei se era isso que você estava querendo saber mas espero ter ajudado um pouco. Logo logo o pessoal que entende mais vai dar algumas dicas para você.
Se falei alguma besteira me corrijam pessoal

Um abraço.

Ricardo Oliva
15/03/2006, 15:56
Valkiria, obrigado pelas informações.

Pelo que verifiquei no manual, a minha tem 3 posição de sistema de tração: 4x4 auto, 4x4 high e 4x4 low.

Sem querer abusar, tenho uma dúvida; se pode ser acionado o 4x4 high em qualquer velociadade e macha, bem como qual a velocidade máxima que se pode andar neste sistema. Outra coisa,, o 4x4 low pode ser usado na marcha "D" ou somente 1, 2 e R?

Desculpe-me a ignorância, mas sou calouro no assunto.

Obrigado

Ricardo

Níracas
15/03/2006, 22:28
Fala Ricardo, tudo bom?
Sem problemas cara, também sou novo nesse grande mundo do 4x4, eheheheh, e tenho muito o que aprender também.

Bom, pelo que eu li aqui no fórum mesmo, so não lembro qual tópico, mas tenho anotado aqui no pc, eu tenho feito um tipo de arquivos sobre a Explorer, tudo que eu encontro eu salvo no pc.

A sua Explorer então é uma 4WD, diferente da 4x4, agora não me pergunte a diferença que ainda não sei, eheheheh, acho que deve ser esse esquema de tração, pois a sua é diferente da minha. Bom, vamos ao que interessa. Funciona da seguinte forma:

(Ela deve ter no painel para você selecionar: AUTO, 4WD HI e 4WD LOW)
No AUTO, a tração é distribuida 50% traseira e 50% dianteira sem bloqueio no diferencial dianteiro.
Na posição 4WD HI (que pode ser acionada em movimento - até 88 Km/h) a tração é 50% x 50% com bloqueio no diferencial.
Na posição 4WD LOW (que só pode ser engatada c/ o veículo parado) ele aciona a caixa de redução com bloqueio no diferencial.

Quem passou essa informação foi nosso amigo Dionisio, ele tem uma 98 XLT 4WD.

Bom, creio que deve ser isto, qualquer coisa pode perguntar, se eu não souber com certeza aparecera alguém para lhe informar.
Um abraço.

Níracas
15/03/2006, 22:47
Ae Ricardo, encontrei o tópico que havia falado a respeito da tração, la esta falando bastante coisa interessante, é bom para conhecimento, de uma olhada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5353&postdays=0&postorder=asc&highlight=explorer+tem+reduzida&&start=0

Se não conseguir entrar pelo link tenta procurar por: Explorer tem reduzida?

Abraço,
Níracas.

Ricardo Oliva
16/03/2006, 23:15
Obrigado Niracas,

Vou pegar a caranga amanhã, daí é evidente que novas dúvidas surgirão.

Aliás, vou instalar o GNV também. Vc ou alguém deste fórum sabe se tem alguma observação a ser feita? (evidentemente que fora ser feita em oficina habilitada pelo INMETRO)

Níracas
17/03/2006, 07:04
Grande Ricardo, tudo bom?

A respeito do GNV eu não sei não, eu ainda vou colocar na minha, mas enquanto a isso fico devendo para
você essa informação, mas sendo em uma autorizado creio que não tera problemas, a única coisa que eu sei é que tem que estar regulado direito, pois ouvir dizer que as vezes o pessoal que não regula direito, ai aparece que fica falhando, fora isso não sei mais nada.

Bom tem um pessoal aqui que tem GNV, logo eles apareceram para dar as dicas.

Abraço.

JOSE CANDIDO
17/03/2006, 16:01
Olá colegas ...

eu ia mesmo era dar a dica desse topico aqui no site .... tira muitas dividas quanto a tracao da explorer ...

Amigo, tenho uma igualzinha a sua ....98, automatica, e 4x4 .... alias, 4x4 é igual 4wd .... four weel driving .... hehehhe

é um carrao .... depois, com mais tempo, vou te passar umas dicas do que eu fiz na minha, preços , manutencao, etc ... tambem ja tive ranger, entao, muita coisa é parecida ... ademais, lembre-se que muitas peças da ranger sao iguais, mas com preco infinitamente menores ...

MEu amigo NIracas, a explicacao que vc deu sobre a tracao 4x4, é a que esta escrita no manual porcamente traduzido pro portugues, mas nao é bem assim que funciona, infelizmente :parede: ....

VAmos la ...... Todas as Explorer por volta desse ano possuem o diferencial traseiro parcialmente bloqueado, é aquele por deslizamento, que bloqueia uns 70%, e ja ajuda muuuuito nos atoleiros ... em razao desse bloqueio, talvez vc se assuste em uma curva mais brusca no asfalto, mas nada demais ... vc se acostuma .... basta nao assustar demais e apavorar,tentando mudar o rumo do volante ... mantenha firme a curva, que ela se ajeita ....

Assim sendo, o "bloqueio" do diferencial esta sempre "ligado", ou seja, sempre atua .... nao há a opcao de ligar o desliagr o bloqueio ... nossas explorer nao possuem o diferencial central !!!!! So temos o da frente e o de traz, o terceiro nao !!! :discordo: :discordo: .... POr isso, NAO PODEMOS ANDAR EM 4X4 NO ASFALTO SECO !!!! :parede: :parede:

Seu carro tem o que a Ford chama de SelectTrack ... se o carro patina, ela automaticamente joga umpouco de força nas rodas dianteiras .... por esse motivo, ela nao tem roda livre, o carda dianteiro ta sempre rodando, justamente porque a qualquer momento ele entra em acao ... por isso o botaozinho ta escrito "auto"... automaticamente 4x4 ... heheheh

Se vc coloca em 4x4, daí sim, tá 4x4 o tempo todo, ... 50% em cada .......

E tambem por esses motivos, vc pode ligar o 4x4 andando, desde que nao esteja muuuito depressa ....

Agora, pra reduzir, a caixa de marchas é outra ... por isso, devemos parar o carro, engatar, e so depois andar .... NO caso do cambio automatico ainda, so engata a reduzida se o cambio estiver em neutro !!!

Depois fofocamos mais, ok ??

Abs a todos

Níracas
17/03/2006, 18:32
Grande Jose Candido, tudo bom?

É isso ai, complementando o tópico, boa, agora ficou explicado direitinho sobre a tração :palmas: . Eu tinha lido essa explicação da tração da 98 nesse tópico porque realmente eu não sei como funciona direito, tinha uma noção mas não realmente o que era, mas agora já sei como que funciona. E como a minha é a 94 no meu manual não tem bem explicado como a tração funciona, só da uma noção mesmo, muito ''pobre'' de informção esse manual. :evil:

Ah, então, sempre tive essa dúvida do 4x4 e 4WD, dizem que são diferentes, foi ai que fiquei na dúvida, um é uma coisa e o outro é outra, mo confusão, eu sempre pensei que são iguais, só muda a escrita. Então resumindo, é tudo a mesmo coisa mesmo.

Valeu pela ajuda

Abraço.

Eron Pessanha
20/03/2006, 18:54
Olá Ricardo
Tenho uma Explorer 4x4 95 que possui GNV. Sou do Rio e o melhor local para fazer a instalação é na GAZ CAR. Fica em Bom Sucesso, na Avenidca Brasil. Vc é do Rio? Pode perguntar a qualquer taxista e ele vai lhe confirmar o que estou lhe dizendo. Na minha existe um cilindro de 23 M3. Já escutei gente contando que tirou o estepe do lugar e lançou um cilindro alí, sem lá de quantos metros. O estepe? Sei lá, acho que colocou num suporte atras da porta traseira....pode ser uma idéia para se aumentar a autonomia, que não é das melhores. A autonomia varia um pouco: 130 a 175 KM, dependendo do pé na estrada, engarrafamentos na cidade...vai por aí... A 95 funciona muito bem, é claro que com alguma perda de potência...mas pra quem segue na estrada a 100/110 km em nada compromete, é uma viagem mais do que confortável...Mas não é isso que vai fazer a diferença, e sim o aumento do número de postos ao longo das nossas rodovias. Até Porto Alegre vc consegue ir no GNV, com alguns poucos KM de gasolina. Para o interior vc chega até BH. Ao Pantanal se chega sem problemas até Campo Grande e para cima temos um probleminha, de Vitória até Salvador (1000 km) não há qualquer posto de GNV, temos que encarar na gasolina. Depois vai fácil até Fortaleza, também com alguns pontos de gasolina, que no somatório não deve chegar a um tanque inteiro de gasolina. Aqui em casa a gente faz fácil 800 km/dia, para ir a Porto Alegre, Natal ou São Luiz....mas fora da estrada quase não se percebe a perda de potência. A 95 usando-a em aproximadamente 2000 rpm ela fica um pouco menos assustadora no consumo: faz 6 km/litro e/ou 7,5 km/metro3 e não há problemas para se ultrapassar caminhões ou carros populares, mesmo que estejam em subidas. Afinal, é um Explorer 6 cilindros, e há de termos algum proveito para um consumo sensivelmente maior que os "outros". Mas ela merece todos os elogios.
Eron (21-88681419)

Ricardo Oliva
21/03/2006, 08:32
Olá a todos.

Obrigado pela atenção.

Niracas e José Candido suas informações foram bem úteis. Peguei meu carro ontem. Gostaria de testar o 4x4 e a reduzida para saber se estão em ordem. Alguém tem alguma fazer isso, mesmo que no asfalto? O que devo observar?

Eron, obrigado pelas informações a respeito do GNV. Não sou do RJ sou de SP, com certeza apenas o aumento do nº de postos de abastecimentos resolverá nossos problemas em definitivo. Qto ao tamanho do cilindro, fui numa instaladora homologada pelo INMETRO, chamada ECOGAS, ele me sugeriu, como alternativa, colocar 3 cilindros de 10 m3, daí ficariam mais rente ao chão. Que acha?

Só poderei instalar o GNV após 3 meses, senão o vendedor disse que perco a garantia do motor. Então acho melhor esperar.

Muito obrigado a todos pelas informações.

Abraço

Ricardo

Eron Pessanha
21/03/2006, 16:47
Caro Ricardo
Fique tranquilo. Agora eu é que fiquei curioso. Os tres cilindros de 10 m3 ficam debaixo do carro ou apenas os dois ficam em baixo enquanto o terceiro ficaria na mala mesmo? 7m3 a mais lhe dariam 50 km de autonomia, é bastante coisa...
Uma dica...pergunte aos taxistas onde é o melhor lugar...não vai no mais barato e nem no lugar que ninguém conhece....dê valor a cultura popular. Carros assim.... Cherocas , Pajeros e Explorer têm alguns segredinhos quen apenas algumas oficinas especializadas em GNV possuem. Pra vc ter uma idéia, eu comprei esta explorer do dono da GAZCAR e ela está funcionando no GNV que é um reloginho. Ele me disse ao telefone que está comprando uma Cheroca pra botar GNV e desmistificar as notícias que ela é ruim de GNV, disse também quando comentei este fato..."Olha Eron, meu bissness é esse e eu tenho de ser o melhor, é até bom que ela dê mesmo problema, daí nós aqui desvendamos e vamos continuar a ser os melhores...." É claro que ele já tem pretendente para o tal carro, né? Eu...
Forte abraço
Eron

Ricardo Oliva
21/03/2006, 18:02
Eron,
Fui numa oficina especializada que é homologada pelo INMETRO (consta do site do INMETRO) e lá tinha quase 10 carros na fila, todos de taxistas. Acho que é um bom parâmetro. Mas vou perguntar aos taxistas sim, não custa se previnir.

Então ele me mostrou uma foto de uma Explorer que ele instalou 3 cilindros de 10m3 dentro do porta-malas e mostrou outra com 1 de 25m3 (ou 23 não me lembro) e me pareceu otimizar melhor o espaço, pois apesar de ocupar todo o porta mala, o cilindo é menor e parece ocupar menos espaço.

O seu cilindro fica dentro do porta-malas tb? Pq me disseram que no lugar do estepe só cabe 16 m3. confere?

Qto a estes "segredinhos" do GNV, tem alguma orientação?

Abraço

Ricardo

Ricardo Oliva
21/03/2006, 18:06
Eron,
Fui numa oficina especializada que é homologada pelo INMETRO (consta do site do INMETRO) e lá tinha quase 10 carros na fila, todos de taxistas. Acho que é um bom parâmetro. Mas vou perguntar aos taxistas sim, não custa se previnir.

Então ele me mostrou uma foto de uma Explorer que ele instalou 3 cilindros de 10m3 dentro do porta-malas e mostrou outra com 1 de 25m3 (ou 23 não me lembro) e me pareceu otimizar melhor o espaço, pois apesar de ocupar todo o porta mala, o cilindo é menor e parece ocupar menos espaço.

O seu cilindro fica dentro do porta-malas tb? Pq me disseram que no lugar do estepe só cabe 16 m3. confere?

Qto a estes "segredinhos" do GNV, tem alguma orientação?

Abraço

Ricardo