Ver Versão Completa : OHC = TRISTEZA
Gustavo de Olliveira
14/03/2006, 12:11
:cry: Montei o jipe devagar $$$$ veio sem motor , comprei um ohc , com garantia de ser bom... , pena que a garantia foi dada por um moleque . retifiquei ... ai $$$$ . Não tem 1500 KM e a parte debaixo foi de novo , oque o mecânico disse ? é um motor muito velho , vc usou oléo ruin , a retifica fez alguma mer#%@]]a . E assim estou :sem motor , sem jipe e morrendo de arrependimento de não ter investido em outro motor .
O pior è que pra variar a $$$ tá curta , gastei muito com ele ultimamente . Não quero mais gastar com o OHC Que aliás tá com a bomba de combustível zerada ( 170 latas a um mês ) .
Resolvi compartilhar mais esta experiencia aqui no forum e aceito sujestões do que fazer .
Só pra constar nos ultimos dois meses coloquei:
Freio a disco
suspenção de toyota
pneus cross
bancos concha reclinaveis
reboque e gancho
a maldita bomba de 170 latas :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Alessandro Henrique
14/03/2006, 12:29
Bem,
Tente fazer valer a garantia do servico. O mecanico vai achar "n" explicacoes para o problema e notavelmente em nenhuma delas, sera responsabilidade dele ou jamais erro de montagem ou ajuste. A conversa e sempre a mesma, voce abusou no periodo de amaciamento, usou oleo ruim, nao trocou na hora certa, a retificadora errou em algo, e por ai vai...
Tens nota da execucao do servico? Tente obter informacoes inclusive com o procon!
Sds.
Gustavo,
IMHO, acredito que o problema não está no motor OHC.
Essa situação pode ( mas não deve ! ) acontecer com qualquer um em qualquer motor.
Se não resolver numa negociação civilizada, PROCON nele :mrgreen:
rafaelsouza
14/03/2006, 12:40
desculpe corrigir mas o certo na minha opinião seria: OHC + SERVIÇO RUIM = TRISTEZA
[], :concordo:
Gustavo,
IMHO, acredito que o problema não está no motor OHC.
Essa situação pode ( mas não deve ! ) acontecer com qualquer um em qualquer motor.
Se não resolver numa negociação civilizada, PROCON nele :mrgreen:
alexandrej
14/03/2006, 12:41
O motor OHC é um bom motor, lógico que não é o melhor mas é bom, tenho este motor no meu Jeep e nunca tive problemas...
Acho que neste caso é tentar uma boa conversa, se não PROCON nele... lógico se tiver termo de garantia... :shock:
nada a reclamar do meu ohc , ta la firme e forte , como ja disseram , caia encima do mecanico ou da retifica
Elmer_Jeep
14/03/2006, 15:49
Gustavo de Olliveira, nasci numa oficina de carros, trabalho com retífica de motores e posso dizer que não existe esse papo de motor velho.
Em 2001 reformei um hurricane original de um CJ2 ano 52, bem velhinho né, pois é, e tá rodando até hoje. :wink:
Se o serviço foi feito com critério vc deve exigir a garantia afinal vc pagou por isso. :!:
Agora se foi feito um serviço meia-boca com o seu concentimento, não adianta botar a culpa no motor, no mecanico ou na retífica... :parede:
Tenho vários amigos que usam OHC no Jeep e não tem o q reclamar, eu mesmo as vezes fico impressionado com o desempenho de alguns destes CJ's.
[]'s
:cry: Montei o jipe devagar $$$$ veio sem motor , comprei um ohc , com garantia de ser bom... , pena que a garantia foi dada por um moleque . retifiquei ... ai $$$$ . Não tem 1500 KM e a parte debaixo foi de novo , oque o mecânico disse ? é um motor muito velho , vc usou oléo ruin , a retifica fez alguma mer#%@]]a . E assim estou :sem motor , sem jipe e morrendo de arrependimento de não ter investido em outro motor .
O pior è que pra variar a $$$ tá curta , gastei muito com ele ultimamente . Não quero mais gastar com o OHC Que aliás tá com a bomba de combustível zerada ( 170 latas a um mês ) .
Resolvi compartilhar mais esta experiencia aqui no forum e aceito sujestões do que fazer .
Só pra constar nos ultimos dois meses coloquei:
Freio a disco
suspenção de toyota
pneus cross
bancos concha reclinaveis
reboque e gancho
a maldita bomba de 170 latas :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
oq aconteceu na verdade com o motor??? oq fundiu???
foi feito toda a retifica no motor???
alinhamento de mancais e bielas???
retifica de cilindros??
bomba de óleo nova??
retifica do cabeçote???
bronzinamento novo e na medida correta???
ajuste de mancal feito corretamente??
respeitado folgas e apertos na montagem??
alguma vez depois de retifica do o motor aqueceu demais???
alguma coisa errada ai no meio, pq senão não tem como isso acontecer, ou foi mal montado ou foi mal retificado....
Gustavo de Olliveira
15/03/2006, 08:59
Olá Fontana , o motor não fundiu , na ultima trilha babou, escorreu oléo pelo mancal traseiro , Na oficina o motor foi retirado e aberto o carter e retirado os mancais constatou se que as bronzinas estão comidas , avermelhadas. Além disso está com folga de 0,35 mm no girabrequim quando se puxa ele para frente e para trás . O mecanico que desmontou não é o mesmo que retificou ( quando retifiquei já quase briquei com o cara ) , Esse mecãnico que desmontou disse que não montaria de novo pq seria perda de tempo e do serviço , o único caminho seria uma nova retifica da parte de baixo .Quanto ao serviço que foi feito só sei informar que foi retificado , por mecãnico experiente , o cabeçote também foi retificado , a bomba não foi trocada mas está com boa pressão . Ontém procurei o mecânico que fez o serviço e ele pediu prá levar na oficina dele que ele vai arrumar , vou levar lá hoje 15/03
depois conto o que aconteceu
valeu
Olá Fontana , o motor não fundiu , na ultima trilha babou, escorreu oléo pelo mancal traseiro , Na oficina o motor foi retirado e aberto o carter e retirado os mancais constatou se que as bronzinas estão comidas , avermelhadas. Além disso está com folga de 0,35 mm no girabrequim quando se puxa ele para frente e para trás . O mecanico que desmontou não é o mesmo que retificou ( quando retifiquei já quase briquei com o cara ) , Esse mecãnico que desmontou disse que não montaria de novo pq seria perda de tempo e do serviço , o único caminho seria uma nova retifica da parte de baixo .Quanto ao serviço que foi feito só sei informar que foi retificado , por mecãnico experiente , o cabeçote também foi retificado , a bomba não foi trocada mas está com boa pressão . Ontém procurei o mecânico que fez o serviço e ele pediu prá levar na oficina dele que ele vai arrumar , vou levar lá hoje 15/03
depois conto o que aconteceu
valeu
mancais desalinhados....virabrequim mal ajustado....
solução, desmontar tudo alinhar mancais de linha e bielas, fazer o correto ajuste do vira e ADAPTAR RETENTOR NA TRASEIRA....coloca o retentor proprio desse motor mesmo, q foi usado na F100 4cil.....quando for fazer o alinhamento de mancais ja adapta o alojamento do retentor....nunca mais vaza.....
Elmer_Jeep
15/03/2006, 10:19
Olá Fontana , o motor não fundiu , na ultima trilha babou, escorreu oléo pelo mancal traseiro
Passou em algum trecho alagado :?: entrou água no óleo do motor :?:
Na oficina o motor foi retirado e aberto o carter e retirado os mancais constatou se que as bronzinas estão comidas , avermelhadas. Além disso está com folga de 0,35 mm no girabrequim quando se puxa ele para frente e para trás
Se as bronzinas estavam avermelhadas é porque estão velhas/bastante usadas, bronzinas novas com desgaste prematuro deveriam estar azuladas.
A folga axial do virabrequim pode ser eliminada após feita a retífica e ajustando a parede de encosto das novas bronzinas de mancal.
O mecanico que desmontou não é o mesmo que retificou ( quando retifiquei já quase briquei com o cara ) , Esse mecãnico que desmontou disse que não montaria de novo pq seria perda de tempo e do serviço , o único caminho seria uma nova retifica da parte de baixo
Sim, seria muita idiotice remontar o motor sem corrigir o possível desgaste do virabrequim e dos mancais do bloco.
Quanto ao serviço que foi feito só sei informar que foi retificado , por mecãnico experiente
E montado com bronzinas usadas(avermelhadas) :?:
, o cabeçote também foi retificado , a bomba não foi trocada mas está com boa pressão .
Isso não é justificativa pra manter a bomba velha, afinal ninguém sabe até quando ela vai manter a pressão necessária...
[]'s e boa sorte.
chapolin colorado
15/03/2006, 12:20
Eu concordo com tudo que foi escrito acima é um bom motor,não é velho coisa alguma é utilizado na Ranger 2.3 a gasolina até hoje com 8 e 16 válvulas, portanto esse papo de motor antigo é papo furado.Tenho na viatura o OHC e absolutamente nada a reclamar.
Gustavo de Olliveira
16/03/2006, 09:12
Olá Galera , obrigado pelas dicas.
Respondendo ao Jipeiro RR
Passou em algum trecho alagado ?entrou água no óleo do motor ?
Sim passei num trecho alagado, Retirado o oleo este não apresentou sinais de contaminação pela agua.
As bronzinas usadas na retifica foram novas , eu mesmo as comprei pq não encontrando na cidade tive de encomendar, apenas uma , a última da parte de trás do motor está avermelhada, o mecanico disse que deve ser volante desbalanceado :shock: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
No final das contas (e eu já pensando no 4.1 do opala) o mecanico disse que vai encher a bronzina de calço :parede: ( VAI FICAR 10 :pensativo: ) .
Vamos ver que bicho que dá .
Se não ficar legal , logo teremos um bazar de peças de OHC : Cabeçote , tubagem , Carburador e tubagem ( corpo duplo a alcool ) , bomba de combustivel zerada , motor de arranque , ou quem sabe o lote completo .
Não é fazendo pouco do OHC , conheço e aprecio o desempenho deste motor mas acho que não vale mais a pena gastar com ESSE meu OHC.
Então deixa o mecânico se virar e ver " que bicho vai dar".
rural4x4
16/03/2006, 09:21
Esse mecanico é bom mesmo, ele vai calçar a bronzina ja desgastada :shock: :shock: , vai mesmo resolver o problema do jipe :putz: :putz: , pode ter certeza. :pensativo: :pensativo:
Boa sorte na adaptação do 4.1 :mrgreen: :mrgreen:
Elmer_Jeep
16/03/2006, 10:08
Agora se foi feito um serviço meia-boca com o seu concentimento, não adianta botar a culpa no motor, no mecanico ou na retífica... :parede:
[]'s
Sei que já estou ficando até chato, mas...não quero nem papo com OHC. O dia que puder mudar, mudo na hora.