Caiokv
14/10/2016, 11:30
Depois de passar muita raiva procurando coisas no porta-malas do Jimny resolvi colocar uma luz no fim do carro.
Uma solução muito comum e prática é instalar a luz do uno no porta malas, mas sinceramente não parece ficar muito bom...
537634
Ai outro dia vi uma solução interessante no fórum, mas que ainda não parecia clara o suficiente, pois quando viajo tiro os bancos e de novo a iluminação ficaria ruim no meio do carro:
537637
Até que resolvi tentar a sorte com uma fita LED. O processo é relativamente fácil, mas um pouco demorado.
Para fazer a instalação é preciso:
3 horas
Jogo de chave de boca (se não me engano 10, 12 e 14)
Chave philips
Alicate de corte
Ferro de solda
Estanho
Habilidade com o ferro de solda (ou no meu caso, um amigo que tenha tal habilidade)
5 metros de fio
Fita isolante/auto fusão/termo retrátil
Alicate corta fio (ajuda bastante)
1 m de fita de LED
Estilete
Paciência
Latas de cerveja (o quanto for necessário)
1) Remover os bancos, e a lateral plástica esquerda do carro.
Eu esqueci de tirar fotos da remoção, mas peguei as imagens deste site:
Installation of the rear speakers on the Suzuki Jimny - DanBP.org (http://www.danbp.org/w/Installation_of_the_rear_speakers_on_the_Suzuki_Ji mny)
Remoção do assento e da lateral plástica:
Somente é preciso remover o banco e a lateral esquerdos (lado do motorista):
537592
537594
537596
537597
537598
537599
537601
537604
537605
Cuidado ao retirar a coluna de plástico, pois as travas dela quebram com facilidade:
537608
2) Instalar o LED:
Primeiro meça o comprimento da fita LED, depois é preciso soldar os fios na fita, o que pode ser difícil para aqueles que como eu não possuem muita habilidade com o ferro de solda... Corte a fira, e depois solde os fios nos pólos:
537636
537612
537613
Não tenho foto do carro sem a lateral plástica onde o LED entra, mas da para passar os fios por dentro da lataria do carro.
Com a fiação descendo até a parte de baixo do porta malas, ligue o NEGATIVO no sensor de abertura do porta malas:
537616
O positivo tive que puxar da luz de cortesia da frente, para que a luz seja acesa mesmo quando a chave não está no contato.
Para isso é preciso puxar o fio pela lateral esquerda até chegar no carpete. no carpete cruze o fio para o lado do passageiro, e siga com ele por baixo do carpete até o pé do passageiro. Lá há um conector que leva energia à luz de cortesia do teto:
Caminho do fio:
537622
537627
E pronto! Nunca mais reclame que não da pra ver nada no porta-malas do Jimny!!
537629
De bônus da pra aproveitar a fita LED e colocar no porta luvas também, é só colocar um sensor de porta na barra metálica que fica atrás dele, para que acenda quando estiver aberto:
537633
Uma solução muito comum e prática é instalar a luz do uno no porta malas, mas sinceramente não parece ficar muito bom...
537634
Ai outro dia vi uma solução interessante no fórum, mas que ainda não parecia clara o suficiente, pois quando viajo tiro os bancos e de novo a iluminação ficaria ruim no meio do carro:
537637
Até que resolvi tentar a sorte com uma fita LED. O processo é relativamente fácil, mas um pouco demorado.
Para fazer a instalação é preciso:
3 horas
Jogo de chave de boca (se não me engano 10, 12 e 14)
Chave philips
Alicate de corte
Ferro de solda
Estanho
Habilidade com o ferro de solda (ou no meu caso, um amigo que tenha tal habilidade)
5 metros de fio
Fita isolante/auto fusão/termo retrátil
Alicate corta fio (ajuda bastante)
1 m de fita de LED
Estilete
Paciência
Latas de cerveja (o quanto for necessário)
1) Remover os bancos, e a lateral plástica esquerda do carro.
Eu esqueci de tirar fotos da remoção, mas peguei as imagens deste site:
Installation of the rear speakers on the Suzuki Jimny - DanBP.org (http://www.danbp.org/w/Installation_of_the_rear_speakers_on_the_Suzuki_Ji mny)
Remoção do assento e da lateral plástica:
Somente é preciso remover o banco e a lateral esquerdos (lado do motorista):
537592
537594
537596
537597
537598
537599
537601
537604
537605
Cuidado ao retirar a coluna de plástico, pois as travas dela quebram com facilidade:
537608
2) Instalar o LED:
Primeiro meça o comprimento da fita LED, depois é preciso soldar os fios na fita, o que pode ser difícil para aqueles que como eu não possuem muita habilidade com o ferro de solda... Corte a fira, e depois solde os fios nos pólos:
537636
537612
537613
Não tenho foto do carro sem a lateral plástica onde o LED entra, mas da para passar os fios por dentro da lataria do carro.
Com a fiação descendo até a parte de baixo do porta malas, ligue o NEGATIVO no sensor de abertura do porta malas:
537616
O positivo tive que puxar da luz de cortesia da frente, para que a luz seja acesa mesmo quando a chave não está no contato.
Para isso é preciso puxar o fio pela lateral esquerda até chegar no carpete. no carpete cruze o fio para o lado do passageiro, e siga com ele por baixo do carpete até o pé do passageiro. Lá há um conector que leva energia à luz de cortesia do teto:
Caminho do fio:
537622
537627
E pronto! Nunca mais reclame que não da pra ver nada no porta-malas do Jimny!!
537629
De bônus da pra aproveitar a fita LED e colocar no porta luvas também, é só colocar um sensor de porta na barra metálica que fica atrás dele, para que acenda quando estiver aberto:
537633