PDA

Ver Versão Completa : Sw4 2.8 ou 3.0?

Miguel Vilanova
12/10/2016, 23:47
Olá amigos, sou novo por aqui. Tenho um corolla 2005 e quero trocar porcima sw4. Moro no MT e aqui na região pego muita estrada de terra. Também faço viagens longas, uma ou duas vezes por ano para o RS. Isso são mais ou menos 6 mil km cada viagem. A dúvida está entre a 2.8 ou 3.0. A 2.8 consigo manter velocidade em torno de 120 km/h. Quero entre os anos 95 a 99. Abraços a todos.

titanium
13/10/2016, 08:30
Miguel, seja bem-vindo!

As 2.8, vulgo japinhas, são equipadas com o motor "3L" (código).
Com kit turbo e pneus maiores que 31" você consegue manter velocidade de 120 km/h.

A grande verdade desses motores é NÃO ULTRAPASSAR 3.000 RPM de giro de motor...

Com pneus 31" e à 3.000 RPM ela anda a 120 km/h.
O ideal é colocar pneus finos e altos.. exemplo: 235/85r16 (mas aí precisa mudar o aro).
Esses pneus são ligeiramente maiores (diâmetro) que os 31" e já dão uma aliviada no RPM.

Se você comprar uma Hilux Pickup (e não a SW4), você consegue colocar pneus mais altos um pouco (como 33"x10).. aí o RPM baixa ainda mais..

Detalhe: para andar com pneus maiores é recomendável instalar turbina nela.

A 3.0 5L que saiu nas pickups é um motor muito resistente!
Mas cuidado com o 1kzt e o 1kzt-e que saíram nas SW4 > 96 e nas pickups 2004 (se não me engano)! São motores 3.0 que costumam dar problema de aquecimento... e se der problema....................

Abraço

Rob_Scheiwe
13/10/2016, 08:41
Olá,

Seja bem vindo! Cara, existem diversos tópicos sobre as SW4, na área "Toyota" do fórum, mas resumindo BASTANTE a história:

Dizem que:

As 2.8, também conhecidas como "japonezinhas" são mais robustas (e duras) que trator, mas o motor é meio manco... com 70 e poucos CVs apenas... O que dá pra resolver instalando um kit turbo.

As 3.0, já vem com o motor turbinado de fábrica, o que já deu um fôlego extra pro carro, mas se você pesquisar nos tópicos, vai ler bastante sobre o famoso "cabeçote problemático". Coisa que também se resolve, trocando o cabeçote, ou mantendo tudo sempre em dia...

Quanto à velocidade média de 120 km/h, não sei dizer como é com as 2.8, mas mesmo as 3.0 ficam um pouco "forçadas" nessa velocidade, 100 km/h é o ideal (falo isso com base no meu carro, e de um colega que também tem uma 3.0)

Creio que tem muito mais gente, com muito mais experiência pra te ajudar...

Até mais.

Miguel Vilanova
13/10/2016, 15:57
Obrigado pelas informações, vou pesquisar e ver se encontro uma em boas condições. Abraços.

Arildo MT
15/10/2016, 01:55
Alem do que os feras disseram, os bancos e altura do piso não ajudam no modelo antigo, moro próximo a vc, quase comprei uma sw4 a 02 anos, gosto de hilux/sw4, conheço as estradas do MT, precisa muita disposição pra encarrar estes caminhos, não sei se vc suportaria viagens longas assim a bordo da sw4/ hilux depende do seu nível de exigência em conforto/ergonomia, pesquise bastante, diga mais sobre seu perfil e qual sua necessidade e propósitos de uso do carro, talvez este seja o carro pra vc ou não.

Glaicon
15/10/2016, 06:19
As viaturas 3.0, sejam SW ou pickup, anos 1997 a 2002, não dão problemas de aquecimento.
Elas têm é falta de manutenção.
O problema da Toyota é a sua inefável e antológica frase "Toyota não quebra".
Aí o abobado compra uma viatura com quase vinte anos de estrada, não troca correias, não troca óleo de motor, freio, caixa de transferência e eixos, não troca válvula termostática, não limpa e renova aditivo do radiador, e quer sair rodando sem gastar um único tostão de manutenção preventiva.
Aí aparece um problema grave (é claro que eles aparecerão), e coloca a culpa na marca.
Tive uma SW4 1998, comprada em 2012 com 240.000 Km´s.
Me levou ao Chile e Argentina, rodou até 1.150 Km´s num único dia, passeou, atolou na neve, e voltou tranquilamente.
Vendida este ano com 290.000 Km´s.
Rodou até Goiânia com o novo proprietário percorrendo 1.600 Km´s.
Chegou lá feliz da vida. Virou um amigo.
Por isso, quando for procurar a desejada viatura e encontrar duas do mesmo ano, mas por preços tão diferentes, não pense que a mais barata foi sorte sua em encontrá-la.
Investigue bem, pois certamente haverá uma falta de manutenção grave na mesma.
E o dono só estará tentando passar o problema para você.
Resumindo, com todo respeito aos que me antecederam nos comentários, estas viaturas NÃO têm problema de aquecimento.
Boa sorte na sua pesquisa.:concordo:

titanium
15/10/2016, 07:02
As viaturas 3.0, sejam SW ou pickup, anos 1997 a 2002, não dão problemas de aquecimento.
Elas têm é falta de manutenção.
O problema da Toyota é a sua inefável e antológica frase "Toyota não quebra".
Aí o abobado compra uma viatura com quase vinte anos de estrada, não troca correias, não troca óleo de motor, freio, caixa de transferência e eixos, não troca válvula termostática, não limpa e renova aditivo do radiador, e quer sair rodando sem gastar um único tostão de manutenção preventiva.
Aí aparece um problema grave (é claro que eles aparecerão), e coloca a culpa na marca.
Tive uma SW4 1998, comprada em 2012 com 240.000 Km´s.
Me levou ao Chile e Argentina, rodou até 1.150 Km´s num único dia, passeou, atolou na neve, e voltou tranquilamente.
Vendida este ano com 290.000 Km´s.
Rodou até Goiânia com o novo proprietário percorrendo 1.600 Km´s.
Chegou lá feliz da vida. Virou um amigo.
Por isso, quando for procurar a desejada viatura e encontrar duas do mesmo ano, mas por preços tão diferentes, não pense que a mais barata foi sorte sua em encontrá-la.
Investigue bem, pois certamente haverá uma falta de manutenção grave na mesma.
E o dono só estará tentando passar o problema para você.
Resumindo, com todo respeito aos que me antecederam nos comentários, estas viaturas NÃO têm problema de aquecimento.
Boa sorte na sua pesquisa.:concordo:

Em resumo, Estas viaturas PODEM APRESENTAR problemas de aquecimento.... sim, por consequência de mal uso do proprietário e/ou mal manutenção como você bem falou...

MAS Como saber disso ao olhar uma viatura de um desconhecido?
:)

Bem difícil, não acha!?

Em tempo, as 2.8, mesmo sendo bem mal cuidadas, apresentam menor ocorrência de problemas de esquente.
É só caçar aqui mesmo no fórum os casos de aquecimento das 2.8 e das 3.0 e ver, por amostragem, a proporção...

IMHO as 3.0 são boas viaturas, mas a Toyota fez um projeto com menor "margem de erro"... ou seja, não é tão superdimensionada como as Bandeirantes, as Hilux japas, as Land Cruisers...

É como penso.

Glaicon
16/10/2016, 09:19
Em resumo, Estas viaturas PODEM APRESENTAR problemas de aquecimento.... sim, por consequência de mal uso do proprietário e/ou mal manutenção como você bem falou...

MAS Como saber disso ao olhar uma viatura de um desconhecido?
:)

Bem difícil, não acha!?

Em tempo, as 2.8, mesmo sendo bem mal cuidadas, apresentam menor ocorrência de problemas de esquente.
É só caçar aqui mesmo no fórum os casos de aquecimento das 2.8 e das 3.0 e ver, por amostragem, a proporção...
É como penso.
Sim, neste caso, comparando os dois motores, sendo a 2.8 com cabeçote de ferro, em viaturas mal cuidadas, no quesito aquecimento será menos suscetível de ter problemas.
O que eu me referi na minha postagem é que a 3.0 não possui problema crônico no motor.
Chegam a falar que a 1997 e 1998 possuem até menor capacidade do radiador em relação à 1999 em diante.
Pura lenda.
Por isso, novamente falando das viaturas bem cuidadas, não há nada de errado com o motor 3.0.
Desculpe-me se minha postagem anterior pareceu confrontante.
Não era a intenção.:concordo:

alphazzz
17/10/2016, 11:09
Tomara que o dono do tópico não suma, queria acompanhar essa transição. Também moro no MT(Rondonópolis) e também tenho um corolla(04 AT) e acho que até já disse por aqui que tenho vontade de trocar numa Hilux, pickup ou sw4. Eu tenho poucos posts justamente pq ainda não faço parte do mundo 4x4, mas sempre estou lendo os tópicos por aqui. Por enquanto estou só na vontade, estou tentando comprar uma casa, mais depois do minha casa minha dívida quero voltar a pensar na camionete, boa sorte e nos mantenha informados.

Rob_Scheiwe
17/10/2016, 13:30
Elas têm é falta de manutenção...
...Resumindo, com todo respeito aos que me antecederam nos comentários, estas viaturas NÃO têm problema de aquecimento...

Foi exatamente isso que meu mecânico disse, após eu me apavorar com os relatos de cabeçotes trincados no fórum e pedir pra ele dar uma boa olhada nas condições da minha SW4. Felizmente, parece que consegui uma de ótima procedência também, igual ao camarada que comprou a sua. (que aliás, era uma que eu estava de olho quando estava na busca)

Miguel Vilanova
18/10/2016, 00:10
Olá amigos, fiquei fora por esses dias, por isso não respondi. Obrigado pelas informações. Tava vendo o valor das SW4 e estão salgadas para o meu bolso. Nas minhas buscas apareceu algumas blazer com valores interessantes. Meu perfil de uso é mais asfalto e em algumas situações estrada de terra, passeios, pescarias. Estou estudando o que fazer. Alguém tem experiência com blazer?

Glaicon
18/10/2016, 06:25
Felizmente, parece que consegui uma de ótima procedência também, igual ao camarada que comprou a sua. (que aliás, era uma que eu estava de olho quando estava na busca)
Garanto que não perderias viagem.
Lembrando que se fosse comprada por alguém do fórum, levaria um par de correntes pra neve de brinde.:concordo:

Ktranger
19/10/2016, 08:35
Se me permite .. :) Comprar um carro usado e uma arte .... acho que limoes sempre aparecem , mas aparece cedo , um carro com 10 proprietarios em 10 anos pode indicar que nenhum conseguiu resolver o problema .
A toyota Sw4 e apaixonante , o individuo fica com ela um bom tempo , se nao pagar mais IPVA entao nao tem quase nada para reclamar :) :) o problema de aquecimento eu junto economia porca do Brasil na epoca que colocava um pneu 235/75-15 de fabrica , porque nao existia o famoso 31 na epoca , ai o individuo queria andar a 160km/h com o giros proximo do limite , ai meu amigo nao ha projeto que aguente , cabecote problematico ... pelo peso e juntas , nao vejo nenhum cabecote melhor na epoca que o da toyota , os da ranger e defender na epoca Maxion era so oleo e perda de compressao , alguem se lembra ?
Concordo que o carro depende 50% da qualidade das pecas envolvidas e outros 50% do dono , onde ele anda e onde ele leva o carro pra manutencao e que insumos ele usa (oleo e pecas) e se ele cuida do carro .
Minha estoria de corrocinha , eu dirigi a primeira toyota sw4 1998 em 2001 que era do meu chefe a passou a ser meu sonho de consumo , em 2003 comprei ela em uma transacao de pai pra filho , estou com ela ate hj , esta com 130 mil km e toda vez que levo na autorizada e uma revisao de rotina , a autorizada ja foi melhor mas nestes dois ultimos anos eles tentam empurrar lampadas e servicos nao realizados, alinhamento e balanciamento que sao necessarios mas nao fazem , tem que ficar em cima , ate lavagem estao cobrando , coisa que nunca cobravam, mas fora isso o carro e excelente, conselho troque os raquiticos 235/75 que elevam o giros para no minimo 255 ou 31 , a rotacao de cruzeiro e 2000 a 2500 giros o carro vai durar muito ...as correias trocadas a cada tres anos e a correia dentada troquei com 100 mil km mas vou trocar quando fazer 10 anos , os oleos e filtros todo ano , porque nunca consigo fazer a KM :) :) :)
e boa sorte so alegrias

alphazzz
31/10/2016, 11:56
Se me permite .. :) Comprar um carro usado e uma arte .... acho que limoes sempre aparecem , mas aparece cedo , um carro com 10 proprietarios em 10 anos pode indicar que nenhum conseguiu resolver o problema .
A toyota Sw4 e apaixonante , o individuo fica com ela um bom tempo , se nao pagar mais IPVA entao nao tem quase nada para reclamar :) :) o problema de aquecimento eu junto economia porca do Brasil na epoca que colocava um pneu 235/75-15 de fabrica , porque nao existia o famoso 31 na epoca , ai o individuo queria andar a 160km/h com o giros proximo do limite , ai meu amigo nao ha projeto que aguente , cabecote problematico ... pelo peso e juntas , nao vejo nenhum cabecote melhor na epoca que o da toyota , os da ranger e defender na epoca Maxion era so oleo e perda de compressao , alguem se lembra ?
Concordo que o carro depende 50% da qualidade das pecas envolvidas e outros 50% do dono , onde ele anda e onde ele leva o carro pra manutencao e que insumos ele usa (oleo e pecas) e se ele cuida do carro .
Minha estoria de corrocinha , eu dirigi a primeira toyota sw4 1998 em 2001 que era do meu chefe a passou a ser meu sonho de consumo , em 2003 comprei ela em uma transacao de pai pra filho , estou com ela ate hj , esta com 130 mil km e toda vez que levo na autorizada e uma revisao de rotina , a autorizada ja foi melhor mas nestes dois ultimos anos eles tentam empurrar lampadas e servicos nao realizados, alinhamento e balanciamento que sao necessarios mas nao fazem , tem que ficar em cima , ate lavagem estao cobrando , coisa que nunca cobravam, mas fora isso o carro e excelente, conselho troque os raquiticos 235/75 que elevam o giros para no minimo 255 ou 31 , a rotacao de cruzeiro e 2000 a 2500 giros o carro vai durar muito ...as correias trocadas a cada tres anos e a correia dentada troquei com 100 mil km mas vou trocar quando fazer 10 anos , os oleos e filtros todo ano , porque nunca consigo fazer a KM :) :) :)
e boa sorte so alegrias
Sei que não vai vender por agora e eu também nem posso comprar por agora, mas quando estiver à venda a sua SW, nos avise, já estou na fila kkkk

Ktranger
01/11/2016, 14:24
Sei que não vai vender por agora e eu também nem posso comprar por agora, mas quando estiver à venda a sua SW, nos avise, já estou na fila kkkk

rs rs meu vizinho tambem rs rs rs

toyoteiroAM
03/11/2016, 10:29
538479 sou feliz com a minha 2.8 cabeçote de ferro com turbina pressão só de 0.4 pra não forçar e da uma ajudinha,não passo de 100/110 km por hora pq isso não é carro pra correr e vamos q vamos q ainda vai ficar pra minha filha de 9 meses o tomate rsrs

Clandio
03/11/2016, 21:25
538479 sou feliz com a minha 2.8 cabeçote de ferro com turbina pressão só de 0.4 pra não forçar e da uma ajudinha,não passo de 100/110 km por hora pq isso não é carro pra correr e vamos q vamos q ainda vai ficar pra minha filha de 9 meses o tomate rsrs

Lindaça,ToyoteiroAM

toyoteiroAM
04/11/2016, 10:11
:safari-rig::curtir:
Lindaça,ToyoteiroAM

alphazzz
08/11/2016, 10:24
sou feliz com a minha 2.8 cabeçote de ferro com turbina pressão só de 0.4 pra não forçar e da uma ajudinha,não passo de 100/110 km por hora pq isso não é carro pra correr e vamos q vamos q ainda vai ficar pra minha filha de 9 meses o tomate rsrs
Meu objetivo é um carro assim, durável, confortável, econômico na medida do possível e que me leve onde eu quero. Nem vou fazer trilhas, mas ando de vez em quando numas estradas de chão, pra tomar um banho de cachoeira e tal.

Napp
13/11/2016, 22:36
E aí galera tudo tranquilo? Eu tb estou penssando em trocar o meu carro em uma Hilux 2000 com motor 2.8... Tenho um cherokee Sport 2.5 TD ano 99...

Li os posts aí em cima e vi que ela não tem turbina, né? Quanto ficaria mais ou menos instalação? Também gostaria de saber quais são os problemas mas mais comuns para verificar na hora compra... Por fim quanto seria um valor justo para compra e venda de um carro como este?

Valeu!!!

alphazzz
14/11/2016, 11:59
São vários modelos, é difícil decidir, comprar o meu Corolla foi mais fácil pq eram apenas 3 modelos (XLi,XEi e SEG). Agora na Hilux/SW4, eu ainda estou meio confuso, vi que tem ela em 8v 16v e até 24v. E o dono do tópico já comprou?

Clandio
14/11/2016, 16:22
Hilux ano 2000, picape veio com motor 2.8 diesel aspirado de 78 cv. SW4 nesse ano veio com motor 3.0 turbo diesel de 116cv

RValle
15/11/2016, 19:48
São vários modelos, é difícil decidir, comprar o meu Corolla foi mais fácil pq eram apenas 3 modelos (XLi,XEi e SEG). Agora na Hilux/SW4, eu ainda estou meio confuso, vi que tem ela em 8v 16v e até 24v. E o dono do tópico já comprou?

Acho que não, já que ele começou a olhar Blazer.

alphazzz
28/12/2017, 08:26
Olá amigos, fiquei fora por esses dias, por isso não respondi. Obrigado pelas informações. Tava vendo o valor das SW4 e estão salgadas para o meu bolso. Nas minhas buscas apareceu algumas blazer com valores interessantes. Meu perfil de uso é mais asfalto e em algumas situações estrada de terra, passeios, pescarias. Estou estudando o que fazer. Alguém tem experiência com blazer?
E aí Miguel, comprou alguma?