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Ver Versão Completa : Vazamento no Tracker: mangueira que leva água quente para o painel rachou



Biodiversidade
11/10/2016, 13:18
Amigos,
a mangueira que leva água quente para dentro do Tracker para aquecer o ar acabou de rachar.
Seria um problema fácil de resolver, não fossem dois problemas:
1) o local onde ela fica, entre o bloco do motor e a carroceria, em um local estreito;
2) o fato de que não vou encontrar a mangueira na minha cidade, tenho que pedir pelo Correio, e com o feriado de amanhã só vai chegar na semana que vem.
Existe alguma mangueira de outro carro que sirva no Tracker?
Outra solução é simplesmente retirar as duas mangueiras, a que vai e a que volta do painel, e vedar a saída de água. Como moro em uma região quente não tenho necessidade do ar quente.
Qual a melhor solução? Trocar a mangueira ou vedar?
Se eu for vedar, qual a melhor cola ou modo de vedar a saída de água?

mfdomingues
11/10/2016, 14:36
Fernando, boa tarde

Depende, a minha por exemplo esta tamponada com aqueles tampões de borracha que vende em qualquer auto peças. Mas, no meu caso foi porque o radiador de ar quente que eh metálico esta vazando, não senti falta até hoje. Minha sugestão eh fechar da mesma forma, pois, se sua mangueira rompeu pode ser que foi corroída pelo tempo de uso de água comum, pode ser.

Há quem diga que eh melhor deixar, pois, fechando o radiador você retira do sistema de arrefecimento parte do fluido, inclusive há técnicas de pilotagem que sugere que se seu motor começar a aquecer muito eh bom ligar o ar quente, assim vc troca calor.

Bom, resumindo, fecha com tampão até vc decidir o que faz, não custa 2,00 cada tampão.

danielreisp
12/10/2016, 10:59
Amigos,
a mangueira que leva água quente para dentro do Tracker para aquecer o ar acabou de rachar.
Seria um problema fácil de resolver, não fossem dois problemas:
1) o local onde ela fica, entre o bloco do motor e a carroceria, em um local estreito;
2) o fato de que não vou encontrar a mangueira na minha cidade, tenho que pedir pelo Correio, e com o feriado de amanhã só vai chegar na semana que vem.
Existe alguma mangueira de outro carro que sirva no Tracker?
Outra solução é simplesmente retirar as duas mangueiras, a que vai e a que volta do painel, e vedar a saída de água. Como moro em uma região quente não tenho necessidade do ar quente.
Qual a melhor solução? Trocar a mangueira ou vedar?
Se eu for vedar, qual a melhor cola ou modo de vedar a saída de água?

Olá, seu problema é o mesmo que o meu, veja o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/144733-mangueira-da-tracker-nao-identifcada.html Acompanhe lá.

Eu comprei uma mangueira de um desmanche, mas ela está bem ruim e não estou achando uma original....

Abraços.

Arildo MT
12/10/2016, 23:02
Vedar acho que não é boa ideia, água circula ali entrada/saída, troca a mangueira por alguma similar, ou no minimo interliga elas com uma curva 180° de cobre ou alumínio que encontra em loja/oficina de ar condicionado, assim permite que a água circule como originalmente foi projetado.

PHMello
14/10/2016, 23:44
Amigo, boa noite!
Já passei por isso uns meses atras e eu mesmo troquei as mangueiras. Esqueça a ideia de encontrar mangueiras iguais, com a mesma curvatura, nas lojas de auto-peças.
Vai precisar retirar uma (ou as duas, já que a outra também está velha) e levar numa loja especializada em borrachas e mangueiras em geral (por causa do diâmetro interno). Compre dois pedaços de uns 30cm e 4 abraçadeiras comuns com parafusos. Aqui em Brasília gastei R$ 10,00 (dez reais) em tudo.
Já viu como é o local, então, se for fazer o serviço, prepare-se! Muita paciência e jeito, além de alguns tipos de alicates serão necessários. Lembre-se de trocar ou completar o líquido de arrefecimento por um de mesmo tipo. Boa sorte!

Biodiversidade
24/10/2016, 00:02
Obrigado a todos pelas dicas.
Acabei colocando dois pedaços de mangueira da mesma medida que comprei em uma casa de conserto de radiadores e vedei a entrada e saída, colocando tampões nas mangueiras.
Pensei em fazer o que o Arildo falou, colocar uma mangueira que fizesse o retorno da água, apenas para ela circular, mas não encontrei nada que servisse.
Cada carro usa uma medida, às vezes parece similar e não é, por conta de 2 ou 3 mm no diâmetro.
Meu Tracker estava baixando de meio a um litro de água a cada 100 km, bem antes da mangueira romper, e eu não achava o vazamento.
Depois que mangueira rompeu e fiz a troca não há mais diminuição da água do radiador, o que mostra que o vazamento era ali, bem atrás do bloco do motor.
Além de ser difícil de ver não fazia barulho, por isso não encontrei.
Até o óleo, que estava abaixando um litro a cada 1.000 km, parou de abaixar, ou pelo menos está abaixando menos. Para verificar isso melhor preciso rodar mais com o Tracker, mas com certeza está diminuindo menos.