PDA

Ver Versão Completa : GAIOLA X BAJA BUG X MOTO DT



enxaqueca
14/03/2006, 09:57
Olá.. a todos.. sou novo no forum... e gostaria da ajuda de vc6 estou querendo começar a praticar... porem não entendo muita coisa... minhas duvidas são muitas e ficarei muito grato a quem me ajudar... la vai... qual dentre essas opções escolher

GAIOLA ( provavelmente com motor AP 1.8 )

BAJA BUG

MOTO DT

Seguinte galera... a moto sairia bem mais barato que os outros dois.. eu tava pensando em pegar uma bem antiga algo em torno de 1.000 reais... e comprar os equipamentos necessarios ( botas.. luvas.. calças.. colete.. jaqueta.. capacete ) que sairia em torno de 1.000 reais.. ou seja com 2.000 reais eu to com uma motinho ai...

O Baja Bug.. eu iria pegar o fusca do meu avô.. um fusca 1.300 com motor 1.500 iria pagar algo em torno de 1.000 reais para ele.. o fusca ta muito bom de lata.. mecaninca e etc.. interior ta legal. e tudo o mais.. iria gastar mais quanto no KIT???? mais quanto de suspensão?? mais quanto de rodas e pneus??? o que mais precisaria para poder jogar o Baja no barro .. lama.. areia.. agua. sem problemas???

A gaiola.. eu teria de começar do 0km... mais ai tava pensando eu mesmo montar... não sei quanto gastaria.. não tenho a minima ideia.. iria mandar um serralheiro soldar tudo... iria comprar um chassi usado no desmanche e bola pra frente...

gostaria da ajuda de vc6.. para me orientarem.. e me ajudarem a
escolher qual dos brinquedinhos montar...

qual proporciona maior diversão.. maior adrenalina.. maior segurança.. qual o melhor custo beneficio?

uma outra duvida que tenho é a respeito de transporte.. o fusca do meu avô esta todo em ordem todos os documentos em dia .. depois de transformado em baja eu poderei trafegar com ele normalmente pelas estradas até as trilhas? faço a mesma pergunta em relação a GAIOLA.. como transporta-la para as trilhas? a moto é mais facil.. mesmo tando com docs.. atrasados fica mais facil de carregaar..

Iria começar a aprender a dirigir qualquer que seja o veiculo nos arredores do sitio do meu avó. la tem uma estrada de terra legal para aprender.. coisa que não é muito dificil.. eu possuo carta de habilitação B somente B... eu preciso de habilitação A para fazer trilhas com moto? e tenho o problema de não ter como carregar em carretinha nem moto nem gaiola.. pois não possuo carta C ou D.. pois tenho somente 19 anos..

desculpe pelas.. perguntas.. mais estou muito interessado em ingressar nesse esporte..

Abraço a todos..


P.s espero ter postado no local correto.. se postei no local errado.. favor mover para a area correta

rafaelcarletto
14/03/2006, 11:12
Na minha opinião, a gaiola é melhor, mais leve e excelente para passar por atoleiros e etc.
A minha está com suspensão traseira IRS, motor ap 1.8, caixa de kombi diesel relação 7/36. Eu mesmo montei ela, apenas paguei para que soldassem(mig) e entortassem os tubos da estrutura... Gastei mais ou menos R$5.500,00, sendo que refiz e revisei tudo, suspensão, freios(a disco), motor, caixa,etc, trocando tudo oque precisava por peças novas e de primeira linha!!!
Para mim, valeu a pena!!!
Quanto ao transporte da gaiola, segundo a lei, deve ser transportada em cima de uma carretinha até a trilha, caso não seja emplacada!!!
Segue algumas fotos da minha gaiola.
Espero ter ajudado!
Um abraço.

enxaqueca
14/03/2006, 11:37
Então acontece que não tem como eu transportar pq possuo somente carta B... vc gastou 5.500 em tudo depois de todas as trocas e e tals? com pneus e tudo mais novo? motor novo tbm?

e assim.. eu posso entrar na agua com ele? da para ir em trilhas dificieis.. com o jeepeiros? quebra muito ? manutenção é barata?

rafaelcarletto
14/03/2006, 12:13
Seguinte:
A maioria dos gaioleiros transportam as gaiolas com cambao fixo na gaiola, entende. pela lei não pode, mas meus amigos aqui fazem assim há uns bons anos e nunca tiveram problemas.
Os pneus, rodas, etc são novos, a caixa foi revisada por completo e o motor é usado, retirei ele de um verona capotado, ele tá 100%!!!!
Quanto as trilhas, acompanho meus colegas, 1 deles com um jeep e outro com uma moto DT e até agora não encalhei, onde eles passam, eu passo também... Olha que já atravessei atoleiro onde o motor ficou quase inteiro dentro dágua!!!! Claro que vc precisa vedar o distribuidor, carburador, etc, mas te garanto, o desempenho da gaiola surpreende!
Quanto a quebras, até agora não quebrou nada e a manutenção é bem barata.
OBS.: O Pneu traseiro que uso é o 225/75 r 15 Cross (biscoito) ele limpa fácil e não é tão pesado e ajuda a não quebrar o câmbio.
Qualquer coisa, estamos ai!

rafaelcarletto
14/03/2006, 12:17
Quanto ao valor que gastei, foi mais ou menos isso, no total, depois de trocar todas as peças necessárias!!!

enxaqueca
14/03/2006, 13:17
Opa.. ta me ajudando bastante mano... e assim.. é seguro... se capotar e tals.. o que acontece ele aguenta ? gostaria de saber quanto a digibilidade.. pode socar o pe.. em estrada de terra. onde não tem muito buraco? e como fazer para vedar o motor?

digobrazil
14/03/2006, 20:42
blz enxaqueca?

vamos sanas as suas duvidas qt ao transporte ou transito dos referidos veiculos.

Para poder transitar com o baja ou o gaiola em via publica, o veioculo deve estar em ordem, conforme as leis de transito vigente. trocando o grosso pelo miudo.............o veiculo deve ter tudo que um carro tem qd sai da fabrica. deve ter sistema de iluminação completo (farois, setas, lanternas, lus de freio, etc........ ah.......até a luz de iluminação da placa não podemos esquecer), tem que ter os itens de segurança........(cinto de segurança, extintor, parachoque.........), deve ter parabrisa , limpador e lavador de parabrisas, espelhos retrovisores, roda sobresalente( estepe) , macaco, triangulo, chave de roda............até aquela pala de sol, que fica no teto do carro deve ter.........contendo todos estes itens, vc deve procurar um despachante dos bons e verificar a documentação......... ipva, seguro obrigatorio, licenciamento......... e fazer um laudo de inspeção veicular no veiculo em um orgao licenciado pelo inmetro. .............estando em ordem o veiculo, ele será emplacado e no documento saira uma observação assim: VEICULO MODIFICADO.

tudo isso pronto vc pode ir pra onde vc quizer que policial nenhum vai de encher o "saco"

lembrando.........isto é para transitar em vias publicas...........

para se andar em trilhas, geralmente elas ficam em areas particulares, portanto nao é publica, entao nao precisa de nada disso acima........só estar funcionando
porem, vc deve transportar o veiculo até a trilha seja atraves da carretinha ou pelo cambao (toolbar), nos caso do baja ou gaiola.

para esse tipo de transporte é necessario a categoria minima de " B ", pois a unidade tratora, no casa um carro normal ( gol , palio, corsa )necessita de carta B e o reboque (veiculo com cambão) ou semi-reboque (carretinha) nao deverá exceder o peso bruto permitido de no maximo 3500 kilos ok............

o art 143 do codigo de transito traz na integra o que cada categoria de habilitação permite conduzir e a resolução 14/88 do CONTRAN define os equipamentos obrigatorios para os veiculos transitarem em via publica

espero que tenha conseguido entender e solucionar a sua duvida, ok

Abraços
digobrazil

enxaqueca
14/03/2006, 21:27
Opa.. valew Digo.. me ajudou bastante.. então quer dizer que para eu carregar a carretinha.. eu posso fazer isso só com carteira "B" estando dentro da LEI? agora se eu reboca-se a Gaiola ou Baja Bug.. isso seria ilegal?

Vi que pelo jeito não vale a pena legalizar.. é muita dor de cabeça...

rafaelcarletto
15/03/2006, 09:53
Enxaqueca:

A estrutura creio que aguente bem em caso de um capotamento!!!
Eu ando com o pé socado nas estradas de terra, mas não dá pra descuidar, pois no meu caso, a gaiola é alta do chão(vão livre) e ela tende a "sair inteira" nas curvas, entende. Por causa da falta de peso, ela tende a "passarinhar" um pouco a frente, mas nada tão assustador assim, nas primeiras voltas vc já pega o jeito da coisa!
Quanto a vedar o motor, o lance é isolar o distribuidor, deixar o escapamento no alto e isolar bem a tampa do carburador, por causa da agua...
Quanto a vedar o destribuidor ,dá uma olhada em sites de jeepeiros que eles tem até fotos de como fazer tais vedaçoes.
lá vai um exemplo
http://www.planetaoffroad.com/p09c.htm
Um abraço.

enxaqueca
15/03/2006, 10:36
Po... cara valew.. vc ta me ajudando bastante.. assim eu queria fazer uma gaiola.. um poko menor que a sua... igual a que o carinha ai fez em 9 dias.. só queria um poko mais de espaço interno.. com um vão entre o banco.. e a parte de tras... como se fosse cabine extendida e tals...

assim quanto a velocidade.. vc diz que ele fica leve.. e sai do chão é iss?

e assim.. precisaria de ajudas do tipo:

quais tubos usar.. soldas... bancos.. cambio... suspensão.. freio... volante.. pedais... pneus.. rodas... luzes...

pretendo ou montar um AP 1.8 ou um 2.0 .. e uma gaiola.. que suba qualquer subida.. que entre em buraco.. que saia dele.. que entre e saia de atoleiros e que de para socar o pau.. ou seja.. para sair dos buracos preciso ter uma susp alta.. e forte.. que aguente.. pegar buracos em uma velocidade razoavel.. e uma altura boa.. para evitar entrar agua e tals....

valew

rafaelcarletto
16/03/2006, 09:02
A gaiola é bem leve e a suspensão está alta, então ela tende a sair de lado em uma curva, tem que tomar um pouco de cuidado. Se ela fosse mais longa, isso não aconteceria com tanta facilidade.
Lá vão as respostas das perguntas que vc me fez:

Tubos,de aço 1 1/4" com parede de 2,25mm, solda mig.
Os bancos são concha em fibra de vidro, vc encontra no mercado livre.
Cambio: kombi diesel, relação original 7/36,
Suspensão dianteira original da brasilia, com pivôs, sem a barra estabilizadora, para a suspensão trabalhar mais independente,
Suspensão traseira: IRS da Variant II(melhor que a do fusc/brasilia)
Freios: a disco traseiro(não tem freio dianteiro) com seletraction(valvulas de passagem),
pedais, caixa de direção, volante originais de fusca/brasilia,
pneus traseiros 225/75r15 modelo biscoito,
pneus dianteiros tipo original do fusca 185/80 r15,
rodas dianteiras de fusca,
rodas traseiras de citroen picasso com o centro virado(a borda da roda fica toda pra fora).
te garanto, que com uma configuração dessas na sua gaiola, vc não fica na mão nas trilhas hein...
Qualquer coisa, estamos ai
um abraço

enxaqueca
16/03/2006, 11:38
Essas config.. que vc me passou é da sua gaiola certo???? mais sem freio na frente não é ruim? não seria bom.. ter freio a disco nas 4 rodas??? e quanto ao freio de mão... pedal.. só poder ser nesse estilo do fusca?? poderia usar o do gol?/

rafaelcarletto
17/03/2006, 13:55
Essa configuração é da minha gaiola!!!
Freio na frente, pra trilha, não é bom não, imagina vc numa descida enlameada e escorregadia, vc pisa no freio e a gaiola se atravessa na trilha?
com o freio só atras não há esse perigo. não acho que falte freio na minha gaiola não, hein...pra mim ficou 10!!!!
pode adaptar pedaleira suspensa do gol sim, sem problemas!!!
um abraço!

Eduardo Coutinho
19/05/2006, 10:08
AMIGOS, TEM UM SITE MUITO LEGAL, VALE APENA ACESSAR E CONHECER

http://www.kart-cross.com

TEM UM CAMPEONATO PAULISTA, E O CUSTO PARA COMPETIR É BEM MENOR QUE DAS OUTRAS CATEGORIAS.

Everton de Castro Maia
26/09/2009, 15:30
Olá companheiro Blz?
Espero estar postando no local correto, pois sou novo neste forum.
Minha dúvida é !
Eu tenho um fusca 1.300 L é tenho a pretenção de transforma-lo em uma
gaiola, mas quero fazer as coisas dentro da lei.

No tópico que vc repondeu pro outro companheiro vc disse que as gaiolas devem ser transportadas em uma carretinha caso esta não seje emplacada correto?

No caso dela ser emplacada e estar com toda a documentação em dia e tiver toda a parte elétrica, farois setas e etc...
Ela pode transitar em via pública como um veículo normal ?

bem pesso que me envie um E-mail respondendo Ok...
Muito Obrigado, espero estar em acordo com o Forum !!!

leobnaval
26/09/2009, 23:51
Eu tenho um fusca 1.300 L é tenho a pretenção de transforma-lo em uma
gaiola, mas quero fazer as coisas dentro da lei.

No tópico que vc repondeu pro outro companheiro vc disse que as gaiolas devem ser transportadas em uma carretinha caso esta não seje emplacada correto?

No caso dela ser emplacada e estar com toda a documentação em dia e tiver toda a parte elétrica, farois setas e etc...
Ela pode transitar em via pública como um veículo normal ?



Para emplacar ela vai ter que ter obrigatoriamente todos itens como setas, farois, estepe, macaco, extintor, para-brisa, paralamas, etc.

E desde que ela seja emplacada você poderá utiliza-lá como um veiculo comum, pagando os impostos como veículos tambem...

Abraços, Leo