PDA

Ver Versão Completa : Troca dos amortecedores traseiros do Tracker



em.pereira
09/10/2016, 23:50
Estou querendo colocar os amortecedores traseiros do Opala no Tracker.
É possível fazer isso em casa? Ou é complicado?

Chuva
10/10/2016, 08:31
Ola, muito fácil, fiz na garagem. Tenho um par semi novo.

Tirei em seguida pro lift com os da suprema, mas os do opala ficam melhores q o original.

Levante o carro no macaco e tire a roda. Se possivel calce com cavalete. Para maior segurança faça um lado de cada vez.

Calce o lado do eixo q está fazendo (madeira ou outro macaaco) para qdo tirar o amortecedor nao cair de uma vez.

Só soltar o parafuso de cima e o debaixo e encolher o amortecedor pra tirar.

Pra por o do opala é recomendado encontrar antes dois tubinhos de aço (um pra cada lado do carro) que fique entre as borrachas do olhal inferior do amortecedor do opala (não vem com esse item). Se por sem as borrachas tenderão esfarelar.

Esse tubinhos são de motor de moto ou de peças velhas, buchas, de suspensão q vc acha facilmente em oficinas mecanicas.
Se vierem envoltas na borracha vc tem q tirar com uma faca. A medida de cada tubinho seria aprox. 3,5cm comprimento por uns 1,5cm de diametro, para vc ter uma idéia. Tem gente q colocou sem e está feliz tb.

A porca da haste do amortecedor do opala é oblonga, não é redonda perfeita, e é isso que a deixa no lugar, detalhe.

[ ]

em.pereira
10/10/2016, 22:50
Muito obrigado pelas dicas.
só queria confirmar a última frase, sobre a porca.
Ela vem com o amortecedor e é para deixar lá? É isso?
Você já fez a troca das molas traseiras em casa?

Chuva
11/10/2016, 09:42
as porcas oblongas da haste do amortecedor do opala vem no kit..

Sim fiz diversos testes de molas traseiras e acabei ficando com um par de opala cortadas.

Tive muita dificuldade para acertar, mas depois q as coloquei no lugar certinho ficaram muito boas. Vale a pena, mas da muito trabalho.

As molas originais sao um lixo, as molas da rc 4x4 são muito moles.. as da dianteira do opala são otimas, mas tem q cortar e ter paciencia pra colocar direito..

procure um tópico chamado "Aos poucos, mas vou começar..". la tem mais essa saga..

[ ]

Arildo MT
12/10/2016, 14:43
Se for igual o amortecedor da suprema pra ajustar o olhal, usa um tubo/cano de 35 mm comprimento x 12 mm interno x 14 mm externo.

weco
13/10/2016, 14:13
Pegando carona no tópico do colega...o que vocês indicariam em relação a CustoxBenefício? O carro está com lift de 1".

Opção 1 - Amortecedor KYB original R$ 460,00 o par
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-762212296-amortecedor-tras-trackerescudogrand-vitara-kyb-343247-_JM

Opção 2 - Amortecedor opala GBL 1015 R$ 409,99 o par
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-799858410-par-amortecedor-traseiro-opalacaravan-original-cofap-1989-_JM

Chuva
13/10/2016, 15:37
Pra traseira Weco?

Tanto faz.. como o preço não muda muito e os kyb são os suprasumo da foda do mercado, vai de kyb.

Apesar de que com o lift de 1 pol seria ate interessante vc por os gbl 1024 da suprema.. uso a um tempão e são otimos, tem haste 2 pol maior, mas não deve ser problema pro seu lift de 1 pol..

Os meus off-lixo-shox estouraram na dianteira mas os gbl 1024 na traseira com mesma vida útil dos lixo-shox ainda estão ótimos! Testei na saga de troca de mola e estão com pressão de gás como novos! Ou seja, KYB > Cofap > Offlimits

[ ]s

weco
14/10/2016, 08:00
Pra traseira Weco?

Tanto faz.. como o preço não muda muito e os kyb são os suprasumo da foda do mercado, vai de kyb.

Apesar de que com o lift de 1 pol seria ate interessante vc por os gbl 1024 da suprema.. uso a um tempão e são otimos, tem haste 2 pol maior, mas não deve ser problema pro seu lift de 1 pol..

Os meus off-lixo-shox estouraram na dianteira mas os gbl 1024 na traseira com mesma vida útil dos lixo-shox ainda estão ótimos! Testei na saga de troca de mola e estão com pressão de gás como novos! Ou seja, KYB > Cofap > Offlimits

[ ]s

Isso, traseira.

É cara, eu acompanhei a sua saga com os amortecedores off-shox, realmente lamentável, ainda mais considerando o custo do produto né!

Quanto ao GBL 1024, eles são 5cm maiores que os originais, descontando o lift (2,5 cm), será que eles não darão fim de curso no fechamento? Se acontecer, o prolongamento do batente da suspensão seria suficiente para impedir isto?

E na abertura não daria problemas do tipo abrir mais que o limite e a mola ficar solta?

Abcs

Chuva
14/10/2016, 08:39
Oi amigo,

Então, realmente apenas posso imaginar o que acontece, já que só na prática temos o real feed-back.

Mas acho sinceramente que a polegada a mais sobrando no curso do amortecedor da suprema não interferira no comportamento da susp. traseira do carro, pelos seguintes aspectos no seu caso de 1 pol de lift na mola, DESDE QUE SUA MOLA TB AINDA ESTEJA BOA!!:

- com seu lift menor acredito que não use o carro para muitas estripulias ou limite da suspensão; ou seja, andando como já usa atualmente não vai sentir diferença;
- a haste maior dificilmente vai dar fim de curso com a pressão maior da mola pressionada pelo calço. O calço não apenas levanta um pouco o carro, mas tb deixa a mola mais dura, já que a geometria da posição de funcionamento da mola muda. Percebi isso tirando semi voltas da mola do opala. A altura da mola não é diretamente proporcional a sua dureza;
- sobre a mola ficar solta é impossível, já que o amortecedor não tem estrutura física pra limitar nada, senão estourariam facilmente. Se vc fizesse uma manobra num X de terra onde uma roda ficasse muito alta com a haste no fim de curso total aberto do amortecedor a mola nem sairia do lugar, já que, para vc ter uma idéia, para se tirar uma mola do carro, seja ela qual for, original ou modificada, com a suspensão o mais aberta o possivel (o eixo o mais longe e pra baixo o possivel do carro), ainda é necessário usar compressores de mola para diminuí-las em pelo menos 15cm..

Se sua mola estiver cansada, o que geralmente acontece com todas as viaturas originais, pode ser que de vez em quando de algum fim de curso, principalmente com dois adultos mais "cheinhos" no banco de trás. Para evitar socos no amortecedor vc pode por um pqno batente de espuma/borracha de outro carro, por exemplo do corsa cortado, de uns 3cm só pra não bater o amortecedor.

Espero ter ajudado, sei que a explicação pode ser confusa, mas eu não teria medo.

O Arildo tb pode dar uma opinião importante.. o que acha Arildo?

[ ]s

weco
14/10/2016, 12:17
Cara, que explicação, coloquei um joinha aí pra vc :). Obrigado

Então, comprei os GBL 1024 no mercado livre, agora vou estudar a adaptação e levar pro mecânico colocar.

Quando tiver testado eu coloco o meu parecer aqui.

Abcs

Arildo MT
15/10/2016, 00:43
Vamos lá, gbl 1024, aberto 7 cm maior que o original, fechado é quase igual minima diferença, vai dar batente antes do amortecedor fechar 100%, agora na abertura total da suspensão com os 7 cm a + a mola fica solta sim, chega no final do suporte do batente, não chega a cair mas falta pouco, o flexível de freio, cabos do freio de mão e cabos dos sensores abs ficam no limite de se romperem, reposicionei cabos e troquei o flexível pelo da l200, hilux também é a mesma rosca, o encaixe da trava não é igual, mas encaixa td certo, levei em mão no auto pçs e comparei antes, muitos não trocam o flexível, mas com gbl 1024 se vc testar abrindo toda suspensão vai ver que os cabos e flexível chegam ao fim bem antes do amortecedor abrir 100%, não sei como alguém não relatou acidente com isso, em X 1 roda sobe outra desce blz, agora aquela pulada de quebra-mola que não viu pode ser fatal, KYB é top, cofap medida original achei barato na PEMASA CUIABA 65 36882500, NA ÉPOCA 108,00 CADA (não sei se despacham fora do MT), gbl 1024 na náfil no RJ (não vendem mais online) paguei 123,00 cada pelo que me lembro a 1 ano e meio, VALEU.

weco
26/10/2016, 08:10
Vamos lá, gbl 1024, aberto 7 cm maior que o original, fechado é quase igual minima diferença, vai dar batente antes do amortecedor fechar 100%, agora na abertura total da suspensão com os 7 cm a + a mola fica solta sim, chega no final do suporte do batente, não chega a cair mas falta pouco, o flexível de freio, cabos do freio de mão e cabos dos sensores abs ficam no limite de se romperem, reposicionei cabos e troquei o flexível pelo da l200, hilux também é a mesma rosca, o encaixe da trava não é igual, mas encaixa td certo, levei em mão no auto pçs e comparei antes, muitos não trocam o flexível, mas com gbl 1024 se vc testar abrindo toda suspensão vai ver que os cabos e flexível chegam ao fim bem antes do amortecedor abrir 100%, não sei como alguém não relatou acidente com isso, em X 1 roda sobe outra desce blz, agora aquela pulada de quebra-mola que não viu pode ser fatal, KYB é top, cofap medida original achei barato na PEMASA CUIABA 65 36882500, NA ÉPOCA 108,00 CADA (não sei se despacham fora do MT), gbl 1024 na náfil no RJ (não vendem mais online) paguei 123,00 cada pelo que me lembro a 1 ano e meio, VALEU.

Então Arildo, eu vou pedir pro mecânico testar esse limite dos cabos no próprio elevador, acho que vai simular bem esta condição de abertura total.

Agora pelo catálogo da monroe, o GBL 1024 é 5cm maior (tanto aberto quanto fechado) que o da tracker.

A dica dos tubinhos 35mm de comprimento, 14mm diâmetro externo e 12mm diâmetro interno foi show, eu estava na dúvida pq medi com um paquímetro de plástico e não estava confiante.

Abcs e obrigado

carlos-godoy
27/10/2016, 17:08
Amortecedor do Opala é tudo igual, ou tem normal, a gás, etc?
E sobre marca, qual é melhor?

Arildo MT
29/10/2016, 13:02
Então Arildo, eu vou pedir pro mecânico testar esse limite dos cabos no próprio elevador, acho que vai simular bem esta condição de abertura total. Sim blz.

Agora pelo catálogo da monroe, o GBL 1024 é 5cm maior (tanto aberto quanto fechado) que o da tracker. Se essa medida for real, vai dar fim de curso fechado no amortecedor, precisando aumentar o batente um pouco +/- 2 cm, a medida que passei foi cofap medido na ''mão'' ao vivo, de memória lembro que fichado era insignificante a diferença 1 ou 2 cm chegava no batente com folga de fechar ainda uns 2 a 3 cm, aberto erá algo entorno de 7,2 cm maior, quase 3''.

A dica dos tubinhos 35mm de comprimento, 14mm diâmetro externo e 12mm diâmetro interno foi show, eu estava na dúvida pq medi com um paquímetro de plástico e não estava confiante. Meu paquimetro é vagaba também, mas é isso.

Abcs e obrigado

Depois relate a empreitada.

Angelo RJ
07/11/2016, 08:34
Olá pessoal,

Eu coloquei calços de 1 nas 4 molas do meu Grand Vitara, 2.0 16v, 4 portas (1999) e pneus 225/70/16. O carro ficou mais alto.

Mas uma coisa que me incomoda é que quando o carro está cheio (3 pessoas atrás + malas) a traseira fica muito arreada.

Existe algum modo da traseira não baixar tanto com o carro cheio ?

Teria que colocar molas específicas para isso ? Só na traseira ?

Colocando outras molas, eu poderia deixar os calços ?


obrigado

em.pereira
07/11/2016, 13:57
Olá pessoal,

Eu coloquei calços de 1 nas 4 molas do meu Grand Vitara, 2.0 16v, 4 portas (1999) e pneus 225/70/16. O carro ficou mais alto.

Mas uma coisa que me incomoda é que quando o carro está cheio (3 pessoas atrás + malas) a traseira fica muito arreada.

Existe algum modo da traseira não baixar tanto com o carro cheio ?

Teria que colocar molas específicas para isso ? Só na traseira ?

Colocando outras molas, eu poderia deixar os calços ?


obrigado


Não sei se resolve, mas talvez seria o caso de colocar molas para Grand Vitara equipado com GNV

Chuva
07/11/2016, 14:24
Oi Angelo,

Vendi a tracker e vou deixar de acompanhar os detalhes desse maravilhoso carro!

Vc poderia dar uma lida nos ultimos posts de um topico meu chamado "Aos poucos, mas vou começar..."
lá tem bastante informação que já vi vc perguntando inclusive essa das molas.

Infelizmente não existe mola decente pra tracker. As originais são moles e as da rc4x4 tb são, apenas mais altas. Qquer modificação não fica a contento pq os fios da mola da tracker são finos.

Minha ultima experiencia com a tracker foi a troca das molas pelas do opala.. lá tem todos os detalhes q vc possa imaginar sobre mais essa saga, com bastante foto pra vc ver toda a brincadeira.

Depois de muitos ajustes e tentativas consegui deixar o carro 95% perfeito na traseira. Depois de mais alguns ajustes e paciencia de posicionamento o carro ficou 100% na traseira. As molas maiores e mais grossas do opala deixam o carro estável, firme, não molenga e não pula quase nada a mais por isso. Uma tetéia.. Antes com peso atras o carro cedia fácil.. agora com 2 adultos atras e 2 botijóes de gás no porta malas cede só um pouco e não dá fim de curso, vale a pena!

Tentamos (eu e o Arildo) fazer um projeto de fabricação de molas melhores pra traseira da tracker, mas quase não há adeptos para essa ótima melhoria para todas as trackers..

[ ]s

Arildo MT
07/11/2016, 22:00
Pois é pessoal, no tópico chuva tem muito sobre isso, quanto as molas ainda tenho as medidas em que chegamos a um meio termo que atendesse a maioria dentro dos limites de lift da suspensão, mas ninguém se interessou em formar um grupo pra viabilizar o pedido de um lote da fabrica, ate tem alguma demanda devido a ser uma das únicas deficiências do projeto original da tracker, mas devido ao pouco interesse, demora do fabricante pra atender numero reduzido de pçs, nem me aborreci mais falando com fabricante, mas estávamos até dispostos a sermos cobaias da própria criação, rsrsrsrsrs.

Angelo RJ
08/11/2016, 07:26
Olá Chuva,

É verdade,,, uma vez perguntei sobre isso no tópico criado por você.

Vou dar uma olhada no tópico, só queria saber se comprando as molas do Opala e colocando na traseira do GV eu teria que deixar os calços.

De qualquer forma obrigado pela atenção e boa sorte no GVIII.

abs





Oi Angelo,

Vendi a tracker e vou deixar de acompanhar os detalhes desse maravilhoso carro!

Vc poderia dar uma lida nos ultimos posts de um topico meu chamado "Aos poucos, mas vou começar..."
lá tem bastante informação que já vi vc perguntando inclusive essa das molas.

Infelizmente não existe mola decente pra tracker. As originais são moles e as da rc4x4 tb são, apenas mais altas. Qquer modificação não fica a contento pq os fios da mola da tracker são finos.

Minha ultima experiencia com a tracker foi a troca das molas pelas do opala.. lá tem todos os detalhes q vc possa imaginar sobre mais essa saga, com bastante foto pra vc ver toda a brincadeira.

Depois de muitos ajustes e tentativas consegui deixar o carro 95% perfeito na traseira. Depois de mais alguns ajustes e paciencia de posicionamento o carro ficou 100% na traseira. As molas maiores e mais grossas do opala deixam o carro estável, firme, não molenga e não pula quase nada a mais por isso. Uma tetéia.. Antes com peso atras o carro cedia fácil.. agora com 2 adultos atras e 2 botijóes de gás no porta malas cede só um pouco e não dá fim de curso, vale a pena!

Tentamos (eu e o Arildo) fazer um projeto de fabricação de molas melhores pra traseira da tracker, mas quase não há adeptos para essa ótima melhoria para todas as trackers..

[ ]s

Angelo RJ
08/11/2016, 07:27
Pois é pessoal, no tópico chuva tem muito sobre isso, quanto as molas ainda tenho as medidas em que chegamos a um meio termo que atendesse a maioria dentro dos limites de lift da suspensão, mas ninguém se interessou em formar um grupo pra viabilizar o pedido de um lote da fabrica, ate tem alguma demanda devido a ser uma das únicas deficiências do projeto original da tracker, mas devido ao pouco interesse, demora do fabricante pra atender numero reduzido de pçs, nem me aborreci mais falando com fabricante, mas estávamos até dispostos a sermos cobaias da própria criação, rsrsrsrsrs.


Arildo,

No seu tracker as molas traseiras são do opala ?

Que molas são essas ?


abs

Arildo MT
08/11/2016, 11:35
só queria saber se comprando as molas do Opala e colocando na traseira do GV eu teria que deixar os calços.
Como o Chuva pode não estar nos lendo mais, vou me atrever a responder, usando as do opala 69/79 4cc, s/ ar, s/ dh, s/ at, fica com umas 2'' a mais, e alguns calços pra tentar centralizar a mola nos alojamentos, pois tem medidas diferentes nas bases, por isso estamos buscando e projetando algo plug and play, porem os calços do lift são retirados com molas maiores e precisa de amortecedor maior q o original, contrariando o chuva, parece que as molas da rc evoluiram um pouco e os últimos que compraram não reclamaram no uso dia a dia e off road leve/médio, pode ser uma opção.
De qualquer forma obrigado pela atenção e boa sorte no GVIII.

abs[/QUOTE]

Arildo MT
08/11/2016, 11:47
Arildo,

No seu tracker as molas traseiras são do opala
Originais com calço de 1,1/2'', mas evoluindo para up grade com mola especifica de 2''
Que molas são essas ?
Como sitei nos posts 18 e 21, ''projetamos'' com base nas adaptações de outros usuários, algo que não requeresse tantos ajustes quanto as molas do opala, algo como as molas old emu, ironmam, que custam uma fortuna (uns 5% do valor do carro) a exemplo do que o Dr' Guilherme fez nas molas da sw4, buscamos algo mais abrasileirado.

abs

leia os posts 18 e 21 novamente e as ultimas paginas do tópico do chuva, vai ter uma ideia mais clara do que se trata.

Arildo MT
08/11/2016, 11:51
Aqui tem muita coisa, exintem mais dezenas de tópicos com milhares de postagens sobre lift, amortecedores, molas etc.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/37295-qual-pneu-para-tracker-sem-modificacao-no-veiculo-40.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/33743-tracker-2007-preparacao-para-trilhas.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/105850-mais-um-tracker-para-trilhas.html

weco
17/11/2016, 15:53
Fala galera, blz?

Instalei os GBL 1024 do omega suprema no meu carro (tracker com lift 1") faz uns 10 dias já.

A adaptação realizada foi a fabricação de um tubo de 35mm comprimento, com 22mm diâmetro externo e 12mm diâmetro interno, substituindo o tubinho do olhal do amortecedor, porém esta substituição é difícil, pois a borracha do olhal é colada no tubinho e pode danificar na retirada, portanto recomendo utilizar a solução do Arildo que consiste em um tubinho de 35mm comprimento, com 14mm diâmetro externo e 12mm de diâmetro interno, instalado dentro do tubinho original do olhal do amortecedor (como se fosse uma bucha). A rosca da ponta do amortecedor também é diferente, sugiro comprar na casa de parafuso antes de levar para o mecânico.

Outro ponto foi que pude testar na mão os amortecedores originais e os do suprema e realmente estes últimos são mais resistentes ao movimento e voltam para a posição aberta com mais força e rapidez, algo em torno de 30-40%.

Devido ao pouco tempo em teste, não consegui testar o carro na estrada ainda, porém andando na cidade eu percebi que melhorou um pouco a suspensão, principalmente quando passa em quebra molas e ondulações, parece que o carro assenta mais rápido, não fica com a traseira bamba igual original.

Se tiver alguma informação relevante eu posto aqui.

Abcs e obrigado pelas informações.

Arildo MT
17/11/2016, 21:45
Weco, o kit cofap vem com buchas, arruelas e porcas, no seu não veio as porcas novas?

weco
18/11/2016, 07:53
Weco, o kit cofap vem com buchas, arruelas e porcas, no seu não veio as porcas novas?

Não veio não cara, inclusive o mecânico achou estranho isso também. As buchas e arruelas eu aproveitei a da tracker mesmo.

weco
23/01/2017, 12:18
Pessoal, boa tarde.

Essa semana tive a oportunidade de levantar o carro e aproveitei e tirei umas fotos das molas traseiras (com calço de 1") e os amortecedores traseiros GLB-1024.

Pode-se perceber que o maior comprimento do GBL1024 (aprox. 50mm) deixa a mola solta quando no fim de curso, porém não é possível que a mesma saia do lugar, pois o suporte da mola tem bastante altura ainda.

Os cabos do freio e mangueira de respiro do diferencial não ficaram totalmente esticados, acho que para 2" talvez tenha problema.

Seguem fotos:

542312 542313