Ver Versão Completa : Grand Vitara GVIII Falhando na baixa
erivantavares
07/10/2016, 14:09
Pessoal, tenho uma GVIII 2010 que esta com um defeito na aceleracao onde passei por diversos mecânicos e ninguem conseguiu descobrir, vou resumir um pouco para vocês o que ja foi feito.
Tudo começou quando apos limpar o corpo da borboleta e dado reset na injecao a aceleração ficou irregular. Quando o carro esta contando em ponto morto fica variando o rpm de 600 a 800 e quando acelero o carro de uma vez ele nao responde direito e as vezes da um estouro.
Foi trocado bomba de combustivel pois o mecanico disse que ela estava variando de 0,5 bar a 1,5 bar, apos trocar a bomba normalizou a pressao, porem o problema continua.
Foi trocado tambem a sonda lambda tendo em vista que estava acendendo a luz da injecao e informando o erro p0031. (obs. o codigo p0031 continua apresentando mesmo limpando a injecao com o scanner)
Foi vericado velas, cabos, vazao de combustível, oleo, todos os sensores.
Enfim, o problema nao foi solucionado, alguem ja viu um problema desses para me dar uma luz?
Alguem conhece algum mecanico especializado em suzuki aqui em João Pessoa- PB?
erivantavares
07/10/2016, 15:06
Uma observação que nao ficou clara no post.
Eu troquei a sonda lambda por uma nova e continua acusando o erro p0031, sera possivel que a nova tambem esteja com problema?
Arildo MT
08/10/2016, 21:27
Poste no tópico da grand vitara luz de injeção acessa, acho que terá mais retorno por lá.
GV3-2014
09/10/2016, 11:36
segue link do manual de serviço do carro, vc encontrará as informações que procura nele, a sua gv é a JB420
Dropbox - 2007 Suzuki Grand Vitara JB416 JB419 JB420 JB627 Service Manual.zip (https://www.dropbox.com/s/qnjtquk5befjinz/2007%20Suzuki%20Grand%20Vitara%20JB416%20JB419%20J B420%20JB627%20Service%20Manual.zip?dl=0)
abs
Arildo MT
10/10/2016, 00:44
Fez limpeza de bicos? experimenta usar gasolina BR PODIUM e aditivo de limpeza tipo perfect cleam.
erivantavares
10/10/2016, 11:51
Consegui resolver o problema galera era a sonda lambda mesmi. Apos quebrar a cabeça tentando encontrar o defeito resolvi desmontar a sonda lambda por conta propria ja que o mecanico que instalou ja tinha condenado ela, esta sonda que comprei é da marca heyco ela vem com um jumper que é para ser colocado dentro do plug de conexão e o mecanico nao sabia pra que servia esse jumper e descartou, achei que servia para algo e demontei o conector que é de encaixe e coloquei esse jumper fiz a limpeza do codigo de avaria da injeção o carro voltou ao normal.
Outra dica para o pessoal é que o refil da bomba gasolina da GV3 é a mesma da honda CB1000RR no mercadolivre tem para vender a original da denso por R$279,00
Enfim, obrigado a todos que colaboraram.
dodger 4x4
10/10/2016, 13:19
Boa dica esta do refil da bomba de gasolina!
eder oliveira
10/10/2016, 16:29
Ótima dica Erivan, no seu post inicial você mencionou que trocou a bomba de combustível, foi a da honda cb1000rr que colocou? Está funcionando perfeitamente? Super dica amigo.
Arildo MT
11/10/2016, 01:48
Excelente dica, será que o filtro que fica na entrada da bomba é o mesmo da cb ? se é q existe na cb.
erivantavares
11/10/2016, 18:40
Sim amigos, esta funcionando perfeitamente pois se trata da bomba original (mesma marca "denso" e mesmo modelo).
Não sei te dizer se os filtros da cb1000rr são iguais da GV3, ainda cheguei a pesquisar o preço da bomba completa na HONDA mas o preço estava altíssimo em torno de R$4.000,00 e eles não vendem só o refil da bomba.
Segue o link do mercadolivre que eu comprei a bomba: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782264871-refil-bomba-combustivel-honda-cbr-1000rr-600rr-denso-_JM
Segue algumas fotos da bomba que foi retirada da minha viatura, podem ver que é a mesma do anuncio.
537477537478537479
GV3-2014
11/10/2016, 19:14
Erivan,
muito boa contribuição, vc limpou ou trocou o filtro da bomba?
abs
Ricardo
Sim amigos, esta funcionando perfeitamente pois se trata da bomba original (mesma marca "denso" e mesmo modelo).
Não sei te dizer se os filtros da cb1000rr são iguais da GV3, ainda cheguei a pesquisar o preço da bomba completa na HONDA mas o preço estava altíssimo em torno de R$4.000,00 e eles não vendem só o refil da bomba.
Segue o link do mercadolivre que eu comprei a bomba: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782264871-refil-bomba-combustivel-honda-cbr-1000rr-600rr-denso-_JM
Segue algumas fotos da bomba que foi retirada da minha viatura, podem ver que é a mesma do anuncio.
537477537478537479
erivantavares
11/10/2016, 20:22
Sim Ricardo, como o mecanico teve que retirar o tanque para ter acesso a bomba, aproveitei e pedi para ele fazer a limpeza em todo o tanque e do sistema da bomba inclusive os filtros.
O unico problema que ocorreu foi na vedação do tanque que apos tudo montado enchi o tanque e vazou um pouco pela parte de cima. Acredito que tenha sido a junta de vedação que já esta gasta, vou deixar para uma proxima manutenção, pois é muita mão de obra para desmontar o tanque de novo.
altimar.ferreira
12/10/2016, 16:23
Pessoal, tenho uma GVIII 2010 que esta com um defeito na aceleracao onde passei por diversos mecânicos e ninguem conseguiu descobrir, vou resumir um pouco para vocês o que ja foi feito.
Tudo começou quando apos limpar o corpo da borboleta e dado reset na injecao a aceleração ficou irregular. Quando o carro esta contando em ponto morto fica variando o rpm de 600 a 800 e quando acelero o carro de uma vez ele nao responde direito e as vezes da um estouro.
Foi trocado bomba de combustivel pois o mecanico disse que ela estava variando de 0,5 bar a 1,5 bar, apos trocar a bomba normalizou a pressao, porem o problema continua.
Foi trocado tambem a sonda lambda tendo em vista que estava acendendo a luz da injecao e informando o erro p0031. (obs. o codigo p0031 continua apresentando mesmo limpando a injecao com o scanner)
Foi vericado velas, cabos, vazao de combustível, oleo, todos os sensores.
Enfim, o problema nao foi solucionado, alguem ja viu um problema desses para me dar uma luz?
Alguem conhece algum mecanico especializado em suzuki aqui em João Pessoa- PB?
Boa tarde, o grand vitara tem uma valvula EGR que é responsavel por inserir os gases da queima na camera de combustao, tira ele e limpa deve esta travada,
altimar.ferreira
12/10/2016, 16:27
Esta vauvula tem controle proporcional eletrico mais tem um embolo mecanico que trava deixando ela aberta portanto em baixa o carro fica com uma mistura pobre,
75-991738616 zap
Moronari
14/10/2016, 22:02
Pessoal, que tópico bacana! Com SOLUÇÕES! Minha GVIII tbm está trepidando na lenta e já fiz a troca da sonda lambda pré-catalisador... Vou pedir para meu mecanico avaliar essa questão do refil da bomba, conforme for já peço para trocar a peça essa semana mesmo...
erivantavares
17/10/2016, 01:55
Pessoal, mesmo trocando a sonda lambda e o carro esta funcionando perfeitamente, a maldita da luz da injecao acendeu de novo , mesmo apagando os codigos com scanner eles voltam a retornar depois de um tempo. Ainda não desmontei a valvula EGR; Alguem tem mais outra dica para compartilhar?
P2195, P0133, P0171
537713
As vezes só aparece esses 2:
537714
rafaellsm
17/10/2016, 04:52
Mais um ótimo tópico, parabéns!
Excelente a dica da bomba de combustível mesmo.
jipezuki
17/10/2016, 19:52
Se está falhando na lenta, e quando acelera para sair ele demorar a responder pode ser o sensor MAF, que fica logo após o filtro de ar. É só soltar a mangueira e borrifar limpa contatos nele bem devagar. Vale a pena também desconectar o plug de fios dele, borrifar também nos contatos e conectar novamente
Arildo MT
19/10/2016, 00:38
Erivan, um problema recorrente neste modelo é o filtro pré bomba, com tempo começa a soltar partículas que vão para os bicos, as concessionarias só vendem o kit bomba completo (sacanagem), acho que só importando o filtro individual, alguns fazem limpeza de filtro e instalam outro filtro secundário, a limpeza do maf também resolve em alguns casos como já sitado, pode ser outras coisas também, mas esta no caminho, leia pelo menos as ultimas 10/20 paginas do tópico da gv luz de injeção acessa.
Pessoal, mesmo trocando a sonda lambda e o carro esta funcionando perfeitamente, a maldita da luz da injecao acendeu de novo , mesmo apagando os codigos com scanner eles voltam a retornar depois de um tempo. Ainda não desmontei a valvula EGR; Alguem tem mais outra dica para compartilhar?
P2195, P0133, P0171
537713
As vezes só aparece esses 2:
537714
Pessoal,
Estou escrevendo para registrar um problema (e sua solução) para o erro P0171 (mistura pobre) no Grand Vitara 2009 de um amigo.
O problema foi o seguinte: O carro acendeu a luz de injeção e o consumo ficou muito alto (4km/l). No scanner o erro registrado foi o P0171, que significa mistura pobre.
Aí começou a "saga" para resolver o problema. Na primeira ida a oficina as velas foram trocadas, os bicos injetores foram limpos e equalizados, os reparos dos bicos injetores foram trocados, o corpo de borboleta foi limpo e a luz da injeção foi apagada. O carro rodou apenas um dia e a luz da injeção acendeu novamente com o mesmo erro.
Na segunda ida a oficina o mecânico investigou e verificou que a sonda lambda estava com problema e a gasolina estava "batizada". Foi realizada a troca da sonda lambda (facada de R$1400), abastecido com gasolina de qualidade e a luz da injeção foi mais uma vez apagada. Novamente o carro rodou apenas um dia a luz acendeu.
Na terceira ida a oficina o mecânico pediu que o carro ficasse alguns dias para uma investigação meticulosa do problema. Como o dono da oficina também tem um Grand Vitara, o mecânico resolveu inverter os bicos injetores entre os dois carros. Resultado: a luz da injeção apagou no carro do meu amigo e acendeu no carro do dono da oficina.
Identificado que o problema era nos bicos injetores, o mecânico descobriu que um deles estava com uma rachadura (microfissura) que começava na ponta do bico e termina no meio. Essa rachadura causava uma entrada falsa de ar que não era computada pela injeção eletrônica. A sonda lambda acusava mistura pobre (P0171) pois sempre entrava mais ar do que combustível. Trocado o bico injetor e o problema foi resolvido. Como a sonda lambda foi trocada sem necessidade, o mecânico não cobrou o novo bico.
RESUMO: Luz da injeção acesa, acusando erro P0171. Resolvido com a troca de um bico injetor que estava com defeito.
GV3-2014
13/02/2017, 12:38
excelente contribuição, parabéns
Pessoal,
Estou escrevendo para registrar um problema (e sua solução) para o erro P0171 (mistura pobre) no Grand Vitara 2009 de um amigo.
O problema foi o seguinte: O carro acendeu a luz de injeção e o consumo ficou muito alto (4km/l). No scanner o erro registrado foi o P0171, que significa mistura pobre.
Aí começou a "saga" para resolver o problema. Na primeira ida a oficina as velas foram trocadas, os bicos injetores foram limpos e equalizados, os reparos dos bicos injetores foram trocados, o corpo de borboleta foi limpo e a luz da injeção foi apagada. O carro rodou apenas um dia e a luz da injeção acendeu novamente com o mesmo erro.
Na segunda ida a oficina o mecânico investigou e verificou que a sonda lambda estava com problema e a gasolina estava "batizada". Foi realizada a troca da sonda lambda (facada de R$1400), abastecido com gasolina de qualidade e a luz da injeção foi mais uma vez apagada. Novamente o carro rodou apenas um dia a luz acendeu.
Na terceira ida a oficina o mecânico pediu que o carro ficasse alguns dias para uma investigação meticulosa do problema. Como o dono da oficina também tem um Grand Vitara, o mecânico resolveu inverter os bicos injetores entre os dois carros. Resultado: a luz da injeção apagou no carro do meu amigo e acendeu no carro do dono da oficina.
Identificado que o problema era nos bicos injetores, o mecânico descobriu que um deles estava com uma rachadura (microfissura) que começava na ponta do bico e termina no meio. Essa rachadura causava uma entrada falsa de ar que não era computada pela injeção eletrônica. A sonda lambda acusava mistura pobre (P0171) pois sempre entrava mais ar do que combustível. Trocado o bico injetor e o problema foi resolvido. Como a sonda lambda foi trocada sem necessidade, o mecânico não cobrou o novo bico.
RESUMO: Luz da injeção acesa, acusando erro P0171. Resolvido com a troca de um bico injetor que estava com defeito.
rafaellsm
13/02/2017, 18:02
Show de contribuição! :palmas:
Pessoal,
erivantavares
27/11/2017, 14:24
Pessoal, descobri que a bomba da GV3 tambem é usada nos carros da Toyota. Segue o anuncio que encontrei no mercadolivre.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782259886-bomba-combustivel-toyota-corolla-rav4-hilux-denso-291000-_JM
O pre-filtro desses carros, tambem sao bem parecidos com a da GV.
Fuel Filter For Toyota Camry Acv40 Oem 77024-06090 - Buy Toyota Camry Fuel Filter 77024-06090,Fuel Filter 77024-06090,77024-06090 Product on Alibaba.com (https://www.alibaba.com/product-detail/Fuel-Filter-For-Toyota-Camry-ACV40_1596221984.html)
Fuel Pump+Fuel Filter Assembly Fit For Toyota Corolla Tacoma Matrix 2005 06-2010 | eBay (https://www.ebay.com/itm/Fuel-Pump-Fuel-Filter-Assembly-Fit-For-Toyota-Corolla-Tacoma-Matrix-2005-06-2010-/182236637010?autorefresh=true)
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-871151121-carcaca-da-bomba-de-combustivel-camry-1114-filtro-de-combus-_JM
Diogo Couto
19/12/2017, 16:39
Vc teria o código dessa peça parabéns me passar ?nao estou encontrado
Boa tarde, GVzeiros!
Há um tempo meu carro apresentou falha na injeção e como tenho leitor ODBII, fiz o diagnóstico que apontou o erro P0171.
Depois de eliminar todos os outros prováveis defeitos relacionados ao código, cheguei a conclusão que o problema era do conjunto filtro+bomba de combustível.
Foi aí que descobri que pra ter acesso ao conjunto, teria que baixar o tanque, tarefa nada simples.
Vi vários relatos afirmando que uma limpeza do pré-filtro e filtro seria o suficiente pra resolver o problema, mas quais os resultados a médio e longo prazo?
E trocar o filtro na concessionária, que custa por volta de R$ 2mil?
Bem, na dúvida do que fazer, mandei limpar os bicos. Na primeira vez, resolveu o problema por um tempo, até aparecer a falha de novo. Na segunda, um bico precisou ser substituído. Na terceira vez, a limpeza resolveu, mas para não correr o risco de ter outro bico danificado, coloquei um filtro intermediário, seguindo orientação de vários colegas proprietários de GVIII pela internet. O carro tá firme, forte e bem mais econômico.
Nesse caso, estou minimizando a possibilidade de passar sujeira a partir do filtro pro restante do sistema de injeção. Mas por quanto tempo isso vai durar e quais as consequências, tipo entupimento dos filtros, dano à bomba, queda de pressão do sistema, etc?
Foi ai que voltei às pesquisas, e pra resumir, cheguei a conclusão, com um certo grau de certeza, que parte do conjunto bomba+filtro do GVIII é idêntico ao de alguns veículos da Toyota (justamente o pré filtro+filtro+bomba).
No Brasil, salvo engano, a RAV4 de 2008 a 2012 tem essas partes iguais a do GVIII. Cheguei inclusive a encontrar a venda no ML por preços por volta de R$ 350,00.
Mas não tinha plena convicção de que as peças eram as mesmas. Esperava encontrar a peça na minha cidade (Brasília) pra poder comparar, mas não achei. Como estava com medo de jogar R$ 350,00 fora caso e peça pedida pelo ML não servisse, decidi fazer outra coisa: AliExpress! (mesmo sabendo que poderia ter que esperar uns 3 meses pra peça chegar)
Achei várias opções, inclusive o conjunto completo do GVIII, mas pelo custo, que provavelmente seria ainda maior caso taxado na RFB, decidi comprar esse:
555094
Aproximadamente R$ 100? Valia a pena o risco!
Pra minha felicidade e surpresa, a peça chegou em pouco mais de um mês.
Tirei umas fotos mais detalhadas pra comparar com imagens das peças do GVIII encontradas na internet, inclusive as fotos neste post, do erivantavares (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/111315-erivantavares.html). Aí:
555095 555096 555097 555098
555099 555100 555101 555102
O meu grau de certeza de que as peças servirão era de 95%, a agora é de 99%.
Ainda não mandei colocar. Tenho que tirar um dia inteiro pra poder acompanhar na oficina, inclusive registrando com fotos e vídeos a presepada.
Espero em breve relatar o resultado final!
Abraços
Rpxavier
08/05/2018, 13:48
Muito bom e enriquecedor, estou até pensando em comprar como preventiva, caso necessário.
Rafael_Facanha
09/05/2018, 08:25
Ja instalou? Deu certo??
Boa tarde, GVzeiros!
Há um tempo meu carro apresentou falha na injeção e como tenho leitor ODBII, fiz o diagnóstico que apontou o erro P0171.
Depois de eliminar todos os outros prováveis defeitos relacionados ao código, cheguei a conclusão que o problema era do conjunto filtro+bomba de combustível.
Foi aí que descobri que pra ter acesso ao conjunto, teria que baixar o tanque, tarefa nada simples.
Vi vários relatos afirmando que uma limpeza do pré-filtro e filtro seria o suficiente pra resolver o problema, mas quais os resultados a médio e longo prazo?
Bem, na dúvida do que fazer, mandei limpar os bicos. Na primeira vez, resolveu o problema por um tempo, até aparecer a falha de novo. Na segunda, um bico precisou ser substituído. Na terceira vez, a limpeza resolveu, mas para não correr o risco de ter outro bico danificado, coloquei um filtro intermediário, seguindo orientação de vários colegas proprietários de GVIII pela internet. O carro tá firme, forte e bem mais econômico.
Nesse caso, estou minimizando a possibilidade de passar sujeira a partir do filtro pro restante do sistema de injeção. Mas por quanto tempo isso vai durar e quais as consequências, tipo entupimento dos filtros, dano à bomba, queda de pressão do sistema, etc?
Foi ai que voltei às pesquisas, e pra resumir, cheguei a conclusão, com um certo grau de certeza, que parte do conjunto bomba+filtro do GVIII é idêntico ao de alguns veículos da Toyota (justamente o pré filtro+filtro+bomba).
No Brasil, salvo engano, a RAV4 de 2008 a 2012 tem essas partes iguais a do GVIII. Cheguei inclusive a encontrar a venda no ML por preços por volta de R$ 350,00.
Mas não tinha plena convicção de que as peças eram as mesmas. Esperava encontrar a peça na minha cidade (Brasília) pra poder comparar, mas não achei. Como estava com medo de jogar R$ 350,00 fora caso e peça pedida pelo ML não servisse, decidi fazer outra coisa: AliExpress! (mesmo sabendo que poderia ter que esperar uns 3 meses pra peça chegar)
Achei várias opções, inclusive o conjunto completo do GVIII, mas pelo custo, que provavelmente seria ainda maior caso taxado na RFB, decidi comprar esse:
555094
Tirei umas fotos mais detalhadas pra comparar com imagens das peças do GVIII encontradas na internet, inclusive as fotos neste post, do erivantavares (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/111315-erivantavares.html). Aí:
Ainda não mandei colocar. Tenho que tirar um dia inteiro pra poder acompanhar na oficina, inclusive registrando com fotos e vídeos a presepada.
Abraços
Ja instalou? Deu certo??
Cara, acredita que ainda não fui?
Tá difícil conseguir um dia de folga pra passar o dia na oficina acompanhando. Tinha programado pra ir no último dia 2, mas levei meu filho bebê pra vacinar e o que era pra demorar 10min demorou 3h e meia! perdi o dia!
Logo que fizer a substituição, posto o resultado aqui.
abraços
Rafael_Facanha
10/05/2018, 00:35
Cara, acredita que ainda não fui?
Tá difícil conseguir um dia de folga pra passar o dia na oficina acompanhando. Tinha programado pra ir no último dia 2, mas levei meu filho bebê pra vacinar e o que era pra demorar 10min demorou 3h e meia! perdi o dia!
Logo que fizer a substituição, posto o resultado aqui.
abraços
Sei como é isso...rs tenho bebê em casa tb, minha filha faz 4 meses hj...rs
Qd conseguir instalar, avisa pra gente.
Finalmente troquei o filtro!
Praticamente plug and play!
Só uma pequena peça que fica entre as mangueiras finas precisou ser reaproveitada. O mecânico deu a dica: não force pra retirar a pecinha antiga; corte a mangueira antiga, que está ressecada e encaixe a nova, que ainda está maleável. Pronto! Só montar e sorrir.
O filtro antigo estava beeem sujo!
558792
558793
558795
558796
558799
558800
Rafael_Facanha
02/06/2018, 08:34
Muito bom saber Neilson!
Muito obrigado pelo relato!
Como está o comportamento do carro agora??
Finalmente troquei o filtro!
Praticamente plug and play!
Só uma pequena peça que fica entre as mangueiras finas precisou ser reaproveitada. O mecânico deu a dica: não force pra retirar a pecinha antiga; corte a mangueira antiga, que está ressecada e encaixe a nova, que ainda está maleável. Pronto! Só montar e sorrir.
O filtro antigo estava beeem sujo!
558792
558793
558795
558796
558799
558800
boa tarde a todos,
Alguém poderia me falar sobre o grand vitara III?
Estou olhando alguns 2010 , 2011. Consumo, experiencia de vcs, custo/benefício, qualquer informação será importante.
Se puderam falar sobre a v6 eu também agradeço.
valeu
Rafael_Facanha
03/06/2018, 00:21
boa tarde a todos,
Alguém poderia me falar sobre o grand vitara III?
Estou olhando alguns 2010 , 2011. Consumo, experiencia de vcs, custo/benefício, qualquer informação será importante.
Se puderam falar sobre a v6 eu também agradeço.
valeu
Boa noite amigo!
Tem um tópico especifico pra isso....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a.html
Boa leitura!
Abraço
Cara, estou andei pouco depois da troca, mas achei que o funcionamento do motor ficou mais regular, porém parece que o carro perdeu um pouco de força. Acho que precisarei fazer algum ajuste na vazão da bomba ou algo do tipo...
Rafael_Facanha
05/06/2018, 08:45
Cara, estou andei pouco depois da troca, mas achei que o funcionamento do motor ficou mais regular, porém parece que o carro perdeu um pouco de força. Acho que precisarei fazer algum ajuste na vazão da bomba ou algo do tipo...
Pede pro seu mecânico medir a pressão na entrada da flauta... Seria bom tb zerar todos os parâmetros do carro, ligar o carro e deixar ele ligado parado (só virar a chave) até acionar a ventuinha umas duas vezes, pra garantir que o módulo gravou os novos parâmetros do carro...
Pede pro seu mecânico medir a pressão na entrada da flauta... Seria bom tb zerar todos os parâmetros do carro, ligar o carro e deixar ele ligado parado (só virar a chave) até acionar a ventuinha umas duas vezes, pra garantir que o módulo gravou os novos parâmetros do carro...
Pô, valeu pela dica! Vou fazer!
Vc sabe qual a pressão referencial?
Boa noite amigo!
Tem um tópico especifico pra isso....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a.html
Boa leitura!
Abraço
VAleu,
Muito obrigado!!
Capítulo 3 da novela:
O carro estava ruim, acusando erro P0300, P0301, P0304 (esse três relacionados a falha da queima da mistura nos cilindros) e P0171.
Levei no mecânico pra ver a pressão na linha de combustível, como sugerido: estava baixa, 2,5bar quando a referencial é 3bar.
Como desconfiava, a bomba que veio junto com o filtro não era das melhores. Desço o tanque e coloquei a antiga bomba original (sorte não te-la jogado fora. Aproveitei pra trocar os reparos e limpar os bicos. Porém o mecânico informou que uma das sondas lambdas não estava funcionando. Levei o carro assim mesmo, pretendendo testar a sonda e se necessário comprar uma pra substituir posteriormente.
Resultado: o carro ficou filé. O consumo que estava altíssimo, na casa dos 6,5km/l, passou a impressionantes 11,5km/l (depois deve voltar pros 10/10,5km/l que fazia).
Porém, logo acendeu a luz da injeção, ainda que o consumo não tenha sido alterado. Na leitura deu o código P0420, que é justamente algo relacionado ao sistema do catalisador.
O GV3 tem duas sondas lambdas, uma pré outra pós catalisador.
Liguei, no programa torque todos os 8 sensores disponíveis (não sabia em quais deles estariam ligadas as sondas).a oscilação de tensão que deve aparecer só foi lida no sensor 2. Pelo jeito uma das sondas está ruim mesmo. Vou verificar e posto o capítulo 4 da saga.
560580
560581
Amigo alguma novidade sobre o seu GV?
Amigo alguma novidade sobre o seu GV?
Em relação à troca do filtro e bomba, está filé! o consumo caiu um pouco (era esperado), pra algo em torno de 10km/l.
Porém ainda não corrigi o erro relacionado à sonda lambda. Eu limpo o erro, o carro roda um bom tempo sem acusar nada, mas depois a luz de erro volta a acender. Ainda estou tentando descobrir se uma das sondas está ruim, ou se é outro problema. quando conseguir, aviso aqui.
alguma novidade sobre o uso da bomba de comb da cb100rr?
diego reis
21/02/2024, 16:59
Boa tarde, GVzeiros!
555094
Abraços
Amigo você teria o link da bomba que comprou no Aliexpress ?
Está funcionando ok?
Obrigado